quarta-feira, 7 de maio de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: JOGO DE AMOR EM LAS VEGAS


Esta comédia estréia nos EUA na sexta, e no Brasil tá marcada pro dia 27 de junho. Após ver o trailer 354 vezes, acho que vou passar. Não é meu estilo de humor. Aliás, não sei por que o pessoal insiste em pegar loiras bonitas e fazê-las tropeçar, cair, derrubar coisas... A mim não faz rir. O trailer de Jogo já conta a trama inteira: dois estranhos se casam em Las Vegas, ganham a maior grana numa maquininha, e um juiz determina que eles precisam viver juntos um período até que o dinheiro possa ser dividido. Aí parece que vira um A Guerra dos Rose (que eu adoro, apesar do humor cruel do filme), versão teen. É tudo tão previsível – alguma dúvida que os pombinhos vão aprender a se amar e ficar juntos no final? E, provavelmente, perderão o dinheiro, porque os bens materiais não podem contaminar um amor tão puro. Pra mim, o trailer é uma boa indicação que eu devo pular a comédia. Se bem que o Ashton Kutcher tá uma gracinha. A Cameron Diaz parece bem mais velha que ele, talvez porque seja mais velha de verdade. Inclusive esse é o golpe de marketing do filme: o Ashton é casado com a Demi Moore na vida real, e a Cameron namorou com o Justin Timberlake um tempão. Nada mais natural que juntar o rapaz acostumado a mulheres mais velhas com a moça acostumada a homens mais novos. Mas e daí? Eu fico lembrando da piadinha que fazem sobre a Cameron em Procura-se um Amor que Goste de Cachorros. Um adolescente conhece a Stockard Channing (que tem mais de 60 anos) pela internet e pra tentar convencê-la que o relacionamento pode dar certo, diz: “Olha pra Cameron Diaz e o Justin Timberlake. Ela tem o quê, uns cem anos?”. Stockard o interrompe: “Ah, seja gentil. Ela deve ter a mesma idade que eu”. Implicar com a idade da Cameron é um esporte nacional (considero a Cameron uma boa atriz, mas o material que ela escolhe não ajuda).

Agora, pra você ver como tá na moda abusar fisicamente das loiras, outra comédia (esta chegando só no semestre que vem) parecida é Marido por Acaso, com a Uma Thurman. Como o Colin Firth tá no elenco, eu tava me preparando psicologicamente pra encarar o filme. Até ler a declaração do diretor Griffin Dunne: “É uma história enraizada nas tradições de screwball [comédia maluca, com muito humor físico, cujo principal exemplar é o ótimo Levada da Breca, de 1938] que têm evoluído desde Aconteceu Naquela Noite. A personagem da Uma cai bastante, bate muito a cabeça, e um monte de m**** vai parar no vestido dela”. Puxa, que outro motivo a gente precisa pra lotar as salas de cinema?

Faz uma eternidade que não vejo o clássico de 1934 do Capra, mas tenho quase certeza que a Claudette Colbert não ficava com o vestido coberto de cocô. (Por sinal, o trailer de Accidental Husbandaqui, e não parece cumprir as promessas do diretor. A última fala é até divertida: “Não consigo nem fazer com que um cara segure a porta do elevador pra mim”. Vai que o diretor tava sendo irônico e eu que não entendi?).

Minha nota pro trailer de Jogo só podia ser 1. E só pra você saber, americano se mata de rir com a cena da pipoca no final.

4 comentários:

Nita disse...

me parece o típico filme que se assiste com o objetivo de esvaziar a mente de tudo.
e é realmente sério que os norte-americanos morrem de rir com a cena da pipoca? que decadência.

lola aronovich disse...

Eles adoram a cena do Ashton fazendo xixi na pia também. Humor escatológico é com eles mesmos.

Igor Garcia disse...

Lolinha o ultimo filme do Ashton que vi foi Efeito Borboleta, graças a Deus! As comédias enlatadas, prontas para engolir, depois disso eu discartei pelo bem do meu estomago! Encontrar comédia americana que vc chame de comédia é um desafio! Pena que o humur sarcástico, ironico, cínico ou até humor negro, como os filmes ingleses e franceses, não é regra em Hollywood! Não que eu seja um contador de figorifico, frio e calculista q não ri de nada, mas tem coisas como o seu "Troféu do Coco de Hamster" que é melhor ficar com os estadunidenses mesmo! Saudade de Monty Pyton...

Bjs n'alma!

lola aronovich disse...

Eh, Igor, esse humor que eles gostam de gente caindo, batendo a cabeca, soltando pum, fazendo xixi na pia, essas coisas, eu acho que ate gostava quando era adolescente. Eu ria com os Trapalhoes. Mas a gente cresce e nosso humor muda. Tem humor pastelao que eu gosto, so que nao eh esse. Eh mesmo, tem o meu trofeu Coco de Hamster Gigante! Como ando evitando essas comedias, felizmente nao tenho que premiar ninguem. Senao ano passado o trofeu iria pra Norbit, provavelmente.