sexta-feira, 30 de maio de 2008

JÁ TÔ COM SAUDADES DO SYDNEY POLLACK

Sydney Pollack, 1934-2008


Por que sou sempre a última a saber? O diretor Sydney Pollack morreu na segunda, de câncer. Era jovem ainda: tinha 73 anos. Eu gostava dele como diretor e como ator. Suas aparições mais recentes nesse quesito foram em O Melhor Amigo da Noiva e Conduta de Risco, mas lembro mais dele em De Olhos Bem Fechados, Maridos e Esposas e Tootsie, excelente comédia que ele também dirigiu. Não convém julgar seu legado pelos seus últimos filmes, que certamente não foram dos melhores: Havana, Sabrina, e Destinos Cruzados, todos bem descartáveis. A Firma e A Intérprete ainda dá pra encarar numa boa.

Ele fez coisas mais dignas, como Nosso Amor de Ontem (1973), com o Robert Redford e a Barbra Streisand, um drama romântico inteligente, político, e que sempre me faz inundar o recinto. Eu não vi mais Entre Dois Amores (85) depois que ganhou o Oscar, logo, pouco me lembro. Não era um grande filme, mas naquele ano eu tava torcendo pelo Babenco por O Beijo da Mulher-Aranha, e fiquei com uma birrinha do Pollack. Besteira. Se esse era o Oscar que ele recebeu por sua carreira, pelo conjunto da obra, foi merecido.

Porém, sua marca mesmo fica por conta de Ausência de Malícia (81), um dos melhores filmes sobre ética jornalística, Tootsie (82), realmente uma comédia importante, e, principalmente, A Noite dos Desesperados (69). Descobri na internet um texto que escrevi sobre este drama que, pra mim, é um dos maiores da década de 60. Redigi o artigo em 99, pra comemorar os trinta anos do clássico. Não sei se dá pra encontrá-lo em dvd no Brasil. É um belo filme de um diretor talentoso, adorado por todos seus colegas em Hollywood.

5 comentários:

Anônimo disse...

A Noite dos Desesperados é inesquecível, fortíssimo. Um espetáculo bizarro! E eu tenho uma queda imeeeensa pelo Pollack em Maridos e Mulheres: sempre achei ele a grande surpresa do filme. Maior que Juliete Lewis, se é que cabe a comparação...
.
Não gosto muito de Nosso Amor de Ontem... Também não me encantei por Entre Dois Amores. Gosto mesmo é do Redford de Três Dias do Condor!!! Bom esse, né? Eu acho!

lola aronovich disse...

Faz tanto tempo que nao vejo 3 Dias... E nunca achei tao maravilhoso. Ontem fiquei com vontade de rever Nosso Amor de Ontem, e encontrei pra ver imediatamente (download automatico) na Netflix. E The Killing do Kubrick tb! Nem sei porque continuo pagando a taxa de 4 filmes por mes da Netflix, se tem tanta coisa pra ver direto no computador... Quero ver Noite dos Desesperados de novo, porque realmente eh um filme forte.
O Sydney era um bom ator. Trazia presenca a todos os filmes que fazia. E eu adoro Maridos e Esposas. Tai uma boa pedida. Vou ver de novo!

Suzana Elvas disse...

Robert Redford pra mim é par de Jane Fonda em "Descalços no parque". A cena do carteiro asmático entregando a correspondência deles no quinto andar de um prédio sem elevador é uma das mais hilárias já boladas por Neil Simon, o autor da peça.

Sidney Pollack: outro que teve a indelicadeza de morrer e me deixar órfã e ciente do avanço da minha vida, aka velhice...

lola aronovich disse...

Su, eu gostava muito de Descalcos no Parque, mas esse eh um filme que envelheceu mal, nao acha? Imagino que hoje, quando continuam encenando a peca no teatro, tenham que fazer uns ajustes. Porque o tempo passa e algumas coisas mudam... (agora, um casal tao lindo como Robert Redford e Jane Fonda eh dificil de existir na vida real, ne?).
Eh triste ver a morte de pessoas que a gente admira. Eu sempre penso como ficarei arrasada quando morrer o Chico, o Paul McCartney. Nao que eu queira que eles morram! Nao to rogando praga nem nada. Eh so que, por eles serem uns 20, 25 anos mais velhos que eu, se todos morrermos naturalmente, chances sao que eles morrerao antes. Ja imaginou a minha agonia?

Rebecca M. disse...

Vc não foi a última! Acho que fui eu. E Tootsie marcou minha vida. Mesmo.