quarta-feira, 23 de julho de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: ARQUIVO X – EU QUERO ACREDITAR

Crítica do filme aqui.
O título parece uma piada no estilo “eu ajeito e você chuta”. Ele tá pronto pra toda es
pécie de gracinha. Sim, eu também quero acreditar que o filme que estréia no mundo esta sexta não seja tão hediondo quanto o trailer. Sim, eu quero acreditar que os fãs ainda têm interesse em ir ao cinema prestigiar uma série que pediu a conta há seis anos. Sim, eu também quero acreditar que essas bobagens metafísicas e extraterrestres deixem de interferir no amor entre Mulder e Scully. Aliás, eu quero acreditar que alguém ainda conheça esses nomes, sem ter que procurá-los na internet. Eu tive que fazer uma busquinha, mas eu sou uma velhinha caquética com apagões de memória, e nunca fui fã da série. Agora, o que me espanta é que outro velhinho caquético – o maridão –, que não perdia um só episódio na TV aberta, que imitava a musiquinha, e que vivia repetindo o chavão “A truta tá lá fora” (versão brasileira nerd pra “the truth is out there”), me disse que não estava muito entusiasmado. Suponho que a série tenha fãs mais empolgados, como a Mica? Eu vi vários episódios e o primeiro filme, de 1998, e eles não eram ruins. Mas não me peça pra recordar qualquer cena ou personagem porque será impossível. Lembro apenas que tinha um Mulder e... como é o nome da outra mesmo? Eu também nunca sabia quem era quem.
Mas o David Duchovny é uma gracinha, e a Gillian Anderson é, ahn, ruiva, e juntos ele formavam um casal com bastante tensão sexual que por algum motivo nunca dava samba. No trailer vemos um beijo tão rápido que mais parece um selinho. Será que agora a coisa anda? Só isso não é suficiente pra aguentar um padre que fica falando “Você tem que acreditar!” e “Está aqui!” umas quinhentas vezes num espaço de dois minutos. Isso da polícia/FBI depender das visões de um vidente já tá meio batido desde o ótimo A Hora da Zona Morta, que é de 83. E essa musiquinha sacra já tava em A Profecia. A dúvida é: vão apresentar alguma novidade ou será tudo um requentado nos implorando pra ter muita, muita fé? Nota 1.

16 comentários:

Nita disse...

É, o trailer realmente não me chamou a atenção. Além disso eu nem assistia Arquivo X na tv...assistia assim, quando não tinha mais nada para fazer sabe?

Andie disse...

Eu era ultra fa da serie (nao assistia religiosamente mas tentava, e ja li todos os livros que sairam com narrativa dos episodios), e detestei o primeiro filme. Nao consigo imaginar porque alguem ia ter a idea de que trazer o Arquivo X de volta (e o cinema americano nem anda com a mania de alienigenas que tinha ha 6-10 anos atras!) era brilhante, e nao consigo imaginar quem que ainda "cares" pra serie! Sera que esse filme tem chance? Que preguica!
(sem contar que o David Duchovny eh gracinha sim, mas muito melhor em comedias..) :)

Unknown disse...

Eu gosta da musiquinha,ela está no meu inconsciente e me dá um pouco de medo, mas ela só aparece no final do trailer. Deveriam aproveitar melhor esse artificio que a trilha sonora pode causar.

Mica disse...

Que coisa! Como você foi maldosa com a minha série favorita entre todas as outras séries (e olha que eu sou aficcionada por séries, heeheh). Estou contando os dias para assistir o filme. Nâo tenho a menor esperança que será maravilhoso (mas segundo o próprio CC não tem a ver com a mitologia da série e mais com os típicos episódios monstros da semana), mesmo assim estou tão ansiosa que meus olhos brilham só de ver o X em qualquer lugar ^_^.
Agora, confesso, a parte do trailer que mais me empolgou foi o tema de Arquivo X tocando bem no finalzinho.

Agora, saber se a coisa entre Mulde e Scully andou eu não sei. Mas imagino que sim, já que a série estabeleceu que o bebê da Scully era dele e que eles de fato tinham um relacionamento no final.

Lola, minha querida Lola, como pode dizer que mais ninguém lembra quem foi Mulder e Scully fora da internet!????
O DD é uma graça, sempre será, mas a Gillian Anderson (que eu acho maravilhosa) deveria engodar uns quilinhos. Cada dia ela está mais magra, chega a me dar dor de olhar.

Dgsantos disse...

Eu era muito fã da série, não perdia nada, mas não estou muito empolgado pra ver o filme (talvez seja a ressaca de "cavaleiro", he, he).
Vi o trailer, e me pareceu apenas mais um episódio. Mas talvez a idéia seja mesmo essa...

Liris Tribuzzi disse...

Poxa, Lola. Você é mais cética que a Scully nos primeiros anos da série... Tudo bem que eu não era nenhuma aficcionada , mas eu sofri influências da minha tia, essa sim uma viciada. Quando pivetíssima, morria de medo toda vez que tocava a musiquinha (se bem que tudo que me lembrava de ets me dava desespero, até a música do Fantástico). Mas eu superei o pavor todo e adoro a série! E tô contando nos dedos, já faz tempo, os anos pra ver esse filme. Só não sei qual vejo primeiro semana que vem, Arquivo X ou Batman.

lola aronovich disse...

Nita, pra quem nao era fa da serie, o filme nao deve interessar mesmo. Se mesmo pra quem ja era fa nao interessa tanto...


Andie, eh o que todo mundo se pergunta: a serie ja saiu do coletivo das pessoas, e o filme de 10 anos atras nao deixou saudade. Logo, por que um novo filme? Mas pelo jeito os produtores estao contando com um mega sucesso, porque vai ser a principal estreia do MUNDO na sexta. Estranho, ne? Talvez criando um mega-evento todo mundo se sinta forcado a ir ao cinema? Quanto ao Duchovny, ele eh bom pra comedia, mas escolhe cada papel...

lola aronovich disse...

Clau, a musiquinha eh muito legal mesmo. Vamos ver como sera usada no filme.


Miquinha, eu sou maldosa mesmo. Eu sabia que vc iria discordar. Vc eh a maior fa de Arquivo X que eu conheco! Olha, juro, de coracao: espero que o filme seja otimo. Mas o trailer eh tao fraquinho... Imagino que o filme seja melhor que o trailer.
A Scully tem um bebe do Mulder?! Tai, essa parte eu perdi.
Nao, nao quis dizer que ninguem fora da internet saiba quem eh Mulder e Scully. So que eu tive que checar na internet. Alias, nem lembro o que falei, mas devo ter me expressado mal.
Eh verdade, a Gillian ja teve mais carne, ne? Ah, quando eu falei algo do genero sobre a Angie numa critica a Colecionador de Ossos teve uma pessoa que ate escreveu pro jornal pra defender a magreza extrema da Angie! Nao quero citar nomes, mas...

Juliana disse...

Pode acreditar!!!
Eu fiquei empolgadíssima quando soube que Mulder e Scully estão de volta, estou esperando ansiosamente pelo filme, mesmo que seja uma bosta. só pra ter o prazer de ver Arquivo X de novo. Tudo bem que total parei de ver a série do final porque ficou muito chata, mas sim, ainda sei os nomes deles e sim, vou ao cinema ver =)

lola aronovich disse...

Daniel, tem razao. O trailer pareceu mais um episodio (e nao um episodio marcante). Acho que os produtores nao quiseram revelar muito no trailer. Pelo menos ESPERO que seja esse o motivo do trailer ser tao pifio.


Li, ter medo da musiquinha do Fantastico eh normal! Quem nao tem? Ela simboliza o fim do domingo (e do fim de semana) e o comeco de uma ardua semana de trabalho... Ah, legal que vc esteja morrendo de vontade de ver Arquivo X, Li. Mas nao vai perder Batman, hein? (nao da pra ver os dois no mesmo findi? Muito caro?).

lola aronovich disse...

Juzi querida, depois que vc revelou que gosta de TUDO quanto eh filme, sua opiniao nao me surpreende mais.
Brincadeirinha! E ai, como vai a mono? Acabou ou continua lendo noticias sobre ovelhas na Inglaterra? Abracao!

Liris Tribuzzi disse...

Mais de um filme no mesmo dia só quando tem promoção de filmes nacionais a dois reais, aí dá. E ver mais de um filme pagando um é complicado, tem vários 'lanterninhas' de olho em você. A única vez que eu tive a clara oportunidade entrar em outra sessão e pegar o filme ainda nos trailers, não tive coragem...

Juliana disse...

Ai que maldade, eu não gosto de TUDO quando é filme, só de filmes chineses trash que marcaram a minha infância. Aliás, viva a internet! Achei o filme no YouTube e assisti de novo, nossa!!! Foi sensacional!! O nome mais conhecido do filme em inglês é Aces Go Places. O mais legal foi me tocar que eu realmente tinha uma quedinha pelo chinês e descobrir que ele tem a idade do meu pai hoje em dia, haha, que tal? Também descobri que o cara é lenda em Hong Kong, super famoso. E que o Missão Maluca tem 2, 3, 4 e 5!! Vi o 2, mas era muito, muito ruim... a história mais mal contada e mal amarrada que já vi na vida, mas deu pra dar umas risadas. Mas o primeiro acho que vou continuar adorando, provavelmente por lembranças da infância.

Acabei a primeira versão, agora vou dar umas vinte mil revisadas, esperar a Anelise mandar de volta, essas coisas, e aí te mando. Tá uma bosta, mas vamos ver se melhora, hehehe...

Não li mais sobre estupradores de ovelhas na inglaterra, mas prometo que te conto quando ler, tá? hahaa

Super virou e-mail isso aqui, mas vai por aqui mesmo. =)

lola aronovich disse...

Li, aqui nos EUA, pelo que eu vejo, eh bem comum ir a mais de uma sessao pagando uma so entrada. Depende do cinema, mas os multiplexes sao muito grandes, e nao ha tantos funcionarios. E os que ha estao mais ocupados limpando sala e vendendo pipoca que vigiando. Eh como eu falei: juro que no comeco eu e o maridao pagavamos um ingresso pra cada filme. Mas logo fomos vendo que eh ate complicado pagar outro. Tem que descer, entrar na fila, pagar, subir de novo. Nesses dois multiplexes que vamos o maximo que precisamos fazer eh encontrar a sala. E nunca fomos importunados (talvez por sermos velhinhos?).

lola aronovich disse...

Ju, filmes chineses trash? Tem um de terror que meio que marcou a minha infancia tambem. Mas nao lembro com quem era, titulo nem nada. Algum dia vira um post e quem sabe alguem descobre?... Esses filmes em geral sao ruins mesmo, mas disseram alguma coisa pra gente, e isso eh importante.
Parabens, Ju! Acabou a primeira versao?! Isso eh o maximo! Acho que tendo a primeira versao o resto vai facil. Maravilha! Eu devia estar voltando com o meu first draft completo pro Brasil, mas so tenho 2 capitulos. Meu orientador vai me matar...

Juliana disse...

Eu quero acreditar que aquilo foi um filme do Arquivo X...