quarta-feira, 2 de julho de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: CAVALEIRO DAS TREVAS

Leia a crítica de Cavaleiro das Trevas aqui.
Cavaleiro das Trevas
estréia dia 18 de julho nos EUA e no resto do mundo. É um dos lançamentos mais aguardados, porque agora é oficial que todo mundo ama o Christian Bale, e porque o primeiro Batman do Christopher Nolan era muito acima da média (melhor que os dois primeiros, dirigidos pelo Tim Burton, e infinitamente melhor que os dois últimos). Mas, acima de tudo, este no
vo Batman é aguardado por ser a última atuação (completa) do Heath Ledger. Antes do jovem ator morrer já se falava bastante da sua interpretação como o Coringa, de como ela seria mais dark, e mais inovadora, que a do Jack Nicholson dezenove anos atrás (Jack ficou com ciúmes e reclamou de não ter sido chamado pra retomar o papel). Tenho quase certeza que vi um trailer de Cavaleiro antes do Heath morrer e, sinceramente, já dava pra notar que algo eletrizante estava por vir. Agora essa interpretação dele virou icônica de vez. Tem gente falando de Oscar póstumo.

O trailer capta bem esse clima de canonização do Heath e dá mais destaque ao Coringa que ao Batman. Acho que mesmo que não fosse o Heath por trás da maquiagem borrada, o trailer ainda enfatizaria o vilão. Os malvadões da série Batman são sempre mais interessantes que o mocinho. Eu ia dizer que os vilões são sempre mais cativantes que os heróis, mas isso é só em novela. Nos filmes de ação não é bem assim. Em Homem de Ferro e Incrível Hulk eu tenho certeza que, daqui a umas semanas, não vou me lembrar dos vilões. E até um Peter Parker manhoso é mais memorável que o Duende Verde (pelo menos no filme).

Tentam colocar coisa demais no trailer de Cavaleiro: tem a Maggie Gyllenhaal mostrando que vai substituir o interesse romântico do Batman no lugar da Katie Holmes, o Aaron Eckhard lindão, indicando que será um sub-vilão, ou um mau caráter coorporativo, e o Michael Caine como mordomo fiel, fazendo merchandising do Lamborghini. Mas um arrasa-quarteirões desses têm tanta gente famosa que o Morgan Freeman mal aparece. E sabia quem mais tá no elenco? Gary Oldman (Drácula), Eric Roberts (Star 80; irmão da Julia), e Anthony Michael Hall (Clube dos Cinco). Se eles estão no trailer, devo ter piscado na hora.

Mas gosto do trailer porque não tem essa narração chata e pomposa que geralmente começa com “This summer” (neste verão) e termina com “A liberdade tem um preço”. Quem comanda tudo é o Coringa. É ele que diz, em off, “Por onde começamos?” e, mais tarde, “Aqui vamos nós”. Então vamos que vamos. E com boas expectativas. Nota 4.

17 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Preciso rever o primeiro urgentemente.
Só assisti quando saiu no cinema e me lembro de que gostei bastante e que foi de graça, porque quando fui ver Star Wars 3 a projeção deu pau e ganhei cortesia, nada de mais relevante.

Juliana disse...

também estou com boas expectativas, inclusive porque é a última chance de ver o Heath na telona...

Anônimo disse...

Na verdade, Juliana, ele fez metade de outro filme antes de morrer. Parece que quem vai fazer a outra parte é o Johnny Depp, se não me engano.

lola aronovich disse...

Também deu vontade de rever o primeiro, Li. Quer dizer, o primeiro do Christopher Nolan, certo? Porque o do Tim Burton não tenho vontade de rever. Eu me cansava dos gritos histéricos da Kim Basinger!


Vamos ver, Ju. O trailer é bom.


Luciano, pois é, Cavaleiro das Trevas é o último filme completo do Heath. Ele tava fazendo um filme com o Terry Gilliam quando morreu. Quem vai continuar seu papel é o Johnny Depp, Jude Law e Collin Farrell. Tem uma notinha aqui.

Suzana Elvas disse...

Eu não estou vendo NADA do novo filme - nem trailer, nem teaser, nem resenha, nada. Quero sair de cabelo em pé do cinema.

O que me fascina nesse lançamento é a quantidade de (ótimos) cartazes de divulgação. Um mais tchan que o outro. Acho que vou fazer um post sobre eles.

Kaká disse...

O Batman tem os melhores vilões! Estou contando os dias para estréia.:) O Harvey Dent (que nesse filme é o Aaron Eckhart - adoro) vira o Duas Caras, que foi feito pelo Tommy Lee Jones no Batman do Val Kilmer. Espero que deixem ele para o próximo filme, porque se esse for tão bom ou melhor que o primeiro (do Nolan) eu vou querer ver um terceiro :)

Leo disse...

Os cartazes do filme são mesmo sensacionais! A expectativa é bem alta. Não só pelo Heath, mas porque gostei bastante do primeiro. Além do mais o elnco é todo ótimo e eu adoro o Gary Oldman! Só não simpatizo muito com a Maggie (por pura implicância). Mas também não simpatizo com a Kate e nem por isso deixei de gostar do primeiro.

Anônimo disse...

Meu Deus, preciso rever TODOS os teasers e trailers!
Youtúbio na veia, em casa!
Eu também acho o Nolan infinitamente melhor diretor dos filmes do Batman, e as expectativas já eram enormes, antes do acidente com o Heath.
Agora, então, ficou uma coisa urgente. Necessidade MESMO!
Beijos

Anônimo disse...

Lola, desde o início dava para perceber que o Heath daria uma grande interpretação do Coringa, mas acho que essa conversa de Oscar é um exagero. Esse lance de morrer jovem assegura um verniz a algumas pessoas que não está no gibi. Se os outros quatro indicados morressem também, qual era o critério de escolha? O que morreu primeiro? Posso estar errada, mas desconfio dessas coisas. Fica cheirando a tributo, os votantes se deixam levar pela comoção e fica aquele clima chato de, como você mencionou, canonização. Mesmo que apareça uma atuação melhor de outro ator, vai ser impossível a Academia não cair na tentação de premiar o Heath. Com certeza, o filme será maravilhoso. O Christopher Nolan foi o único diretor que captou as nuances do Batman e o Christopher Bale é o melhor intérprete do herói (ele faz até parecer mais digno um milionário bon vivant daquela idade se fantasiar de morcego e sair para combater o crime). Estou doida para ver o Aaron Eckhart de Duas Caras, mas não gostei da Maggie não. Claro que qualquer atriz é melhor que a Katie Holmes, mas o Batman costumava sair com a Nicole Kidman, né? A Maggie é bonita na sua própria maneira, mas ela não se encaixa no perfil de mocinha de super-herói, se é que vocês me entendem. Geralmente se espera alguém dentro dos padrões mais convencionais para intepretar esse tipo de papel. Você já viu um pôster fantástico do filme que apresenta o Batman segurando uma miniatura de morcego, o Coringa segurando uma carta e o Harvey Dent mostrando um button escrito: Eu acredito em Harvey Dent? É o melhor pôster, lindão mesmo. Aí segue o link para não viu ainda, http://img153.imageshack.us/img153/4215/tdkintpostertripmedtj2.jpg

lola aronovich disse...

Faz muito bem em não querer saber ou ver nada sobre Cavaleiro antes de vê-lo, Su. É, os cartazes pra este filme são muito bons. Quando vc fizer o post sobre eles, avisa. Manda o link.


Kaká, o Aaron é super charmoso, né? Pô, tô vendo que não sou só eu que tô com expectativas altas pra este fime...

lola aronovich disse...

Leo, tadinha da Katie Holmes. Todo mundo fala mal dela, e piorou muito depois dela casar com o Tom. Mas não achei que ela tá mal no primeiro Batman. Anyway, concordo: o filme promete.


Pois é, Chris, pra muita gente este é o filme mais esperado do ano. Mais que Indy 4... Tomara que não desaponte.

lola aronovich disse...

É, Sadie, morrer cedo é bom pra carreira de um astro. Cruel dizer isso, mas é verdade. Bom, em termos. Hoje em dia pouca gente fala do River Phoenix, e o River, pra mim, foi um ótimo ator, que fez mais filmes de qualidade que o Heath. Talvez hoje em dia seja mais difícil canonizar alguém. Vc consegue imaginar um novo caso de sucesso como o James Dean hoje em dia? Mas, voltando a Batman, se o filme for bem e a atuação do Heath for tão boa quanto parece no trailer, ele deve ser indicado pra coadjuvante. E aí vai depender da concorrência. Se houver um novo Javier Bardem/Chigurh no Oscar, o Heath não terá chance. Mas se os concorrentes forem meia boca, ganha o Heath, pela lembrança. Mas a Academia não costuma dar Oscars póstumos. É bem raro. De cabeça, eu só me lembro do Peter Finch por Rede de Intrigas.
Concordo plenamente que o Christian é o melhor Batman. Sou fã dele, não tem jeito. Desde American Psycho.
E a Maggie... Acho até que faz algum sentido a escolha dela pra substituir a Katie. Ambas são mais "cute" que bonitas. Ambas não são estrelas classe AAA. Eu poderia confundi-las facilmente. Mas, sei lá, nenhuma namorada do Batman (ou de super-herói em geral) rende um grande papel, convenhamos. A gente sabe o que vai acontecer: ela vai ser colocada em perigo pelo vilão principal (e possivelmente paquerada pelo vilão secundário) e seu herói a salvará, enquanto salva o mundo. Não há muitas variações sobre o tema.
Por favor, manda o link novamente quebrado em dois porque cortou. Eu não consigo abrir. Abração!

Anônimo disse...

Tem lá na galeria de fotos do The Dark Knight no IMDB, com esse link http://www.imdb.com/media/rm762353408/tt0468569. Não sei se vai funcionar, mas caso não funcione é só entrar na página do filme e depois na galeria de fotos no IMDB. Também dá para ver nas imagens do Google, com keywords The dark knight harvey dent. Achei o pôster mais bonito de todos. Bem legal e passa o espírito do filme

Suzana Elvas disse...

Lola e Sadie;

Pôsteres, fotos, trailer, informações & que tais estão no hotsite (muito legal) do filme, aqui.
Bjs

Suzana Elvas disse...

Oi, Lola;

Fiz o post sobre os cartazes do filme. Reuni todos os que eu achei. Um mais show do que o outro.
Bjs

lola aronovich disse...

Puxa, cada poster melhor que o outro... Seu post tá muito legal, Su. Deixei um comentário lá. Mas, como vc não quer nem ouvir falar de Caveleiro pra não estragar nada (assim vc me superestima - eu sou capaz de escrever páginas sem falar nada de relevante!), vou perguntar pra Sadie: aquele joker que não é joker num dos posters do Cavaleiro é o Aaron Eckhart?

Nita disse...

eu estou esperando esse filme há muito tempo. quando lançou o hulk eu pensei comigo mesma: "que merda, eu nem sabia que eles estavam fazendo outro filme do hulk e o batman não estreia logo".
que chegue o dia 18 de julho