segunda-feira, 21 de julho de 2008

PRA SE PENSAR

Tá no ótimo livro da Naomi Wolf, The Beauty Myth: homens que batem em mulheres geralmente alvejam as partes sexuais ou que geram filhos (ou seja, a parte física que nos faz mulheres): barriga, seios, nádegas, coxas, vagina. São essas mesmas partes que serial killers mutilam nas mulheres. Por coincidência, são essas mesmas partes que os cirurgiões plásticos cortam nas mil e uma tentativas de aumentar a beleza. E são essas mesmas partes que as mulheres mais odeiam em si próprias. Olhe só onde chegamos: toda uma cultura misógina conseguiu fazer com que mulheres odeiem seus corpos tanto quanto misóginos odeiam o corpo das mulheres.

8 comentários:

Vinícius Linné disse...

Faz sentido...

Renata disse...

Nossa...fico arrepiada de pensar nisso...acho que sem nunca ter elaborado, raciocinado em cima disso, talvez faça sentido o pavor que sinto de cirurgias plásticas...

lola aronovich disse...

Anjo, faz mesmo.


Renata, eu concordo com a análise da Naomi Wolf. Se a gente se gostasse, se aceitasse, não ia querer ficar mudando tudo.

:-P disse...

Eu li o livro, ainda tenho. Só não consegui fazer todas as minhas tutorandas lerem,mas isso vai devagar.

Tem mto mais. Se vc tivesse como, poderia abrir uma enquete, tipo: quanto vc gasta com beleza por ano, e depois converter em cursos, etc.

Tá no livro e dá medo.

beijos

Anônimo disse...

Lolinha, seja minha musa da bondade e me explique oq o mito Hellraiser esta a fazer em um post tão sem graça HEHEHE ?
Meu primeiro filme de "terror", agora tenho que me dedicar a Lolaraiser e a reforma aqui em casa (por isso ainda continuo meio ausente) :D...

lola aronovich disse...

Malena, tomara que vc consiga fazer suas alunas lerem o livro. É um "eye opener". Realmente um livro importante. Pois é, não sei como faria uma enquete dessas, mas é uma idéia a se pensar.


Pedrinho, sem graça?! Tá, é um post curtinho, mas é um tema importante. Eu, por exemplo, nunca tinha pensado nisso que a Naomi Wolf coloca. E acho muito relevante. E a foto do Hellraiser... Tá, não tem muito a ver, mas tá ligado à auto-mutilação. E ele tá gritando. Vc acha que ele é um mito? Ninguém mais fala de Hellraiser... Eu vi os 3 filmes porque o maridão comprou um dvd em que o 2 e o 3 vinham juntos. O maridão nunca viu o dvd que comprou, mas euzinha aqui fui forçada a ver. Ah, é fraquinho! Tem um visual legal, mas...
Reforma na sua casa? Eu pensei que vc morasse com seus pais.

Anônimo disse...

HEHEHE Eu li o post, mas não entendi mto qual era a dele... vou tentar da outra chance.
Mas eu moro Lolinha, é que meu quarto e o da irmã que estão sofrendo um extreme make over. haha.

Achei coisa que nem lembrava mais da existencia... O maridão esta começando a cair no meu conceito, não gosta de Batman, compra Hellraiser e não assiste... oq será a proxima ?

lola aronovich disse...

A proxima do maridao? Nao sei, Pedrinho! Ja te falei da luneta?
Olha so, quartos da mansao pedristica sofrendo um extreme make-over! Que legal! Ainda vai sobrar espaco pra TV 50 polegadas?