Assim que soube deste caso absurdo que gerou muitos protestos na Irlanda (o estuprador de uma jovem foi absolvido porque ela usava calcinha fio-dental), pedi a Andresa Ramos, doutora em Engenharia Química que mora na Irlanda há quatro anos, escrever um pouco sobre isso. Muito obrigada, Andresa!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEim3VerBOWXYLPPdq5MuOw7FSbVL1brp87YSZUCn565Ddqc-w9ubKJWYmHRGSD1bUmrYqpmScciY_yEMb32tp0beJah7sr-b62go69mXfoZd6iQP1HDw2UDE7bu1wZIin4ZdBkeLSLh9OIR/s200/irlthis+ruth+manchete.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUA9h72dLwOrIq52YYTvJ2BDiHhyphenhyphenBE-Qp9SWRXoXdJoTM5uJzWaATsPBHdEHUldejC9zmEBB4Ds2VKy4RSY3b8PtBFHwmkuXZaGY9uq4YfnWVhi8GvEgcmz-f8IwEitHl5E6ZROhH3JJLQ/s200/irlthis+protestos.png)
![]() |
Painel na Irlanda com vários tipos de calcinhas, nenhum deles do tipo "Ela estava pedindo" |
Infelizmente ainda velha conhecida de todas nós, a culpabilização da vítima foi usada de maneira vil num julgamento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEia7ZAhR8xpnmuVshSTrryRfHv7rVuAtQgm-OHwGFViO4R9iNjAry0BhF1tWiv1IDf0dYN5W3eGYPxz_ocMlpumJi6U9Yc7j_0BjyWcIXeYL4rCXGgfGtofWVtzKWkoYWa-JLg1gppIQtSw/s200/irlthis+chega+de++culpar+a+vitima.png)
![]() |
Isto não é consentimento: uma bandeira contra culpar a vítima |
Nas redes sociais, mulheres se organizaram em torno da hashtag #ThisIsNotConsent (Isto Não é Consentimento) e começaram a postar fotos de lingeries de diferentes tipos com o objetivo não só de manifestar sua revolta pelo ocorrido, mas também seu apoio e solidariedade às vítimas de violência, tão frequentemente desacreditadas.
![]() |
Cartum mostra mulher em loja tendo que escolher modelo de calcinha: "minha culpa" vs "culpa dele" |
Além de esse caso ser um total absurdo por si só, não é um caso isolado na "ilha esmeralda" [como a Irlanda é conhecida]. Oito meses atrás ficou famoso em toda a ilha, e também gerou revolta e manifestações, o caso de quatro jogadores de rugby da Irlanda (cujo time engloba jogadores da República da Irlanda e da Irlanda do Norte) que foram inocentados das acusações de estupro depois que a defesa utilizou da mesma tática de culpabilização da vítima ao levar ao júri as roupas da vítima como evidencia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9Qe3kwyCxB8j6aMYHtpk4uh_VyxJ81tuA8IiPHlzyT0U2VOb_n54ZSyjj2-D-oKmqLbS15XxWr3fYvOVsdC9bxCiq2ol9Bul0dAox9xVBlZ7XOZ_4NGMcaogRn8w1epwuAYSF2hVNTY-s/s200/irlthis+ruth.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPDWuQRVroTY5oacemVtatDYv7eaeqKsyPPZ4cCk4SWjlzSj4P-wONi4tTPT0FYPgCAPX99HCEgstiGK-r3HeYeDR3PSoTCwsQAtP7BYoBLsm0KcHc5bv6QtGJTb7TpWmBgPT89ADaRUoj/s200/irlthis+nao+ha+festa.png)
![]() |
"Acredite nela", pede cartaz de protesto: nem mesmo uma mulher nua está consentindo |
Os protestos não ocorreram apenas nas redes sociais e nas cidades já citadas, como também tomaram Londres e Belfast. Nos protestos mulheres e homens carregavam cartazes e lingeries para lembrar que a culpa do estupro é sempre do estuprador, e que determinado tipo de roupa ou lingerie não pode ser visto como consentimento.
8 comentários:
Eu fico cada dia mais desiludida com a humanidade. Já estamos no século XXI e parece que as pessoas não evoluem nunca. Você é incrível Lola, já acompanho seu blog a anos e ele ajudou muito no meu processo de libertação desses valores machistas.
Atenção mulheres! Nada de sair por aí usando calcinha de renda ou fio dental sob as roupas! Isso é feio, indecente e obsceno.
Não fique desiludida. A 'humanidade' da qual você fala não vale a sua desilusão nenhum puquinho. Tem muita coisa boa e muitas pessoas boas no mundo você pra ficar perdendo tempo se desiludindo com a 'humanidade' que anda de quatro patas.
E ainda há risco de ser acusada de fingir que foi estuprada.
Estou chorando. Só isso mesmo.
Sandra
E a gente com a vã ideia de que a Europa é mais tranquila que os países de 3º mundo.
Aí quando a mulherada opta por evitar macho como se fosse a peste, eles choram...
Postar um comentário