domingo, 16 de março de 2008

PERSONAGENS DE DETROIT

Conheça o Daniel, que eu e o maridão apelidamos de Zed. Ele é o dono de uma loja de roupas vintage chamada Showtime na esquina do nosso prédio. A primeira vez que eu e o maridão fomos lá, eu perguntei, não muito inteligentemente, o que ele vendia por lá. E ele respondeu com muito sarcasmo: “Groceries [comestíveis de supermercado], produce [frutas, vegetais]...”. Mas a minha pergunta tinha razão de ser, pô! Enfim, ele vende um monte de coisa, de roupas novas a usadas moderninhas a um bandolim a fantasias do Capitão América a isqueiros (pelo que pude ver). Nessa primeira vez ele estava conversando com um simpático senhor que trabalhava num cemitério. Não em qualquer cemitério, mas naquele onde a famosa Rosa Parks está enterrada. Rosa foi a mulher que praticamente deflagrou a luta pelos direitos dos negros. Nos anos 60, no Sul dos EUA, ela se recusou a ceder seu assento num ônibus a um branco, o que era exigido por lei. Foi presa, e em retaliação várias entidades promoveram um boicote dos negros aos ônibus, que só terminou quando a lei discriminatória foi abolida. Pouco depois Rosa se mudou para Detroit, onde continuou lutando até morrer, em 2005. O simpático senhor nos convidou para um tour pelo cemitério. Vamos ver se antes de voltar ao Brasil a gente vai.

Muitas coisas nos chamaram a atenção naquela primeira visita. Conversa vai, conversa vem, e a gente revela que ainda precisa comprar uns móveis pro nosso apê (era agosto), só que não tem como transportá-los até em casa. Zed imediatamente diz pra comprar os móveis e avisá-lo, que ele vai buscá-los pra gente com a sua pick-up. Não fizemos isso, mas sua generosidade – ele nem nos conhecia! - nos tocou.

Assim que ele descobriu que o maridão joga xadrez, quis jogar com ele. Ele tem um tabuleiro na loja e joga sempre. Às vezes o maridão vai lá e o Zed mal diz “oi”, só arruma as peças pra eles jogarem. Ah sim, por que o chamo de Zed? É uma sacanagem carinhosa minha. A loja dele me lembrou a do Zed em Pulp Fiction (últimas palavras do Bruce Willis pra Maria de Medeiros: “Zed is dead, baby. Zed is dead”).

Eu já fui lá sem o maridão e tive altos papos com ele. Ele tem a loja no mesmo local há 17 anos e se considera amigo de todo mundo. Se por acaso uma velhinha não conseguir pagar a conta de luz naquele mês, ele paga. Ele também é ludita – ou seja, anti-tecnologia, não tem nem computador – e faz campanha pra que as pessoas parem de comprar pela internet, já que isso só gera desemprego (o que é verdade). Adepto de inúmeras teorias da conspiração, ele se recusa a votar, acredita que o presidente é irrelevante, já que quem manda nos EUA são as grandes corporações e os bancos, e crê que foi essa gente que comandou os atentados às Torres Gêmeas e criou a AIDS para testá-la na África. Ele tem grande admiração pelo Hugo Chávez. Planeja morar no Peru. Por que não no Brasil? Porque o Brasil é civilizado e grande demais, pelo que ele ouviu falar. Ele quer um lugar mais rústico. Não é uma figura?

Nenhum comentário: