quinta-feira, 29 de maio de 2008

RESULTADOS DE DUAS ENQUETES E DESENTERRO DE TEXTOS ANTIGOS

Mil desculpas por demorar tanto pra colocar aqui o resultado da enquete sobre as falas mais marcantes da década de 80. Mas aqui vai. 63 pessoas votaram em três citações cada, e as escolhidas foram: em primeiríssimo lugar, “ET phone home”, não preciso nem dizer de onde, com 55% dos votos. Segundo, “I'll be back” (“Voltarei”), do Exterminador do Futuro, com 38%. Interessante que Exterminador tenha conseguido impor na cultura popular uma frase marcante na década de 90 (“Hasta la vista, baby”) e na de 80. Seu fracasso em repetir a façanha no século 21 prova, mais uma vez, que Exterminador 3 não devia ter existido. Terceito lugar, ueba!, “I'll have what she's having”, de Harry e Sally – Feitos um para o Outro. Essa é uma fala impossível de entender fora do contexto, mas vem imediatamente após Sally (Meg Ryan) fingir um orgasmo numa lanchonete lotada. Eu amo a cena, amo o filme, e essa fala da senhora pedindo pro garçom o mesmo que Sally é a mais engraçada. Aliás, uma boa notícia. Ontem encontrei na internet vários textos que eu achava que estavam perdidos pra sempre (meu computador deu pau em meados de 2000 e tudo que tinha lá antes disso evaporou-se). Mas, felizmente, vários dos meus artigos publicados no jornal A Notícia em 1999 estão na internet (absolutamente nada de 98). Agora vou colocá-los aqui. É tão legal descobrir textos que eu nem me lembrava que havia escrito! Um deles, justamente, é sobre meu amor por Harry e Sally. Leia aqui esse texto jurássico, de quase uma década atrás. Como disse o maridão, “Você ainda estava aprendendo a escrever”. Desconfio que não foi um elogio (ah sim, outro texto antigo que encontrei foi este sobre Exterminador 1, que tá melhor que o de Harry e Sally. Sorry, fãs de Uma Questão de Honra! Eu jamais falaria isso do filme hoje).

Outras falas dos 90 que foram bem na fita: “Here's Johnny!”, do Iluminado, com 28%. Oh my God! Só agora notei que cometi um erro grotesco na enquete: inverti as palavras, e escrevi “Johnny's here!”. Que horror. Perdoem esta mente senil. Desencavei na internet um texto meu de 2000 sobre o filme (aqui; coloquei fotos legais). Mas, embora eu adore Iluminado, não acho essa frase tão marcante assim (como você pode reparar por eu não conseguir decorar a ordem de duas palavras). Ok: “Snakes! Why did it have to be snakes?” (“Cobras! Porque tinham que ser cobras?”), do Caçadores da Arca Perdida, recebeu 20% dos votos. E, com 17%, ficou “Carpe diem. Seize the day, boys” (“Carpe diem. Aproveitem o dia, rapazes”), de Sociedade dos Poetas Mortos, ou, como diz uma conhecida que declara que este é seu filme de cabeceira, Sociedade do Poeta Morto, um só. Mas acho que depois do “Johnny's here” não estou em condições de criticar ninguém.

Vou aproveitar pra dar o resultado da pior enquete que você já viu aqui – espero - essa das melhores músicas do Chico. Eu queria fazer uma pra escolher o melhor disco do meu ídolo, mas ele tem mais de 40 discos, e nem a fã número 1 dele (moi!) consegue saber as canções dentro de cada um. E eu não sei como colocar fotinhos em enquetes. Então, a gênia aqui pensou que uma enquete só com as músicas seria mais fácil. Ledo engano. Tive que deixar um monte de lado. Sem falar que é impossível optar por apenas três da listinha. Mas torço pra que a enquete tenha despertado a curiosidade dos meus jovens leitores(as) que nunca ouviram Deus, quer dizer, Chico. Se querem continuar meus amiguinhos, ouçam algumas músicas. Vamulá, gente. Vocês não desejam viver numa nova Sociedade do Poeta Morto, desejam?

Mesmo assim, 62 bravos leitores(as) votaram na enquete imperfeita. E o resultado foi o seguinte: 1) “Construção”, 22%; 2) “Eu Te Amo”, 20%; 3)“João e Maria” e “Apesar de Você”, 17%; 4) “Cotidiano”, “Futuros Amantes”, e “Retrato em Branco e Preto”, 16%; 5) “Anos Dourados”, “Beatriz”, “O Que Será”, “Roda Viva”, “Trocando em Miúdos”, “Vai Passar” e “As Vitrines”, 14%. Ou seja, tudo embolado. E não me peçam pra escolher. Votar em somente três já foi o equivalente à Escolha de Sofia pra mim.

Opa, reparei que pedi perdão várias vezes nesse texto. Desculpas por pedir tantas desculpas, já que love means never having to say you're sorry. Já já coloco uma enquete com as melhores falas dos anos 70. Mas antes, como estou revendo todos os Indys, vamos votar no Spielberg? Amanhã começa mais uma pesquisa.

6 comentários:

Juliana disse...

Sociedade dos poetas mortos me ensinou uma coisa muito importante: "a man is not very tired, he's exhausted".

Suzana Elvas disse...

Oi, flor;

Meu modem novo não está, nas palavras do atendimento do provedor, "em sincronia". Isso quer dizer internet meia-bomba até segunda, quando baixará uma criatura aqui pra resolver o problema.
Sobre "Harry & Sally": a frase que você gosta é um caco da figurante. Legal, né?
De Chico, para mim ele é o autor dos versos mais lindos jamais escritos em língua portuguesa: "Saudade é o reverso do parto/ saudade é arrumar o quarto/ do filho que já morreu".
Bjs

lola aronovich disse...

Sério, Ju? Nem me lembrava disso. Eu até gosto de Sociedade, mas, quando foi lançado, achei superestimado.

Su, tomara que vc resolva seus problemas internéticos logo. É uma droga ficar sem internet durante tanto tempo, né? (aliás, nas vezes que fico sem internet por mais de um dia, já entro em pane).
Não sei se a frase de Harry e Sally é um caco da figurante, porque a figurante em questão é a mãe do diretor, Rob Reiner. Acho que ele a convidou especialmente pra dizer a tal frase. Mas li que toda a idéia de fingir um orgasmo em público foi mesmo da Meg Ryan. (e, pensando bem, por mais que eu ame a cena, aquilo vai contra a personagem, não acha? Ela é mais recatada, tímida).
Bom, pra mim o Chico é o maior poeta do mundo, em qualquer língua. E as linhas que vc cita são um bom exemplo, mas há tantas outras. Praticamente toda música dele é uma obra-prima.
E aí, tem visto muitos esquilinhos no Jardim Botânico?

Suzana Elvas disse...

É um caco, sim. Quem conta é o próprio Rob Reiner, num especial maravilhoso que assisti faz um tempinho no A&E, se não me engano.
Nesse mesmo especial, descobri que ele e a mulher fizeram uma campanha sensacional incentivando as mães e os pais a tocarem seus filhos, coisa que caiu de moda na onda antipedofilia.

Bjs

Suzana Elvas disse...

Quanto aos esquilinhos, não tenho ido ao JB por causa da chuva e dos mosquitos, mas o que tem de macaquinho passeando pelas árvores lá de casa é uma enormidade :o)
Bjs

lola aronovich disse...

Sério, Su? Eu fiquei com a impressão que ele falou no comentário que tenho na minha cópia de dvd de Harry e Sally (lá em casa) que não era um caco. Mas se vc diz, eu acredito. É uma ótima fala - e difícil de traduzir, porque "have" é tanto pra comida quanto pra orgasmo. Em português não sei se dá pra usar "ter" pra comida. "Quero o que ela está tendo"?! Está tendo é feio tb.
Macaquinhos na sua casa?! Pô, lá em Joinville só apareceram dois em 15 anos de jardim! (os gatos ficaram animadíssimos, mas não chegaram a pegá-lo, felizmente). A mulher do meu co-orientador, uma americana hiper simpática, diz que toda vez que vai ao Brasil vê montes de macaquinhos. Ela insiste que assim como eles têm esquilinhos aqui, a gente tem macaquinhos. Assim vc dá razão a ela! Dá pra alimentar macaquinho tb?