sábado, 5 de julho de 2008

RESULTADO DA ENQUETE: O FABULOSO ALMODÓVAR

Olha só o Banderas rapazinho em Mulheres à Beira... (1988)!

Quando coloquei no ar a enquete do melhor filme do grande Pedro Almodóvar, pensei que haveria uma disputa acirradíssima entre Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e Fale com Ela (2002), seus dois melhores filmes, na minha opinião. Mas não aconteceu. Fale com Ela largou na frente e se manteve na dianteira durante todo o tempo. E ganhou, com 25% dos votos. Tudo Sobre Minha Mãe só conseguiu diminuir a vantagem no final. Acabou ficando em segundo, com 19%. Eu amo esses dois filmes de paixão, ambos me fazem chorar baldes, e ainda bem que tenho dois computadores pra poder votar nos dois.

Em terceiro lugar, com 15%, veio Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), mais um ótimo Almodóvar, e o que o fez famoso internacionalmente. Acho que até Mulheres ter sido indicado ao Oscar, ou eu não conhecia o diretor espanhol, ou havia visto Matador (1986) sem saber de quem era. Depois vi todos os outros (não tenho tanta certeza sobre O Que Fiz Eu para Merecer Isto?). São bonitinhos e tal, mas imaturos, digamos.

A Má Educação ficou em quarto lugar na enquete, com 13%. Pra mim, não se compara a suas duas melhores obras, mas não dá pra negar que seja um filmaço. Eu o colocaria no mesmo time de Volver, mas vocês não pensaram assim. Volver só recebeu 5% dos votos, o mesmo que Carne Trêmula (que eu também amo).

Fiquei surpresa por Ata-me! ter recebido 7% dos votos. Eu não gosto não. Acho que o Almodóvar passou por uma fase difícil na primeira metade da década de 90. Ah gente, não dá pra comparar os filmes que ele fez nesse período (Ata-me!, De Salto Alto, Kika, A Flor do Meu Segredo) com a sua filmografia recente. Ele só criou filmes maravilhosos de 97 pra cá. São cinco maravilhas seguidas: Carne Trêmula, Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela, A Má Educação e Volver. Que outros diretores atuais podem ostentar uma obra dessas de cinco acertos consecutivos? E mais: é tudo roteiro original, escrito ou co-escrito por ele. Não são adaptações de peças ou livros. Nada contra adaptações, óbvio, mas numa época em que há tantos remakes, é raríssimo um auteur com tantos roteiros escritos diretamente pras telas. Isso ajuda pra que Almodóvar tenha a sua voz própria, o seu estilo inconfundível.

Mas pouca gente (só 51 pessoas) votou na minha enquete. Não sei se é por não conhecerem direito o Almodóvar, ou pelo Explorer ter dado problemas. Se a baixa votação foi por causa do pouco entrosamento com o diretor, não por isso: todos os filmes mais recentes dele estão em dvd. Assistam, porque Almodóvar é único. E ele tem um blog (um pouco defasado).

Bom, aproveitando a aclamação de Wall-E (vi a animação ontem; publico a crítica semana que vem) e o amor que tanta gente tem pela Pixar, vamulá: qual o melhor longa do estúdio? Saibam que eu não trocaria todos os sucessos da Pixar juntos por um dos grandes filmes do Almodóvar...

Muitas homenagens a Um Bonde Chamado Desejo e A Malvada em Tudo Sobre Minha Mãe

25 comentários:

Leo disse...

Achei o resultado da enquete bastante justo. Talvez colocasse Volver na frente de A má educação. Mas no geral foi bem correto. Também não gosto muito de Ata-me...
Acho que o problema do Explorer colaborou muito pra redução dos votos. Eu pelo menos só pude votar uma vez! :P

Anônimo disse...

Lola ..sou uma grande fã do Almodovar tb..queria muito ter votado mais..mas gostei do vencedor..esse confesso ainda não vi...mas Tudo sobre minha mãe..adorei!( sou uma manteiga derretida chorei muito..precisei de lenço).

Renata disse...

AMO Mulheres a beira, inclusive votei nele, mas tb gosto de Fale com ela, tudo sobre minha mãe e Volver.

L. Archilla disse...

oi, Lola! Já te linkei no meu blog, obrigada pela visita!
sobre o Almodóvar... diferente da maioria, adoro Ata-me e votei nele! ahhaha...
fiquei em dúvida entre ele e Mulheres à Beira. Acho que Fale com Ela e Má Educação sem dúvida são mais fortes, mas na hora de votar optei por aqueles mais lights, que a gente vê 20 vezes por dia e não enjoa.
de qualquer maneira, escolher entre o melhor filme do cara é tipo decidir qual é o filho preferido. ou o gato preferido, no nosso caso. hahah

Kaká disse...

Eu fiquei entre Tudo sobre minha mãe e Fale com ela, dois dele que eu mais gosto. Acabei votando no Tudo sobre minha mãe. Eu também adoro Mulheres a beira, acho super divertido. E vc tem razão, de 1997 pra cá ele só acertou.
Vou ali voltar na próxima. :)

Anônimo disse...

Lola, confesso que votei duas vezes! Uma vez em Tudo Sobre Minha Mãe, que é meu favorito do Almodóvar e na outra, em A Má Educação, afinal, qualquer filme que trouxer o Gael em trajes menores merece meu respeito! LOL! Sou grande fã do Pedro e dos filmes que vc colocou na enquete, o único que considero ruim mesmo é o Ata-me. Não consigo gostar desse. Não sei se é uma boa sugestão, mas ontem eu estava assistindo Coração Satânico e me ocorreu a idéia de, quem sabe, vc fazer uma enquete sobre o melhor (ou mais legal, sei lá) interpretação do demônio no cinema. Tem uns candidatos interessantes, como o De Niro, no filme já citado, o Jack Nicholson (As Bruxas de Eastwick), o Al Pacino (Advogado do Diabo) e tem alguns candidatos mais fracos, como o Gabriel Byrne, o Viggo Mortensen e o cara lá de Constantine. Você poderia também fazer uma enquete a respeito dos filmes do Tim Burton ou do Mike Nichols, ou perguntar qual o melhor filme de super-herói (aí incluídos os filmes do Batman, Homem Aranha, Hulk, X-Men e Homem de Ferro, enfim). E entrando no clima de animação, a próxima poderia ser sobre os clássicos da Disney (Branca de Neve, O Rei Leão, Fantasia, Alice no País das Maravilhas e Dumbo). Não sei se são aproveitáveis ou se chamariam a atenção do leitor, mas de qualquer forma, estão aí, não custa nada dar um pitaco, né? Adoro seu blog, Lola.

Paula disse...

Como assim Tudo sobre minha mãe não ganhou disparado? Pra mim é o melhor do Almodovár, seguido de Fale com ela, off course - mas com uma boa distancinha. Concordo ctg, os anos 90 não foram uma boa década pra ele. Tô tri curiosa pra ver o próximo filme dele. Quando será q ele vai errar a mão de novo?

lola aronovich disse...

É, Leo, vc tem razão. Provavelmente o Explorer atrapalhou. Pra falar a verdade, eu costumo votar duas ou até 3 vezes. No meu laptop, no Explorer e no Mozilla, e no computador do meu escri, que só tem Explorer. Portanto, nessa enquete, só consegui votar uma vez. Eu tinha que votar pelo menos duas: uma em Tudo Sobre minha mãe, outra em Fale com Ela.


Lú, não viu Fale com Ela? É bárbaro! E é incrível, porque é totalmente diferente de Tudo sobre minha Mãe. Não é que o Almodovar se encostou no sucesso dele e ficou fazendo o mesmo filme. Esses cinco últimos filmaços dele são muito diferentes um do outro. Isso tb é talento! Ah, acho que, desses cinco, acho que não chorei nos dois mais "masculinos", Carne Trêmula e Má Educação. Nos outros 3 chorei bastante. Tudo sobre minha mãe, então, foi um dilúvio!

lola aronovich disse...

Renata (matteo irma), eu tb amo Mulheres. Tenho o DVD em casa. Tudo sobre minha mãe vc não gosta?


L. Archilla (seu nome é Lilian?), é, Ata-me eu não gosto. Mas Mulheres é muito divertido. Sei que é difícil pedir pra escolher só um, porque o Almodóvar é fantástico, e fez muito filme bom. É nossa escolha de Sofia, né?


Kaká, CINCO filmões seguidos. É de matar de inveja qualquer diretor...

lola aronovich disse...

Sadie, por mais que eu goste muito de Má Educação, pra mim nao ta no mesmo nivel de Fale com Ela ou Tudo sobre minha mae. Pode ser porque os outros eu consegui ver no cinema, e Ma Educacao, so em dvd, e bem depois (por isso nao tenho uma critica sobre ele).
Adorei as sugestoes pras enquetes, vou adotar todas. Quer dizer, tenho duvida sobre a do demonio. Se fosse lancado um filme com demonio, ai teria mais gas. Sera que muita gente se lembra de Bruxas de Eastwick e Coracao Satanico? Eles tem 21 anos de idade! (e nao sao graaaandes filmes).
Sobre super-heróis eu tava pra fazer mesmo, e ia incluir Hancock.
E sobre as animações, eu queria fazer uma enquete misturando estudios, mas aí complica, né? Sua sugestão de só filmes da Disney é melhor. Pode sugerir sempre! (e os outros leitores tb).
Aliás, qual o próximo trailer que devo criticar? Tava pensando em Arquivo X: I Want to Believe. E nuns outros que vi no cinema ontem. E no de The Women. Será que já tem legendado em portugues?


Paula, é uma luta escolher entre Tudo e Fale. Como eu disse em algum comentário, os dois sao fabulosos - e MUITO diferentes entre si. Só a primeira métade da década de 90 nao foi boa pro Almodovar. Em 97 ele ja fez Carne Tremula, que é muito, muito bom. Acho que foi o começo da maturidade dele. E Tudo sobre minha mãe é de 99, não é? Fiquei procurando a critica que escrevi sobre o filme, porque tenho certeza que escrevi, mas... é uma das minhas criticas perdidas pra sempre (pane no computador pré-2000).
Espero que o Almodovar nao erre tao cedo. Ele parece muito seguro, sabe? Maduro mesmo.

Mica disse...

Não pude votar na outra enquete e nem posso nessa. Só assisti dois filmes do Almodòvar (eu acho), que foi Má Educação e Mulher A Beira de Um Ataque de Nervos. Não lembro se já vi outro...
Os da pixar, bom só vi Toy Story e Os Incríveis, o que me deixa na mesma horrível situação da votação do Almodóvar :-(

Mica disse...

Não me fale em Arquivo X....estou MORRENDO de vontade de assistir o filme e sabe Deus quando esse negócio vai chegar em Florianópolis.

lola aronovich disse...

Miquinha, Miquinha... Vc fica vendo esses sci fi da vida e deixa de lado um Almodóvar?! Como que pode? Pegue correndo Fale com Ela e Tudo sobre minha Mãe. E aproveita e pega Procurando Nemo também. Ah, tendo visto 2 da Pixar já dá pra votar na enquete. Ninguém votou nos Incríveis ainda?! Seja a primeira.
Acho que Arquivo X será o último filme que verei aqui nos EUA. Não estréia no Brasil no dia 25 de julho, mesmo dia que nos EUA? Esse vai passar em Floripa, não se preocupe. Mas o trailer... Eu, hein?!

Anônimo disse...

Seria legal se vc comentasse o trailer de The Curious Case of Benjamin Button (parece bem interessante, embora eu não suporte o Brad Pitt.), Blindness, o teaser de Australia ou Burn After Reading, o novo dos Coen. Tenho a impressão que pelo menos o Benjamin, Australia e Burn After Reading (mesmo com a vitória dos diretores no ano passado) poderão estar na Awards Season, ali entre os indicados. Quanto a Blindness tenho dúvida porque esses críticos querem saber mais da história que o Saramago, que aliás, deixou claro que o filme está aprovadíssimo, tá até em vídeo e tudo (bem emocionante, até).
Bruxas e Coração Satânico não são graaandes filmes, mas não são tão esquecíveis assim. Eu, pelo menos, vi o primeiro na infância tantas vezes que acho que sei decorado. E não dá para esquecer o De Niro comendo aquele ovo cozido em Coração. Enfim, vc vai usar as enquetes? E se for, vai manter os candidatos?

lola aronovich disse...

Obrigada pelas dicas, Sadie. Prefiro criticar os trailers que já estão legendados em português, porque não são todos os meus leitores que entendem inglês. Será que este do Brad Pitt e o último dos Coen já tem trailer com legenda? Blindness eu critiquei em abril, tá aqui.
Ah, eu vi esse vídeo do Saramago comovido, e adorei.
Vou usar as enquetes sim, Sadie. Super obrigada pelas dicas. Eu tento fazer mais ou menos uma enquete por semana. E uma crítica de trailer por semana também, às quartas.

L. Archilla disse...

ah, sim, meu nome é Lauren. :)

sobre os filmes da Disney, eu incluiria os de princesa, mas quem não foi criança e menina no começo da década de 90 deve odiar todos! haha

bjs!

Anônimo disse...

Eu votei em tudo sobre a minha mãe. Foi o segundo filme do Almodovar que eu vi...o primeiro tinha sido Fale com ela. E até então nunca tinha imaginado que ele fosse tão bom. Os demais ainda não consegui ver nada, mas acho que mais ninguém tem feito cinema daquela maneira.
Ah, eu votei em Ratatui, que para mim é o que a pixar fez de melhor, ainda não vi Wall.e, e Procurando Nemo também é ótimo, tem muito mais senso de humor, por isso foi uma decisão dificil. Mas Ratatui me deixou tão mais empolgado que premi o mouse confiante.

Mica disse...

Mas o que eu posso fazer se sou completamente apaixonada por sci-fi? É o meu gênero preferido!
Mas eu sei que estou em débito com o Almodovar. Eu hei de assisti-lo, don't worry.

Julio Cesar disse...

Dos últimos cinco só não consegui ver Fale Com Ela ainda. Mas no final do mês o Telecine Cult vai fazer uma semana inteira dedicada ao Almodóvar com 7 filmes dele. Vou fazer inveja a umas pessoas!

Anônimo disse...

Eu já conhecia bem o Almodovar antes de ele saltar para a ribalta e ter direito a tapete vermelho. Gosto das obras mais recentes, mas acho que se perdeu parte do kitch e da "dureza" dos primeiros filmes, quando ele ainda lutava e esperneava por um lugar ao sol (ou focos de hollywood). Para conseguir esse tão almejado lugar teve de fazer concessões (claro), deu uma volta mais comercial, refinou os textos, apelou menos ao kitch e mais ao glamour...enfim evoluiu. Mas o "puro" Almodoval esse é o dos anos 80/inicio de 90!

lola aronovich disse...

Lauren, é, quando eu fizer enquete dos melhores da Disney, terei que incluir sereias e princesas. Não tem como deixar de fora!


Pois é, Cavaca, o Almodóvar é único. Ele não tem medo de ser melodramático, o que é raro hoje em dia. Ele é tão Douglas Sirk... Só que muito melhor, na minha opinião.
Desses filmes da Pixar, eu gosto mais de Nemo, justamente por causa do humor.


Mica, eu sei, eu sei, todo mundo tem uma queda por um gênero ou outro. O seu é ficção científica. Mas veja o Almodóvar também. Ele é demais.

lola aronovich disse...

Que legal, Julio. Sete filmes do Almodóvar?! Vai fazer inveja a MUITAS pessoas. Inclusive eu! Eu tenho em dvd lá em casa Fale com Ela, Tudo sobre minha Mãe e Mulheres à Beira. Os outros não tenho...


Ah, Mary, não gosto muito de falar de "pureza" na arte. Não acredito nisso. O Almodóvar era mais kitsch nos anos 80, sim. Mas, pra mim, o que mudou foi que ele deixou de fazer comédias, algumas tolinhas, outras geniais, como Mulheres, e passou a se dedicar aos dramas. Seus últimos cinco filmes são dramas. Não vejo concessão nenhuma dele ao cinema comercial. Em Tudo sobre minha mãe dois personagens são travestis. Quem mais faz isso? Em Fale com Ela ele para o filme pra mostrar o Caetano cantando, e depois mostra um curta com uma vagina gigante. Que concessões, Mary? Pra mim ele amadureceu, os roteiros ficaram melhores. Mas o que mais me espanta é que ele consiga ter apelo comercial mesmo incluindo temas que estejam tão distantes do padrão hollywoodiano.

Chicória disse...

Eu fui uma das que votei em Ata-me!, porque foi o primeiro filme do Almodóvar que assisti e foi por causa dele que virei uma fã, por ter me fisgado direitinho com suas cores (a primeira vez na vida que eu tinha visto cores como aquelas num filme) e sua sensualidade (um galã como Antonio Banderas era raro na época, além da tórrida cena de sexo passando em pleno Supercine). Gosto muito de todas as fases do diretor, aliás pra mim essa é uma das coisas mais encantadoras num artista de verdade, podermos ver em seus trabalhos seu desenvolvimento pessoal, o surgimento de novos valores com que ele passa a tomar contato... Não que os trabalhos mais recentes sejam sempre melhores, mas sim por ser mesmo algo que reflete suas vivências e reflexões atuais.

lola aronovich disse...

Ata-me eu não gosto, mas sem dúvida, Lilian, uma das coisas que une toda a obra do Almodóvar é a explosão de cores. São todos filmes muito coloridos. É sua marca registrada, o que o torna esteticamente fácil de identificar, e único também. Muita gente acha isso kitsch (se bem que no bom sentido). E esse ponto do desenvolvimento dele é muito atrante. A gente pode ver um grande diretor, que não deve nada aos grandes de décadas passadas, "evoluir" bem na nossa frente. Eu acho seus últimos cinco filmes muito melhores que tudo que ele fez antes (exceto Mulheres à Beira...), mas há gente que prefere os do início de sua carreira. São gêneros muito diferentes. Mas se ele só tivesse feito "Pepe... e y otras chicas de montón" (ou Ata-me), pode apostar que ele não seria reverenciado como é hoje!

Unknown disse...

Ainda dá pra votar, Lola?! Eu voto em Carne Trêmula. Pra mim, depois de "Mujeres al borde..." é tudo de bom! Aliás, estive em Madri em maio e passei por uma loja cujo nome era uma referência direta ao "mestre": "Madrid me mata!". A "logo" era um rostinho desenhado de moçoila com cabelinho tipo Amy Winnehouse e um olhar provocante. Evoé, Almodóvar!