“O poder das mulheres
Era uma vez que as mulheres eram escravas. Agora não, agora, as mulheres são capazes de fazer tudo que os homens podem fazer.”
“Estoria de amor
Estava na escola, André, um menino da minha classe estava me namorando. Uma servente viu: e dise: Vocês estão se namorando. Ai André dise: Eu não. Mas logo o amor infinito voutou.”
Chato que, numa folha do livro, estou eu pregando sobre o poder das mulheres. E, na página ao lado, estou sendo esnobada pelo André (nenhuma idéia de quem foi o pirralho). E isso devia afetar muito minha cabecinha - vide os erros de português. Felizmente, com treze anos eu já havia melhorado minha gramática e meu feminismo:“Agora, um assunto bem sério, Feminismo x Machismo
Sim, eu sou feminista e digo isso com muito orgulho. Por que algumas pessoas (mulheres, principalmente) quando ouvem alguém falando de feminismo, começam à rir e deixam tudo por isso mesmo. A vida inteira é uma guerra, um desafio, mas eu acho que as maiores guerras são: a pobreza e o machismo. Até as pobres crianças, influenciadas pelos pais, são machistas. Eu acho que a culpa é mais das mulheres do que dos homens. Se as mulheres tivessem feito alguma coisa antes, desde a epóca de Adão e Eva, o machismo não existiria mais. Mas a maior culpada é, sem dúvida, a nossa sociedade. Você realmente acredita em Adão e Eva? No 'Deus' que fez primeiro o homem e depois a mulher? E Eva ainda foi a culpada pela expulção do Paraíso. Isso é um absurdo, entre outras coisas. O homem pode adiar o casamento se sua noiva não ser virgem. Mas, e o homem? Porque só os padres podem dar missas? E as freiras? Eu acho que noventa e nove vírgula nove das coisas que nós dizemos e fazemos são machistas. Até 'primeiro as damas' é machista. Também acho que a mulher é bem mais forte do que o homem, fisicamente e mentalmente. Só que a mulher não está acostumada a usar a sua força. Uma professora amiga minha, já me disse: 'É claro que as mulheres estão ganhando muito com isso, mas também estão perdendo muito. Eu trabalho muito como professora e quando chego em casa tenho que lavar pratos e fazer a limpeza da casa.' E daí? A culpa é de quem? A culpa é da professora. Ela deveria exigir ajuda do marido. [...] Sabe, eu sou um pouquinho comunista. Álias, todas as feministas são um pouco comunistas. Afinal, nós não queremos 'direitos iguais'? Mas não se preocupem. Eu vou ser uma revolucionária. Contra a pobreza e o machismo. Só esperem um pouquinho. 'Independência das mulheres ou morte'!
Outro exemplo: Ontém mesmo, dia 10 de janeiro de 1981, eu e minha irmã Consuelo, iriamos fazer uma guerra de areia [na praia dos Ossos, em Búzios] contra o meu irmão Ignácio e mais três meninos. Era covardia, quatro contra dois. Aí, chegou dois meninos que queriam entrar pro nosso lado. O outro lado começou a protestar. Os meninos do NOSSO lado falaram assim, 'Elas são meninas, deixa,' e o outro grupo topou. Só que EU não topei, e expulsei eles do MEU grupo. Depois que eles pediram desculpas, nós os aceitamos. NÓS (eu e a Consuelo) ganhamos. Ficamos com a cara super cheia de areia, mas mesmo assim. Eles tinham fugido pro mar. O importante é ter força.”
Viram? Aos treze anos eu já era muita areia pro caminhãozinho dos meninos.