sexta-feira, 25 de julho de 2008

RESULTADO DA ENQUETE SOBRE A PIOR ADAPTAÇÃO DE SUPER

Nova lei do blog: nenhum filme com gato pode ser votado o pior.

Não acredito! Vocês fizeram isso só pra me provocar! Das 113 pessoas que votaram na enquete pra escolher a pior adaptação de um super-herói dos quadrihos pras telas, 21 rebeldes, ou 18%, desprezaram totalmente a minha opinião de que Mulher-Gato até que é fofinho, por ser bastante feminista, e por ser uma celebração de um animal maravilhoso (gato), e escolheram o filme de 2004 com a Halle Berry como o pior de todos. Se eu coubesse numa roupa justíssima de couro, sairia às ruas à noite pra me vingar de vocês. Como eu tenho dificuldades em manter o equilíbrio num só pé, acho que vocês estãos seguros.

Em segundo lugar, vocês escolheram Batman e Robin (1995), com 13%. Esse é com a fantasia do Batman que tem mamilos? Aliás, se tiverem paciência, me expliquem a fixação com os mamilos. Por que todo mundo fala nisso? Eu provavelmente nem teria notado se não tivessem me falado (vejam a foto e me digam com sinceridade: a pior coisa dessa armadura de plástico são os mamilos?). Não lembro desse Batman, mas se é aquele com o Jim Carrey, eu não acho tão medonho.

Em terceiro lugar ficou o Hulk do Ang Lee, com 12%. Pra quarta colocação houve três empates: Demolidor, Motoqueiro-Fantasma, e a categoria “Odeio filme com super-herói”, cada um com 8%. Em quinto, Batman Eternamente e Elektra. Em sexto, Howard, o Pato, com 5%. Opa, só 5%?! Imagino que a maior parte de vocês não era nascida em 86, e por isso teve a sorte de escapar do que é comumente visto como o grande fracasso da carreira do George Lucas e uma das maiores bombas da história do cinema. Não só do cinema de ação, notem bem. E aí vocês vêm me dizer que Mulher-Gato é que paga o pato?!

Em sétimo veio A Liga Extraordinária, com 4%. Em oitavo, as duas tentativas de Quarteto Fantástico, e Superman Returns. Homem-Aranha 3 e “nenhum” receberam dois míseros votinhos cada, e uma alma solitária elegeu Superman 3. Blade Trinity, Constantine e Superman IV não tiveram nenhum voto – o que, no caso desta enquete, é um bom sinal.

Só pra constar, vou revelar o meu voto. Optar por apenas um nessa tabela de horrores é complicado. Se eu fizesse uma seleção preliminar com só três, entrariam Demolidor, Howard, o Pato, e Liga Extraordinária. Pra mim são os piores. Dentre eles, o vencedor seria... Demolidor. Pronto, eu falei. Não há filme com super tão ruim como Demolidor (e olha que eu gosto muito do personagem). Se o super-cego fosse mulher e gato talvez vocês concordassem comigo. Humpf!

É difícil organizar uma pesquisa dessas, pelas razões que apontei aqui. E eu ainda esqueci de incluir Fantasma e Van Helsing na lista. De fato, se Constantine entrou, como uma bomba do tipo Van Helsing não estaria? Mas o que adiantaria? Vocês ainda escolheriam Mulher-Gato...

Vamos começar uma nova enquete, e tratem de votar com mais consciência desta vez. Esta não é muito mais fácil: qual o melhor filme de super-herói adaptado dos quadrinhos? E, como esqueci de incluir Zorro na enquete anterior, não sei onde colocar os dois Zorros agora. Vão ficar no limbo mesmo, nem na lista dos piores, nem na dos melhores. Mas isso não quer dizer que eu não te ame, Antonio.

26 comentários:

Chaves disse...

Bom, Lola, já protestei contra essa enquete, e não vou reclamar de novo. Tinha que fazer por chaves, tipo, dos Batmans, qual foi o pior, e assim por diante.
Mas hoje vim aqui pra te mostrar o seguinte artigo, sobre o qual gostaria de ver você comentando:
http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2008/jul/25/women.internationalcrime
abraços

Vitor Ferreira disse...

O meu voto foi pra Demolidor, mas tem muita bomba aí na lista. O Batman e Robin é o que tem a Uma Thurman e o Governator. É o pior Batman, mas nem de longe o pior da lista. Elektra, Hulk, Constantine e Quarteto Fantasma são péssimos. Não vi Mulher Gato nem Liga, Van Helsing ou Motoqueiro Fantasma. Eu vi Howard diversas vezes na Sessão da Tarde. Como eu era criança, eu gostava. Não sei se ainda teria a mesma opinião hoje em dia. Mas me faria lembrar da infância mesmo assim.

Anônimo disse...

Não votei na enquete anterior por absoluta ignorância. O filme da Mulher-Gato eu só vi o início, achei chatérrimo, e os outros eu não me lembro de ter visto.

Na nova, votei no V. Assisti o filme, li os quadrinhos, e assisti o filmes de novo, pra comparar. Não tem jeito de ficar melhor, fizeram o máximo possível pra encaixar BEM os quadrinhos em 2 horas, sem perder o sentido.

Monix disse...

Eu jé era nascida (e bem grandinha) em 1986, por isso votei em Howard, o Pato. Muitos dessa lista eu não vi (inclusive Demolidor e Mulher Gato), mas acho difícil algum desses filmes ser tão constrangedor quanto.
Bjs

Anônimo disse...

Eu acho Mulher Gato e Demolidor bem fraquinhos, mas dessa lista ai eles estariam bem no final. Os dois Batman's do Joel Schumacher eu não vi, e nem pretendo. Só as fotos, o trailer e os comentários ja me enojam. Superman O retorno me decepcionou pra caramba (principalmente pelo vilão e por seu final pavoroso), mas não é uma bomba. Homem Aranha 3 é o pior da trilogia (dificil superar os dois ótimos antecessores). Motoqueiro Fantasma e Elektra são péssimos mesmo, principalmente o primeiro. Esse do Pato eu nem sequer tinha ouvido falar.

Resumindo, acho que foi uma injustiça o "ganhador" ter sido Mulher Gato e também a Lola ter votado em Demolidor.

Vitor Ferreira disse...

Lola, vou escrever o post pra vc sim. Deixa só eu dar uma folgada nos meus afazer por aqui que eu te envio.

Ollie disse...

Acho que o pessoal escolheu a mulher-gato, porque a turma não vai muito com a cara da Halle Berry.

Eu também votei em Howard, o Pato.
Vi esse filme na sessão da tarde quando era criança e traumatizei.
Achei super fake na época. E olha que eu adorava assistir Show da Xuxa (não me mata, eu era criança, meu gosto ainda não estava completamente formado).

Dgsantos disse...

Tinha tantas "pérolas" nessa enquete que foi difícil escolher...

Anônimo disse...

E qual é o problema do batman? Ele não pode ter mamilos? Pq ele tem que ser um desmimamilado(?) ?!?!? Vocês não tem mamilos? Vocês arrancaram os mamilos de vocês?!??!?!?

Revoltado!

Agora... deois que vi a foto do pato deu até uma curiosidade... só não votei nele pq nunca ouvi falar! ^^

Beijos

lola aronovich disse...

Camomila, se eu fizer por chaves vamos ficar o resto da vida votando em enquete de super-heróis. E quero alguma variedade, né?
Please, vc pode mandar o link do The Guardian de novo, talvez em duas linhas? Cortou aqui.


Vitor, eu nem sabia que Howard o Pato tinha passado tantas vezes na Sessão da Tarde! Legal como a reação varia. A Ollie se traumatizou, e vc gostava.
Fico aguardando o post sobre suas aventuras de garçom no Havaí. Abração!

lola aronovich disse...

Cynthia, o V é muito, muito bom. Eu só vi uma vez até agora, mas lembro que fiquei bem entusiasmada, e não fui a única. Aí o pessoal parou de falar no filme. Notou isso também? E eu nem sabia se incluía na lista dos melhores supers. Porque não é bem um super-herói, é?


Monix, eu realmente não me lembro quando vi Howard o Pato (sei que não foi no cinema), ou sequer se vi o filme inteiro. Mas ele é constrangedor sim. Foi uma época em que o George Lucas se superou: Howard e Willow juntos?! É pra fazer corar o Ed Wood!

lola aronovich disse...

Bom, Lu, eu só vi Demolidor uma vez, e saí com a pior impressão possível do cinema. Depois veio Elektra e eu me recusei, porque era meio companhia do Demolidor, certo? Me falaram que é detestável tb. Não sei, o Demolidor deve ser meu super-herói favorito nos quadrinhos, e não entendo como conseguiram fazer um filme tão ruim com um personagem fascinante. E nem acho que a culpa seja só do Ben Affleck, que é tão inexpressivo em tantos filmes, tadinho. É o conjunto da obra mesmo.
Se vc tiver curiosidade em ver o que é considerado uma das grandes bombas da história do cinema, veja Howard...

Ollie, seu gosto não podia ser tão deformado assim quando vc era criança. Tudo bem, vc via Show da Xuxa, mas ao menos viu Howard e se traumatizou!
Acho que tem isso sim de odiar Mulher-Gato por não gostar da Halle Berry. Mas o que o pessoal tem contra ela?

lola aronovich disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lola aronovich disse...

Daniel, difícil mesmo, sem dúvida...

Bobby, comecei a responder o seu comentário sobre mamilos, mas ficou comprido demais, então vou transformar num post. Seja paciente!
Sobre Howard, acho que o filme é tão, mas tão ruim, que acabou virando cult.

Renata disse...

Lola,
votei que a pior foi Batman e Robin, pq a série começou a degringolar com Batman Eternamente (o do Jim Carey), mas Batman e Robin foi o fim da picada mesmo.... Eles fizeram uma Gothan City de NEON!!! Nem foi o fato dos mamilos que me incomodaram, foi a pirotecnia e o clima do filme... vai totalmente contra tudo o que Batman representa... parece que os caras nunca leram nem uma pagininha da hq...

Em relação à melhor adaptação votei "Outro" e queria especificar que é Sin City do Frank Miller. Tudo bem que talvez não se encaixe na categoria de super-herói, mas é sem dúvida a melhor adaptação de quadrinhos que já vi até hoje. E olha que sou dessas fãs bem exigentes... Leio hq desde adolescente e já li alguma coisa, senão a maior parte, de quase tudo que já foi adaptado de Marvel e DC. Mas nada, nadinha mesmo, chega nem aos pés de Sin City. Perto desse talvez Homem-Aranha 1 e 2 e X-Men 2.
Bom, vamos ver qual o resultado da enquete depois...
Um abraço,

Kaká disse...

Ahh, eu votei no Batman, o Cavaleiro das Trevas. Ainda está fresquinho na minha cabeça. O filme junta dois dos melhores quadrinhos do morcegão (Piada Mortal, escrita pelo Alan Moore - de V; e O Cavaleiro das Trevas, escrito pelo Frank Miller - de Sin City), e foi muito bem adaptado.

Mas...confesso que meu coração balança pelo Superman 1.

Eu adorei o Hellboy, assim como o Homem de Ferro. Os Spidermans eu acho legal, mas não é o meu herói favorito. E os X-men são muito divertidos, só que eles são tantos que as vezes fica confuso, mas eu a-d-o-r-o o Wolverine.

Anônimo disse...

Talvez tenha sido meio injusto Mulher Gato vencer a enquete, mas também não é aqueeeeela injustiça não. O filme é uma droga mesmo. Uma coisa patética. E eu até gosto da Halle, mas fiquei com um nojinho dela depois do Oscar. Eu só achei que ela é uma escolha muito ruim para o papel. Como eu já disse antes, ela não tem o menor girl power. Ela não intimida, não passa aquela imagem de poder e forçå que o personagem exige. Não sei se estou errada, mas na minha escala Gena Rowlands da era Cassavettes da mulheres fortes, a Halle é nota zero. Acho que os roteiristas do filme transformaram a amoral e ousada Mulher Gato num personagem chorão e besta. Isso não se faz. Não tem perdão.
Na lista haviam outros filmes que mereceriam ganhar, em ordem, Batman e Robin (o lance dos mamilos é uma questão difícil de explicar, só sei que é tosco e dá a maior vergonha alheia. Sei lá, acho que eles se transformam no centro da roupa), Demolidor (é o Ben Affleck, precisa explicar? Por essas e outras que eu sempre preferi o Matt), Elektra e Motoqueiro Fantasma (não adianta, nada tira da minha cabeça que, se o Nicolas Cage não fosse um Coppola, ele estaria trabalhando num banco ou posto de gasolina, já que, talento para a atuação ele não tem. As interpretações dele consistem "naquele-olhar-perdido-para-o-infinito-ou-também-conhecido-como-olhar-ligeiramente-chapado". Depois que ele avacalhou o papel do Bruno Ganz no remake de Asas do Desejo, peguei ódio).

Em relação a nova enquete, acho que voto no Superman 1, mesmo nem gostando desse herói. Mas o filme tem jeitão de antológico, eu adoro. Qualquer coisa que traga o meu amado Marlon Brando de peruca branca merece meu respeito. E eu gosto muito do Lex Luthor. Os filmes do Homem Aranha são legais, mas eu não gosto do Homem Aranha e, de tempos em tempos, implico com o Tobey Maguire.
Blade é uma droga, na minha opinião. Hellboy eu não vi, e não tô muito interessada, para falar a verdade. Homem de Ferro é bem legal, fiquei super feliz por ver o Downey Jr. de volta, bonito e recuperado. Ele foi o casting perfeito, é difícil de ver um ator se encaixar tanto num personagem. Também gostei de ver a Gwyneth ruiva que nem eu. Dos X-Men só gostei do primeiro, porque eu a-do-ro o Magneto. Sempre pensei que, se quisesse um poder "mutante" (isso é tão emissora do bispo esses dias...), iria querer a habilidade dele.
Batman Begins é muito bom, o elenco estava bem afiado (Liam Neeson, Morgan Freeman e Michael Caine em papéis coadjuvantes...adorei. Sou fã dos três, mas sou babona pelo Caine desde Alfie, passando por Get Carter, O Homem que Queria Ser Rei, Trama Diabólica, o com o Larry, até The Quiet American), incluindo o Cillian Murphy, a cereja do bolo. Pode me chamar de doida, mas acho ele muito bonito. Tão lindamente pálido, com aqueles olhos e cabelo bem escuro. E é ótimo ator. Se fosse louro e mais alto, me lembraria do Peter O'Toole, que eu amo. Mas Begins não é o melhor nem a pau. E tem o Cavaleiro das Trevas...estou muito em dúvida entre ele e Superman. No entanto, sinto que vou escolher o último, por uma questão pessoal mesmo. Superman tem jeito de clássico, conquistou minha preferência mesmo.

lola aronovich disse...

Ai, Rê, eu não gosto de Sin City. Visualmente é encantador, mas a trama me incomodou. Eu pensei em incluir o filme na lista das melhores adaptações de super-heróis (e na das piores também), mas acho que é mais um filme noir que uma história de supers. Sei lá, Dick Tracy vc incluiria? É um detetive, mais que um super. Daqui a pouco vou fazer uma enquete do melhor super-herói "original", que nao foi baseado em HQs. Tô até na dúvida de incluir Corpo Fechado, Unbreakable. Afinal, o Bruce Willis é um super-herói naquele filme? Quando eu penso em super penso num carinha voador de collant, sabe?

Kaká, meu coração também balança pelo Superman. Não só o 1 como o 2. É até sacanagem colocar o tataravô dos filmes de super-heróis pra concorrer com os atuais. Ele é hors-concours, e merece um patamar especial. Imagina, faz 30 anos! E isso foi décadas antes do verão americano ser tomado por dezenas de filmes de super!

lola aronovich disse...

Sadie, acho que Mulher Gato tá longe de ser um bom filme, lógico, mas não é tão ruim pra ficar na frente de outras bombas como Howard o Pato e Demolidor. A personagem da Halle é medrosa e chorona antes de virar Mulher Gato, pelo pouco que me lembro do filme (só vi uma vez).
Sobre Batman e Robin, amanhã publico um post sobre os mamilos, e conto com a sua opinião, ok?
Ah, eu nao acho o Nicolas Cage mau ator. Ele faz bem alguns papéis, inclusive no início da carreira, como Birdy - Asas da Liberdade. E ele tá muito em em Leaving Las Vegas. Ok, muitas e muitas vezes ele liga o piloto automático e interpreta com aquele olhar que, pelamordedeus, é ridículo. Mas não dá pra dizer que é sempre!
Eu adoro Superman - 1 e 2! Gosto de tudo, do Christopher Reeve, do Marlon, do Gene Hackman, até da Margot Kidder (que tem cara de inteligente - compare com a Gwyneth Paltrow). Mas eu mantenho que papel de namorada de super é uma droga. A Lois Lane ainda se sai melhor.
Gosto muito de Homem-Aranha 1 (2 também, e não acho o 3 nada ruim). O problema pra mim é o vilão. Não tá à altura.
Adoro Batman Begins (e Cavaleiro das Trevas). Antes do Christopher Nolan, eu não era nem um pouco fã da franquia Batman. Mas agora sou. O Cilian Murphy é um ótimo ator, se bem que não o acho bonito de jeito nenhum. Digamos que ele tenha um "charme ameaçador".
Vc é ruiva, Sadie? Natural? Tem sardas? Ruivos rule! Sabe quem mais é ruiva? A Katia Lund! Sabe a co-diretora de Cidade de Deus? Eu e ela estudamos na mesma escola, e jogamos no mesmo time de handball. Eu sempre a achei muito bonita.

Anônimo disse...

Sou sim, natural, mas nada de sardas nem cabelo encaracolado. Acho legal porque é um tom mais diferente de ruivo, bem vivo, mas nem tanto para o lado do laranja.
Sobre o Cillian, ele é lindo sim, tem bonitos olhos e adoro o contraste da cor da pele dele com a cor do cabelo. Ah, e tem as maçãs do rosto. Sou obcecada por maçãs do rosto. Acho lindo quem as tem bem proeminentes, aquelas maçãs de rosto bem eslavas, sabe? Tipo as do Johnny Depp. Você já viu The Wind That Shakes The Barley ou Café da Manhã em Plutão? Porque, depois de ver, é difícil continuar achando o Cillian assustador. Essa imagem tem muito a ver com os vilões que ele interpretou nos filmes mais mainstream, como Red Eye ou o próprio Batman.
Às vezes, o Peter O'Toole me vem a mente quando vejo o Cillian. Os dois irlandeses, com olhos azuis marcantes, e ótimos atores, se bem que o Peter é lenda, outro nível. Mas acho que se o Cillian continuar no ritmo que está, é bem promissor.
Puxa, Lola, tinha que ter Dick Tracy na lista dos melhores. Aí eu ia obrigar amigos, conhecidos e afins a votarem nele! Eu adoro o Warren, fazer o quê? Tenho quase todos os filmes, Shampoo, Heaven Can Wait, McCabe and Mrs.Miller, The Parallax View, Lilith, The Roman Spring of Mrs. Stone, Bulworth, Bugsy, Bonnie and Clyde, o filme do Elia Kazan, que eu esqueci o nome agora, e Reds, claro. Tá bom, eu confesso que gosto de Ishtar. Deu vergonha agora!
Agora, no Dick Tracy, não dá para engolir a Madonna. De todas as mulheres que o Warren namorou (e foram muitas!), a mulher é a mais queima filme. E humilhou o pobrezinho de tal maneira, que ele se traumatizou e casou pouco depois!
Ah, estava lendo no outro post que você viu The Big Sleep! Adoro a dupla Bacall-Bogart de paixão. Já não se fazem mais casais como esse hoje em dia. Na Old Hollywood você tinha Laurence Olivier e Vivien Leigh, Katharine Hepburn e Spencer Tracy, e meu casal favorito, Liz Taylor e Richard Burton. E eu tenho que me conformar com "Brangelina" e "TomKat". Ah, o horror!
Eu adoro o Bogie, tenho um quadro dele no quarto, vc acredita? A única pessoa da minha idade com um quadro de Humphrey Bogart na parede! Acho que sou esquisita. Será o "problema" comigo ou com os outros?

Andie disse...

Nao lembro mais o meu voto, mas acho que foi pra Batman e Robin. Nunca vi Mulher Gato, entao nao me achei no direito de votar contra. Van Helsing realmente ta na lista dos piores, mas eh tao rium que chega a ser bom (um critico da SET escreveu na epoca que o Hugh Jackman parece estar se divertindo com o ridiculo, entao a gente devia se divertir tambem).
Mas acho que, realmente, em termos de adaptacoes, a lista dos piores eh bem maior que a dos melhores -- a galera ja vem com muitas expectativas.

Anônimo disse...

Achei que esse site falasse de gibis. Mas se liga numas coisas. Zorro naum saio dos quadrinhos. Spawn tinha que estar na lista de piores filmes de todos os tempos de gibi naum de melhores.

Mica disse...

Eu também gostava de Howard, mas provavelmente pq eu era criança quando assisti. Se bem que nem sabia que era adaptação de quadrinhos.
Eu gostei de Elektra e também de Demolidor. Não são OS FILMES, mas não são medonhos. Fantasma é muitíssimo pior. Hulk eu não tive coragem de assistir. Quando via os trailers com aquele Hulk absurdamente ridículo eu desencantava total.
Batman e Robin foi sem dúvida o pior dos Batmans, mas na época que eu assisti eu até que me diverti assistindo. Mulher-Gato eu não vi, não consegui me animar diante das inúmeras críticas negativas.
e, vergonhosamente, mais uma vez não votei nessa enquete :-(

Sandro Barbosa disse...

Oi, Lola!
Veja bem, não acho que a Mulher Gato tenha sido escolhida por ser a Halle Berry ou coisa assim, mas é pq o filme é tenebroso mesmo! Tanto a gata quanto a Elektra são personagens muito fortes e o modo como os filmes foram concebidos não dão a chance ao espectador descubra isso nas atrizes.Howard, O Motoqueiro e A Liga são horrendos mas o quinto Batman/baile de carnaval é uma ofensa. Não tem nada a ver com os tais mamilos mas o filme é que não vale nada mesmo.
Embora não goste do Ben Afleck,(o picolé de chuchu de hollywood)gostei de algumas coisas no Demolidor(poucas, é verdade).
Foi uma pena vc não ter incluído O Fantasma, afinal o Billy Zane é um canastra de primeira. Já o Zorro, tirando o Anthony Hopkins com aquela máscara, até que é legal(devia ser todo falado em espanhol...).
Me desculpe por me estender mas adoro cinema e quadrinhos, poderia ficar falando sobre isso por dias a fio.
Abração!

lola aronovich disse...

Sadie, eu acho TÃO legal que vc, mesmo jovem, adore todos esses astros "old school"! É raro conhecer gente da minha idade que saiba quem foi a dupla Bogart/Bacall, o que dizer da sua idade! Ah, eu acho Ishtar uma gracinha! Nunca entendi porque falam tão mal do filme...


Andie, de fato, a lista das piores adaptações parece bater fácil a das melhores...

lola aronovich disse...

Anonimo, eu pensei que Zorro tivesse vindo dos quadrinhos. E sobre Spawn eu nunca vi, mas conheço bastante gente que acha o filme o máximo. Pelo jeito nenhuma dessas pessoas é leitora minha, já que na enquete este filme não teve votos...


Miquinha, Elektra eu nao vi (todo mundo fala muito mal), mas Demolidor é medonho sim! E por que a senhorita deixou de votar na enquete?


Sbcarmo, obrigada pelos comentários. Discordo dos filmes que vc acha hediondos, mas gosto é gosto. Então o Ben Affleck é o picolé de chuchu de Hollywood? Tadinho! Espero que ele tenha mais talento como diretor...