segunda-feira, 7 de julho de 2008

DIREITA, ESQUERDA, OU COLUNA DO MEIO?

Meu querido leitor cinéfilo Julio Cesar recomendou um teste que nos conta se a gente é de esquerda, de direita, ou bem lá nos extremos. Eu fiz e confere, porque pergunta sobre tópicos que realmente definem nosso espectro político, como nossa posição em relação ao aborto, porte de armas, direitos dos homossexuais, tortura policial, invasão de terras, liberdade, censura, regulamentação de mercados, etc. São apenas vinte perguntas de múltipla escolha, bem rapidinho. Jamais pensei que eu recomendaria um teste que foi publicado na Veja - que eu odeio -, mas taí, recomendo. Façam e voltem aqui pra avisarem o que deu. Eu assumo, muitas vezes erroneamente, que a maior parte dos meus leitores é de esquerda, só porque os (poucos) leitores(as) que comentam costumam concordar comigo. Mas imagino que não seja assim. Então façam o tal teste e me contem. Juro que não anoto o nome dos direitistas num caderninho negro.

31 comentários:

Mica disse...

Segundo o teste eu estou na centro-esquerda liberal. Acredito que o Estado deve se fazer presente em alguns setores da economia e não concordo com restrições à liberdade individual.

Vá lá..acho que é isso mesmo, mas não tenho total certeza.

Juliana disse...

centro-esquerda liberal

lembra que eu já tinha falado centro-esquerda? haha

há um tempo fiz um teste sobre qual candidato votar nos EUA (quando nenhum estava definido) e fiz o teste pra independente (entravam os republicanos e os democratas).
Era esse aqui é http://www.whoshouldyouvotefor.com/

O meu resultado deu o seguinte:

Barack Obama 70
Mike Gravel 69
Hillary Clinton 30
John McCain -30
Ron Paul -42
Mike Huckabee -57

Julio Cesar disse...

Mais um centro-esquerda liberal! Acho que não fui extremista pela minha indecisão em umas quatro perguntas então fugi dos "integralmente".

Chaves disse...

Centro-direita liberal.
Humm. Acho que confere...
Té.

Masegui disse...

Eu também sou centro-esquerda liberal, como a "mica".
Isso é bom ou ruim? é de comer ou de passar no cabelo?

L. Archilla disse...

extrema-esquerda liberal!

confere!

Santiago disse...

Lola:
Deu direita antiliberal; Pena que quase no centro, porque fiz uma força danada para dar extrema direita, baseado nas questões colocadas. Direito de homossexuais adotar uma criança? Faça-me o favor! Isso é pergunta política? Se gay que namorar problema de gosto, agora adotar criança é coisa para pai e mãe. Ser contra pesquisa com célula tronco? Deixa seu filho (seu, de qualquer um) precisar sair de uma cadeira de rodas que eu quero ver. A esquerda é cínica, demagógica e cara de pau e a direita é obtusa e seu espectro é enorme; muito maior do aparece no dia a dia, afinal a maior direita é a classe média, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e o pior é que se fingem de esquerda, ou liberais, porque são covardes.

Anônimo disse...

Eu sou centro-direita-liberal (seja lá o que for que isso signifique).

Anônimo disse...

Oi Lola!
Deu que eu sou uma liberal de esquerda, mas eu tenho a convicção de que esses conceitos são excludentes.
Na verdade, tenho uma posição anarquista, mas o conceito sempre foi tão mal interpretado que hoje já nem tento mais explicar o que realmente significa anarquismo...
Assim, entendo a falha do sistema!
Parabéns pelo ótimo blog.
Bjos, Flávia

Anônimo disse...

Ok, centro esquerda liberal também, só não sei se leste ou oeste.

Paula disse...

Esquerda moderada liberal. A favor de um Estado forte mas que não meta com os direitos individuais. É, acho que eu me colocaria mais a esquerda.

lola aronovich disse...

Miquinha, acho que, no geral, o teste bate.


Viu, Ju? Vc tinha falado, e o teste comprovou.
Ah, fiz esse teste que vc falou dos candidatos americanos. Também entrei como "independente". (Mas aviso a quem quer tentar: tem que saber bem inglês). O meu deu assim:

Mike Gravel 135
Barack Obama 121
Hillary Clinton 69
John McCain -6
Ron Paul -42
Mike Huckabee -102

Agora só resta saber quem é esse Mike Gravel...

Juliana disse...

engraçado é que a primeira vez que fiz também deu esse Mike Gravel em primeiro e o Obama em segundo. Agora eles quase que empataram. Acho que votei em mais "neutrals" dessa vez, não sei.

lola aronovich disse...

Eu também tive algumas que fugi do "integralmente", Julio. Mas vou comentar todas as questões e o meu resultado depois.


Camomila, como que alguém com esse apelido pode ser de direita?! Tem que mudar de nick (de posição política é mais difícil).

Kaká disse...

Eu fiquei no extremo liberal de direta, só porque eu "acredito que o estado não deve regular alguns setores da economia, nem interferir nas opções individuais do cidadão". Mais para Liberal do que para Direita no gráfico.

lola aronovich disse...

Ha ha, Mario, dá pra ver que vc é de esquerda... Em geral o pessoal de direita não tem um senso de humor tão escancarado...


Lauren, finalmente uma de extrema esquerda!

lola aronovich disse...

Ai, ai, Santiago, às vezes eu até me canso de estar sempre certa... Viu como, baseado num email seu pra mim, eu de cara deduzi que vc é de direita? E isso por causa de 3 ou 4 palavrinhas-chave. Deu o que deu. Então, Santiago, acho que vc tem que deixar de ser direita-envergonhada, disso de dizer que vc não se considera de direita, ou senão que até é, mas quem não é? Assuma! Não é estranho como um monte de gente de esquerda tem orgulho de se dizer de esquerda, mas o pessoal de direita vem com um discurso de "ah, não sei" ou "não gosto de rótulos"?
O que vc coloca no seu comentário indica que vc tem o que pra mim é um defeito, e que muita gente de direita tem: vc acredita em verdades absolutas, que as coisas são assim ou assado. E tem umas falhas de lógica também, Santiago. Como assim, pergunta sobre casal gay adotar criança não é pergunta política? É o que, então? Vc acha que política é só PT e PSDB? As feministas têm um slogan desde os anos 70, "the personal is political" (as coisas pessoais são políticas). Lá nos EUA, hoje, poucas coisas mostram mais se a pessoa é de direita ou de - bom, centro, porque esquerda mesmo tem poucos, o Michael Moore e mais uma meia dúzia - que direitos de homossexuais e aborto. É totalmente uma questão política.
E, pela ordem que vc escreveu, vc acha que o pessoal de esquerda é contra pesquisas com células tronco?
Vc deve ter notado que o teste mostra duas coisas (difíceis de separar): uma, o espectro político, esquerda ou direita; outra, liberal ou anti-liberal (relacionado mais a costumes, como posicionamento sobre direitos gays, porte de armas, aborto etc). Só sei que é muito raro encontrar uma pessoa de esquerda anti-liberal.

lola aronovich disse...

Ollie, eu já sabia, pelo que vc escreve no seu blog. Ficaria muito surpresa se desse esquerda pra vc.


Flávia, o maridão acabou de fazer o teste e deu pra ele liberal de esquerda também. Não acho esses conceitos excludentes. Acho que as pessoas se inclinam mais à direita ou à esquerda (mesmo as que juram ser de centro). Eu concordo contigo que é difícil hoje em dia explicar o que é anarquismo (ou inclusive ser anarquista). Apareça mais, e seja bem-vinda!

lola aronovich disse...

Cavaca, vc eu pensava que tava um pouquinho mais à direita! Engano meu!


O teste deu certo pra vc também, Paula? Acho que em geral ele acerta...

lola aronovich disse...

Ju, eu votei em dois "neutrals" porque tinha umas horas que eu não tinha a menor idéia do que tavam falando. Mas li que o Ralph Nader apóia o Mike Gravel, portanto... Eu sei que estou bem mais à esquerda que o Partido Democrata (nos EUA. No Brasil, agora que o PFL se auto-intitulou DEM, nem se fala).


Kaká, tá dando "liberal" pra quase todo mundo. Alguma coisa em comum, pelo menos!

Suzana Elvas disse...

O meu deu "centro-direira liberal".

Agora, comentando a questão sobre gays adotando crianças, num raciocínio pra lá de raso: ninguém questiona Adriano, Sócrates, Platão, Aristóteles e outros grandes do Mundo Antigo - todos gays (alguns bissexuais) que mantinham filhos adotivos às pencas (o de Adriano foi seu sucessor no trono de Roma, Antonino Pio); até onde eu saiba, nenhum deles "degenerou".

Santiago disse...

Lola:

Fora as bobagens racistas, porque alguém teria vergonha de se dizer de direita? Por que é rico; bem sucedido; nào depende da esmola do Sr. Molusco? Eu teria vergonha é de ser pobre com meu filho no sinal de trânsito; de depender de esmola, ainda mais desse governo. Todo pobre que ser rico e se consegue pelo talento, ou pela sorte imediatamente esquece o que era ser pobre (lembra? “ficou rico esqueceu da
gente”). O Sr. Molusco é a prova viva disso; (charuto, cubano, terno de US$3.000, avião novo, etc. políticas sociais severas que não o beneficiem eleitoralmente, nem pensar! ) deixou de ser pobre e acha que os seus antigos semelhantes o incomodam. Se não leu lei seus livros de campanha, leia, que vai ver. Se você não puder debater comigo de uma forma lógica, mesmo me colocando a alcunha de direita, (no último post eu quis dizer que aquelas perguntas só provam que quem as formulou é um débil mental) prometo não escrever mais.

Obs. Eu duvido que tenha mais gente pobre ou da classe rica que vote na pena de morte como a classe média. Pergunte aos seus amigos e vai ver; a classe média morre de medo e quer que todos sejam iguais a ela ou eliminados.

lola aronovich disse...

Su, tava curiosa pra saber como vc iria se sair. Centro-direita?! Essa eu não esperava...
Tenho um pouco de dificuldade, confesso, em acompanhar "argumentos" homofóbicos sobre como gays degeneram a sociedade, a instituição do sagrado matrimônio, e, no caso de adoção, as crianças.


Santiago, já te falei, e tá escrito no blog, que tô fazendo doutorado, né? O que quer dizer que não tenho muito tempo pra ficar discutindo com algum leitor. Portanto, vc pode escrever aqui a sua revolta, mas não sei se vou poder te responder. Não sei muito bem o que vc quer. Quer me convencer que o partido em que votei nas últimas quatro eleições presidenciais, e no qual vou votar novamente em 2010, não presta? Não vai conseguir. Ainda mais que vc não oferece nenhuma alternativa. Pra vc, parece que nenhum partido /candidato presta. Porque o seu passatempo não é propor alternativas, é falar mal da esquerda, ponto.
E não sei por que tanta gente tem vergonha de se dizer de direita. You tell me. Só sei que acontece muito. Talvez ainda exista um romantismo em ser de esquerda, mas de direita poucos querem ser. Menos os de extrema direita, os neo-nazis - esses têm orgulho. Mas veja aqui no Brasil. É muito mais fácil encontrar gente (de direita) se dizendo anti-PT, anti-Lula, anti-esquerda, anti-sicofantas, que pró alguma coisa. Por isso que eu te disse num comentário num outro post: se o PT acabar, a identidade de vcs acaba também. Vcs se alimentam de um inimigo comum. É só isso que une vcs.
E não entendo bem como os argumentos que vc (e tantos outros) usa são lógicos e racionais, mesmo que se limitem a falar dos charutos cubanos do Lula, e os argumentos contra vcs são... nem sei o que são, coisa de petelhos sicofantas fanáticos?

Liris Tribuzzi disse...

"centro-esquerda liberal. Acredito que o Estado deve se fazer presente em alguns setores da economia e não concordo com restrições à liberdade individual."

Acho que tô dentro da maioria. Pelo menos aqui.

Santiago disse...

Lola:

Você tem razão, não vamos chegar a lugar algum.

Abraço!

Anônimo disse...

É Lolinha acho que o pessoal q lê seu blog tem uma certa tendência de ser liberal e com um ou talvez dois pezinhos na esquerda.

Aproveito pra dizer que sinto medo quando alguém fala de homossexuais como se fossem seres do inferno e esquece que apenas o que muda para um heterossexual é o sexo da pessoa com quem vai pra cama. No resto são pessoais normais que vivem normalmente e que tem tudo para serem excelentes pais (até por que tendem a serem mais cobrados pela sociedade).

O meu deu Centro-esquerda liberal. Bem aquilo que me acho mesmo. Tenho algumas posições sobre economia que discordo do pessoal da esquerda, mas no resto me alinho com eles principalmente no quesito direitos individuais.

Anônimo disse...

Nossa se falou tanto aqui a respeito dos direitos dos gays que fiquei pensando um bocado nisso, ontem vimos um casal de gays passeando pela rua de mãos dadas, até trocaram um beijo, e no meu trabalho as vezes aparece alguns casais também que não existam em trocar caricías. No primeiro casal, eram homens, as pessoas olhavam para eles mas ninguém disse nada nem gritou Veado! ou coisas do tipo. Não é dificil ver os casais gays em lisboa agindo como um casal normal. No segundo casal, mulheres, davam-se as mãos sobre a mesa e ninguém no restaurante se importava. Mas sei que muitas vezes não é bem assim, especialmente em muitos outros lugares. Fiquei pensando que pô, deve ser dificíl muitas vezes querer abraçar a pessoa que vc ama e deixar de fazer isso pelo preconceito dos outros. Ser ofendido em público traumatiza. No Brasil há muitos assassinatos de ódio também contra homossexuais.
A sociedade não pode dizer para todas essas pessoas vocês não podem casar! Por quê não? É anti-religioso! Ok muito gay que eu conheço é religioso, e eles não querem propagar a homossexualidade pelo mundo até porque acho que nesse caso não se pode ser influenciado a ser. Enfim, tem muito agente matrimonial torcendo para essa lei do casamento gay dar certo para começarem a ficar ricos.
Na minha cidade há muitos anos havia duas mulheres gays que viviam juntas, e tinham um filho. O menino estudava comigo na quinta série, era o melhor aluno. Ele sempre ouvia que a mãe dele era sapatão, e que por isso ele era um veadinho. E ninguém se lhe juntava para brincar com medo de receber o mesmo rótulo. Em muito pouco tempo ele deixou a escola.
Se houvesse uma lei, mais casais gays se casariam e teriam seus filhos com direitos garantidos, e isso ajudaria que exemplos como esse acontecessem com menos frequência.

lola aronovich disse...

Li, tava mesmo pensando em como vc se sairia no teste... Que bom que deu esquerda! Posso respirar aliviada!


Marcelo, obrigada pela contribuição. Bom, de esquerda os meus leitores não parecem ser tanto, mas liberais eles são. O que faz sentido, né? Imagina alguém da direita cristã lendo este blog? Pode até ler, pra "know thy enemy", conhecer o inimigo, mas não vai ser uma leitura prazerosa.
Sobre os gays, olha, admito que tenho problemas pra entender uma mente preconceituosa. Não entendo direito porque as pessoas não podem simplesmente aceitar o diferente, deixar que cada um viva como quer. Com quem uma pessoa vai pra cama, com quem essa pessoa vive, tem filhos (adotivos ou através de inseminação artificial ou com mãe de aluguel ou whatever) ou não tem filhos, não tem nada a ver com ninguém. Sabe, eu uso um exemplo muito antes de ver a cena restaurada de "Spartacus" (em que o Laurence Olivier diz que algumas pessoas gostam de ostras). Eu detesto frutos do mar. Mas não vou proibir os outros de gostarem de frutos do mar. E, como não gosto de frutos do mar, não vou ficar obcecada por frutos do mar. Não vou ficar o tempo todo pensando nisso, ou falando contra eles. Mas os homofóbicos vivem falando mal dos gays. Não entendo isso.

lola aronovich disse...

Cavaca, que bom que vc tá refletindo sobre isso. Seria ótimo se todo mundo refletisse um pouco sobre como deve ser ruim não poder andar de mãos dadas com quem se gosta, ou mesmo dar um beijo em público (sem escândalos; a gente não tá falando de transar em público), só porque o casal tá fora de um padrão aceito pela sociedade. Imagina, como alguém pode se ofender por duas mulheres (ou dois homens) se darem as mãos num restaurante?! O que tem de errado nisso? Às vezes eu penso se não tem algo faltando na vida pessoal de um homofóbico. Será que, se a vida pessoal dessa pessoa fosse boa e plena, ela se preocuparia tanto condenando as outras?
É, isso que vc falou do casamento gay ser um negócio que rende muito dinheiro também confere. Aqui nos EUA, por enquanto, há apenas um estado que reconhece o casamento gay, que é Massachussetts (onde fica Boston). Agora passou na Califórnia também. Parece que o turismo em Massachussetts aumentou muito por causa disso. Assim como o casamento entre héteros, o casamento entre gays pode gerar muitos lucros. Vai sair perdendo economicamente o país/estado/cidade que não aprovar isso.
É triste como as crianças são cruéis. Qualquer um que seja minimamente diferente pode ser zoado e humilhado pelos coleguinhas. A escola deveria ser um lugar de tolerância, não de ódio. Por que não consegue ensinar as crianças que é BOM que haja diferenças?

Liris Tribuzzi disse...

Nossa, Lola! Que idéia você faz de mim???

Anônimo disse...

Retornar ou não retornar, retornei.
Deu Direita liberal. Que não vê com bons olhos a interferência do estado e recusa qualquer restrição à liberdade individual.