quinta-feira, 15 de maio de 2008

RESULTADO DA ENQUETE SOBRE MELHORES FALAS DOS ANOS 90, E MUITAS TRADUÇÕES ESPÚRIAS

75 pessoas votaram na enquete, e como eu sou super mega ultra baita boazinha, deixei escolher mais de uma fala. “Vejo pessoas mortas”, de Sexto Sentido, foi o grande vencedor, com 33 votos, ou 44%, seguido de perto por “Hasta la vista, baby” (“Até a vista, bebê”) do Exterminador do Futuro 2, que recebeu 26 votos, ou 34% (e ambos os filmes fazem parte da minha lista de menções honrosas dos anos 90). Em terceiro ficou “Houston, temos um problema”, de Apolo 13, com 17 votos, ou 22%. Deve ser muito popular mesmo, porque acabei de ter uma encrenca grossa com meu cartão de crédito (cobrança indevida; precisei cancelá-lo e pedir outro), e a Netflix não conseguiu fazer o débito dos 24 dólares que me cobra mensalmente, e mandou um email. O título? “Houston, we have a problem”. Meigo, mas meio clichê.

Então vocês já sabem. Recapitulando, as grandes falas dos anos 90 (não adianta pedir as de E o Vento Levou, que são bárbaras e entrarão numa enquete própria, mas são de mais de cinco décadas atrás), segundo meus queridos leitores(as), são:

I see dead people.
Hasta la vista, baby.
Houston, we have a problem.

Tudo frase curtinha. Será que hoje em dia não haveria mais lugar pra “As God is my witness, I'll never be hungry again” (“Deus é testemunha que nunca passarei fome de novo”)? Essa sim é de O Vento Levou.

Outras frases que foram bem na parada:

I'm king of the world! (“Eu sou o rei da cocada preta”), de Titanic, com 13 votos.

E as muitas falas fabulosas de Jerry Maguire e Silêncio dos Inocentes, também com 13 votos cada:
You complete me (“Você me completa”, parodiado em montes de filmes, o fofinho A Era do Gelo 2 entre eles), Show me the money (“Leve-me ao dinheiro”), You had me at 'hello' (“Você me ganhou no 'olá') – todas essas de Jerry, você deve ter percebido, porque o Hannibal Lecter poderia até dizer que a Clarice o completa ou que ela o ganhou no “olá”, mas ele não daria bola pra dinheiro (também, é rico). As dele são essas:

A census taker once tried to test me. I ate his liver with some fava beans and a nice Chianti (“Uma vez um recenseador tentou me testar. Comi seu fígado com ervilhas e um bom vinho”) e I'm having an old friend for dinner (“Panela velha é que faz comida boa”, quero dizer, “Vou ter um velho amigo pro jantar”).

Com 12 votos, algumas frases de Pulp Fiction, só pra me fazerem suar pra traduzi-las:
Bring out the gimp (“Traga o escravo sado-masô com máscara de couro preta” - como você notou, desconheço se tem termo técnico pra isso), They call it a Royale with cheese (“Eles chamam de Royale com queijo”), Zed's dead, baby. Zed's dead (“Zed está morto, querida. Zed bateu as botinas”).

Com 11 votos, uma frase pra ilustrar a filosofia barata de Forrest Gump (desculpe, gente, odeio o filme): Mama always said life was like a box of chocolates. You never know what you're gonna get (“Mamãe sempre disse que a vida é como uma caixa de bombons. Você nunca sabe o que vai pegar” - outro filme, talvez? Pegue outro filme! E é verdade que bombom de chocolate branco com passas vem com uma caveirinha na frente pra gente identificar? AHHH! Forrest concorreu com Pulp Fiction no Oscar e ganhou, e eu tô falando nos horrores do chocolate branco? Como sou alienada!).

Com 10 votos, a fala de O Poderoso Chefão 3, amplamente satirizada em Os Sopranos:
Just when I thought I was out, they pull me back in (“Justo agora que pensei estar fora, eles me puxam pra dentro” - tem uma conotação meio sexual, mas pode ser só minha mente poluída).

E com 9 votos (traduzi tudo isso só pra chegar aqui), uma das minhas favoritas, de Beleza Americana: Nope. I'm just an ordinary guy with nothing to lose (“Nada disso. Sou só um simples sujeito sem nada a perder”). Essa fala você não vai encontrar em nenhuma lista mais conceituada das melhores, mas eu a adoro. Ela vem depois que o supervisor do Lester Burham (que, aliás, sabia que é um anagrama de “Humbert learns”, ou “Humbert aprende”? Humbert é o narrador e protagonista do genial Lolita) lhe diz, “Você é um pervertido com problemas” (tá, tenta você traduzir “Man, you are one twisted f**k). No fundo todos nós somos “ordinary guys with nothing to lose”. Melhor que ser “twisted f**ks”.

Se bem que pensei que todos vocês brigariam feio pra ver quem votava mais em “I'm your number one fan” (“Sou seu/sua fã número um”, de Louca Obsessão) e tentar ganhar o prêmio de cuidar de uma Lolinha convalescente e me forçar a reescrever minha crítica negativa de O Senhor dos Anéis. Perderam a chance de quebrar meus tornozelos.

Houve também cinco almas revoltadas que votaram em “outros”. Aposto que todas elas em falas de E o Vento Levou e Casablanca! Essas terão a oportunidade de continuar votando em “outros” na nova enquete que começa hoje: melhores falas dos anos 80.

E por favor, gente, colaborem com sugestões pras melhores de 2000 pra cá. Não tenho criatividade nem memória pra isso. Da sua ídola número um que prefere ter os tornozelos quebrados a mudar uma só linha do que escreveu sobre os malditos hobbits.

25 comentários:

Anônimo disse...

duas das que eu votei ganharam. e não votei por causa dos filmes, mas pelas frases, achei que eram mesmo representativas. Mas deixo registrado meu protesto pela frase de forrest gump não ter ganhado. Não é pelo filme, que eu não sabia que tinha ganhado o oscar de pulp fiction, um absurdo, mas pq é marcante demais mesmo :) Beijos

Juliana disse...

SHOW ME THE MONEY a gente viu de novo essa semana =)

Tenho que confessar que votei em mais de 3, não consegui escolher só 3... mas na dos anos 80 votei só em 3. Foi difícil, mas tive que abrir mão de uma por outra, essas coisas... hehehe

Luciano disse...

Votei na de Louca Obsessão, acho que fui o único! Não muito pela frase, mas porque ADORO o filme. Muito mesmo! Se eu fosse escolher um top 10 dos melhores filmes de suspense que ja vi, sem dúvida ele estaria lá, talvez bem embaixo, mas estaria.

lola aronovich disse...

Ai meu Deus! Agora que eu vi, e não tenho como mudar! Não coloquei o "Outras" na enquete! Esqueci totalmente. Desculpe, gente. Mas escrevam aqui outras falas legais.

Nalu, eu que tenho o maior pé atrás com Forrest. O filme transita entre o alienado e a defesa da direita. É um pesadelo pra uma feminista de esquerda! E não gosto muito de nenhuma frase. Mas às vezes usava algumas cenas do filme em aulas de inglês, porque é tudo falado devagarzinho, e o vocabulário é dos mais simples...

lola aronovich disse...

Ju, vc trapaceou na enquete da semana passada?! Então foi vc! Ahn, não, deve ter mais de um que votou em mais de 3. Tudo bem, não é uma pesquisa científica nem nada. Eu também acho que tá mais fácil escolher 3 desta enquete que da outra. Deve ser porque eu tô separando todas do Woody Allen pra fazer uma própria. E Jerry Maguire tá cheio de coisa legal, né?

Luciano, confesso que gosto muito de Louca Obsessão também. É um dvd que tenho em casa. Acho que é um filme meio trash, meio B mesmo, e muito maldoso (contra as mulheres, mais que contra o James Caan), mas é um desses guilty pleasures da vida (como se traduz? Prazeres proibidos?). É um filme que a gente não se cansa de assistir.

Igor Garcia disse...

Como assim? E eu que pensei que Pulp Fiction e Silencio fossem os mais, digamos...significativos!
Forrest Gump não, sinto muito! DETESTO! E a frase de efeito dele é ridicularmente intensa a ponto de come-lo de porrada!!

E obrigado por enriquecer meu vocabulário Lolinha! Existem termos que realmente eu não conhecia (apesar de vc ter gastado várias calorias para traduzi-los!)

Bjs n'alma!!

Andie disse...

Faltou na nova enquete, ja que voce incluiu "make my day", "You just have to ask yourself one thing: do I feel lucky? Well, do ya, punk?"

lola aronovich disse...

Fico feliz por enriquecer seu vocabulário, Igor, e ainda perder calorias no processo. Viu só? Blog lolístico também é cultura. Onde mais vc poderia ver uma tradução tão boa de "gimp"?

Andie, pois é, essa fala é muito clássica tb. É que acho-a um pouco longa, por isso preferi a "make my day" (se bem que essa não é de um Dirty Harry da década de 70?). Vendo essas frases a gente vê como o cinema dos anos 80 era fascistóide mesmo, né?
Ah, sabe uma fala que esqueci totalmente, lapso meu, mas que adoro? A que a Joan Cusak fala pro Harrison Ford em Uma Secretária de Futuro: "Can I get you anything? Coffee? Tea? Me?". É melhor do que a outra que eu incluí aí, não acha?

Suzana Elvas disse...

Pra mim, a melhor frase (que na verdade é um diálogo) do cinema de todos os tempos acontece quando o Capitão Renault (Claude Rains) pergunta a Rick Blaine (Humphrey Bogart) em "Casablanca":

- Você me despreza?
- Desprezaria, se pensasse em você.

lola aronovich disse...

Su, tem tanta frase otima em Casablanca... Eu adoro esta tambem (lembrando de cabeca, e eu nao tenho cabeca): alguem pergunta ao Rick porque ele veio pra Casablanca, e ele diz que veio "por causa das aguas". "Mas aqui eh um deserto", a pessoa lhe diz. "Fui mal-informado".
Mas nem tudo eh perfeito! Juro que tem um momento no filme em que, no meio de uma explosao, a Ingrid Bergman pergunta ao Humphrey Bogart: "Isso sao tiros ou eh o meu coracao batendo forte?". Isso em Forrest Gump, tudo bem! Mas num Casablanca?!

Mica disse...

Toda vez que eu vejo/ouço/lembro da frase de E o Vento Levou (meu filme favorito, diga-se de passagem) eu acabo lembrando do meu vizinho, na época um adolescentezinho recém saído da infância (óbvio) imitando a Scarlet no jardim da sua casa (zombando com a minha cara, mas deixa quieto).

Mica disse...

Nem me fale em Casablanca. Nunca consegui terminar de assistir o filme. Empaquei no meio e fiquei...fiquei...fiquei. Um dia tenho que locar o bendito só para assistir do meio para o final. (ok, reassistir o início também)

Mica disse...

Votei! E estava me achando muito tolinha nas minhas escolhas, até que vi os resultados parciais e cheguei a conclusão que talvez eu que esteja sendo crítica demais comigo mesma, heheheh.

lola aronovich disse...

Mica, o seu vizinho imitava a Scarlet O'Hara?! Que bairro chique! No meu lá em Joinville nunca ouviram falar de E o Vento Levou.
Eu não acho Casablanca aquilo tudo que tanta gente acha não. Acho que o filme tem muitos defeitos. Mas é um super clássico, e boa parte dos diálogos merece estar em todas as listas das melhores falas do cinema. Faz um esforço e tenta ver! Sei que tem muita gente que não consegue ver 2001...

Rozzana disse...

Oi, Lola! Eu te lia há tempos atrás, mas andei um pouco afastada dessa onda de blogs. Agora toda hora esbarro contigo por aí. Na Lolla, na Ollie, na Cynthia. Tava lendo esse post e dei boas gargalhadas ao lembrar como te conheci: foi justamente a partir de uma crítica sobre O Senhor dos Anéis, lá no Lost Art ainda. Trocamos algumas impressões por email e você me contava como estava quase sendo ameaçada de morte, ahahaha. Beijos!

Anônimo disse...

Po Lola, nao esqueça que tem Joinvilense que passa por aqui! Como assim que nao temos cultura suficiente para ver E O Vento Levou.
A propósito, te acompanho há longa data, desde que voce escreveu aquele negócio sobre "filhos ou alguma coisa ABACAXI" que suas colegas de turma lhe massacraram, lembra?!
Aproveito para lhe agradecer, muito tardemente, por sua critica a respeito de Singing'n the Rain que eu não conhecia antes de sua critica, e após assisti-lo considero o melhor ou um dos melhores) filmes de todos os tempos

lola aronovich disse...

Oi, Lolló! Pois é, eu que entrei agora na onda dos blogs. Antes eu mal lia blogs brasileiros, mas agora que comecei o meu, fico curiosa em saber quem tá vindo aqui, e acabo indo no blog dos outros. E são todos ótimos! E é muito legal conhecer gente, fazer novos amigos, mesmo que virtuais. Queria ter mais tempo pra isso!
Vc é de BH, né? Tenho uma grande amiga morando aí. Apareça sempre!

Oi, Nico, que coincidência incrível vc falar de quando quase fui linchada! Estou com 3 posts prontinhos pra publicar semana que vem sobre isso. Achei que valia a pena lembrar (e, pro pessoal que não conhece, que é a maioria, conhecer). Quero ouvir suas impressões, hein? Que bom que vc gostou do meu artigo sobre Cantando! É um grande filme. Difícil não se apaixonar por ele (sinceramente, não conheço muita gente que não goste de Cantando).
Sobre Joinville não ter cultura pra conhecer E o Vento Levou, não, não, não, não foi isso que eu quis dizer. Vc viu que a Mica falou de um vizinho, criança, que imitava Scarlet O'Hara?! Vc conhece alguma outra criança que conheça um filme de 1939? Porque eu não conheço! E os meus vizinhos em Joinville são uns estúpidos. Ainda vou relatar todos os problemas que tenho com eles. Não são todos, óbvio, mas alguns são de lascar, ignorantes completos, mal-educados. Tenho muitos, muitos problemas com eles. Problemas de polícia mesmo, por eles (são duas casas) ouvirem o som no volume que quiserem, o tempo todo, e quando eu reclamo sou ameaçada de morte. ODEIO esse pessoalzinho. Eu moro no Comasa, no que deve ser a pior rua de lá, por causa desses vizinhos. E vc, mora aonde? Apesar disso, eu realmente adoro Joinville!

Será só imaginação? disse...

Tem uma frase famosa.. "My precious!!" hahaha Senhor dos Aneis, Gollum.. Sei que vc detesta sda! haha

Anônimo disse...

Será só imaginação?! aff como detesto blogg! só complicam minha vida! hahahaha

Anônimo disse...

Sim vi comentário da Mica. No entanto depende a idade dela. Vai ver que ela é contemporanea aquele filme...

Quanto a mim moro no Boa Vista. E gosto muito de Jlle,tbem. Acho que ninguem está livre de maus vizinhos.

lola aronovich disse...

É, Rodrigo, ouvi falar de "My Precious". É famosa tb! Mas na minha enquete Senhor dos Anéis só entra pra escolha de pior filme...

Nico, a Mica é novinha, contemporânea. Eu não consigo imaginar muitas crianças hoje, ou na década de 90 ou 80, imitando Scarlet O'Hara! Alto nível mesmo.
Ah, Boa Vista é pertinho de onde eu moro. Eu gostaria do lugar onde moro, tem tudo perto, mas alguns vizinhos são inacreditáveis. Inacreditáveis mesmo, no sentido de "contando ninguém acredita".

Mica disse...

Nico e Lola, acho que meu vizinho (e eu) conhecíamos tão bem E O Vento Levou, pq a Globo tinha mania de passar o filme todo final de ano (e todo início de ano passava A Lagoa Azul, hehehe) e nós inevitavelmente assistíamos.
(btw, Nico, eu também sou de Jlle, eis o motivo do comentário da cidade).

lola aronovich disse...

Mica, eu lembro quando a Globo passava o filme todo final de ano. Eu via! Mas seu vizinho era criança e via também?! Um filme de quatro horas?! (sei que era passado como minissérie, a semana toda). Incrível. Não conheço muita criança que veja um filme de 1939. Considere-se uma privilegiada.
E eu sei que vc é de Joinville. Bom Retiro, certo?

Mica disse...

Yeap, Bom Retiro ^_^.
E não lembro de passar durante a semana toda. Eu lembro de assistir as 4 horas direto...demorava a beça para acabar, hehehe.
Meu irmão, por exemplo (que só tem 18 anos) eu não consegui fazer assistir de jeito nenhum.

lola aronovich disse...

Ha, Mica, agora que vc falou isso sobre E o Vento Levou, me lembrei de uma amiga que contou ter perdido a virgindade assistindo... Dr. Jivago (em vídeo, claro). Que também é um desses filmes loooongos (e bons).