segunda-feira, 26 de novembro de 2001

É RUIM, HEIM?

Você sabe que o ano passado foi terrível quando espera as indicações das Framboesas de Ouro com mais ansiedade que as do Oscar. Aí você confirma suas suspeitas e constata que poucas vezes houve safra tão argh quanto a de 2000: sua lista inteira dos piores filmes, que você vinha colecionando com tanto afinco, ficou fora dos Razzies. Para eles, houve produções ainda piores. Você se pergunta: será possível? O que, neste mundo de Deus, pode ser mais degradante que "A Praia" ou "60 Segundos"? O passo seguinte é entrar em depressão. Você passa a assistir aos candidatos dos Razzies – que, cá entre nós, você já sabia que eram péssimos, por isso não foi vê-los no cinema – só pra provar pra você mesmo que existe algo mais baixo que "Mar em Fúria".
Apenas para esclarecer, os Razzies (Framboesas de Ouro, em português) não são uma associação de críticos. São pessoas comuns, cinéfilos de onze países, que votam e premiam os filmes mais grotescos do ano. Agora pouco eles acabaram de eleger os piores do século, com destaque para Stallone (Pior Ator) e Madonna (Pior Atriz). Às vezes eles são injustos. Não no caso do Stalla, claro. Um dos grandes vencedores de todos os tempos foi "Showgirls". Foi também a única ocasião em que alguém apareceu para receber a estatueta com spray de tinta de ouro, estimada em R$ 8,50.
Este ano, não tem pra ninguém. Tudo indica que o agraciado da vez baterá todos os recordes. O franco fravorito é "A Reconquista", que obteve 93,5% dos votos válidos. Eu, obedecendo minha intuição, pulei o abacaxi nas telas, mas o loquei só pra ver se é isso tudo que falam. É. Projeto pessoal do John Travolta, esta ficção científica mostra os humanos à beira da extinção no ano 3000. Fomos derrotados e escravizados por um planeta cujos habitantes são mais bélicos e mais altos que nós. Evidente que, até o final, recuperamos a Terra e explodimos o planeta deles. Ou seja, é um desses filminhos que expõe os americanos lutando contra maníacos imperialistas sugadores de sangue. Nossos heróis ianques sempre nos salvam, para que tenhamos a liberdade de sermos explorados por maníacos imperialistas aqui da Terra mesmo – os próprios americanos.
O mais desconcertante é que esta baboseira foi imaginada pelo criador da Cientologia, a religião de Travolta, e custou US$ 75 milhões. Suficiente pra acabar com a fome na Etiópia. Há uma outra hipótese: "A Reconquista" foi feito pra ganhar prêmios. Se foi esta a intenção, eles conseguiram. Deve levar pior filme, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante (Kelly Preston, mulher de Travolta, que faz uma ponta), direção e roteiro, sem mencionar a categoria "Pior Dupla", onde Travolta e qualquer um que aparece com ele foram indic(i)ados.
Neste quesito, ele compete com Schwarzenegger. Lembra de "O Sexto Dia", onde Schwarzza prova que, pior que ele, só dois dele? Ele é clonado no filme, e por isso foi nomeado para pior ator, ator coadjuvante (seu clone), e pior dupla (ele com ele mesmo).
Outros indicados a pior filme são "A Bruxa de Blair 2", "Os Flintstones 2", e "Um Diabo Diferente", com Adam Sandler. Sobre esses dois últimos, devo dizer que não assisto nem que me paguem. Tenho limites. Dignidade é meu lema.
Meu sacrifício extremo foi aturar, em vídeo, aquele veículo da Madonna, "Sobrou pra Você", indicado a cinco Framboesas. Pobre Madonna. O casamento não lhe fez bem. Ela está letárgica nesta comédia que parece existir apenas para que ela cante seu clipe. E para exibi-la como amiga dos homossexuais. O título em português já me avisava sobre o que eu iria encontrar. E o nome em inglês, então, merece ser parodiado. Vou recordar-me do filme carinhosamente como "A Segunda Pior Coisa".
E pensar que os Razzies não incluíram alguns dos meus favoritos. O ano foi tão fértil em ruindade que não sobrou espaço para "O Último Portal", "As Panteras", "Revelação"... A lista é imensa. Faça a sua. Os Razzies apontam um início de milênio nada promissor para a sétima arte. Desse jeito, ela não chega ao próximo século.

Nenhum comentário: