domingo, 13 de julho de 2008

RESULTADO DA ENQUETE: MELHOR ANIMAÇÃO DA PIXAR

- Acho que vou esquecer o Nemo e devorar um robô.

Vamos ao resultado da enquete sobre a melhor animação da Pixar. Em sétimo lugar, o que deve ser mesmo o pior filme do estúdio, Carros (2006). Só três pessoas das 117 que participaram da enquete (recorde absoluto! Valeu, gente! Vejo que vocês gostam de animação muito mais do que eu) elegeram esse. Eu nem vi Carros. O trailer já parecia horrível. Na hora pensei: se eu quiser ver Se meu Fusca Falasse novamente, pego em dvd (deve ter, né?). Pelo que tenho lido, Carros é quase unanimidade no quesito “Quando a Pixar escorregou na casca de banana”. Na enquete, ficou empatado com Toy Story 2 (1999), outro que não vi. Ele não é bonitinho?

Em sexto lugar, com 5%, Vida de Inseto (1998), que nunca vi inteiro. É que foi lançado na mesma época que Formiguinhaz, da Dreamworks. E dá licença, entre um filminho infantil tradicional com insetos que falam, e um com a voz do Woody Allen como protagonista, eu nem registrei a presença de Vida de Inseto.

Em quinto lugar, com 9%, Toy Story (1995). Esse eu vi muitos anos depois (acho que uns dois anos atrás, pra ser franca), e achei bem fofo. Não que eu me lembre de alguma coisa.

Em quarto lugar, com 10%, Os Incríveis (2004). Pra mim isso até foi surpreendente. Na época em que foi lançado, ouvi montes de fãs babando pelo desenho, dizendo que era o melhor de todos os tempos de todos os estúdios. O entusiasmo era enorme, lembram? Então não sei se, com os anos, o pessoal fica mais crítico. Será que pode acontecer o mesmo com Wall-E? Por sinal, fiquei horas procurando minha crítica sobre Os Incríveis. Tenho quase certeza que escrevi uma, mas nem sinal dela. Pelo jeito não escrevi, só pensei. E não achei nenhuma maravilha.

Em terceiro lugar, empatados, Ratatouille (2007) e Monstros S.A.(2001), ambos com 11%. Gosto de Ratatouille (fiquei apenas com um pouquinho de birra porque torci muito pra que Persépolis levasse o Oscar de Melhor Animação, já que é a melhor que eu já vi na vida). Nunca vi Monstros. Não é infantil demais pra uma velhinha como eu?

Em segundo lugar, com 19%, Wall-E. Pelo jeito vocês e o resto do mundo adoraram mesmo a animação mais recente da Pixar. Já tem gente falando de Oscar e tudo. A dúvida é se, desde que a Academia inventou a categoria de Melhor Animação, um desenho pode ser lembrado pra Melhor Filme (categoria principal). Mas muita água vai rolar até o Oscar, claro. E claro que Wall-E vai estar na lista dos grandes filmes do ano pra 90% dos críticos. Acho que não na minha.

E vamos ao grande vencedor da enquete. Em primeiríssimo lugar, com 26%, deu Procurando Nemo (2003). Também é a minha escolha. E olha que não vi esse filme no cinema. Só numa telinha de avião.

Pelo que sei, a maior crítica que muitas pessoas fazem à Pixar é que o estúdio ainda não produziu um filme que tivesse como protagonista uma mulher (ou rata, ou inseta, ou robô fêmea, ou monstro com longos cílios). O que vocês acham? Como já disse antes, não tenho problemas com animações. Só não gosto muito de filmes infantis, porque não sou mais criança, e esses filmes claramente não são feitos pra mim.

Quero promover outras enquetes com animações (da Disney e da Dreamworks), já que vocês gostam tanto, e certamente entendem muito mais do assunto do que eu. Mas antes, se me permitem, gostaria de ter uma noção mais clara do perfil dos meus leitores(as), tanto no que se refere à posição no espectro político, quanto a ser liberal ou conservador nos costumes sociais (por exemplo, no que inclui adoção de crianças por homossexuais, aborto, legalização da maconha, porte de arma etc). Portanto, são duas enquetes, uma embaixo da outra. Qualquer dúvida sobre o seu posicionamento, este teste pode ajudar. Participem, por favor, que estou curiosa. E não se preocupem porque não só não vou colocar ninguém no meu caderninho negro, como também não tenho como saber no que vocês votam. Obrigada, pessoas!E eu, seria um robôzinho de direita ou de esquerda? Liberal ou conservador? Pra ser amigo de barata...

26 comentários:

Anônimo disse...

Eu não votei nesta enquete porque acho impossível decidir! Adoro todos. Realmente Carros é o mais fraquinho, e mesmo assim é bem bom. Monstros SA é ótimo, acho que em uma listinha estaria entre os primeiros. Assista Lola! Esse eu tenho CERTEZA que você vai gostar (absoluta, vai por mim).

Acho Os Incriveis bom, mas não é nem de longe o melhor da Pixar.

Juliana disse...

posso dar uma sugestão? Faz uma enquete pra cada tema polêmico. Eu, por exemplo, sou bem conservadora para alguns e bem liberal para outros...

Kaká disse...

Eu adoro o Nemo, eu assisti depois que mergulhei na barreira de corais da Australia e ver aqueles peixes coloridos na tela do cinema foi quase tão bom quanto ao vivo. As tartarugas surfistas são demais!E toda vez que passa na tv eu vejo outra vez.
Ratatoullie é bem legal, mas eu ainda prefiro Os Incríveis. Gostei muito do toy story 1, mas não vi o 2.
Eu levei os meus primos quando eles eram menores para ver Monstros (é bonitnho) e Vida de Inseto (dormi no meio). Não asisti Carros.
E ainda não vi o Wall-E, mas vou nessa semana. :)

Andie disse...

Eu votei por Nemo, porque eh lindinho demais. E pode nao ter uma protagonista mulher, mas tem a Elle Degeneres como a gracinha da Dora, que esquece de tudo (me identifico!) :)
Ah.. o meu teste da Veja deu centro-esquerda. Acho que eu nao sou fortemente politizada pra votar nos extremos de concordo/discordo absolutamente..

L. Archilla disse...

Lola!!! Como assim vc ainda não viu Monstros S/A? Na minha opinião, é o que tem o melhor roteiro e as piadas mais bem sacadas. Sua cara.

Não curti muito Nemo, não... achei médio. Fiquei entre Ratatouille e Monstros, apesar de ter gostado dos Incríveis tb. Mas Monstros mata a pau.

Ainda não vi Wall-E, pretendo ver, mas com uma forte impressão de q não vou gostar. Odeio melodrama.

Julio Cesar disse...

Meus dois votos para Wall-E não foram suficientes. Hunf.

Anônimo disse...

Não sei se é o melhor, mas o filme da Pixar que eu mais gosto é mesmo Os Incríveis, foi nele que votei. De Carros eu não gostei, Ratatouille é bem legal, e não vejo nada demais em Nemo. Depois, de Incríveis, gosto de Monstros S.A, acho bem engraçado e inteligente. Wall-E eu não vi ainda, e confesso que estou com muita má vontade. Não me senti muito cativada pelo personagem que vi nos trailers. Quem sabe quando sair em DVD eu me interesse mais.

Liris Tribuzzi disse...

Essa foi a enquete que eu votei com maior propriedade, apesar de não ter visto nem Carros e nem Toy Story 2. De resto, engoli tudo e grande parte no cinema. Hehehehe.

Pena que o meu preferido não ganhou. Votei no Ratatui, nemo me deu sono...

Anônimo disse...

Ah...faltaram alguns bem engraçadinhos(não sei se da pixar).Os Sem floresta..Era do Gelo...Madagascar...meu preferido da enquete Monstros SA.

Mica disse...

Como eu disse, não votaria pq só assisti Os Incríveis e Toy Story, e não me sinto confortável votando em um deles sem ter assistido os outros (embora tenha gostado muito de ambos ^_^).
Não faço muito caso dos outros, mas nunca me perdoarei por não ter assistido até hoje Procurando Nemo.

Anônimo disse...

Os Incriveis teve meu voto e nem assim ganhou, oq esta acontecendo com essas enquetes ? Certos votos deveriam contar mais hehehe, zuando. Mas não me estranha Nemo ganhar, tbm gosto de Nemo. Se wall-e ganhasse aí seria outra coisa, pq os incriveis é melhor, acho que ainda to vesgo de tanto ouvir WALL-E, EVAAAAAAAA, ou sei lá, e os gordos estão mto mal feitos. A maira adorou e gemia a cada EVA, WALL-E e ela gemendo tbm. haha Ela que nao me leia. De vez em quando soltava um "que liendo", e disse que os obesos são mal feitos pq o foco principal são os robôs, desculpa de preguiçoso na minha opinião.

Quando vcs assistiram tbm passou uma animação de um coelho e um magico ? Achei legal heheh.

Quanto a essa enquete, a segunda parte deixa mto ampla a abordagem dificultando os votos. E a primeira acho que mta gente não sabe se definir então Lolinha haeuhaeuaehea ou vc passa um link de algum teste ou não deve ter mtos votos.

Mas aí a gente fica no aguardo da proxima. Já teve a das mortes ?

Anônimo disse...

Monstros s.a. é legalzinho, especialmente pra quem cresceu ouvindo histórias do monstro no fundo do armário. Não curto muito o Nemo, me irrita ver tanta gente achando o máximo se parecer com a tonta da peixinha sem noção.

Por mais que tenha sido bem feito, não gosto muito dos incríveis. Neste link tem um artigo bem interessante descendo a lenha no filme.

lola aronovich disse...

Luciano, vc me convenceu: vou ver Monstros. Se não for bom vou puxar a sua orelha, tá?


Ju, boa sua sugestão de fazer uma enquete pra cada tema polêmico. É que eu queria saber algo bem geral mesmo, se as pessoas se viam como liberais ou conservadores. Mas vou fazer. Eu já fiz uma sobre a legalização do aborto, lembra? Ganhou fácil a posição "a favor".

lola aronovich disse...

Puxa, que luxo, Kaká! Vc mergulhou na Austrália?! Eu gostei muito desse caráter "colorido" do Nemo. Mas pra falar a verdade o que mais me lembro é da peixinha, da personagem da Ellen DeGeneres. Pra mim ela tá hilária! Ah, a idéia de uma peixinha amnésica é muito boa. Sabe, desconfio que tentei ver Vida de Inseto uma vez, na TV, e dormi no meio... Mas não posso dar certeza! Depois de ver Wall-E, conta o que achou.


Andie, eu falo sobre a Dora aí em cima, na resposta pra Kaká. Realmente, é um personagem marcante, e me identifico muito com ela! E legal sua posição poítica, Andie. Eu me sinto muito "extremada" às vezes!

lola aronovich disse...

Lauren, vc e o Luciano fizeram tanta propaganda que vou ver Monstros, ok? Ai de vcs se eu não gostar! Ah, gosto muito de Nemo. Só vi uma vez, e foi no avião, mas achei uma gracinha. Vá ver Monstros. Não é melodrama não! Tem uma mensagem ecologista que vale a pena.


Julio, não sei se Wall-E estar tão fresco na cabeça do espectador, e do pessoal que votou na enquete, é bom ou ruim. Por um lado tá mais fresco, mas por outro, talvez ainda não tenha assentado e ficado com cara de clássico absoluto. Isso o tempo dirá. Ah, fico feliz em saber que meus dois votos em Nemo ajudaram! (acho que o maridão votou em Ratatouille).

lola aronovich disse...

Não, Sadie, não! Vá ver Wall-E! Ainda mais vc, que parece ter visto quase todos da Pixar. Acho que vc vai gostar. O trailer não é grande coisa, mas o filme é bem interessante. E quanto aos Incríveis, não me lembro muito do filme. Achei bonitinho e tal. Só. Leia esse link que a Cythia recomenda no comentário dela, que vale a pena!


Legal, Li, que vc votou com grande propriedade nessa enquete. Vou realizar outras sobre animação. Acho que o maridão votou em Rata. Eu gosto mais de Nemo mesmo.

lola aronovich disse...

Lu, esses que vc citou não são da Pixar não. Vou fazer uma enquete com outras animações, de estúdios concorrentes...


Mica, nunca é tarde pra ver Nemo! É uma graça, vale a pena. Tô até com vontade de ver de novo. E por que vc assiste a tão poucas animações?! Parece eu, que vou de má vontade! Elas não são dubladas em espanhol aí onde vc mora, são? Hi hi hi.

lola aronovich disse...

Puxa, é mesmo, Pedrinho! É que como vc andava muito ausente aqui no bloguinho, sua influência (nefasta) sobre mim foi desaparecendo. Daí esqueci que democracia não tá com nada e que o voto de algumas pessoas deveria valer muito mais que o de outras! Mas Pedro, nem que seu voto valesse por dez Incríveis ganharia... A Maira fala "Que liendo", é? Eu podia fazer piadinhas dizendo que de gemidos marísticos vc deve entender, mas como vcs ainda não assumiram o romance de vcs, vou me calar. (A Mairia deveria aparecer aqui pra se defender!).
Aqui também passou o do coelho mágico antes de Wall-E. Bonitinho, mas fiquei desesperada pra que o coelho comesse logo a cenoura. Fiquei muito aflita com o coelhinho passando fome, parecia filme de terror!
Então, quanto à enquete, aí tem um link prum teste pro pessoal fazer. Vê se ajuda. Se bem que vc não precisa de teste, né? Cara de pau!
Enquete sobre as melhores mortes? Não, ainda não teve. Sugere umas opções pra mim, vai!


Excelente artigo, Cynthia. Obrigada pela sugestão. É exatamente isso. "Naturaliza-se" a economia, dando o capitalismo como algo natural, sem alternativas. Outro dia li um artigo na Rolling Stone que perguntava: como isso foi acontecer nos EUA? Como que, enquanto os liberais e pessoas de esquerda fumavam maconha e debatiam filmes do Kubrick, os conservadores e de direita promoviam guerras e defendiam os "verdadeiros valores americanos"? Somos uns frouxos, DEIXAMOS acontecer. E agora, pra americanos conservadores, figuras como Hillary e Obama são mais ameaçadores que qualquer Bin Laden...

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Lola,
adoro animações. Vi todos esses (e "Formiguinhaz" também). Gosto muito de "Wall-E", "Procurando Nemo", "Ratatouille" e "Monstros S.A.", mas meu voto foi para "Toy Story".
Abraçao

Anônimo disse...

De todos da Pixar, realmente, Monstros SA é o mais original (não que os outros não sejam) e com o roteiro mais bem elaborado. Esse eu tenho certeza que a Lola vai gostar.

Pra mim, mesmo Carros, o mais fraquinho da Pixar, é superior a qualquer animação da Dreamworks (sim, melhor até do que o divertido, porém superestimado, ogro verde).

ju k disse...

não votei pq cheguei aqui agora, meu preferido é wall-eeeeeeeeeeeeee, mas monstros é muito fofo (não é de criança não), e toy story é bem pioneiro em qualidade...

meu namorido artista 3D q tem todos em DVD e é louco por animação me diz o seguinte: não consegue se definir entre ratatouille, nemo e wall-e

Luciano disse...

Eu sou quase igual: não consigo me definir entre Wall-e, Nemo, Monstros e Rata!

Vitor Ferreira disse...

Eu escolheria Nemo. Nem lembro se votei. Adoro Vida de Inseto. Acho bem melhor que Formiguinhaz, que eu achei um tédio absoluto. Colocaria Ratatouille em segundo lugar, apesar de passar a mensagem mais batida da história do cinema e nunca aplicada pelos criadores (americanos). Seguindo Incríveis, Vida de Inseto e Toy Story. Monstros SA é bonzinho, mas eu não achei grande coisa. Carros é ruinzinho mesmo. Só se salvam o cartaz e as músicas do Rascall Flatts e do James Taylor/Randy Newman que deveria ter ganho o Oscar. Isso só mostra como o Oscar premia as pessoas na hora errada. O Randy ganhou por Monstros, por ter sido ignorado diversas vezes provavelmente, e quando merecia ganhar, perdeu...

Anônimo disse...

Eu nem queria comparar pra não humilhar ninguém, mas entre Vida de Inseto e Formiguinhaz, ah, não, é melhor eu nem comentar... nem o envolvimento do Wood Allen muda alguma coisa!

Anônimo disse...

Nossa, credo, esses seus leitores de 2008 hein lola, deviam ter problema na cabeça, só pode

colocar um dos maiores sucessos do estúdio, toy story, como os últimos? e um dos roteiros mais inteligentes e brilhantes da animação, vida de inseto, em último tb?

Vou fazer aqui a minha lista, incluindo todos os lançamentos do estúdio até a data deste meu comentário:

1 - Inside Out | 99/100
2 - A Bug's Life | 98/100
3 - Finding Nemo | 97/100
4 - Ratatouille | 96/100
5 - Up | 95/100
6 - Toy Story 3 | 92/100
7 - Toy Story | 90/100
8 - Monsters, Inc. | 90/100
9 - WALL-E | 89/100
10 - Finding Dory | 87/100
11 - The Incredibles | 84/100
12 - Brave | 82/100
13 - Toy Story 2 | 80/100
14 - The Good Dinosaur | 80/100
15 - Monsters University | 75/100
16 - Cars | 69/100
17 - Cars 2 | 60/100

Anônimo disse...

Agora se eu ficasse entre os 10 melhores filmes da disney (sem pixar) a partir do renascimento (1989-) seria:

1 - Zootopia | 99/100
2 - Moana | 99/100
3 - Beauty and the Beast | 98/100
4 - Frozen | 96/100
5 - The Lion King | 95/100
6 - Pocahontas | 95/100
7 - Mulan | 95/100
8 - The Princess and the Frog | 94/100
9 - The Little Mermaid | 92/100
10 - Dinosaur | 90/100