quarta-feira, 14 de maio de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: FIM DOS TEMPOS

Leia a crítica do filme aqui.

Estou com boas expectativas pra The Happening (Fim dos Tempos), que deve estrear nos EUA e no resto do mundo, o que geralmente inclui o Brasil, numa sexta-feira 13 em junho. Pra ser sincera, meu otimismo é mais pela história em si – adoro filmes catástrofe sobre o fim do mundo, porque sempre penso que, se a vida humana acabar, talvez eu não precise terminar minha tese – que pelo diretor M. Night Shyamalan. Eu adorei O Sexto Sentido tanto quanto todo mundo, embora tenha descoberto o final durante a sessão (o que, em se tratando de mim, é uma raridade. Geralmente não consigo descobrir o final nem depois de vê-lo). Gostei bastantinho de Corpo Fechado. Fiquei muito decepcionada com Sinais, e na época montes de almas impacientes me criticaram por isso, mas hoje é ótimo saber que, mais uma vez, eu estava coberta de razão (ou, como diriam meus detratores, redondamente certa). Ninguém mais hoje tem coragem de dizer que Sinais é um grande filme. (Aproveitando pra vender meu peixinho dourado, recomendo a minha crítica de Sinais. Tá engraçadinha. E é verdade aquilo que eu falo sobre a parte “filmada” no Brasil, em que um tal de Juan ou Pablo grita com o maior sotaque português que já ouvi). Já A Vila eu fui a única pessoa no universo, com a possível exceção da mãe do Shya, a ter apreciado. Quero até ver de novo. E aí o trailer de Dama n'Água era tão fraquinho que fiquei sem vontade de pegar o filme inteiro. Mas o consenso é que o Shya, sem dúvida um diretor talentoso, continua sofrendo porque o público espera um final-surpresa em todas as suas obras desde seu primeiro sucesso, aquele do “I see dead people”. Ele fez dois filmes que ninguém viu antes disso: Praying with Anger (aparentemente sua obra mais autobiográfica, que ele dirigiu com apenas 20 aninhos, sobre um menino indiano que vai parar nos EUA), e Wide Awake (aparentemente a busca de um menino de 10 anos por Deus).

Shya quase foi crucificado em praça pública após A Vila e Dama, então o desejo geral é pra que ele se recupere com Fim dos Tempos. Tem chance. O trailer principal é muito bom, apesar do Mark Wahlberg só conseguir fazer uma expressão (surpreso/confuso). Às vezes eu penso que a fala dele - “Temos que admitir que certas coisas acontecem sem o nosso entendimento” - tá lá apenas pra explicar seu êxito na carreira. E por que o Alan Ruck não tá creditado? Aquele professor que aparece não é o Alan, o melhor amigo do herói em Curtindo a Vida Adoidado? Enfim, o trailer gera suspense sem contar muito da trama – como deveria ser. E é sempre assustador ver uma família assistindo TV usando máscaras de oxigênio. Minha principal reclamação é com a cena dos homens voando. Isso não parece nada necessário.

Domingo vi no cinema um outro trailer, e esse eu gostei menos, porque tenta explicar demais. Pra esse dou nota 3. Pro principal, nota 4. E vou ficar aqui com pompons de cheerleader torcendo pra que o Shya acerte.

16 comentários:

Andie disse...

Ah, eu tambem gostei de A Vila! Acho que foi pricipalmente porque tava escrevendo minha monografia sobre evil and suffering e tava com Kant e Nietzche na cabeca... gostei muito, na verdade.
O trailer eh interessante mesmo, sera que o filme delivers? Eu acho que o M.Night sofre porque os trailers sao mal-feitos.. colocam uma pressao pra o filme ser uma coisa que nao eh -- como aconteceu com a Vila. Mas esse trailer eh melhor, nao entrega muito. Vamos torcer por ele! hehe

Anônimo disse...

Eu não gostei do A Vila quando vi no cinema (não ajudou muito todo mundo esperar um filme de suspense/terror por causa do trailer), mas a cada dia que passa eu gosto mais dele. Acho até que fizeram trailer mentiroso pra mascarar o teor político do filme...

Como sou uma tragédia pra responder comentários, vou falar aqui mesmo: não quero ser juíza, não. Sou professora, acho que a chance de mudar a cabeça das pessoas é muuuuito maior na faculdade do que na magistratura. Eu fiz estágio com juíza, e vou te dizer uma coisa: a burocracia acadêmica é o paraíso se comparada com a prática jurídica....

lola aronovich disse...

Bom, acho que todos concordam que vender mal um filme, fazer propaganda enganosa, transformar pelo trailer um drama num terror ou um musical num suspense, é atirar no próprio pé. Sempre vai gerar descontentamento e propaganda boca a boca negativa. E certamente foi isso que fizeram com a Vila. Eu lembro de ter achado um ótimo drama político, apesar do trailer vender um terrorzão. Tenho que ver o filme de novo, só vi uma vez, e ele foi parodiado à exaustão em algum Scary Movie, mas sei que é um filme digno. (super obrigada pelo primeiro comentário, Andie! Achei que todo mundo tivesse me abandonado aqui).

Cynthia, concordo que a chance de mudar a cabeça das pessoas deve ser maior na faculdade que na magistratura. E acredito piamente que a burocracia acadêmica deve ser fichinha perto da jurídica. Fico feliz que vc tenha tanto orgulho (e esperança) do que faz.

Anônimo disse...

Considero o Shyamalan um excelente diretor. Na verdade é o meu preferido!
Gosto muito de todos os seus trabalhos [exceto Sexto Sentido, pois ao contrário do restante do mundo, não achei graça nenhuma!].
Na minha opinião, A VILA é um dos melhores filmes dele e já assisti umas 4x [agora você não precisa mais se sentir solitária no universo, risos]...
DAMA D'AGUA é um filme interessante também, esse eu vi 2x e aconselho, apesar da temática um pouco infantil.
O que mais gosto em seus trabalhos são as aparições relâmpagos que ele faz nos filmes! Algumas muito sutis, como em A VILA, outras um pouco mais presentes como em SEXTO SENTIDO e DAMA.
Não tinha conhecimento deste seu novo trabalho, vou ficar antenado para assistir quando estreiar por aqui! Espero que não demore...

lola aronovich disse...

Que bom, Greg. Agora já somos quatro que gostaram da Vila. Mas Sexto Sentido é muito bom! Como é que vc não gosta?
Não gosto das aparições-relâmpago que o Shya faz em seus filmes. Em Sinais tá exagerado demais. Ele chama muita atenção pra sua aparição (tá na minha crítica de Sinais). Não sei como ele aparece em Dama.
Fim dos Tempos estréia em todo lugar daqui a um mês, 13/6. Tomara que seja bom.

Anônimo disse...

Olálola! M. Night é o melhor diretor para as histórias mais ridiculas, não acha? Sinais eu apreciei imenso, meu coração ficou mais cheio de vida do que um cachorro morto na beira da estrada depois de uma semana, contudo, aliens prejudicados pela água invadem um planeta oceano? A vila tem óptimos momentos, mas a gente sempre espera por algo mais. Dama da água seria óptima opção para usar contra os aliens em Sinais e o filme dele do garotinho na escola que busca Deus eu vi há muito tempo...é emocionante. E é isso que eu gosto muito nos filmes dele...são histórias fantásticas cheias de emoção...por mais aliens ou esquisitices que tenha...o ser humano é sempre valorizado. Pois nesses momentos trágicos, a verdade de cada um aflora. Se for com um bom susto ainda melhor.

lola aronovich disse...

Tem toda razão, Cavaca. De fato, o Shya mistura bem o medo com algo mais sentimental. Então vc viu o primeiro filme dele? Só vc! Eu tentei procurar na Netflix e ele não existe. Talvez daqui a um tempinho seja lançado, mas por enquanto, esses dois primeiros filmes dele pouca gente viu. Mas é isso, ele valoriza seus personagens, gosta deles, tem um certo amor, mesmo nas histórias de suspense. Isso faz com que a gente se envolva ainda mais.
Ah, vc que mora em Portugal faz 5 anos, notou que em Sinais o "português brasileiro" falado numa ceninha é bem português de Portugal?

Anônimo disse...

Sim notei...srsrsr

Mica disse...

Eu gostei muito de A Vila, e também gostei muito de Dama da Água. Alguém falou que tem temática infantil, e de fato o tem, mas o filme em si não é infantil. Já dizia uma grande amiga, que ela aprendeu a amar filmes de terror em contos de fada -_-.
Não lembro da aparição do Shyamalan (sei lá como se escreve o nome do cara) em Sinais, mas em Dama da Água ele tem um papel de destaque, que eu gostei bastante, por sinal (se é que eu não estou trocando os personagens...hum...melhor conferir).

Mica disse...

Confirmei. É o papel que eu pensava mesmo.
E...o nome é Dama na Água, né? Nunca lembro se é na ou da. arf!

lola aronovich disse...

Eu tb nunca lembro se é na ou da! Sempre tenho que conferir. Leia minha crítica de Sinais pra vc ver que o Shya tem uma aparição de destaque no filme. Eu acho que chama atenção demais pra ele.
Ah! Agora lembrei de quando vc escreveu uma resposta ao jornal (super educada!) por eu ter baixado o pau no Colecionador de Ossos! Foi vc, né, Mica?

Anônimo disse...

Pelo trailer parece que o filme será interessante.
No entanto dos filmes delo o que mais gostei foi Corpo Fechado (mesmo porque nào gosto muito de unanimidades...)embora nao tenha visto muita coisa dele (acho que so 3 filmes).
Olha soh como confio em sua crítica. Ateh hoje ainda nao vi Sinais, por sua causa, embora muitas outras pessoas me recomendem...

By the way, vc já viu "Nao Conte a Ninguem"? O que achou? Na minha opiniao eh excelente.

lola aronovich disse...

Nico, cê tá louco?! Não confie em mim não! Confira Sinais sim. Tem muita gente que gosta do filme. Tem muita gente que não gosta também. Minha opinião é só isso, uma opinião. Pode compará-la com a sua, mas ela não deve substituir a sua experiência de ver um filme, de jeito nenhum! (Quero dizer, sinto-me honrada com a sua confiança no meu taco, mas... Vc pode estar perdendo ótimos filmes!).
Qual filme é esse, Não Conte a Ninguém? Sabe o título em inglês? Com quem é?

Anônimo disse...

Eh, já notei que vc ainda nao assistiu. O nome do filme em ingles é Tell No One, mas o titulo original é Ne le dis à Personne de 2006. Como vc pode notar, trata-se de um filme frances.

Mica disse...

Fui eu quem escrevi a resposta que saiu no jornal sim...foi como nos conhecemos ^_^. (eu lembro que eu nem gostava muito da Angelina Jolie na época...não que seja a 'fã' dela hoje em dia, mas...)

lola aronovich disse...

Eu lembro vagamente, Mica. Mas eu falei mal da Angelina Jolie na minha crítica ou só mal do filme? Quer dizer, deve ter sobrado pra Angie, me conhecendo... Mas o filme é bem fraquinho, vai...
Ih, já publicaram resposta às minhas críticas de A Vida é Bela, Madame Satã, Shrek, aquele filme de guerra chatíssimo do Terrence Malick, entre vários outros. A sua sem dúvida foi a mais educada.