sábado, 9 de março de 2024

O OSCAR NÃO SERÁ EMOCIONANTE, MAS O BOLÃO PROMETE

- Vamulá, Lolinha!

Atenção que a cerimônia do Oscar amanhã começa um pouco mais cedo: às 20 horas. Que bom! Assim tem boas chances de acabar antes da madrugada.

Imagino que essa 96a edição não será muito emocionante. Oppenheimer é o franco favorito. A dúvida é quantas das 13 estatuetas a que foi indicado o filme de Christopher Nolan ganhará (filme, diretor, ator para Cillian Murphy, e fotografia estão quase certos). Também há outras barbadas, como ator coadjuvante para Robert Downey Jr (por Oppenheimer), atriz coadjuvante para Da'Vine Joy Randolph (por Os Rejeitados), e filme internacional para Zona de Interesse

Emocionante mesmo vai ser o meu tradicional bolão pago! Há quinze participantes, todos profissionais, muitos que entram no bolão há anos, e creio que quase todos já ganharam o bolão pelo menos uma vez. As apostas estão quase idênticas, com diferenças em duas ou três categorias. Já chuto que as categorias determinantes pra vitória no bolão serão duas: figurino e design de produção. Quem ganha, Barbie ou Pobres Criaturas (ou, ainda, Oppenheimer)? Roteiro Original e Adaptado também serão importantes, mas menos que animação (está entre Homem-Aranha e O Menino e a Garça) e efeitos visuais (entre Resistência e Godzilla). 

O Oscar de melhor atriz também está disputadíssimo, entre Lily Gladstone (por Assassinos da Lua das Flores) e Emma Stone (por Pobres Criaturas). Se Lily ganhar, será a primeira indígena americana a levar a estatueta. Ela está excelente e é a alma do filme de Scorsese, mas tem muito menos tempo de tela que Emma, tanto que quase foi indicada à coadjuvante. Parece que foi ontem que Emma recebeu seu Oscar (por La La Land), então talvez seja cedo demais pra uma segunda estatueta. Mas sem dúvida interpretar Bella Baxter é inesquecível e ousado. (Agora que notei que Lily e Emma tem pedra no sobrenome).

Bom, no bolão grátis há 59 participantes e eles costumam atirar em todas as direções. E sempre ganha alguém que depois se arrepende de não ter apostado no bolão pago! Vamos ver quem será este ano. 

Já falei que meus chutes no bolão pago estão iguaizinhos aos do Claudemir?! Então, se eu levar o bolão de R$ 375, não será sozinha (ano passado eu já tive que dividir com o Júlio César -- falando assim, nem parece que eu só o alcancei no finalzinho). 

Se puder, apareça aqui amanhã nos comentários durante o Oscar, que estarei comentando algumas coisinhas (mais sobre o bolão que sobre o Oscar). Minha torcida é por Barbie, que corre o risco de só ganhar melhor canção (e provavelmente nem será para a incrível "I'm just Ken"). Injustiças da vida!
Tabela do bolão pago (clique aqui para ver a do grátis)

Um comentário:

Júlio César disse...

A ordem das categorias de acordo com um portal de notícias.

1. Best Animated Feature Film
2. Best Supporting Actor
3. Best Supporting Actress
4. Best Documentary Feature
5. Best Live Action Short Film
6. Best Cinematography
7. Best Makeup and Hairstyling
8. Best Costume Design
9. Best International Feature Film
10. Best Documentary Short Subject
11. Best Animated Short Film
12. Best Production Design
13. Best Original Score
14. Best Visual Effects
15. Best Original Screenplay
16. Best Adapted Screenplay
17. Best Sound
18. Best Original Song
19. Best Film Editing
20. Best Director
21. Best Actor
22. Best Actress
23. Best Picture