sexta-feira, 23 de maio de 2008

AS ESTRÉIAS DA SEMANA, OU INDY, ME CHICOTEIA

- Embaixo de mim, I see dead movies.

Aqui nos EUA a única estréia da semana é Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Sério. Não tem mais nada. Só pra ilustrar, um dos dois multiplexes que vou sempre tem doze salas. Nessas salas estão passando apenas quatro filmes: Indy 4 (leia ou releia minha crítica aqui), Crônicas de Nárnia, Homem de Ferro e o insistente Speed Racer. E existe um cinema mais alternativo promovendo uma sessão de Pulp Fiction à meia noite. Não que a gente poderia ir, já que os ônibus encerram suas atividades lá pela uma da manhã.

E aí, já foi ver Indy 4? Gostou? Adorou? Ficou decepcionado(a)? Ontem li uma frase boa de uma crítica da Newsweek pra explicar o nosso desapontamento com Indy: “Como Norma Desmond em Crepúsculo dos Deuses, Indy continua grande. É só que, no contexto das franquias de filmes de ação de hoje, Caveira de Cristal parece menor”. Bem sensato, né? Em 1981, quando Caçadores da Arca Perdida foi lançado, não havia nada como ele. Até hoje Caçadores deve ser o modelo pros filmes de ação, já que é considerado o melhor de todos os tempos no gênero. Mas hoje, quando todos os arrasa-quarteirões se parecem tanto entre si, é mais difícil pra um se destacar. O problema é esse – a gente espera algo quase mitológico vindo de um Indiana Jones, e quando ele chega, é infinitamente superior a um Speed Racer, certo, mas não tanto melhor que um Homem de Ferro da vida. Pode apostar que, quando vier Indy 5, as expectativas serão menores, e as decepções também.

No momento, as expectativas só se mantêm pra que Indy 4 estoure na bilheteria. Segunda-feira próxima é feriado nos EUA, o que eles chamam de Memorial Day (dia de homenagear os soldados americanos mortos em suas guerras permanentes). Todas as ruas ficam cheias de bandeiras. Imagino que deve haver uma cláusula contratual exigindo que todo filme de ação americano tenha pelo menos uma imagem da bandeira tremulante dos EUA. Se for lançado no Memorial Day, então, não tem escapatória mesmo. Logo no início de Indy 4 uma bandeira ocupa a tela inteira. Mas o principal pra indústria não é o patriotismo, e sim o fato que este é um final de semana prolongado. O público terá três dias de folga pra lotar as salas. Desde Caçadores, toda aventura do Indy foi lançada no Memorial Day.

Eu chutei que os críticos americanos dariam nota 70 ao filme, e meio que acertei. O Metacritic deu 66, e os críticos do Rotten Tomatoes, sempre mais generosos, 79. Mas o que é um pouco chocante é a nota dos leitores do Metacritic (até o momento, há 160 deles): 57. É possível que os críticos estejam mais entusiasmados com Indy 4 do que o público?

No Brasil, foi cancelada a estréia de O Nevoeiro de novo. Acho que vai direto pra DVD mesmo (trailer aqui, mas eu não veria. Conta demais do filme). Me avisem quando for lançado, pra eu escrever uma crônica sobre este que é, pra mim, o melhor terror em sei lá quantos anos. Mas tem filme lutando pra não ser soterrado por Indy 4. Um deles é Cleópatra, do Júlio Bressane, com Alessandra Negrini como a própria, e Miguel Falabela como Júlio César. Outro é Control, um filme que esteve em várias listas de melhores do ano passado. Eu não tive a menor vontade de ver esta biopic (cinebiografia) do vocalista da Joy Division, Ian Curtis, que se suicidou aos 23 anos. Mas, se pra você Joy Division não soa como nome de videogame como soa pra mim, vai firme (trailer aqui). Outra estréia é Luz Silenciosa, aparentemente uma história de amor numa comunidade isolada que rejeita a tecnologia (veja o bonito trailer aqui). Ou seja, Indy 4 não passa lá. Essa vila não terá o prazer de ser chicoteada pelo herói de chapéu Fedora.

11 comentários:

Nita disse...

Eu fui ontem assistir ao Indiana Jones. Achei o filme divertido, mas nada demais mesmo. E ignorando que as cataratas do iguaçu ficam no rio amazonas pro spielberg o filme é legal.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parece que o Brasil vive constantemente num nevoeiro, onde só os filmes ruins sobrevivem e chegam as salas de cinema...

Anônimo disse...

Não vi o filme (ainda), mas acho que o Harrison Ford está meio passado para esse tipo de personagem. Francamente? Minha vontade é esperar sair em DVD para assistir, pq a idéia de enfrentar fila de cinema para ver um ator sexagerário estrelando um filme de ação e aventura não me atraí muito.
Adoro o Harrison Ford, mas... Ah, sei lá! Pior é que o filme se passa no 'Brazil' e para os roteiristas de Hollywood no 'Brazil' a língua oficial é o espanhol.Acho que pretendo poupar os meus nervos de ver/ouvir qualquer coisa nesse sentido.☺

lola aronovich disse...

Nita, eu perdi esse "detalhe" das cataratas do Iguaçu estarem no Amazonas. Mas eles não estão na parte amazônica do Brasil, pelo que eu entendi. Eles não estão no Peru? Lá também tem floresta amazônica, gente! Tudo bem que Cataratas do Iguaçu são só nossas, mas...

Clau, é uma pena que O Nevoeiro não passe nos cinemas. Não sei porque foram adiando, adiando, até deixar pra agora que tá cheio de arrasa-quarteirão. Por que não passá-lo em março, né?

Ollie, o Harrison Ford tá com 65 anos, é verdade, mas tá muito enxuto. Se a gente não soubesse que ele tem 65 anos, nem desconfiaria. E Indy 4 é o tipo de filme pra ser visto no cinema, em tela grande. Então, sobre o filme se passar no Brasil, veja o comentário que eu respondi pra Nita. Acho que é no Peru. De qualquer modo, ninguém fala espanhol ou português no filme. Os "nativos", que aparecem meio segundo, falam um idioma próprio, algo meio inca. O filme é bem legalzinho.

Mica disse...

Eu nem lembrava que o Amazonas começava tão lá em cima.

Quantos anos tinha o Indiana Jones nos outros filmes? É sério que o Harrison Ford tinha 45 no último filme!?? O.O Ele estar com 65 não me surpreende, mas ele já ter mais de 40 nos anteriores é de fato uma surpresa.

Eita, vim aqui para falar alguma coisa e esqueci...ah! Queria muito assistir Cleópatra. Sou maluca pela Alessandra Negrini e queria mesmo assistir o filme com ela, mas sabe Deus se vem para Floripa.

Unknown disse...

Então Lola, agora que você falou, não tenho certeza mais se é no Brasil ou no Peru que o filme se passa, mas de qualquer forma, a imagem das cataratas do iguaçu no rio Amazonas foi dose.

lola aronovich disse...

Uma coisa que minha mãe sempre me disse (eu nunca vi com os meus olhos) é que, se vc vai no Peru e na Colômbia, muitas vezes os mapas deles são diferentes dos nossos. Por exemplo, eles têm mapas que pegam mais da nossa floresta amazônica. Porque a floresta tb é deles, entra no território deles. Por isso que não estranhei tanto que o Indy estivesse na Amazônia... no Peru. Mas isso não justifica Iguaçu, claro. Eles dizem que é Cataratas do Iguaçu? Não pode ser um monte de cataratas na Amazônia?
O Harrison Ford nasceu em julho de 1942. Então, em 89, no Indy 3, ele tinha 46. Mas a idade dele agora não atrapalha em nada o Indy 4. Se bobear ele tá mais em forma que o Shia.
Cleópatra? Não sei se gosto da idéia do Miguel Falabela como Júlio César. Pra mim ele só é bom ator cômico. Não consigo levá-lo a sério. Pelas fotos a Alessandra até parece estar bem. O que estranhei é que o filme seja curto, 100 minutos, pelo que li. E quando eu penso em Cleópatra penso naquela superprodução com a Elizabeth Taylor, que durava horas e horas. Porque a vida da Cleo é épica. Eu gostaria de ver o filme tb. E não encontrei o trailer.

Kaká disse...

Eu fui ver o Indy ontem e me diverti muito. Achei que o Harrison Ford ainda segura bem o personagem e adorei a volta da Marion. Eu não curti muito o tal Mutt, o garoto do Transformers não me fez sentir (como diz uma propaganda aqui hehehe), eu saí do cinema pensando em pelo menos outros três que seriam melhores. Mas adorei a forma como eles explicam a formação das cataratas do iguaçu hahahaha! E a cena da formigas me deu medo (eu já enfiei a perna num fomigueiro e foi desastroso).

lola aronovich disse...

É, Kaká, eu me diverti também. Não nutro amor pelo Shia, mas achei que ele se saiu melhor do que eu esperava. E é mesmo, aquelas cenas da formigas adquirem um significado ainda mais especial pra quem já enfiou o pé num formigueiro (acho que boa parte da humanidade).

Gisela Lacerda disse...

Eu quero assistir à "Cleópatra"; gosto de Julio Bressane.