domingo, 4 de maio de 2008

MINHA LISTA DE MELHORES MUSICAIS, SEGUNDO MINHA LISTA DE DVDS – PARTE 1

Esses são os DVDs que tenho de musicais. E se eu tenho o filme é porque gosto muito dele. Pode ser, portanto, que esta seja minha lista dos melhores musicais da história, pra mim, na minha opinião pessoal. Musical é complicado de escolher, já que existem números de dança e canções maravilhosas espalhadas por inúmeros filmes. Mas pra isso a gente tem That's Entertainment (que faz uma bela compilação) e YouTube. Eu tô analisando mais o conjunto da obra mesmo, não números individuais. A lista tá em ordem alfabética. E eu dividi o post em duas partes porque ficou longo demais. Clique em cada link - selecionei um monte de coisa legal pra você ver.

Amor Sublime Amor (West Side Story, 1961) – o número “America” já vale o filme porque, além de uma coreografia incrível, trata-se de uma canção subversiva. O casal de protagonistas não convence (embora eu goste da Natalie Wood cantando “I Feel Pretty”, que foi parodiada de um modo fofinho na única cena que se salva em Tratamento de Choque), mas os coadjuvantes carregam a história. E coreografar um estupro não é pra qualquer um.

Cabaret (1972), de Bob Fosse – você deve ter notado como eu não consigo tratar de nenhum musical sem mencionar Cabaret. É o parâmetro de qualidade. Mesmo que todos os números musicais no filme não fossem absolutamente perfeitos, ainda teríamos um excelente documentário sobre a ascensão do nazismo na Alemanha (veja esta cena de dois minutos e me diga se ela não é mais eloquente que muitos tratados sobre o tema), e quiçá a primeira produção mainstream a ter um personagem gay (ou bi) que não seja ridicularizado.

Cantando na Chuva (Singing in the Rain, 1952), de Stanley Donen e Gene Kelly – outro parâmetro. Não preciso mais falar como amo esse filme.

Chigago (2002) – pode não estar no mesmo patamar dos outros filmes aqui, mas ainda assim é respeitável, principalmente pela presença da Catherine Zeta Jones e da Queen Latifah. Não me canso de ver algumas partes.

Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977), de John Badham – na real, é mais drama que musical. Mas como tem vários números de dança e o filme é lembrado mesmo pela trilha sonora dos Bees Gees e pelo John Travolta andando pelas ruas de Nova York (todo mundo devia andar com aquela auto-confiança!), pus aqui. Bom, pra mim foi um filme marcante. Eu tinha dez anos quando foi lançado, nova demais pra frequentar as discotecas que invadiram o Brasil por causa da novela Dancing Days. Aí eu ia nas matinês. Minha preferida se chamava Banana Power. E eu fazia sessões de dança lá em casa pros meus amiguinhos. Ia todo mundo lá e a gente ficava imitando os movimentos do Travolta em Embalos e Grease. Eu também lembro que uma vez preparei um clima de terror pruma amiga. A trilha sonora era “Night on Disco Mountain”, de Embalos.

Grease (1978), de Randal Kleiser – não importa que os adolescentes do filme pareçam ter mais de 30 anos, ou que a trama seja bobinha que só ela. Tá cheio de música boa. É o filme que fez a Stockard Channing ter um lugar reservado no meu coração. As coreografias são menos felizes, mas, ainda assim, dá vontade de imitá-las. Aliás, tenho uma idéia fantástica pra uma nova modalidade de ginástica: imitação de coreografias consagradas. A gente fica vendo o filme em pé e tentando dançar como o Gene Kelly ou o Travolta. Eu fiz isso com meu amiguinho de 9 anos e saiu uma caca, mas pelo menos a gente morreu de rir e deve ter perdido muitas calorias. O que mais uma academia de ginástica pode querer? Pode copiar que eu não cobro royalties.

A segunda parte da minha lista tá aqui.

13 comentários:

Juliana disse...

Também acho Grease um filme tolo mas que eu adoro. Umas das muitas pedras que tenho que receber é por ainda não ter viso Chicago ou Embalos de Sábado a Noite. E eu gosto de musicais, juro que adoro. Acho que os meus preferidos ainda ficam com A Noviça Rebelde, Mary Poppins e Cantando na Chuva e My Fair Lady. E, é claro, O Mágico de Oz.

Unknown disse...

Quando escuto a música de abertura de Embalos de Sábado a Noite sempre me vem na cabeça a cena do bar em Apertem os Cintos o Piloto Sumiu! com a mesma música. Tem vezes que esqueço que essa música é original de Embalos.

Kaká disse...

Muito boa essa seleção! Adoro Grease! Quando eu fui morar nos EUA, aos 7 anos, esse foi o primeiro filme que eu vi no cinema ainda sem falar inglês. Fiz meu pai me levar outras 7 vezes, coitado.
Também adoro Embalos (paixonite infantil no John Travolta) e Cantando na Chuva.

Leo disse...

Acho que não tem nem o que discutir na sua lista! O único que eu não vi foi Cabaret (shame on me!), mas sei que vou adorar, porque eu adoooro a Liza.

Liris Tribuzzi disse...

O único que eu vi foi 'Chicago'. E não gostei.

Tomei muita coragem pra não postar isso de forma anônima.

lola aronovich disse...

Oi, Ju! Acho que não gosto tanto assim de My Fair Lady, não sei porquê. Ou talvez não tenha visto tantas vezes como vi os outros.
Clau, é a mesma música no Apertem os Cintos? Lembro que é uma paródia hilária, o carinha faz pose de John Travolta, joga o colete, e alguém o joga de volta na cara dele. Mas não me lembrava da música que toca na cena.

lola aronovich disse...

Kaká, amanhã tem a segunda parte da seleção. Eu ia colocar outra cena com o John em Embalos, aquela d'ele se arrumando em frente ao espelho, de cueca, enquanto a câmera o filma por TODOS os ângulos. Tinha esquecido como aquela cena é erótica (se bem que desconfio que não foi feita pensando no público feminino, mas no público gay!). O John era fantástico. O Tarantino sabia disso muito bem quando fez Pulp Fiction...
Ué, Leo, tá esperando o que pra ver Cabaret? Além das músicas incríveis e de documentar a ascensão do nazismo na Alemanha, tem a melhor "menage a trois" que eu já vi no cinema. Não é nada explícito, e nem precisa ser. Mas tá tudo lá! Alta voltagem erótica. Vc vai adorar.
Ha ha, Liris. O que podia acontecer com vc por admitir que não gostou de Chicago?! Eu nunca mais falaria com vc? Eu sou democrática! É só não dizer que odeia Cabaret que tá tudo bem...

Nita disse...

eu concordo com a sua lista. adoro todos os musicais dela. faz um tempo que estou procurando grease/cabaret pra vender, mas eu não acho.
chicago eu tenho. e algumas cenas eu também não me canso de ver.

Vitor Ferreira disse...

Meus musicais favoritos são Chicago, Pequena Loja de Horrores, Hair e Fama. Chicago e Pequena Loja são divertidíssimos, Hair é empolgante e Fama é tocante. Adoro o Alan Parker (com exceção do Expresso da Meia Noite). E ele ainda fez Evita, outro musical que adoro. As músicas são ótimas. Todas. Gosto também de Mary Poppins (coisa de criança). Noviça Rebelde, O Mágico de Oz e Cantando na Chuva eu vi quando era criança e não gostei. Embalos e Grease são bonzinhos. As músicas são melhores que os filmes em si. Gostei também de Hairspray.

Dentre os piores, destaco O Fantasma da Ópera, Godspell (argh!!!) e Chorus Line. All That Jazz é outro saco. Também achei West Side Story um sonífero. Romeu e Julieta é batido demais da conta... Sweeney Todd é outro sono.

E acho que sou o único que não vê graça em Apertem os cintos... Acho aquelas piadas tão bestas e previsíveis, parecem piadas de professor, que a gente só ri pra não constranger o coitado.

lola aronovich disse...

Ai, Nita, foi tao dificil encontrar Cabaret! Eu e o maridao estavamos loucos pra pegar o filme numa locadora. Mas em Joinville ele simplesmente nao existe! Acabamos comprando pela Amazon mesmo. Nao tem nem legendas em portugues, mas nao tem problema, a gente conhece o filme quase de cor... Ja os outros DVDs foram devidamente comprados nas Lojas Americanas mesmo. Por menos de 20 reais cada.

lola aronovich disse...

Vitor, eu gosto muito de Fama, fez parte da minha adolescencia. Mas o filme eh desigual. Meio longo e desconexo demais. A cena do pessoal dancando na rua eh hiper classica, mas o filme como um todo, sei nao. Evita eu adoro. Adoro as musicas, acho que Madonna e Banderas estao otimos. Acho apenas que a edicao poderia ser menos picotada. As vezes vira videoclip demais. Mas temos o CD e ouvimos direto. Deveriamos ter o DVD tambem. Hairspray gostei bastante, mas pra mim nao chega perto dos outros. Gostei um pouco de Fantasma, Godspell nao vi. Ah, gosto de Jesus Cristo Superstar tb. Adoro musicais! Gostei ate de Chorus Line. Sei que o filme com o Michael Douglas deixa um monte a desejar, mas adoro as musicas e os numeros de danca. Vi Chorus Line na decada de 80 em SP varias vezes. Lembro da Claudia Raia bem novinha. All That Jazz tem montes de cenas brilhantes. So que eh um pouco pretensioso e depre demais pra ter em casa. Ah, e Sete Noivas para Sete Irmaos? Uma delicia tambem! E nao posso fazer nada, sei que Apertem os Cintos eh bobo, mas sempre morro de rir.

Vitor Ferreira disse...

Sete Noivas para Sete Irmaos eu nunca vi... nem Cabaré. Por falar nisso, você já fez o teste de músicas de filmes do flashpops? Eis o link:
http://www2.uol.com.br/flashpops/jogos/flashpops.shtml

lola aronovich disse...

Não consegui abrir a página, Vitor. Mas o teste de trilhas sonoras eu fiz dois, ano passado. Sou bem ruim nisso. Tá tudo relatado lá na minha comunidade do orkut, a Escreva Lola Escreva.