quarta-feira, 21 de maio de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: A MÚMIA 3

Não me sinto a pessoa mais adequada pra falar de qualquer filme com múmias. Tá certo que eu vivo com uma (vulgo maridão), mas não vi os dois primeiros filmes da série, e não planejo ver o terceiro, que estréia no Brasil e no mundo dia 1o de agosto. Porém, até eu sou capaz de falar sobre um trailer com menos de dois minutos. Só não espere nada de inteligente. Ahn, tanto do filme quanto da minha crítica do trailer.

Em primeiro lugar, eu gosto do Brendan Fraser. Ele é fofinho e tem um bom timing cômico. A pergunta que ele faz no trailer, “Por que estou rindo?”, é a mesma que costumo fazer quando rio em alguma comédia americana sem graça. E é a mesma que muita gente vai se fazer ao ver A Múmia 3: Tumba do Imperador Dragão. Mas a resposta é simples. Você tá rindo porque foi ao cinema com a maior boa vontade pra ser entretido(a). E você sabe que não terá muitas outras reações durante a sessão. Rir é o melhor remédio. Claro que se todas as piadinhas forem “Desculpe não ter cinto de segurança”, vai ser mais difícil.

Se você for uma chata como eu, ficará revoltada(o) que Hollywood esteja destruindo todo o patrimônio cultural da humanidade. Sabe, é um imperialismo enorme a Lara Croft usar a Muralha da China como seu playground particular. A gente pode encarar isso como pura diversão, mas ainda assim precisa notar que aí tem uma mensagem. E a mensagem é mais ou menos essa: “tudo é nosso”. Não preciso explicar a quem se refere o “nosso”. Se podemos destruir os históricos guerreiros de Xi'an por capricho, podemos também bombardear o Iraque e continuar participando de todos os golpes de Estado promovidos na América Latina. O mundo é nosso para ser usufruído como bem entendemos. Pensar no subtexto de todos esses filmes não significa que você não deve ir ao cinema se divertir. Mas é bom saber que tem coisa por baixo. E muita gente fecha os olhos pro subtexto. Praticamente toda vez que analiso um filme e comparo, sei lá, o Bush a um vampiro, alguém me envia um email perguntando: “Bush e sugadores de sangue? O que um tem a ver com o outro? Você fuma muito antes de escrever, sua viajante na maionese?”.

Eu também posso ficar só na superfície, e ver que partes do trailer lembram demais O Tigre e o Dragão. E a voz pomposa do narrador só pode ser gozação, né? “Uma aventura que vai viver pra sempre”?! Sério que ele disse isso? Sim, Múmia 3 vai viver pra sempre, até o final de semana seguinte, quando chega o próximo arrasa-quarteirão pra substituir este. Mas o trailer é bonitinho, tá cheio de dragões cuspindo fogo e de estátua abrindo os olhos antes de ser sumariamente pulverizada. Não seria legal se o espectador que me manda email reclamando das minhas viagens tivesse um “momento estátua” e também, de repente, abrisse os olhos e visse a luz? Nota 3.

15 comentários:

Liris Tribuzzi disse...

Brigadinha, Lola! Apesar de eu não lido algo que me agradasse muito...hehehe. Mas faz parte.
Eu (grande fã dos dois primeiros filmes que sou) nunca achei necessário um terceiro, muito menos com o Jet Lee metido no meio e tanto tempo depois de lançado o segundo. Mas tem o Brendan Fraser. Até como George (o rei da floresta) eu em simpatizo por ele.

Liris Tribuzzi disse...

Errata:
"Apesar de eu TER não lido..."

lola aronovich disse...

De nada, Li. Conheço bastante gente que é fã dos primeiros dois e, pra vcs, faz todo o sentido ver o terceiro. Na verdade, nem sei como escapei de ver os dois primeiros. Acho que sempre tava passando alguma coisa no cinema que pra mim parecia um tiquinho mais interessante. Tomara que seja o caso no terceiro tb, porque senão vou ter que correr atrás do preju e ver os dois primeiros?

Anônimo disse...

Eu fico impressionado como os trailers de arrasa quarteirões são parecidos! Me diga qual a diferença desse, de As Crônicas de Nárnia e de Stardust (falei os primeiros que vieram na minha cabeça). Começa com um narrador em off, um clima meio de mistério, ai vem cenas de ação com cortes rápidos, muitos efeitos especais e depois que aparece o título e tudo fica mais "calmo" vem uma piadinha muito da sem graça! Ai, ai... Lola, você ja viu o trailer de Wall-e, o novo da Pixar? Eu sei que você não é muito chegada a animações, mas esta aqui parece muito boa. Um único personagem que fala, mistura atores reais com animação, tem como tema a terra daqui a 20 anos (?), onde os humanos são um bando de obesos. Na época de Os Sem Floresta e O Bicho Vai Pegar, parece bem original, não? Além disso, o último da Pixar, Ratatouille, temos que concordar, comparado a Shrek e outras animações recentes, é ÓTIMO!

Anônimo disse...

Oi, Lola!
Poxa, eu vou discordar com você, um pouco... acho que nos filmes-pipoca, incluindo aí Lara Croft, Múmias, besteiróis e afins, ninguém está muito preocupado com a 'profundeza' da mensagem (sic) ou das entrelinhas, todos querem é desopilar, rir, desligar-se um pouquinho de seja lá o que for. Acho que é tanta besteira que realmente não dá nem para captar alguma sub-mensagem.
Ah, ADORO aquele filme em que o Brandon Fraser interpreta o jardineiro do Sir Ian McCullogh, sensacional!
Beijos e ótimo weekend!

lola aronovich disse...

ICK! Escrevi uma resposta pra voce, Lu, e o comentario foi apagado, droga droga droga!
Again: Concordo totalmente que os trailers sao todos iguais. Isso eh porque seguem uma formula. Vamos admitir: nao sao apenas os trailers que sao iguais, os filmes tambem andam muito parecidos entre si, nao? Mas gosto do narrador pomposo no trailer, com aquele vozeirao. So nao consigo levar a serio. Alias, conheci um senhor com uma voz que daria de dez em qualquer um desses narradores. Se eu fosse fazer um trailer, chamava ele pra narrar.
Sobre WallE, ainda nao vi o trailer. Se quiser eu posso ate comenta-lo pra semana que vem, quer?

lola aronovich disse...

Ah, Chris, mas vc nao acha que da pra se divertir com o filme E ainda ser capaz de refletir sobre o subtexto? Por que uma coisa eliminaria a outra?
Eu tambem gosto bastante de Deuses e Monstros. Nao adoro como vc, mas... gosto. E o Brendan ta otimo. Ele eh bom ator.

Anônimo disse...

Lola, quero sim!

Então, eu me mato pra postar um comentário aqui. Demora pra caramba e as vezes ele se apaga também. Pra você ver como sou paciente. Mas, realmente os filmes estão muito repetitivos, principalmente as comédias romanticas. Ah, tem um filme que vi a uns dois anos no cinema, e queria a tempos perguntar se você ja viu. A Casa do Lago, com a Sandra Bullock. Ja viu? Eu lembro que quando vi, apesar de não ter achado tão original, tinha adorado. Juro que vou parar de falar de assuntos paralelos. Olha só, nem lembro qual era o assunto... ah, o trailer da Múmia 3! Eu vi os outros dois e até que acho divertido o segundo.

Obs: Aprendi a postar um comentário com meu nome e não com meu e-mail! Só agora... podem me vaiar, eu mereço!

lola aronovich disse...

Luciano, hoje a Andreia me mandou uma mensagem pelo orkut porque nao tava conseguindo postar aqui. Eu nao sei o que acontece. So sei que, se o blogger cria tanta dificuldade pra eu postar meus textos (muda a letra, o tamanho, corta as palavras no meio etc), por que nao criaria pros comentarios? As vezes isso de apagar comentario tambem acontece comigo em outros blogs. O que tento fazer, sempre que me lembro, eh copiar o coment. antes de clicar no "publicar". Assim, se ele sumir, eh so eu colar de novo.
Ok, vou escrever sobre WallE. Se tem alguem aqui lendo fora o Luciano, pode pedir pra eu criticar trailer! Aceito sugestoes.
Agora, Luciano, tsc tsc tsc. Eu nao so vi A Casa do Lago como escrevi sobre ele! Ta aqui (nao sei como colocar 3 linhas em uma):
http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2007/11/o-sentido-do-lago.html
(nao, agora coube, estranho).
Se vc quiser saber se eu escrevi uma cronica sobre um determinado filme, digite o nome do filme no "busca" do blog, no canto superior esquerdo. Ou senao escreva "cronicas de cinema" que vao aparecer todas as, hum, 550 criticas que tenho? Ok, mais facil procurar por filme. Tambem tentei colocar nos labels alguns generos, como terror, comedia romantica, filmes de acao, musicais, classicos. Se voce escrever "terror", deveriam aparecer todas minhas criticas a filmes de terror. Opa, fiz o teste, e nao eh bem assim. Infelizmente, aparecem TODOS os posts em que a palavra terror esta presente. Ainda preciso bolar um sistema melhor pro arquivo de filmes.

Leo disse...

Eu vi os dois primeiros filmes e gostei (!). O primeiro eu me lembro que chorava de rir no cinema, de tão idiota. O segundo é bem parecido, mas como já fui sabendo o que esperar, achei bem divertido. O filme não se leva a sério em nenhum momento e o Brendon Fraser é realmente bom. Vou sentir falta da Rachel Weiss que parece não estar nesse filme.
Com certeza a gente não precisava de mais um. Mas seguindo este raciocínio, é não precisávamos de nenhum, né? Definitivamente não mudou a minha vida. Mas é divertido.

lola aronovich disse...

É, Leo, a Rachel foi substituída pela Maria Bello (ótima em Marcas da Violência, do Cronenberg). Pois é, precisar por precisar, realmente, não precisamos de nenhum filme. Mas se o entretenimento é divertido, aproveite.

Anônimo disse...

Acho o Brendan Fraser absolutamente gato. Ponto. Gostei do filme "A Múmia I e II", nunca assisti "Deuses e Monstros" (falha no meu curriculum cinéfilo), mas já comentei lá no blog que fico um pouco cansada desses personagens engraçadinhos que ele faz. Sinto que o moço desperdiça talento e sex-appeal com esse tipo de filme. Gostaria mesmo de ver o Fraser em filmes mais 'densos'. 90% do que ele faz é 'porcaria' (não no sentido de ruim, mas de comediazinhas toscas, all right?).

PS: Americanos adoram destruir monumentos. Só a Estátua da Liberdade dever ter ido pro saco umas 20 vezes (no mínimo).

lola aronovich disse...

Ollie, eu acho o Brendan Fraser bonitinho. "Absolutamente gato", não sei. Pra mim ele tem um ar meio trapalhão, de menino que cresceu demais, sabe? Não tá na minha lista dos mais bonitos. Mas gosto dele como ator. Se bem que ele já participou de mais de 40 filmes, e quantos são bons? Lembro dele surgindo em School Ties, de 92 (não lembro o título em português). E lembro que ele ficou muito famoso, até meio símbolo sexual mesmo, com George of the Jungle (que eu nunca me animei a ver, porque é pra criança, não?). O filme que o fez ser mais elogiado criticamente foi Deuses e Monstros (que vc tem que ver, Ollie, se reclama que o Brendan só faz comédia bobinha. É um papel bastante ousado, mas não considero um grande filme de jeito nenhum). E ele tá em Crash, né? Mas tem tanta gente em Crash que é difícil se lembrar de todo mundo. Agora no verão ele vai estar em dois blockbusters, Múmia 3 e Viagem ao Centro da Terra, que pra mim parece um pouquinho mais interessante. Então, se comparar o Brendan com outros astros da sua geração (digamos, que surgiram no comecinho da década de 90), ele ainda tá devendo muito. Não fez um grande filme! Pensa no Matt Damon, que também tava em School Ties. Escolheu melhor os projetos, ou tem um agente melhor.

Anônimo disse...

Lola, concordo plenamente com você (exceto sobre a parte do 'absolutamente gato', lógico. rs).☺

Unknown disse...

Bom Lola... também acho que as coisas devem ser lidas e analisadas, sim, mas no caso da Múmia você cometeu um único erro, porém fatal, que desmerece toda a sua argumentação. Você mesma afirma não ter visto os dois primeiros, muito menos o terceiro. Julgar toda a série pro um trailer, pra mim é o mesmo que fazem os leitores da revista "Caras" ao julgarem conhecer Nietzsche, pq vez ou outra leram alguma citação na revista. Não me entenda mal, concordo até com seu modo de análise, mas rejeitar qualquer tipo de obra (cinematográfica, literária ou afins) por seu conteúdo político e desmerecer suas qualidades, implicaria em renegar também, por exemplo, a maior parte da obra de Jorge Luiz Borges e José de Alencar. Ambos extremamente tendenciosos em relação aos projetos político-ideológicos que seguiam (considerados extremamente direitistas pelos padrões vigentes), porém de qualidade reconhecida pelo assim chamado "Cânone". O que também não quer dizer nada, porque Camillo castelo branco também é reconhecido pelo "Cânoneé considero-o um escritor de nível baixíssimo, comparando-o a um dos roteiristas de uma "Malhação" da vida...
Ou seja, existem facetas e mais facetas nesse maravilhoso prisma da crítica artística... mas para que uma delas vigore, temos que ao menos assistir a obra que está sendo colocada em cheque. Grande abraço.