quarta-feira, 30 de julho de 2008

OK, VOCÊ VENCEU: BATATA-FRITA DA LIBERDADE

Você lembra que, cinco anos atrás, quando os EUA invadiram o Iraque e a França foi contra, os americanos se encheram de ódio contra os franceses? O que eu não sabia é que os americanos decidiram agir. Vinhos franceses foram jogados no esgoto e várias lanchonetes trocaram o nome de French fries (batatas fritas, que sabe-se lá por que levam esse nome, já que as batatas são made in USA, e o modo de preparo é belga) para... Freedom fries (batatas da liberdade). Realmente, não sei como a França sobreviveu a esse boicote.

Depois dos atentatos de 11 de setembro de 2001, um pôster que se espalhou por todos os EUA foi o de uma bandeira americana virada, com alça, como se fosse uma sacola de compras, com a chamada “América: Aberta para Negócios”. A mensagem era: seus terroristas nojentos, vocês podem nos atacar, mas não vão nos fazer deixar de consumir. Outra moda foi a bandeirinha americana colocada em milhões de carros. Detalhe é que a bandeira era made in China. Esses dados são do ótimo documentário Freedom Fries: E Outras Estupidezes que Teremos de Explicar aos Nossos Netos, que acerta na mosca: os americanos precisam mudar o comportamento, consumir menos, serem mais responsáveis com os recursos, inclusive pra poupar o planeta, mas foi vendida a idéia de que qualquer mudança equivale a dizer “os terroristas ganharam”. Quando estive em Nova York, passei para ver os escombros das Torres Gêmeas. Não há muito pra ver. As obras estão em pleno vapor, e um monumento-monstro será erguido ali (veja foto).Mas o que me chamou a atenção é que você segue pelo corredor e a primeira coisa que vê na civilização (onde não há mais material de construção) são essas placas: “Compre. Divirta-se. Jante”. (foto abaixo). Pois é. Caso contrário, a vitória é dos terroristas.

6 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Eu fiquei sabendo dessa papagaiada toda em torno da França. Sabia que os frenceses, revoltadíssimos (estou sendo irônica) com as criancices do Tio Sam, mandaram uma carta oficial ao governo dos USA pedindo a estátua da liberdade de volta?

Sobre a enquete, eu havia votado em 'outros' porque o X-Men 3 era o meu preferido até eu ver O Cavaleiro das Trevas. Sabia que era bom, mas não achei que fosse gostar tanto.

Anônimo disse...

O que importa que a Fança, e muitos outros países foram contra, se os EUA invadiram de qualquer maneira? Desafiando inclusive o conselho de segurança da onu (que não fez nada quanto a isso). Mostrando ao mundo que o xerife do planeta tá sempre alerta. Embora a Europa tenha responsabilidade por permitir que os EUA ajam dessa maneira, lembram-se do Kosovo, eles tinham que lá ir para pedir ajuda? Não poderiam resolver as coisas entres eles mesmos.

Eu quero ver cavaleiro de novo de tanto que gostei. Mas Homem Aranha 2 levou meu voto, foi um filme perfeito, que teve Michael chabon, fantástico, colaborando no roteiro.

Dgsantos disse...

Opa, já fiquei com vontade de ver esse documentário!
Difícil pra mim entender como funciona a cabecinha desses americanos tapados (que não são todos, é claro).
É por essas e outras que acho difícil alguém como o Obama ganhar (infelizmente).

Dgsantos disse...

Fiquei na dúvida entre Homem-aranha 2 e Cavaleiro, mas votei no segundo, talvez até por estar mais "fresco" na memória.
Acho que poderia considerar um empate técnico...

lola aronovich disse...

Li, é, ouvi falar dessa história da estátua da liberdade. Mas os americanos ainda não perdoaram os franceses, cinco anos depois. Mesmo que hoje boa parte dos americanos se diga contra a invasão do Iraque, eles não perdoam que algum país critique os EUA.
Ah, então vc finalmente viu Cavaleiro?! É duca, né? X-Men não dá nem pro cheiro, Li.


É verdade, Cavaca. Mas eles têm o maior poderio militar do planeta, disparado. Podem fazer o que quiserem, sem dar satisfação a ninguém. Torço pra que os EUA não declarem guerra à Europa durante a minha vida...

lola aronovich disse...

Esse documentário é bem pequeno, não muito conhecido. Não sei se dá pra encontrá-lo, Daniel. Mas sim, quando a gente ouve essas coisas fica com sérias dúvidas se o Obama pode vencer.


Daniel, Cavaca, eu não consigo ver tanta perfeição assim em Homem Aranha 2. Gosto muito do filme, mas acho até que prefiro o primeiro. E gosto bem mais de Cavaleiro...