sexta-feira, 30 de maio de 2008

SEXO E PRÍNCIPES NAS ESTRÉIAS DA SEMANA

A principal estréia da semana nos EUA é de longe Sex and the City (que chega ao Brasil semana que vem, e cujo trailer já cri-critiquei aqui), e que tá recebendo todas as atenções, como uma edição inteira da Entertainment Weekly. É pra tanto? Vou conferir amanhã. Tem também The Strangers, um terror com a Lyv Tyler. Vi o filme em pré-estréia no mesmo dia em que me diverti com Indy 4. Strangers só desembarca no Brasil em outubro. Veja o trailer, se quiser, mas saiba que é uma enorme propaganda enganosa. Não estou falando muito se eu contar que, já na primeira cena, o casal está brigado. Não tem nenhuma história de amor aí. Incrível como é só editar do jeito que quiser pra montar uma completa ficção. Tirando a história de amor que não existe, o resto é o filme. Que parece um remake do francês Ils (Eles), também muito fraquinho.

No Brasil tem mais estréias, como Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (será que leva esse nome porque tem caspa, ele?), do qual já falei tudo que queria aqui. Posso acrescentar apenas que este segundo capítulo da franquia decepcionou quem esperava que fosse bater a bilheteria do primeiro. De crítica ele tampouco está tão bem. Não que esteja mal: o Metacritic lhe dá nota 63 (dava 75 pro primeiro).

Pra lutar contra Nárnia temos o nacional O Corpo, que parece relevante neste momento em que se discute se mentir sob tortura é aceitável. Quer dizer, acho que isso nem está mais em discussão. A Dilma ganhou. Mas qualquer coisa sobre ossos de guerrilheiros enterrados em cemitérios clandestinos merece atenção, porque gente demais no Brasil continua chamando o Golpe de 1964 de Revolução, e mais gente ainda acha que no tempo da ditadura o país tava melhor. Em 2010, principalmente se a Dilma for candidata, vai se discutir muito o papel dos guerrilheiros. É bom começar a discussão já. Se bem que o trailer não enfoca nada sobre cadáveres da ditadura. É mais sobre um médico-legista mesmo.

Além disso, chegam dois filmes franceses sobre os quais não encontrei quase nada (nem trailers com legendas em inglês), A Quase Verdade e Quando Estou Amando, com Gérard Depardieu. E também um drama romântico, Um Amor Para Toda a Vida (acho que já vi esse título antes), sobre, ahn, um anel. Tá, deve ser sobre mais do que isso, mas nada que atraia a minha cobiça. A direção é do Richard Attenborough, um carinha burocrático (Gandhi, Chorus Line, e ator em Parque dos Dinossauros). E, pra falar a verdade, o trailer não apenas me lembrou o anel em Senhor dos Anéis como a tradição do relógio passado de pai pra filho em Pulp Fiction. Não são boas lembranças.

5 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Principe Caspian me lembra mais de Jaspion, sabe aquele herói japonês que luta contra monstros de borracha?

Rafael disse...

Não vi nada sobre Sex and the City aqui na minha cidade, ninguém fala e nada!
Só aqui nos blog!
Agora quero mais do que tudo ver!
iahsiuah

Anônimo disse...

Gostei do blog....!
Noé,
http://consiliencia.blogspot.com/

lola aronovich disse...

Tem tudo a ver, Li. Jaspion, Caspian... Eles nao me cativam.

Qual a sua cidade, Rafaew? Sex and the City vem fazendo uma propaganda-monstro faz semanas. E em NY deve ser o filme-evento do ano. Os gays tb consideram Sex o lancamento mais importante do ano (vi na The Advocate). E eu vou ver sem grande entusiasmo, ne? Fica a torcida pra que seja melhor que o trailer...

Oi, Noe, legal. Quando eu tiver um tempinho passo no seu tb.

Nita disse...

Eu até estou com um pouco de vontade de assistir Sex and the city, mas nada comparado a vontade de ver Crônicas de Narnia. Eu e meu vício por filmes cheios de criaturas inexistentes e guerras "épicas" e fantasia. Adoro.
E respondendo a sua pergunta, sim eu amo Machado de Assis. Confesso que demorei para pegar um livro dele para ler por causa de todas aquela coisa de... nossa, como esses livros de vestibular são chatos, mas estou amando dom casmurro e sou fã irremediável de memórias póstumas. prometo que vou ler mais machado daqui para frente. assim que terminar a lista do vestibular