Eu sempre digo que todos os anos são bons pra mim, porque costumavam ser. Mas a verdade é que 2020 e 2021 foram péssimos também no âmbito pessoal. Sobrevivemos à pandemia e ao pior governo da história do Brasil. 2023, com Lula de volta reconstruindo o Brasil, com todos os índices econômicos apontando grandes melhoras, foi excelente.
2023 deve ter sido meu ano mais saudável em décadas. Em fevereiro comecei a fazer hidroginástica e no mês seguinte arrastei o maridão, que também era sedentário. Fazemos três vezes por semana e adoramos. Ano que vem queremos fazer todos os dias. Também comprei uns micro halteres pra poder fazer um tiquinho de musculação quando danço em casa. Preciso dançar mais em casa.
Além dos exercícios, comecei a tomar remédios pra diabetes (sou pré-diabética há anos; o maridão, que é magro, também), pra pressão e pra colesterol. Odeio tomar remédios. Até o ano passado eu não tomava nada, mas, com a idade (56 anos), os problemas vão aumentando. Desde julho estou com acompanhamento médico mais constante pelo SUS através do hospital universitário, o que, pra uma pessoa sem plano de saúde, é um luxo. Estou bem, não sinto qualquer dor, mas, como ainda planejo viver muito, preciso ir me preparando pra uma velhice mais saudável. E tenho que melhorar minha mobilidade (subir e descer escadas não é mais tão fácil).
Sei que o blog está devagar-quase-parando, e já aviso que 2024 provavelmente será seu último ano. Estou cansada, sonho com a aposentadoria (que ainda vai demorar, apesar de em março ou abril, pelos meus cálculos, eu completar trinta anos de contribuição), e gostaria de parar de trabalhar em 2025. Quando eu parar, talvez eu pare com tudo e só descanse. Imagino que deve ser muito bom viver quando todo dia é um feriado, não? É o quero. Se vou conseguir, e quando, é outra história. 2025 é o plano pra começar essa nova etapa na minha vida.
Então espero que 2024 ainda seja um ano de muito trabalho, um ano com saúde, bom pra guardar dinheiro (fundamental se planejo parar de trabalhar em breve). Estou devendo um livro, que tem que sair em 2024!
E pra você, como foi seu 2023? E o que você espera pra 2024? Torço para que seja um ano incrível! (e lembre-se: hoje e sempre, nada de fogos, por favor! Ninguém precisa de barulho e pólvora pra comemorar alguma coisa).