domingo, 11 de maio de 2008

WOODY ALLEN EXPLICA

Ultimamente não faço outra coisa que ir no imdb, digitar Woody Allen, e ler as citações (quotes) de boa parte de seus filmes. Isso vai me levar a vida toda, já que o cara é prolífico pacas. São 43 filmes, e ele já tá filmando o 44o. É mais de um por ano, praticamente todo ano, começando em 1966, com O que é que há, Gatinha? (What's Up, Tiger Lily?). E isso apenas como diretor. Estou fazendo isso pra selecionar algumas citações, pois o Ricardinho prometeu que trará milhares, quiçá milhões, de novos leitores ao meu blog se eu colocar uma enquete pra escolher as melhores falas dos filmes do Woody. Mas já aviso que uma enquete só será impossível. Acho que vou precisar dividir numas quatro enquetes por época, porque tá cheio de filme que tem mais de três falas excepcionais. É tudo muito divertido, e vendo essa produção toda, a gente se convence (se havia esquecido) que o cara é um gênio. Como hoje é Dia das Mães, selecionei este diálogo de Manhattan (1979), uma das suas obras-primas (acho que ele consegue ter uns oito ou dez grandes filmes. A gente pode falar isso de quantos outros diretores?). Em Manhattan, o personagem/persona do Woody está experimentando com novas namoradas, inclusive muito mais jovens, depois que sua ex-mulher o trocou por uma mulher. Primeiro ele “acidentalmente” quase atropela sua ex, como podemos ver pelo diálogo seguinte:Isaac: “You honestly think I tried to run you over?”

Connie: “You just happened to hit the gas as I walked in front of the car?”

Isaac: “Did I do that on purpose?”

Jill: “Well, what would Freud say?”

Isaac: “Freud would say I really wanted to run her over, that's why he was a genius.”


(Minha tradução:

Isaac: “Você realmente acha que eu tentei te atropelar?”

Connie: “Você sem querer pisou no acelerador quando eu passei na frente do carro?”

Isaac: “E eu fiz isso de propósito?”

Jill: “Bem, o que Freud diria?”

Isaac: “Freud diria que eu realmente queria atropelá-la, por isso ele era um gênio”.)

Só a título de curiosidade, quem faz a ex é a Meryl Streep. Bem, pouco depois ele conta pra Mary (Diane Keaton), seu interesse romântico:

Isaac: “I got a kid, he's being raised by two women at the moment.”

Mary: “I think it works. [...] You don't need a male, I mean. Two mothers are absolutely fine.”

Isaac: “Really? Because I always feel very few people survive one mother.”


(Isaac: “Tenho um filho que está sendo criado por duas mulheres no momento.”

Mary: “Acho que isso funciona. Quero dizer, você não precisa de um homem. Duas mães dão conta do recado muito bem.”

Isaac: “Sério? Sempre achei que muito pouca gente consegue sobreviver a uma só mãe.”)


No episódio que ele filmou pra Contos de Nova York deve haver mais cutucadas nas mães, mas como estou indo na ordem dos filmes mais antigos pros mais recentes – e ainda estou em Zelig (1983) – vai faltar pra eu chegar lá.

13 comentários:

Luciano disse...

Adoro Woody Allen! Não vi nem metade de seus filmes, mas adoro todos os que vi. Eu sou meio anormal por ter 15 anos e gostar desse tipo de filme? Pois o pessoal da minha escola acha! Manhattan foi o primeiro dele que vi. Esses dias vi A Rosa Púrpura do Cairo e adorei. Ainda não vi os mais recentes. Estou pra ir ver O Sonho de Cassandra essa semana.

Leo disse...

Eu adoooro o Woody Allen e Manhattan é um dos meus prediletos. sendo que essa 2a sequencia que você colocou, que ele fala que poucos sobrevivem a uma mãe eu provavelmente escolheria, de antemão como favorita. Antes de ler que você tinha colocado ela no post, eu já tinha pensado que votaria nela! Acho que me identifico com ela... hehe

Nita disse...

vou comentar sobre as frases aqui. realmente foi hiper complicado votar só em três frases. e votar em uma só seria absolutamente impossível lola. ainda bem que você decidiu ser boazinha.

lola aronovich disse...

Ha, Luciano, o pessoal te acha anormal por vc ser jovem e adorar o Woody? Eu acho que já adorava o Woody quando tinha a sua idade tb. Rosa Púrpura certamente tá entre as obras-primas dele, e nesse caso a idade não deveria interferir em nada pra se gostar ou não do filme. Acho que quem ama cinema ama Rosa Púrpura, porque é uma grande homenagem ao cinema. Mas já que vc tá começando, comece pelos melhores filmes do Woody: Annie Hall (Noivo Nervosa, Noiva Neurótica - sempre troco o título em português), Manhattan (79), Zelig (83), Rosa Púrpura, Hannah e suas Irmãs (86), Radio Days (87), Crimes e Pecados (89), Maridos e Esposas (92), e daí eu pulo pra Match Point (Ponto Final, 2005), mas tem gente que adora Tiros na Broadway. Esqueci algum?
É, Leo, eu adoro essa fala de Manhattan tb. Quem não se idenfica com ela?...
Oi, Nita, viu como sou boazinha?

Anônimo disse...

Lola!
Nossa, vc tem sido uma mãe pra mim aqui no blog!
Adorei esse post sobre o Woody.
Considero um presente seu no meu aniversário, tá?
:-)

lola aronovich disse...

Ricardinho meio edipo, meu fofinho, se eu fosse mesmo uma mae pra vc nao esqueceria do seu aniversario. Quando eh mesmo? Vc pelo menos coloca a data no orkut? (nao que eu cheque o orkut todo dia). Mas nao muda de assunto nao. To preparando varias enquetes com falas dos filmes do Woody. Vai ter que ser por epoca, porque eh coisa de mais pra colocar numa so. Suggestions? E vai preparando um email spamoso pra mandar pra todos os seus amiguinhos. Sera que assim meu bloguinho chega as mil visitas por dia? (ouvi falar que esse eh um bom numero). Alias, a gente ja nao devia ter se falado via skype meses atras?

Anônimo disse...

só postando anonimamente para dizer que nunca vi um filme do Woody Allen.

lola aronovich disse...

Isso, se esconde mesmo, anônimo! Nenhunzinho dos 43? Nunca é tarde pra começar. Que tal começar por Ponto Final (que é super diferente de tudo que ele fez) e partir daí pra trás? Vale a pena.

Anônimo disse...

tem uma do "annie hall" que adotei sempre que vou conhecer alguém:

- não te conheço, mas admiro seu trabalho!

Anônimo disse...

sobre adorar woody allen, eu adoro o wood soco no estômago, another woman, interiors, todo bergman!

lola aronovich disse...

Ha, Tiago, essa eh muito boa! E como as pessoas reagem quando ouvem isso? Eu nao gosto muito do Woody Bergman. Ate gostei de Another Woman, mas Interiores, quando vi na epoca, nao gostei. Mas faz muuuuuito tempo, de repente...

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.