Leia a crítica completa de Ensaio sobre a Cegueira aqui (parte 1) e aqui (parte 2).
Nem me lembro dos outros trailers. Tinha um com o Leonardo Di Caprio e o Russell Crowe, Body of Lies, do Ridley Scott, que parece ser mais uma história sobre a guerra do Iraque e não causa a menor comoção, mas é daqueles que a gente tem que ver só pelo elenco. Ai ai. A verdade é que nenhum dos trailers que passou despertou minha vontade. Exceto um: o novo de Blindness (Cegueira). A Suzana tem toda razão. Vamos chamar o filme que estréia dia 12 de setembro de Cegueira, não Blindness, em inglês. Afinal, Saramago é português, Fernando Meirelles é brasileiro, e o filme tá cheio de atores de várias nacionalidades. Os americanos que chamem de Blindness na terra deles.
Pelo jeito, o que critiquei em abril era um teaser. E este de agora é um trailer, e de primeira. Com dois minutos e meio, ele conta muito mais da história (o que nem sempre é bom). Só não estou encontrando o troço legendado. Há um belo clima de tensão e supense, de caos e desespero, de mundo acabando mesmo. Julianne Moore, aparentemente a única a não ser infectada, vai com o marido Mark Ruffalo para onde estão sendo levados os cegos. Infelizmente ainda não li o livro, mas pelo trailer o lugar é uma zona, sem comida e na companhia de criminosos armados. Gosto do embate entre o Gael Garcia Bernal dizendo “Nunca vou esquecer sua voz”, e a Julianne rebatendo com “Nunca vou esquecer o seu rosto”. O trailer também mescla bem as imagens com os letreiros pra vender o filme. Sempre dá orgulho ver um brasileiro com tanto prestígio que seu nome aparece com destaque como “Do mesmo diretor de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus”. Acho que o filme em si não foi tão bem recebido em Cannes, mas eu me emocionei só de ver o vídeo com o Saramago chorando, junto com a ansiedade (e felicidade) do Meirelles. Aquele momento foi tão genuíno que acabou aumentando mais ainda a minha expectativa com o filme. Chega logo, Cegueira! Nota 5.
22 comentários:
Ai Lola.. minha expectativa tá a mil já!
Fantástico esse vídeo do Saramago chorando, hein? Quase chorei junto!
O Meirelles deve estar nas nuvens!
O trailer é ótimo também! Tudo ótimo.
Chega looooogo!
O trailer é realmente ótimo... fiquei com vontade de assistir o filme. E realmente, só de ser um filme baseado numa história do Saramago e sendo dirigido pelo Meirelles já é um filme que precisa ser visto.
Lola, flor;
Seu livro tá aqui, mas eu estava curta de dinheiro e por isso não te mandei. Aí os Correios entraram em greve, e quando voltaram a trabalhar você escreveu que estava voltando.
Me manda seu endereço de Joinville (ou o da sua mãe) que eu mando o livro pra você ler antes da estréia. Mas se prepara que o livro vai te dar uma perspectiva completamente diferente que a que o filme vai te proporcionar.
Bjs
Acrescentando algo ao meu comentário:
Vi o trailer agora e você pode ver a diferença do livro para o filme: pelo trailer, o Marido percebe-se cego quando acorda, de manhã. No livro, ele está no carro, esperando o sinal abrir, quando cai sobre os olhos dele o que ele chama de "cegueira branca", como se seus olhos estivessem mergulhados num mar de leite. E a tensão já bate no leitor de frente (ressaltado pelo estilo de escrever de Saramago, com longuíssimas frases e escassa pontuação, o que faz você literalmente esquecer de respirar e te deixa sem fôlego) e é descrita magistralmente, porque o Marido, chocado por não enxergar absolutamente nada (e de uma maneira inusitada, porque a cegueira sempre foi descrita como "escuridão") ainda fica nervoso com dezenas de pessoas buzinando e gritando para que ele tire o carro do meio da rua.
Uma das delicadezas de Saramago que espero Meirelles tenha conservado no filme é o cão que aparece em quase todos os livros desse autor, sempre com um nome. Em "Ensaio sobre a cegueira" é o Cão das Lágrimas (ele lambe as lágrimas da personagem principal). Ele recebe outros nomes, como "o Cão das Escadarias de São Crispim", em "Cerco dos Mouros a Lisboa", e outros que não me lembro agora.
O trailer com legendas em português eu achei aqui.
Bjs
Ops! É o teaser com legendas. Sorry!
Não Suzana, acho que você se enganou. Não sei quem você está chamando de marido, mas se for o médico (Mark Ruffalo) ele se descobre cego quando acorda, segundo o livro. Quem se descobre cego no carro é o primeiro cego, que também é mostrado no trailer no carro.
Leo;
Vou checar apenas o nome dos personagens ("Ensaio" foi o primeiro livro que li do Saramago, e faz tempo, isso), mas o livro abre com a cena do homem (o marido) que fica cego no carro, e é essa tensão que bate na cara do leitor logo nas primeiras folhas.
Não queria reler o livro antes de ver o filme, porque como sou do meio literário mesmo inconscientemente começo a fazer comparações, vendo onde o diretor juntou dois personagens num só etc.
Quando eu citei essas duas cenas (não sei se a cena do médico acordando de manhã é a que abre o filme) é para mostrar que, para mim, foi mais impactante ler o sofrimento de um cidadão subitamente cego, com meia cidade buzinando e berrando atrás dele, do que ver a cena de um outro cidadão que, ao acordar e escovar os dentes, descobrir-se sem visão, no conforto do lar, ao lado da mulher.
Bjs
Eu não sei nada do livro, mas muita gente disse que o filme não empolga. O jardineiro Fiel não empolgou não é? Ao menos não a mim.
Eu conheço o Saramago. Já servi ele duas vezes no restaurante que eu trabalho, tenho um autografo também. Ele é muito timido!
O trecho de abertura do livro (que termina magistralmente com um "Naquela noite, o cego sonhou que estava cego"):
O disco amarelo iluminou-se. Dois dos automóveis da frente aceleraram antes que o sinal vermelho aparecesse. Na passadeira de peões surgiu o desenho do homem verde. A gente que esperava começou a atravessar a rua pisando as faixas brancas pintadas na capa negra do asfalto, não há nada que menos se pareça com uma zebra, porém assim lhe chamam. Os automobilistas, impacientes, com o pé no pedal da embraiagem, mantinham em tensão os carros, avançando, recuando, como cavalos nervosos que sentissem vir o ar a chibata. Os peões já acabaram de passar, mas o sinal de caminho livre para os carros vai tardar ainda alguns segundos, há quem sustente que esta demora, aparentemente tão insignificante, se a multiplicarmos pelos milhares de semáforos existentes na cidade e pelas mudanças sucessivas das três cores de cada um, é uma das causas mais consideráveis dos engorgitamentos da circulação automóvel, ou engarrafamentos, se quisermos usar o termo corrente.
O sinal verde acendeu-se enfim, bruscamente os carros arrancaram, mas logo se notou que não tinham arrancado todos por igual. O primeiro da fila do meio está parado, deve haver ali um problema mecanico qualquer, o acelerador solto, a alavanca da caixa de velocidades que se encravou, ou uma avaria do sistema hidráulico, blocagem dos travões, falha do circuito eléctrico, se é que não se lhe acabou simplesmente a gasolina, não seria a primeira vez que se dava o caso. O novo ajuntamento de peões que está a formar-se nos passeios vê o condutor do automóvel imobilizado a esbracejar por trás do pára-brisas, enquanto os carros atrás dele buzinam frenéticos. Alguns condutores já saltaram para a rua, dispostos a empurrar o automóvel empanado para onde não fique a estorvar o transito, batem furiosamente nos v idros fechados, o homem que está lá dentro vira a cabeça para eles, a um lado, a outro, vê-se que grita qualquer coisa, pelos movimentos da boca percebe-se que repete uma palavra, uma não, duas, assim é realmente, consoante se vai ficar a saber quando alguém, enfim, conseguir abrir uma porta, Estou cego.
Cavaca;
Eu sempre gostei muito do Saramago, mas acredito que a obra dele vem decaindo devagar mas inexoravelmente desde "Ensaio", que considero sua obra-prima a rivalizar com seus livros anteriores.
A quem jamais leu nenhum livro dele recomendo começar com "Ensaio". É arrebatamento puro. O livro tem uma das cenas mais dramáticas e tenebrosas, retratando a decadência da cilização, que jamais achei igual em livro algum - a cena em que a mulher vê chamas de fogo-fátuo num depósito do supermercado.
Lola vc ja viu o trailer do novo filme trash do Zé do Caixão?
http://br.youtube.com/watch?v=AoIA1MxnFfk
Vc já viu algum filme do Zé? Parece que o filme já ganhou alguns prêmios e vai para o Festival de Veneza. Mostra o trailer pro maridão ( ele gosta dessas coisas trash né) talvez ele se anime e escreva um comentário. Ah, o filme tem no mínimo uma cena antológica, onde uma mulher se afoga numa banheira com mais de 3 mil baratas!
Sobra Cegueira minhas expectativas estão à mil!!
O Brasil só poder se orgulhar, artístiticamente falando, de: João Gilberto e Fernando Meirelles, respectivamente. O resto é resto!
Suzana, vou ver se faço de ensaio o meu próximo livro de cabeceira...obrigado.
Leo, eu também tô com grandes expectativas. E esse vídeo do Saramago... Eu sempre fico com lágrimas nos olhos!
Nita, e mesmo que não fosse uma história do Saramago dirigida pelo Meirelles eu ainda estaria morrendo de vontade de ver: adoro filme de epidemias, fim de mundo, zumbis...
Su, vou mandar o endereço. Manda o livro, please! Tenho muita vontade de lê-lo antes da estréia do filme. E agora que não tenho mais Netflix nem nada pra ver na TV mesmo...
Su, Leo, acho o máximo vcs ficarem trocando detalhes do livro! Espero poder ler o livro logo (hint, hint, Su) pra poder participar dessas discussões.
Ah, Cavaca, eu achei o Jardineiro Fiel bem empolgante. Gostei muito. É um filme bem crítico ao sistema. Vc já serviu o Saramago, é? Que chique! Ele parece ser tímido...
Claudemir, vi o trailer do último filme do Zé do Caixão. Mas não gostei. Achei tão... Jogos Mortais, sabe? Nojentinho só pra chocar. Mas é uma sugestão, né? Posso escrever sobre ele pra cri-crítica de trailer. Do Zé só vi o clássico, À Meia Noite Encarnarei teu Cadáver. É muito bom!
E que é isso, Clau? Vc quer me traumatizar pro resto da vida? Não vejo filme com 3 mil baratas de jeito nenhum! Se eu já tive pesadelos com a única barata de Wall-E... Tô fora!
Ai, imagina, Santiago! O Brasil tem mil e um nomes pra se orgulhar "artisticamente falando"! Um monte mesmo! João Gilberto e Meirelles (que ainda falta muito pra ingressar o mesmo barco) são apenas dois...
Lola:
Você tem razão que colocar Fernando Meirelles no mesmo barco que João Gilberto é forçar um pouco a mào, entretando, se falar de gente competente, e viva, no Brasil, artísticamete falando, só me vem estes dois.
Vc tá louco, Santiago. Chico? Caetano? Rubem Fonseca? A lista é imensa... Não menospreze os nossos grandes artistas. O Brasil é reconhecido como um dos países mais criativos e talentosos do mundo!
Lola:
Aonde que Chico, Caetano, Rubem Fonseca, projetam o mesmo espectro que João Gilberto ou mesmo Fernando Meirelles? São bons, mas, se olharmos a projeção internacional, que é o que estou discutindo, são, (Chico e Caetano), do segundo time e (Rubem Fonseca) do terceiro time. Havia um que era do primeiro, mas morreu; Tom Jobim! Pare com essa bobeira que o Brasil tem artistas maravilhosos. Nem escritor muito bom aqui tem. Quem no Brasil esteve, pelo menos, perto de ganhar um prêmio Nobel? A musica, com honrosas e poucas exceções,é uma palhaçada, o cinema nem se fala. O Brasil não é um país. É um amontoado de idiotas, aproveitadores, sicofantas, como sempre, com algumas exceções. Você deveria fazer seu doutorado em sociologia. Sua vista iria clarear.
A declaração abaixo foi retirada do site do Rafael Galvão, ipsis literis.
"Dó Ré Mi Fá
Aug 8th, 2008 by Rafael Galvão
Müsica brasileira é coisa de Noel Rosa, Dorival Caymmi, Pixinguinha e João Gilberto. O resto é o resto".
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