domingo, 27 de julho de 2008

SANTOS MAMILOS, BATMAN!

Num post, eu mostrei minha perplexidade com o pessoal falando mal dos mamilos nos uniformes de Batman & Robin. Aí meu querido leitor Bobby escreveu um comentário, e eu elucidei.

Qual é o problema do Batman? Ele não pode ter mamilos? Por que ele tem que ser um desmimamilado(?)?! Vocês não têm mamilos? Vocês arrancaram os mamilos de vocês?! Revoltado!” BobbyBobby, eu tava pensando nisso dos mamilos do Batman anteontem (como você pode ver, tenho muito tempo livre). Dez entre dez críticas ao Batman (esse de 1997 com o George Clooney) cismam com os mamilos. Recentemente me deparei com um texto de um americano que dizia que bastavam quatro palavras pra explicar o fracasso de Batman & Robin: "The batsuit has nipples!" (o uniforme do Batman tem mamilos). Essa obsessão com os mamilos me parece absurda. Mal dá pra vê-los, e certamente há coisa pior no quarto Batman que seu uniforme. Acho que essa obsessão tem a ver com o puritanismo dos americanos, que não podem ver uma mulher amamentando na rua, e que fizeram aquele escândalo todo com um dos peitos da Janet Jackson no Superbowl. Como americano é tarado por seio, normal que pense demais em mamilos também. Imagino que os críticos e blogueiros brasileiros apenas copiaram. Tipo, não era importante pra eles o Batman ter mamilos, mas tanto americano fixou nisso que eles fixaram também – e é óbvio que é uma fixação oral, como explicaria Freud. Americano não saiu da fase oral. Só que existe uma outra hipótese. Lembre-se que a maior parte dos críticos é homem. E homem não gosta de lembrar que tem mamilos. Mamilo é coisa de mulher. Homem posa sem camisa como se não fosse nada de mais, e todo mundo ignora os mamilos e se concentra na barriga-tanquinho.

Pra mulher é diferente. Como mulher é sempre sexualidada – essa é a sua função, despertar o desejo masculino e reproduzir – menina de oito anos, que ainda não tem nada parecido com peito, já tem que cobrir suas “vergonhas”. Mulher de respeito não faz topless. Só que, ao mesmo tempo, a mídia nos satura com imagens de mulheres semi-nuas. Se um homem aparece de cueca numa propaganda, é pra vender cueca. Com mulher não é assim. Mulher aparece semi-nua pra vender carro, cigarro, cerveja, tudo. A mulher está associada ao produto que anuncia, e é tão objeto quanto. Naomi Wolf diz que a mulher exposta nua na mídia faz parte da estratégia de dominação. É comum em situações onde há dominadores e dominados que os dominados tenham muito menos roupas. Foi assim com os escravos, que viviam semi-nus, enquanto seus capatazes e donos andavam vestidos. Geralmente esse padrão se repete nas relações guardas/prisioneiros, e até numa relação sado-masô o dominador tá mais vestido que o dominado. E isso não acontece apenas pra economizar vestimentas. É pra que cada um se ponha no seu lugar mesmo.
Ou seja, quando mulher aparece com o peito nu, está quase sempre relacionada a sexo (tirando as campanhas de amamentação, que muitos americanos não conseguem disassociar do sexo). É esquisito, porque assim como mamilo é uma zona erógena pras mulheres, também é pros homens! Pela minha experiência, não há muitos homens que permitam que seus mamilos sejam explorados durante o sexo, porque isso é tido como coisa de mulher. O preconceito é enorme - é como se mamilo de homem estivesse off limits, fora dos limites. Estou falando de homem hétero, já que imagino que os homossexuais tenham menos bloqueios pra explorar sua sexualidade (isso é um elogio). Então os mamilos do Batman são incômodos por fazerem pensar numa sexualidade que precisa ser reprimida. Já é bastante incômodo que o Robin esteja ao seu lado, com aquela máscara de Clovis Bornay. O Robin sempre foi "suspeito", e num filme em que os dois uniformes têm mamilos, isso deixa os dois super-heróis femininos demais (que é algo muito ruim nessa cultura). Foi isso que deduzi, mas adoraria ouvir outras opiniões.

27 comentários:

Anônimo disse...

Agora tudo faz sentidooooo!

^^

E muito obrigado pelo "querido" ^^

Beijo!

Liris Tribuzzi disse...

Sabe que eu nem tinha reparado. Quando piveta, eu era aficcionada por esse filme, achava o máximo! Mas devia ser por causa do George Clooney, provavelmente.

L. Archilla disse...

nossa, Lola... perfeito... estou sem comentários, parabéns.

lu disse...

que engraçado, acho que você está certíssima e não deixa de ser curioso, porque se tem todos os músculos cuidadosamente talhados em alto-relevo no uniforme do batman, como se fosse uma estátua, sem mamilo - e umbigo! - fica muito estranho!

Andie disse...

Eu nunca me importei com os mamilos, mas uma coisa que sempre me incomodou: todos os Batman usam maquigem preta ao redor dos olhos, acho que eh pra combinar com a mascara. Mas sempre fiquei pensando: sera que ele anda com um demaquilante no bolso pra quando tem que voltar a ser Bruce Wayne? Sera que ele poe a tinta preta antes ou depois de colocar a mascara?
Todo mundo pensa nos mamilos, mas acho que soh eu pra pensar na maquiagem... :)

Leo disse...

Lola, essa coisa de mamilo é muito erótica, né? O mamilo se enrijece quando estamos excitados, ou com frio e etc. Exatamente como o membro sexual masculino. Talvez você não veja dessa forma, mas pode apostar que 90% dos homens vê. Homens heterossexuais têm fetiches com mamilos femininos. Homossexuais têm fetiches com mamilos masculinos.
Como todos sabem, Joel Schumacher, diretor do 4o Batman é homossexual. E verdade seja dita: ele criou um Batmam bastante homoerótico. A relação do Batmam com o Robin já é motivo de piadas há tempos. E como se não bastasse, ele os colocou em um universo cheio de neon e purpurina. Pra um heterossexual convicto, que precisa desses super-heróis viris e protetores do universo com sua masculinidade, é um disparate vê-los representados desta forma.
Os mamilos na fantasia só vieram pra simbolizar todo o resto do filme. Quem vê filme de super-herói é homem heterossexual. Heterossexual não gosta de ficar imaginando o sexo gay.

Suzana Elvas disse...

Me lembro que quando saiu o "Tom Raider" com a Angelina Jolie apagaram os mamilos dela que sobressaíam no macacão branco que ela usava no pôster do filme.

Eu, particularmente, não tenho mais saco para isso. Participava de um monte de fóruns americanos sobre os mais variados assuntos para aprimorar meu inglês. Hoje não entro em nenhum. Cansei de ficar sendo posta de lado por causa de besteiras como não achar nada de mais amamentar em público.

Bjs

lola aronovich disse...

Bobby, fico feliz em ter explicado tudinho, querido!


Li, eu tb, se tô vendo um George Clooney, vou ficar reparando em pontinhos no uniforme dele?! Nem morta!


Obrigada, Lauren. Também achei a análise interessante, apesar de ter sido feita totalmente no chute.

lola aronovich disse...

Lu, pois é, pelas poucas fotos disponíveis que existem do batsuit daquele filme, e pelo pouco que me lembro, o uniforme era bastane pavoroso mesmo - mas não por causa dos mamilos!


Andie, eu nunca tinha percebido isso! Os Batman põe maquiagem preta em torno dos olhos pra combinar com a máscara?! Nunca pensei nisso. Deve ser difícil tirar de um segundo pro outro...

lola aronovich disse...

Sim, Leo, é justamente isso que eu quis dizer quando falei que o mamilo é uma zona erógena - tanto pra homem quanto pra mulher! Mas mamilo só é tratado como zona erógena pra mulher. Pra homem é tabu. E, por favor, nunca use expressões como "Como todo mundo sabe". Eu não sabia que o Schumacher era gay! E tampouco li qualquer comentário/crítica em relação a Batman & Robin falando da homossexualidade do diretor. Ainda bem, né? Porque senão seriam várias críticas raivosas do tipo "Isso que dá deixar um gay dirigir filme de ação: ele põe mamilos nos uniformes!". Mas vc tem razão que esse filme tem muito neon e purpurina... embora não seja isso que os homens héteros critiquem ou sequer notem no filme. Eles são obcecados pelos mamilos no uniforme mesmo! Vai que esses mamilos simbolizem todo o resto, um universo "gay demais" pra um "machão convicto". Pode ser isso!


Su, no Tomb Raider eu nem tinha pensado. Mas vc acompanhou o carnaval em cima dos mamilos da Kirsten Dunst em Homem Aranha 1? Sabe aquela cena já icônica em que ela beija o Aranha de cabeça pra baixo? Então, eles estão na chuva, e, bom, água fria faz os mamilos (de mulheres E homens) endurecerem. Os produtores acharam que essa pouca vergonha de mamilos enrijecidos não combinavam com a classificação PG-13 do filme, e os alteraram digitalmente! Vc não encontra fotos em que os mamilos da Kirsten apareçam! Americano é impressionante...
Mas, Su, o que eles têm contra mulher amamentar em público? Só sendo muito "dirty minded" pra condenar uma mãe dando o peito pro filho(a)!

Leo Cordeiro disse...

Não tinha reparado nos mamilos, mas acho que foi proposital. Soube, não sei se é verdade, que o diretor fez questão de estragar o filme. Bem, os mamilos passaram desapercebidos, mas acredito que todos que viram o filme lembram do ziper na bunda do morcegão.

André Gonçalves disse...

hahahahhaa
eu adoro tudo aqui...
texto fantástico e filosofia contemporãnea, tendo por base... os mamilos do uniforme do batman!

lola aronovich disse...

Swastha, sério? Por que um diretor faria um filme caríssimo já com a intenção de entregar uma porcaria? Difícil acreditar... Que ziper no bumbum do morcegão?! Não notei isso também!


André, que bom que vc gostou... Eu gostei bastante do texto também. Viajei legal.

Mako disse...

Desculpa Lola, mas os mamilos masculinos não são uma zona erógena não. Não sei que homens foram esses que você teve experiências, mas homem não sente nenhum estímulo ou prazer nos mamilos diferente de partes não erógenas, como orelhas, braços ou barriga (claro que existem exceções). Se a mulher estiver manejando sexualmente, sejam mamilos ou os dedos, o resultado será o mesmo. Mas os mamilos não tem nenhuma função para o homem. Com relação ao filme você tem que parar e observar melhor as colocações em relação ao ridículo que ele adotou. As críticas não eram somente em cima dos mamilos, mas ao uniforme em si. A roupa do Batman tem uma função à exercer, de proteção e funcionalidade para fazer suas peripécias. A constituição da roupa era extremamente nada prática e se preocupava mais em mostrar músculos e mamilos do que ser funcional. Basta ver o sucesso que Batman Begins teve ao mostrar uma constituição da roupa de forma convincente e funcional para os movimentos do Bruce.

Flávia Eloá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daní Montper disse...

Mamilo é sim uma zona erógena, a maioria dos caras sentem tesão quando estimulados ali também, mas já saí com um cara que não curtia, dizia que sentia cócegas e não tesão - foi o único.

Chris disse...

Discordo. Mamilo é inervado igualmente em ambos os sexos e os estímulos são os mesmos. Pode ser que o cérebro de alguns homens não processem o estímulo da mesma forma que nós, provavelmente por puro bloqueio comportamental. Homem que não sente prazr ao ter seus mamilos estimulados deve aprender mais sobre seu proprio corpo.:)

Biby art Decoupage disse...

Pela minha experiência, homens sentem prazer nos mamilos, sim, e alguns sentem bastante.

aiaiai disse...

mas é claro que é zona erógina para homens também...assim como a bunda e o cú (sempre com acento, segundo guru Alex castro).
O problema é que muitos homens bloqueiam essa função de seus mamilos por acharem (culturalmente isso foi imposto a eles desde criancinha) que só mulher deve sentir algo nessas áreas...ou viado (como eles dizem).

Agora, aproveitando, uma vez um cara me disse que para o homem, chupar o seio de uma mulher era o mesmo que chupar o cotovelo ou outra parte qq. Ele só fazia isso porque sabia q a mulher gostava...Para ele era indiferente. Vários outros homens já me disseram q não concordam com isso...adoram um peitinho e não trocam por um cotovelo kkkk

Pra vc ver como as pessoas são diferentes kkkkkkkkkk

sandrofortunato disse...

Nem havia reparado que tinha Batman naquele filme da Uma Thurman e da Alicia Silverstone...

André L. disse...

Lola, seu blog é fantástico! Eu jamais havia pensado nesse tipo de discussão em outro lugar. É impressionante ver como existe mesmo um bloqueio para a macharia sobre isso. Resumindo.. aceitar o mamilo como zona erógena, na mente dos recalcados e mal resolvido sexualmente, é ser "menos macho". Simples assim. Mal sabem eles o que estão perdendo :P

André L. disse...

E só pra apimentar um pouco mais.. uma boa parte dos machões tem fixação e adoram chupar um dedão de pé feminino. Isso pode né... vai entender.

Idalécio Lopes disse...

É claro que mamilo é zona erógena masculina, minha mulher sabe disso e me deixa DOIDÃO!!!!
É muito bom!!! rsrsrsrs

Aline Miranda disse...

Exatamente o que penso quando vejo qq cena de "amor", seja em filme, novela... em que aparecem os peitos femininos e nem uma bundinha masculina? Semrpe percebi isso mas não sabia bem como articular teorias sobre o fato. Pimba! É isso! Mamilos polêmicos.. gostei.

 Pσиzι disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Achei interessante, inclusive porque FINALMENTE entendi o porquê das piadinhas "mamilos, sempre polêmicos". Sério que levei 4 anos pra entender!? E confesso que não sabia que os mamilos masculinos são uma zona erógena, quando namorava nem me passou pela cabeça de estimular essa parte do corpo dele...

Anônimo disse...

Eu acho interessante os mamilos do batman, nunca tinha sido feito antes um super herói com mamilos. Na minha opinião masculina os mamilos não são coisas a serem suadas e o uniforme do batman ficou muito mas completo com o mamilo.