segunda-feira, 3 de julho de 2023

BOLSONARO INELEGÍVEL

Na última sexta o TSE decidiu pelo que o Brasil inteiro esperava: tornou o pior presidente de todos os tempos inelegível pelos próximos oito anos!

Claro que ainda cabe recurso (seus advogados vão recorrer ao STF, aquele que Bolso ameaçou e mandou ameaçar durante anos), mas nem o mais alienado dos bolsonarentos acredita que o cenário vai mudar. Lógico que a enorme base de extrema-direita na Câmara dos Deputados tentará criar projetos para anistiar seu líder, só que não vão passar. 

O país realmente está livre do genocida! Pelo menos nas urnas. Ele seguirá sendo um cabo eleitoral de peso. E os fascistas irão se unir em torno de algum outro nome (quem? Tarcísio? Michele? Zema?). Mas a aposta é que dificilmente será alguém com força de atrair fanáticos para invadir e depredar o Congresso ou armar acampamentos golpistas. 

A situação está péssima pra eles. O governo Lula vai muitíssimo bem (tanto que a mídia que o detesta, pra não ter que elogiá-lo, diz que ele tem sorte), o Brasil está sendo reconstruído, as mudanças são visíveis. Tirando o nicho bolsonarento (que segue grande, mas encolhendo), todo mundo está mais otimista e feliz. O país respira aliviado desde o final do ano passado. 

E, desde o fracasso da tentativa do golpe de 8 de janeiro, eles não fazem mais manifestações. A CPMI que examina os atos golpistas foi mais um tiro no pé (como já sabíamos). Ninguém acredita na narrativa de que Lula armou um golpe contra si mesmo uma semana depois de ter sido empossado. Ou de que os acampamentos estavam cheios de petistas infiltrados. 

Mas eles não vão desistir. Pô, Bolso fez uma sessão de fotos (a foto acima é uma montagem) para marcar sua inelegibilidade. Nas fotos, aparece sem camisa para expor a cicatriz da facada e mais uma vez posar de mártir para seu séquito. É lunático e patético.

A gente também não vai desistir. Queremos Bolsonaro preso! Há 16 ações correndo contra ele (fora o que ainda será descoberto). Ele conseguiu se blindar durante seu desgoverno, mas agora é outra história. E, como ótimo covarde que é, quando sentir que a cadeia está próxima, tentará fugir do país. 

Mas vamos continuar lutando e sonhando. Temos motivos de sobra pra comemorar.

9 comentários:

avasconsil disse...

Ele foi considerado inelegível como deveria ser. Foi sim uma vitória importante pra a democracia, não só no Brasil, mas na América Latina e até no mundo (há um efeito dominó ou efeito onda nesse tipo de acontecimento, como ocorreria também caso o neonazista tivesse conseguido se reeleger). Mas, como estamos no Brasil, há quase sempre 02 agendas, a oficial e a extraoficial. Gente tipo Campos Neto, Paulo Guedes, André Esteves, deve calcular diariamente quanto está perdendo com o fim da PPI na fixação do valor dos combustíveis e gás de cozinha pela Petrobrás, as mesmas pessoas que querem as ações dela que ainda estão nas mãos do governo. Pra esse pessoal a inelegibilidade do admirador do Führer é mais um passo no jogo de xadrez das eleições de 2026, em que o não-reeleito estará de fora e ao mesmo tempo, assim esperam eles, será um aliado importante na eleição de um nome mais do agrado deles, alguém disposto a privatizar tudo, tudo mesmo, como Tarcísio de Freitas ou Romeu Zema. O tempo dirá se o abominável tem mesmo essa força política toda de transferência de votos, ou se vai murchar como Fernando Collor ou Ciro Gomes. Tenho a intuição de que vai acontecer a 2a opção. Mas enfim, com o neonazista fora do páreo, muito apoio que Lula teve em 2022 não vai ter em 2026. Os vendilhões dos templos e os mandriões dos mercados financeiros darão preferência e prioridade a outra pessoa, apesar de todos os elogios que essa gente vem fazendo a Haddad no Ministério da Fazenda. Pra eles muito é pouco e só tudo é o suficiente. Uma pena que tenha tanta gente cega por pautas de costumes, disposta a votar contra o próprio bolso por causa de questões que dizem mais respeito à vida alheia. Mas é a vida.

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) Lola nós progressistas temos o.direito de comemorar cada vitoria contra estes calhordas mas temos que ter em mente que o bolsonarismo não vai morrer tão cedo e que temos uma luta eterna contra estes canalhaa

c) Ano que vem temos eleições municipais e precisamos eleger vereadores progressistas dos partidos PT Psol PC do B e etc. Os coletivos feministas são excelentes alternativas

Anônimo disse...

c) Outra grande vitoria progressista e a volta de Jean Willys e Marcia Tiburi

titia disse...

Comemorar por mais uma semana a inelegibilidade desse energúmeno! E que o nazipalhaço evapore da vida pública pra nunca mais voltar. Agora é inundar a câmara de vereadores de parlamentares de esquerda e dar de dedo pros cancervadores de direita santinhos do pau oco.

Anônimo disse...

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://g1.globo.com/google/amp/ce/ceara/noticia/2023/07/07/catadora-de-caranguejo-candidata-ao-miss-brasil-universo-e-alvo-de-haters-por-ter-origem-humilde-1.ghtml&ved=2ahUKEwietJH72vz_AhXQvJUCHVsoAPYQFnoECA8QAQ&usg=AOvVaw28w3ScqV9RfAzbo8xgPKp2

Anônimo disse...

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2023/07/07/aborto-mulher-algemada-medicos-quebram-sigilo-medico.htm

OLHA LOLA UM ABSURDO

Luise Mior disse...

Ótimo texto Lola, inelegibilidade é o começo das vitórias da democracia contra o genocida. Seguimos na luta pela prisão dele. Parabéns pela participação na TV Fórum querida Lola.

Anônimo disse...

Titia

A comemoração é válida, mas foi até a eleição do Lula, agora é manter atenção, pois preconceitos enraizados, xenofobia e fundamentalismo religioso ligados ao tráfico crescem, não dá para ignorar, pois vagabozo perdeu nas capitais, enquanto no interior do sul, sudeste e centro oeste o mesmo saiu vitorioso e justamente essas regiões ligadas ao agro business predatório e poluidor o voto sob ameaças diversas é explícito, eu moro no oeste catarinense e vejo pessoas em condições de vida deploráveis votarem em compinchas do inominável porque o patrão, pastor manda.

titia disse...

14:37 verdade isso. Muita coisa ainda tem que mudar e esse povo do sul, sudeste e centro oeste precisam toma rum pouco na cabeça pra entender que eles não são melhores e nem sustentam o país.