quarta-feira, 23 de julho de 2008

AS RECOMPENSAS DO BANCO

Acabei de ganhar 48 dólares. Bom, né? É que troquei os pontos de recompensa do meu banco nos EUA (Chase) por dinheiro. Tudo bem que isso seja em cima de mais de dez mil dólares que gastei com cartão de débito durante um ano da minha estada aqui em Detroit. E tudo bem que o banco cobra uma taxa de 25 dólares (não sei se anual ou única) pra te dar o cartão. Comparando com as recompensas que recebo nos supermercados brasileiros – algo como “ganhe uma caixa de Bis a cada 500 reais” -, até que não tá ruim. Sabe o Clube de Vantagens Angeloni, por exemplo? Uma vez eu fiz o cálculo. Acho que, com o que eu e o maridão gastamos em supermercado (até cem reais por semana, altíssimo!), levaria 35 anos pra trocar os pontos por um fogão quatro bocas.

No Chase a gente acabou com um saldo de 24 mil pontos. Havia algumas recompensas atraentes. Tipo: dá pra trocar 3,750 pontos por uma assinatura de um ano de alguma revista como a Rolling Stone ou a Esquire (quer dizer... O maridão deu pra receber a Rolling Stone de graça. Não sabemos porquê). É que revista aqui é muito barata. Alguns restaurantes e lojas trocam 11,500 pontos por 25 dólares. É o caso da TGI Friday's, Starbucks, Amazon, Barnes & Noble, e de steak houses (meio como churrascarias). Compensaria mais, portanto, pegar 50 dólares por 23 mil pontos. O problema é que isso me forçaria a gastar 50 dólares num só lugar. Prefiro receber 48 dólares livres pra poder fazer o que quiser com eles, inclusive guardá-los (o maridão corrigiu: “O problema pra você é essa palavrinha, gastar, sua pão-dura miserável”).

Outras coisinhas que me atraíram: travesseirinho pra segurar o pescoço durante uma viagem longa, 12 mil pontos (tá caro, mas algum dia vou precisar de um travesseirinho desses); um pedometer (não confunda!), aparelhinho que marca quantos passos (não puns) damos por dia, 13,500 pontos (acho que eu ficaria viciada num aparelhinho assim); 9,250 pontos podem ser convertidos em 25 dólares pra gastar numa rede de cinema (daria pra menos de duas idas entre eu e o maridão, que geralmente pagamos US$ 7,50 de ingresso cada um). E coisinhas que eu não preciso nem quero, mas, mesmo que quisesse, estariam além da minha capacidade pontual: um aparelho dvd Philips vale 30,500 pontos, e um i-Pod, 77 mil pontos (se estiver curioso/a, o catálogo de recompensas tá aqui). Vejamos, no meu ritmo de consumo, eu levaria mais de três anos pra acumular pontos pra trocar por um i-Pod. Melhor que os 35 anos do fogão, mas ainda assim... Três anos é um bocado de tempo.

Os bancos também tentam pagar pra que o cliente deixe dinheiro na poupança, o que não é nada comum num país endividado até o pescoço como este. Se você autorizar que o banco tire pelo menos 25 dólares por mês da sua conta e os coloque numa poupança, dá pra ganhar até cem dólares. Mas se você tiver que mexer nesse dinheiro guardado antes de seis meses, o banco pega de volta os cem dólares que te deu. E às vezes os bancos não dão dinheiro, mas objetos pra quem abre conta com poupança automática. Um me ofereceu uma mini-filmadora. Presente como o que o Michael Moore relata em Tiros em Columbine - “abra uma conta e ganhe um rifle” - ainda não tive o prazer de ver. Deve ser no Texas.

19 comentários:

Anônimo disse...

Olha, numa boa, vc é muito chata...
Affff
Nem sei como cheguei no seu blog, mas acabei lendo a primeira página e vou te contar, viu??? Chaaaataaaa
E seu marido dá muito, é?
Pq a sua frase: "O maridão deu pra receber a Rolling Stone de graça", ficou forçadaaaa.
Enfim, os incomodados que se retirem, né?
Fui!

Ang
(angfuedatgmaildotcom) - pra nao me xingar pq eu escrevi como anonimo

Liris Tribuzzi disse...

Crítico só é bom quando levanta polêmica. hehehheeh

lola aronovich disse...

Antes de mais nada, permitam-me avisar:
Se você viu uma longa lista de posts pelo FEED, ignore-a, por favor. É o seguinte: estou tentando programar o que será publicado nos próximos dias (já que vou viajar). Só que o blogger é um problema. Na hora de publicar, ele muda o layout do meu post, troca a fonte, o tamanho da letra etc. Então ontem de madrugada eu "publiquei" os posts, corrigi cada um (ou seja, corrigi o que o blogger insiste em mudar), pus como "draft", e agendei pra data certa. Eles ficaram menos de três minutos cada um "publicados". Tinha me esquecido totalmente dos feeds. Não pensei que o feed iria registrar. Mas não se preocupe, que todos esses posts serão publicados nos próximos dias.

lola aronovich disse...

Ang, não vou te xingar porque, ao contrário de vc, sou bem-educada. Isso sobre o meu marido foi bem grosseiro da sua parte. Não era isso que eu tinha em mente mesmo. Mas às vezes penso em inglês e acabo escolhendo mal as palavras. Agora, sobre eu ser chata... Isso é meio subjetivo, não? Não sei o que uma pessoa que escreve algo assim pretende. Que o blogueiro/a deixe de escrever só porque vc não gostou? Sabe, who died and made you God?


Li, troll aparece em todo lugar. Até nos blogs que não são muito polêmicos. Tem palavra pra isso em português? Troll?

Unknown disse...

Isso é que eu chamo de retorno instantâneo, hein. Que belo comentário, eohoeihe.
Acho que eu também ia me interessar pelo contador de passos, heheh.

Tu não vai acreditar, mas eu sonhei contigo, Lola! Sério! Na verdade, o visual era diferente do teu, com cabelo liso, mas era tu! Nós fomos tirar férias no Morro dos Conventos, em SC.
E tu também me falou de um tal de Rafa, um leitor teu. Tu tem algum leitor Rafa?
Ai, que piada. Acordei dando risada, hoiehe.
Beijinho.

Masegui disse...

Estive fazendo umas contas, com 7.500 pontos dava pra comprar a luneta e sobrava grana para um desses creminhos inúteis. Sem contar que evitava todo aquele bafafá e o estresse que prejudicou o desempenho do maridão no torneio...

Liris Tribuzzi disse...

Troll pra mim são aqueles monstros de filmes épico-mitológicos...hehehe

Juliana disse...

Eu tentei resgatar esses meus pontos do Chase mas não consegui, mas fiz isso só na volta. Só que assim, ó, a única taxa que o banco cobra é essa do cartão!!! Sei que vc deve estar morrendo de saudades do Brasil e vendo só as coisas positivas daqui, mas deixa vc volta prum banco do brasil da vida ou ver os preços dos supermercados aqui pra vc começar a sentir saudades daí.

Mas eu sou mto tapada pra essas coisas. Vendi Natura quase dois anos e tinah tinha um plano desses e acabei não tirando nada também, vou te contar, aaaaaaaaaanta!! huahauhauaua Pior é que não me abala ser assim, porque só tinha tralha no caso da Natura mesmo. Pra conseguir pegar algo interessante tb faltava muuuuuuuuuuuito.

O meu Clube Angeloni hoje em dia dá pra tirar uma caixa de Bis mesmo, haha, algo assim. Minha mãe tirou uma batedeira uma vez, depois de anos gastando, mas até que vale a pena não? Bom uso dos 48 dólares pra ti.

Anônimo disse...

o termo é troll mesmo.
Melhor nem responder Lolla. Faz parte do sucesso. Parece arrogante mas é assim mesmo. Quanto mais teu blog ficar conhecido, mais agressão gratuita vai aparecer. Coisa de invejoso/a, impotente ou drogado/a. Reich chamou isso de "peste".
Imagina, uma pessoa que ao invés de ir procurar a própria turma, fica de encosto na turma alheia...
nossa, eu já me considero da turma da Lola!
Vc pode fazer moderação Lola. Não é porque é a mensagem do cara é crítica, é porque é agressiva e mal-intencionada.
Deleta o troll.
Pega a identidade do computador dele e impede de deixar mensagem.

lola aronovich disse...

Bruna, o contador de passos parece muito legal mesmo!
Sonhou comigo, eh? E acordou rindo, nao chorando ou gritando? Ja eh um otimo sinal. Morro dos Conventos? Nem sei onde eh. Rafa? Eu conheco varios Rafas, mas nao sei se algum eh meu leitor. Mas me sinto honrada em estar no seu sonho, ainda mais se ninguem bateu em mim nele! (porque tem gente que apanha nos meus sonhos, sabe?).


Mario, o lado bom de ser aposentado eh que vc pode fazer esses calculos INUTEIS, ne? Ha ha, nao dava pra trocar os pontos pela luneta e um creme. Nao eh assim! Tem que estar dentro do catalogo deles. A luneta prejudicou o desempenho do maridao no torneio? Puxa, nem ele falou isso! (vou pedir pra ele se manifestar). Este fim de semana ele comprou uma maletinha com algo parecido (pero no mucho) com um furador. 27 dolares! Como a gente ta voltando pra casa e eu sou muito generosa, deixei. Mas 1)nao sei se esse bagulho vai caber na mala, e 2)ele nunca vai usar!

lola aronovich disse...

Li, admito que, ate uns 2, 3 meses atras, eu nao fazia a menor ideia que essa palavra, troll, era usada pra definir leitores estupidos que deixam mensagens iradas. Foi so lendo outros blogs que descobri. E recentemente descobri que eh usado nos blogs brasileiros tb. Outra palavra nova pra mim foi "lurker". Acho que sao os leitores que leem o blog, mas raramente deixam comentarios. Nem sabia que existia termo pra isso! To aprendendo muita coisa. Nao me pergunte como vai o doutorado, por favor.


Ai, Ju, nem me fala. Eh uma maravilha o banco so ter UMA taxa. Po, o governo precisa regulamentar os bancos no Brasil! O pessoal de direita nao gosta que governo se meta em assuntos de empresas privadas, mas os bancos eh que nao vao se regulamentar sozinhos. Eh um total abuso o que eles cobram. (eu nao pago quase nada porque, felizmente, tenho um dinheiro guardado que me isenta das taxas. Mas tambem mal uso banco. Odeio banco). Os precos do super estao altos, eh? Nem me fala! Tanta gente tem me dito isso. To ate com medo.
Ah, isso de vendedora da Natura acumular pontos ate eu sabia! Ue, claro que vale a pena. Minha landlady em Floripa vendia Natura e trocava por um monte de produto pra ela. Eu gostaria disso... (mas nao de vender. Ja me imaginou vendendo produto de beleza?).
Sua mae conseguiu trocar os pontos do Angeloni por uma batedeira? Ta otimo entao! Minha mae eh uma que cai direitinho nessas promocoes. Ela so compra no Angeloni pra pegar esses pontos. Tentei explicar que ela so vai ganhar um caixa de Bis, mas ela eh como Arquivo X, sabe? I want to believe!
"Bom USO dos 48 dolares"?! Como assim, Ju? "Uso" eh tipo gastar? Essa palavra nao consta no meu vocabulario!

lola aronovich disse...

Pri, que legal que vc se considera parte desta turma! Eu quero mais eh que as pessoas daqui se considerem parte de uma turma, sim. Alias, de varias: da turma dos cinefilos, da turma do feminismo, da turma da aceitacao do corpo, da turma do abaixo os preconceitos, etc.
Pois eh, ainda nao sei lidar bem com essa questao dos trolls, que certamente vao aparecer (tenho tido muita sorte com isso ate agora). Se aparecerem muitos, e forem muito ofensivos, vou ter que deletar mesmo. Odeio censura, mas tambem nao da pra esse pessoal que quer tanto agredir ter um palquinho so pra isso, ne?
Ainda vou ter que pensar mais sobre esse assunto de "o que fazer com os trolls". Mas muito obrigada pela sugestao!

Liris Tribuzzi disse...

Então Lola, como vai o doutorado?

Anônimo disse...

Lola, amei o blog. Esse negócio de ponto é mesmo pra matar, eu tenho uns no cartão que vivem expirando e eu nunca soube o que fazer com eles... Os outros textos tb gostei, mas não dá pra comentar um por um, né? Só queria dizer que votei na pior adaptação de desenho no Fantasma, mas tb achei o Hulk um horror, e depois que comecei a pensar me dei conta que esses filmes de superherói são um saco mesmo... Eu não cheguei a ver se tu já escreveu alguma coisa sobre o "tal" do Eu Sou a Lenda, que tanto falam por aqui por causa da menina brasileira... Eu vi outro dia e tinha dois finais...Até agora eu não sei qual era o oficial e qual era o alternativo! Além disso me fez lembra de uma crítica do Traffic, que sugere que os filmes que insinuam uma crítica social, nos últimos tempos, acabam tendo sempre um desfecho bem conservador. Nossa, escrevi uma carta, é que estou a muito tempo só escrevendo em casa, sem ter com quem discutir, ando com saudades de trocar umas idéias tipo sala de aula da PGI. Abraço, Teresa.

Renata disse...

Lola,
não tenho mais escrito pq entrei num emprego q tem acesso restrito à internet e pq meus horarios estao super loucos... mas de vez em qd, qd faço horarios da madrugada como hoje, leio vários posts num só dia...
e continuo adorando oq vc escreve. Aliás, vc já virou referência entre eu e a ju... de vez em qd eu ou ela falamos alguma coisa e já nos olhamos e falamos "a Lola ia super me xingar por isso q eu disse" ou "a Lola tinha q ler isto aqui" e assim por diante...
bom, só queria mesmo deixar um abraço...

www.oraculodelesbos.blogspot.com

Dgsantos disse...

Tem palavra pra isso em português sim... MALA!

lola aronovich disse...

Li, vc ta provocando com essas perguntas indiscretas! Pior que perguntar a idade! Alias, a idade eu falo numa boa.


Maria Teresa da PGI?! Que bom te ver por aqui! O Fantasma! Eh mesmo. Tinha me esquecido totalmente do filme com o Billy Zane, que realmente foi uma porcaria! Merecia estar na lista. Eu escrevi sobre Eu sou a Lenda sim. Eh so digitar na busca que a critica deve aparecer (talvez nao em primeirissimo lugar). Falaram da atriz brasileira? Estanho, mal dava pra falar nela porque, como o Will Smith tinha que ser o ultimo sobrevivente humano na Terra, a presenca de uma outra humana seria meio que um spoiler. Mas o papel dela eh bem importante. Tomara que tenha chamado a atencao! Mas eh verdade isso que vc diz, filmes que fazem criticas muitas vezes tem final conservador. Ninguem quer ofender ninguem e perder publico!
Agora vc so ta ficando em casa? Acabaram as aulas? Ja ta na fase ultra-solitaria da tese? Faca como eu pra nao se sentir tao sozinha: comece um blog! Quer dizer... Nao, nao eh uma boa ideia! A tese fica em segundo plano. Apareca, Teresa! Abracao.

lola aronovich disse...

Re, eu sei, tenho acompanhado a sua ausencia (ficou poetico!). Fico muito feliz que vc esteja bem, com um novo emprego e com a namorada de volta. Manda um abracao pra Ju! O ingles dela melhorou um monte apos os meses na Inglaterra? Porque tenho a impressao que o meu piorou! Eh possivel isso? Que fofinho eu ser referencia entre vcs! Mas agora to muito curiosa em saber O QUE que eu xingaria se ouvisse. Vamula, conta! Abracao pras duas, mas nao deixa o seu blog de lado, nao. Quando sai um post sobre For the Bible Tells me so?


Daniel, mala eh uma boa palavra pra esse tipinho. Mas nao tem um termo mais tecnico?

Renata disse...

Ai Lola nem lembro mais... vou perguntar pra ela, a memória da Ju é otima pra essas coisas... dae vc pode me xingar depois haahauhauaha
Ela disse que o inglês dela piorou também... mas eu não achei.
E o blog não vou abandonar não, me dá muito prazer ter esse contato com as pessoas. Outro dia recebi um recado de uma mãe agradecendo por um post, disse que fez ela repensar algumas coisas. Fiquei animadíssima como vc pode imaginar... esse é o tipo de coisa que me motiva a continuar escrevendo.
Só que o post sobre For the Bible Tells me So está sendo adiado faz horas pq eu preciso achar a legenda em português antes. Se vc tiver me passa, pq me propus a, pelo menos enquanto der, só falar de coisas disponíveis pra quem não fala inglês fluentemente.
Um abraço,