quinta-feira, 31 de julho de 2008

MOSQUITOS: COMAM CARNE BRANCA

Outro dia estava no parque da universidade lá pelas 9 da noite, alimentando os esquilos (adoro que ainda não seja noite às 9; em compensação, lembro da época em que anoitecia às 4 da tarde), quando notei que alguém estava se alimentando de mim. Havia um enorme pernilongo saboreando minha carne, picando-me, inclusive, por cima da calça. Acho que foi a primeira mordida de mosquito que levei em dez meses de Detroit. Morar num lugar com inverno durante meio ano tem suas vantangens. Mas nem sempre foi assim. Escrevi essas duas crônicas quando fazia mestrado em Floripa e só ia pra Joinville no final de semana. Estou ciente que, quando voltar pra Santa Catarina, os pernilongos vão demonstrar mais saudades de mim que meus próprios gatinhos. A vida não é justa.

O ESPORTE DA MODA

Decidi travar guerra contra os mosquitos aqui na minha casa em Floripa. Curiosamente, na minha casa em Joinville não há tantos pernilongos. Deve ser porque, comigo longe, o lar não vê uma faxina faz tempos. Tenho uma conversa ilustrativa com o maridão pelo telefone, que atende morrendo de saudades. Eu suspeito e pergunto, romântica como sempre: "Ih... Você tá exagerando na saudade. Quequié? Acabou o dinheiro aí?". Ele: "Não, mas a casa tá tão suja...". Você pode estar pensando: que diachos mosquito tem a ver com isso? Pois é, meu desorientado leitor, acho que os mosquitos têm nojo da minha casinha em Joinville. A poeira excessiva não faz bem pra bronquite deles, sei lá. Só sei que todos vieram parar em Floripa. E eu cansei de colocar aqueles aparelhinhos elétricos que só os afastam do quarto. Quando preciso ir no banheiro à noite, lá estão eles, esperando por mim em fila indiana. Então agora é guerra. Passei a matar pernilongos com as mãos, na base do tapa. Quer dizer, eu tento. Alguns escapam. Tem outros que me dão rasantes, só pra provocar. Mas uma noite eu consegui matar sete! Parece pouco? Talvez pareça. O placar deve ter sido 7 a 70. Tentei 70 vezes e acertei 7, meio por sorte. Teve uns que gritavam "Olé!", os bandidos. Outros estão rindo até hoje. Mas sabe, toda vez que me pego numa dessas incessantes caçadas noturnas me lembro de um amigo. Ele conta que matou 35 numa só noite. Não sei se acredito. Ele tinha insônia e era japonês – provavelmente sabia kung-fu ou qualquer uma dessas artes marciais inventadas pelos chineses.

Eu realmente odeio mosquitos, mas a recíproca não é verdadeira. Eles me amam. Meu sangue é puro chocolate, e eles nem ligam pros noticiários que alertam sobre a obesidade mórbida ser um problema recente entre os pernilongos de Floripa. Afinal, eles podem perder peso se exercitando num esporte que é a nova febre da juventude mosquital: o Fuja da Lolinha. Os pernilongos se divertem, e os riscos à saúde são mínimos. Os cretinos!


DÚVIDAS PERTINENTES SOBRE MOSQUITOS

O que não entendo é por que os pernilongos nunca atacam o maridão. Ou será que eles só não o atacam quando ele está perto de mim? Ele diz que tem uma proteção natural porque é um exímio devorador de alho, mas o que eu acho mesmo é que os mosquitos olham pra ele, olham pra mim, e voam pra cima de mim, claro. O maridão é como se fosse um peito de frango pros mosquitos, e eu seria uma saborosa picanha. Até compreendo que eles me prefiram, mas sempre os aviso: "Olha o colesterol! Tudo que é gostoso faz mal! Comam carne branca!", e aponto pro maridão. Mas não tem jeito. Eles vêem em mim um buffet de sobremesas. E no maridão um rabanete. No entanto eu, sempre pensando em menus alternativos pros mosquitos, travei o seguinte diálogo com o maridão:

Amor, eu tenho uma dúvida.

Uma só? Você que é feliz.

É uma dúvida pertinente, indispensável pra sobrevivência humana. O que eu quero saber é: pernilongo pica gatinhos e cachorrinhos?

Não, com certeza não.

Por que não?

Porque eles têm pêlos. Hum, quer dizer, pica sim.

Você tá demonstrando muita convicção na sua resposta, amore.

Pois é, eu achava que não, mas de repente me lembrei dos dinossauros.

O que tem a ver?

É que os pernilongos picavam os dinossauros, como ficou cientificamente provado no filme do Spielberg.

Dinossauros eram peludos?

Talvez alguns tipos, mas eles eram como você, sabe, casca-grossa. E, se pernilongo consegue picar casca-grossa, consegue picar cães e gatos também.

E pernilongo pica o Tony Ramos?

Jamais!

Lembre-se da minha analogia: eu buffet de sobremesas, ele rabanete. Ou era repolho? De qualquer jeito, não existe mosquito vegetariano. E eu estou perdendo todo o meu sangue praqueles estúpidos.

12 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Odeio pernilongos!
Quando esses bichos me pegam, fica cada caroço...

Anônimo disse...

Eu sempre achei que mosquitos gostassem mais de carne branca, pois quando eu dividia o quarto com as minhas irmãs eles sempre vinham em cima de mim (conclui-se aqui que sou a mais branca das três). Diziam que era uma cena linda ver minhas irmãs dormindo... mas que me ver no meio da mosquitama era impossível...

Em casa com muitos mosquitos, bom mesmo é quando tem visita: hábito interessante dos mosquitos gostar de esperimentar outros sabores.

Fê Falleiro disse...

Minha mãe mora no interior do Rio Grande do Sul, nós costumamos brincar que a forma de execução, daquelas bandas é ser amarrado numa arvore nú e ficar lá até ser encontrado sem sangue no outro dia.

Suzana Elvas disse...

Lola, eu sempre fui petisco de mosquitos - moro perto de uma reserva florestal que, além de micos e uns raros tucanos, fornece um estoque inesgotável de pernilongos. Aprendi com a pediatra das minhas filhas que, se você ingerir sempre vitaminas do complexo B eles param de te picar - o seu suor passa a ser "fedido" para eles.

E se você mora em casa tenha sempre muitos, muitos crisântemos - é repelente natural de mosquitos. Isso (vitamina B + crisântemos + velas de andiroba) fizeram os mosquitos praticamente sumirem lá de casa. Uso aqueles repelentes elétricos nos quartos à noite, e normalmente se não ponho aparecem um ou dois, e assim mesmo alta madrugada. De dia tudo ok.

Bjs

Anônimo disse...

O pior de tudo é aquele zumbido quando se aproximam da sua orelha. E a espécie borrachudo, que deixam umas marcas e dão coceira, qual a finalidade dessa espécie na terra de qualquer maneira? Eles são como os répteis, não precisam de existir não é?

Anônimo disse...

eu sou um rabanete humano verde e resinoso só pode....só me lembro de ter sido mordidas algumas vezes na vida! Em compensação a minha irmã é um banana split com extra tudo! Quando fui a S.tomé onde há muita malária, fiz a prevenção claro, mas não usei repelente. Nem no meio da selva tropical eles quiseram saber de mim!!!

lola aronovich disse...

Li, eu também odeio pernilongos! Claro, tenho mais medo de baratas, mas mosquitos me afetam mais no dia a dia (felizmente não é todo dia que vejo uma barata, mas mosquito...).


Carol, que triste! Vc é uma das minhas então! A preferida dos mosquitos. Queria ver a gente no mesmo recinto só pra saborear a indecisão dos mosquitos... Tomara que a cabecinha deles explodisse de dúvida!

lola aronovich disse...

Puxa, Fernanda, já ouvi falar de formas de tortura assim (amarrando a pessoa nua) envolvendo formigas. Mas mosquitos?! Deve ser aterrorizante tb. Que horror, já pensou? Morrer de picadas de mosquito!


Ahá, Su! Sabia que morar numa reserva ambiental não poderia só trazer vantagens como ver esquilinhos, micos e tucanos. Então tem muito mosquito aí, é? Em Joinville tem, porque dizem que foi construída em cima do mangue.
Complexo B? Isso tem no alho? Porque o maridão diz que os mosquitos o picam menos porque ele come muito alho. (pra eu ingerir comprimido de qualquer coisa é complicado. Tenho um bloqueio psicológico! Nem pra ser hipocondríaca eu sirvo). Mas a idéia dos crisantemos parece ótima. Vou ver se dá pra plantar no meu jardim. Velas de andiroba? Não sou muito chegada a velas, fogo, cheiros... Elas têm cheiro?

lola aronovich disse...

Cavaca, não fale assim dos reptéis! Tadinhos, eles merecem existir, e acho que boa parte dos insetos tb. Mas podiam eliminar sem problemas de consciência baratas e mosquitos, né? (esse é um bom argumento pra não se acreditar num Deus misericordioso e bom. Ele criaria mosquitos e baratas? Ele colocou essas espécies asquerosas na Arca de Noé?). Mas sabe, eu sei que tem mais mosquito por aqui porque há cada vez menos predadores de mosquitos, tipo sapos e lagartixas. Prefiro mil vezes ter uns sapinhos no jardim (peço pra que fiquem fora de casa) que milhares de mosquitos em casa...


Mary, vc é a mesma Mary que reclamou do azar pelo pessoal descontinuar seus produtos favoritos? Bom, depois de ler sobre sua relação com os mosquitos, mudei de idéia. Vc é muito sortuda! Quisera eu ser um rabanete pra eles...

:-P disse...

MOsquito em Joinville???
Isso existe?
Achei que era coisa de praia aqui do Rio e de São Paulo!! o.O

lola aronovich disse...

Malena, o que não falta em Joinville é mosquito! Dizem que esta terra foi construída em cima de um mangue. Só não entendo o que Floripa, que fica a uns 180 km daqui, tem a ver com isso...

:-P disse...

Cara, praia é foda pra ter mosquito, não me pergunte o pq. Mas mosquito em lugar frio é a primeira vez que ouço falar. Em Friburgo não tem nem cheiro, em Lumiar nem se fala.
o.O
Beijooo