sábado, 31 de dezembro de 2022

UM 2023 PRA NINGUÉM BOTAR DEFEITO

Feliz ano novo, flores do meu jardim! 2022 foi um ano longo e difícil, mas o importante é que nós vencemos! Livramos o Brasil daquele traste! Sobrevivemos quatro anos do pior governo de todos os tempos, um governo que deixa terra arrasada e um cenário de retrocesso em todas as áreas. Mas o pior já passou e confio que vamos poder reconstruir o país a partir de agora. Tudo de bom pra gente em 2023!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

BOLSONARO FOGE DO BRASIL

Grande dia! Hoje o pior presidente de todos os tempos fugiu do país. Foi pra Miami. Carluxo, outro da familícia sem foro privilegiado, embarcou pra Atlanta. Eles sabem que serão presos. E é o que todos nós esperamos: que paguem pelos seus muitos crimes. Anistia não!

Compare essa postura covarde de deixar o Brasil correndo, com o rabo entre as pernas, antes da posse, com a de Dilma e Lula uns anos atrás. Ambos poderiam ter fugido, mas ficaram para provar sua inocência. Lula enfrentou 580 dias de cadeia e deu a volta por cima. É assim que age um estadista. 

sábado, 24 de dezembro de 2022

UM NATAL INFINITAMENTE MAIS FELIZ E CHEIO DE ESPERANÇA DO QUE OS 6 ÚLTIMOS

Feliz Natal, pessoas queridas! Agora estamos conseguindo respirar. Certeza que os próximos natais serão melhores! 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

COMO O CAPITALISMO CONSOME O NOSSO TEMPO

Tirado daqui. Muito obrigada pela tradução, Koppe querido!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

UM ENORME RETROCESSO PARA AS MULHERES PODE SER APROVADO HOJE

Hoje é o último dia para a Câmara dos Deputados despachar suas matérias na 56a legislatura. E, mais uma vez, como na semana passada, uma ameaça volta a transitar.

O Estatuto do Nascituro já tramita na Câmara de Deputados há quinze anos. É o primeiro passo para proibir o aborto em todos os casos. Além disso, se passar, vai afetar demais pesquisas de células tronco e fertilização in vitro. O projeto diz que "jamais será admitido causar diretamente a morte do nascituro". Em outras palavras, aborto em caso de gravidez decorrente de estupro -- algo aceito no Brasil desde 1940 -- teria que se adequar à nova lei. Seria proibido. 

No mínimo, o Estatuto, se aprovado, criaria confusão jurídica e um ambiente de medo e insegurança tanto para mulheres estupradas quanto para profissionais de saúde. Qualquer mulher que sofrer um aborto espontâneo (o que é extremamente comum nas primeiras semanas da gestação) será vista como suspeita. Ela poderá ter que provar que não realizou o aborto! 

Outra aberração é que o Estatuto permite que o estuprador seja reconhecido como o pai da criança, o que cria um vínculo nada bem-vindo entre o estuprador e sua vítima. E, de lambuja, ainda pode criminalizar quem luta pela legalização do aborto. É tudo que o patriarcado quer (leia aqui o que está em jogo).

Semana passada, graças à movimentação de deputadas de esquerda e feministas, a sessão foi adiada. Uma ativista foi agredida por um bolsonarista que achou por bem largar o acampamento golpista para hostilizar manifestantes no Congresso. 

Apesar da campanha Não ao Estatuto do Nascituro já ter 70 mil assinaturas, é bem provável que o Estatuto seja aprovado, o que resultará em mais um enorme retrocesso para as mulheres e meninas. 

A advogada feminista Kelly Cristina apresenta treze motivos para ser contra o Estatuto do Nascituro. Aqui vão elas:











segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

LULA DIPLOMADO HOJE!

Hoje às 14 horas Luiz Inácio Lula da Silva será diplomado em Brasília. 

Será sua terceira vez, algo único na história do Brasil. Aqui a emoção do Lula vinte anos atrás, em 2002, quando disse que não tinha diploma superior, mas ganhava o diploma de presidente da República. Aqui a emoção de hoje.

Em outubro ele teve sua maior votação, que bolsogolpistas, os piores perdedores já vistos, teimam em deslegitimar, inventando factoides dos mais absurdos a cada 72 horas. Eu e mais 60.345.998 pessoas votamos no Lula. Aceitem que dói menos. Nós vencemos! 

Nunca dei bola pra diplomação de qualquer presidente, mas agora, no meio do clima golpista dos patriotários, faço questão de comemorar muito a diplomação do Lula. Perderam, manés!

De bônus, faltam apenas 19 dias pra gente se livrar do pior presidente da história do Brasil! Vamos fazer tudo pra que Bolsonaro e tudo que ele representa não voltem nunca mais. Lugar de fascista corrupto e genocida é na cadeia! Não aceitaremos anistia!

Dia 1o será a posse do nosso Lula. A esperança subirá a rampa, ao meio a milhares de brasileiros que voltaram a sorrir!

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

NÃO AO ESTATUTO DO NASCITURO!

Aproveitando a distração com Copa e eventos de fim de ano, os deputados fundamentalistas querem aprovar às pressas o Estatuto do Nascituro, um projeto ultraconservador que cria mais obstáculos para vítimas de violência sexual abortarem, além de acabar com a possibilidade de pessoas que gestam fetos anencéfalos de realizar o procedimento. 

Isso mesmo, se for aprovado amanhã na Câmara, mulheres que gestam fetos sem condições de sobreviverem fora do útero precisarão passar pela violência psicológica de manter a gravidez.

A votação acontece amanhã, 7 de dezembro, às 10h -- e de portas fechadas. Precisamos ecoar nosso coro #NãoAoEstatutoDoNascituro e exigir que o relator retire o projeto de pauta!

Por isso a Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto, juntamente com o Mapa do Afeto, o NOSSAS e a Campanha Nem Presa Nem Morta lançam a campanha "Não ao Estatuto do Nascituro". Nosso objetivo é pressionar o deputado Emanuel Pinheiro (MDB/MT) para tirar de pauta um projeto de lei que dificulta o acesso ao aborto legal de meninas e mulheres vítimas de violência sexual.

Pressione o deputado aqui ó!

Envie para todo mundo que conhecer! Vocês podem postar as artes das campanhas em suas redes e nas de suas organizações, todas as artes tão aqui ó:

E aqui vocês encontram sugestões de legendas para diferentes plataformas virtuais.

E amanhã às 9h da manhã entre em nosso Twittaço, você pode acessar aqui o nosso banco de tweets.

Bora simbora que temos menos de 24h para parar esse absurdo!


quarta-feira, 30 de novembro de 2022

HOJE EU ME TORNO CIDADÃ CEARENSE

Hoje às 15h vou receber o título de Cidadã Cearense na Assembleia Legislativa do Ceará! A cerimônia era pra ter sido em abril, mas na época teve um dilúvio em Fortaleza, desses de afogar bolsogolpistas acampados em frente a quartel, e foi adiada. Mas agora vai! Será uma grande honra pra mim, e você está convidada/o! No início do ano que vem completarei 13 anos que vim pra cá. E do Nordeste eu não planejo sair nunca mais!

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

PARA NOSSAS CRIANÇAS SEREM AS MILHÕES DE PEQUENAS REVOLUÇÕES QUE ELAS PODERIAM SER

Na sexta-feira o Brasil se chocou com mais um massacre em escolas. Foi em Aracruz, no Espírito Santo. Um adolescente de 16 anos vestido com roupa camuflada e portando uma braçadeira de suástica no ombro invadiu duas escolas e matou quatro mulheres. Outras vítimas seguem em estado grave no hospital. Ele foi apreendido. As duas pistolas usadas no ataque eram do pai, um policial militar. 

As vítimas fatais são três professoras (porque o rapaz entrou na sala de professores primeiro, durante o intervalo): Cybelle Passos Lara, professora de matemática, Maria da Penha Pereira Melos Banhos, professora alfabetizadora e de arte, e Flávia Amboss Merçon Leonardo, professora de sociologia. Uma aluna também foi morta.

Selena Sagrillo estava no sexto ano, tinha 12 anos, e logo iria se mudar para a Bahia. Thais, a mãe de Selena, perguntou comovida diante da câmera de TV: "Quantas outras vítimas em escolas a gente vai ter?" Ela divulgou uma carta no sábado, que reproduzo aqui:Escrevo este texto do computador e quarto de minha filha Selena, que agora amargam sua ausência. Escrevo, pois não tenho mais voz para falar, não tenho mais lágrimas para chorar.

O lamento, a dor e angústia que estavam no meu peito antes, agora, começam a dar lugar ao sentimento de entendimento, aceitação e saudade.

Sentada em meio ao pequeno caos criativo que era seu quarto, encontrei um texto que falou tão profundamente em meu coração que não consigo deixar de compartilhar com vocês, que tanto estão nos dando forças neste momento. O texto dizia:

‘Vai ter um dia em que o mundo inteiro vai estar do seu lado, e esse dia é hoje. Eu esperei minha vida inteira. E tudo está bem. Completei meus 11 anos e tinha voltado ao bairro e a escola que cresci depois de dois anos em São Mateus (ES), e eu disse: Vai um dia que o mundo inteiro vai estar do seu lado, e esse dia está próximo.’

Realmente o dia estava próximo para minha filha. Havia 1 mês e cinco dias que ela havia completado 12 anos. O dia de sua morte, dia 25/11, foi também o dia do aniversário de meu pai, e seu avô José. Dia 01/12 será aniversario de seu outro avô, Laudérico. Daqui a trinta dias será Natal. Minha filha não verá os próximos jogos da copa do mundo e nunca mais se empolgará com um gol como aquele do Richarlison, que ela achou ‘incrível’.

Jamais verei do que ela seria capaz. Ela estava se tornando uma mulher poderosa, alma livre, feminina. A promessa de uma vida inteira foi desfeita. Todo um futuro interrompido. A custo do ódio, do desamor, do terror. Não venho aqui clamar por retaliação, pois de ódio, estou farta.

Clamo por piedade e por segurança para nossas crianças serem as milhões de pequenas revoluções que elas poderiam ser. Segurança nas escolas, ruas, casas. Abrigadas e protegidas de todos os desterros do mundo. Longe da violência, drogas, armas e abusos.

Que a partida da Selena seja o início de uma nova revolução, assim como ela gostava, mas uma revolução baseada no amor e segurança para nossas crianças de todas as etnias, regionalidade, classe social e crença.

Esse é um lamento e um grito de uma mãe que padece com a perda de uma filha. Peço que nos mandem orações, amor, energias boas, seja qual for sua crença. Que o mundo se una pela Selena, assim como ela escreveu em seu texto, e por tantas outras Selenas pelo mundo.

Ass. Thais Fanttini Sagrillo Zuccolotto

terça-feira, 22 de novembro de 2022

ANISTIA NÃO: DAMARES PRECISA SER PUNIDA

Damares Alves foi a pior ministra da história do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Conseguiu ser uma das piores ministras do pior governo de todos os tempos, que não por acaso não foi capaz de se reeleger, mesmo roubando muito pra isso. Ainda assim, a fundamentalista cristã foi eleita senadora pelo DF. 

Em outubro, em plena campanha, Damares discursou numa Assembleia de Deus em Goiânia. Como é de seu costume, mentiu à beça. Contou uma história horripilante que circula em fóruns anônimos do mundo inteiro há muitos anos: que houve uma explosão no número de bebês com uma semana de vida estuprados, que ela tinha vídeos desse horror, que esses vídeos eram vendidos por R$ 50 mil, 100 mil, que, em Marajó, crianças tinham seus dentes arrancados para que não mordessem ao terem que fazer sexo oral e comiam comida pastosa para não atrapalhar no sexo anal.

Essas histórias são algumas das muitas lendas urbanas que homens misóginos e pedófilos e quase sempre de extrema-direita gostam de inventar e narrar uns para os outros, para ver quem choca mais (além disso, essas narrativas hediondas servem como material masturbatório). O movimento QAnon é basicamente isso: espalha que existe uma vasta organização pedófila internacional comandada por homossexuais e judeus e que só uma pessoa (no caso, Donald Trump, o que é bem irônico, já que ele é conhecido por ser um predador sexual) pode derrotar toda essa rede de pornografia infantil. Como a extrema-direita daqui copia tudo que rola nos EUA, vários bolsonarentos adaptaram essa fantasia pros moldes brasileiros. Claro que o salvador das criancinhas é o Mr. "Pintou um clima". 

Já seria lamentável Damares levar o esgoto da internet para um culto religioso (ainda mais um culto com várias crianças presentes). Mas fica ainda pior quando a gente se lembra que a fanática foi ministra durante mais de três anos (até março de 2022). Se ela ouviu essas histórias apavorantes, se ela tem vídeos, o que ela fez para combater essas atrocidades? Não fazer nada não é uma opção. 

Numa matéria de Marcela Schiavon para o Uol, a advogada Beatriz Lameira Carrico Nimer explica que o artigo 227 da Constituição Federal prevê que membros do poder público têm o dever legal de agir de maneira rápida e eficaz para apurar e combater violências contra crianças. Qualquer membro do poder público, mas acontece que essa era exatamente a pasta de Damares. Ao não denunciar esses horrores (não num culto pra ganhar votos, mas à polícia e ao ministério público, entre outros), a ministra prevaricou, crime que tem pena de três meses a um ano de prisão

Por conta do discurso escandaloso e irresponsável de Damares, o grupo de advogados Prerrogativas acionou o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria-Geral da República para pedir maiores esclarecimentos à ex-ministra, sob suspeita de prevaricação. O Ministério Público Federal do Pará deu a ela um prazo pra que ela e seu ministério apresentassem as denúncias que fizeram ao receber essas notícias e vídeos. Para tentar desconversar, Damares disse que eram "relatos ouvidos nas ruas do Marajó, nas ruas da fronteira". Ou seja: ela foi de "tenho posse de vídeos" para "meras fofocas" em questão de dias. 

O prazo venceu, e óbvio que Damares não apresentou prova alguma. Não que pedofilia, pornografia infantil e tráfico sexual não existam -- essas abominações infelizmente não são incomuns. Mas o que ela narrou circula nos porões da internet faz tempo sem o menor indício de que seja verdade. Além do mais, se ela ouviu e viu e acreditou que fosse verdade, o que fez, como ministra, para impedir? Há registro de suas ações? 

Damares tem que ser punida. Como ela só toma posse como senadora em janeiro, ela agora está sem foro privilegiado. Mas, para que haja punição, o MP tem que dar andamento ao processo. E não é só prevaricação. Há um outro crime envolvido: a divulgação de fake news. 

Temos que pressionar para que algo seja feito. Afinal, entre os bolsonarentos, que acreditam em qualquer coisa, principalmente nas teorias da conspiração mais escabrosas, Damares só ousou falar a verdade e os ministros do STF, que segundo eles também fazem parte daquela organização internacional de pedófilos, estão querendo punir logo quem teve coragem de falar. 

Não vamos aceitar anistia. Este governo que felizmente está no fim tem uma longa ficha corrida de crimes, e queremos que seus ex-ministros, e acima de tudo o mandante geral, paguem.