quinta-feira, 6 de outubro de 2022

UMA ELEIÇÃO QUE ME DEIXOU ATORDOADA

Desculpem ficar esses dias sem escrever mas estou decepcionada. E preocupada. E exausta.

Eu até estava confiante, mas o resultado do primeiro turno foi um balde de água gelada. Não porque Lula não ganhou no dia 3 de outubro. Realmente havia essa possibilidade de irmos pro segundo turno. Fazer o quê? Tudo bem. Mas todo o resto foi um horror que, sejamos honestos, ninguém poderia imaginar.

Bolso, o pior presidente de todos os tempos, teve uma vitória estrondosa. A única coisa que faltou foi ele ganhar as eleições presidenciais já no primeiro turno, porque, de resto, ele conseguiu tudo. Quer ver? 20 dos 27 senadores eleitos o apoiam. Todos os piores nomes venceram: Astronauta, Mourão, Damares, Magno Malta, Sérgio Moro, um tal de Cleitinho. Com a maior bancada do Senado, Bolso, caso reeleito, terá o número suficiente pra fazer o que sempre quis -- o impeachment de ministros do STF (aí ele substitui pelos conservadores que só obedecem a ele).

Bolso também conquistou a maior bancada na Câmara de Deputados. Junto ao Centrão, comprado pelo orçamento secreto, vai poder passar a boiada que desejar. A esquerda elegeu sua menor bancada desde 2002 (quando elegeu 91 deputados), mas foi o centro e a centro-direita que mais perderam. E perderam pra extrema-direita, o que não é bom pra ninguém. 

Esses dias mesmo um bolsonarento que convenientemente mora na Austrália disse que, se a economia for bem, de repente a Câmara poderia aprovar um terceiro mandato pra Bolso. Vejam só, ele ainda não ganhou o segundo (vamos lutar para que não ganhe), e eles já estão vislumbrando o terceiro! Mas, convenhamos: se Lula vencer, será bem difícil governar. Eles podem aprovar um impeachment pro Lula a hora que quiserem, pois sem dúvida serão maioria. Quem precisa de golpe militar com um Congresso desses?

O deputado federal mais votado do país foi um idiotinha do PL de Minas. As mais votadas em Santa Catarina foram do PL, tanto pra Câmara quanto pra Assembleia Legislativa. O segundo deputado federal mais votado do Rio foi o pior ministro da Saúde que este país já teve, o Pazuello. Deltan do powerpoint foi o deputado federal mais votado do Paraná. 

Guilherme Boulos (Psol) foi o mais votado em SP, mais de um milhão de votos, uma enorme e merecida consagração, mas seguido por quem? Carla Zambelli, Dudu Bananinha e Ricardo Salles! A conja e o príncipe também se elegeram! O PL de Bolso conseguiu colocar 17 deputados de SP na Câmara! 

Ou seja: a Câmara será ainda mais conservadora. A gente vai sentir saudades desta. O que parece uma boa notícia não é tão boa assim: a Câmara terá um número recorde de mulheres e negros. Serão 91 deputadas federais e 135 deputados e deputadas negros. Em 2018 eram 77 mulheres e 124 negros, um crescimento de 18% e 9%, respectivamente. 

O número de mulheres negras vai mais que dobrar. Mas adianta alguma coisa muito se, entre essas 91 mulheres, 17 são do PL? Dos 135 deputados negros, 25 são do PL? Imagina ter um exército de negros tipo o Sergio Camargo (aquele que tentou destruir a Fundação Palmares) combatendo os movimentos negros, gritando que racismo não existe! 

Os governadores eleitos e os que foram pro segundo turno representam outra tragédia, salvo exceções, como Elmano Freitas do PT do Ceará, Rafael Fonteles do PT de Piauí, Fátima Bezerra do PT do Rio Grande do Norte, e Carlos Brandão do PSB do Maranhão se elegerem no primeiro turno. O carioca bolsonarento Tarcísio de Freitas agora é favorito pro governo de São Paulo (nas pesquisas ele aparecia bem atrás de Haddad). Claudio Castro, do Rio, ganhou no primeiro turno com 58% (as pesquisas lhe davam 44%). Se o favoritismo se concretizar, talvez todo o Sul e Sudeste, tirando o Espírito Santo, serão comandados por governadores alinhados a Bolso.

Não quero parecer pessimista demais. Houve ótimas novidades. Por exemplo:

- Pessoas indigestas como Fernando Holiday (ex-MBL, agora Novo, agora saiu e foi pro Republicanos) e Joice (ex-PSL, agora PSDB) não se reelegeram. Sergio Camargo, Janaina Paschoal, Capitã Cloroquina, Douglas Garcia, Cristina Bolsonaro (segunda esposa de Bolso), Eduardo Cunha, Nise Yamagushi, Antonia Fontenelle, Adrilles, Collor, não se elegeram

- Maravilha que mulheres de esquerda se elegeram deputadas estaduais no Ceará: Jô Farias, Juliana Lucena, e a minha candidata Larissa Gaspar, todas do PT. O partido aumentou sua presença nas assembleias legislativas, de 85 cadeiras em 2018 para 118 agora.

- Teremos duas deputadas federais trans pela primeira vez na história: Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). Outras três candidatas trans foram eleitas nos legislativos estaduais: Linda Brasil (Psol), Dani Balbi (PCdoB) e Carolina Iara, integrante do mandato coletivo Bancada Feminista (Psol), que foram eleitas para as Assembleias Legislativas de Sergipe, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Certeza que elas farão muito pelas pessoas trans e pelas mulheres cis também!

- Sonia Guajajara (Psol-SP) foi eleita deputada federal! Outros quatro indígenas também foram eleitos: Célia Xakriabá (Psol-MG), Juliana Cardoso (PT-SP), Paulo Guedes (PT-MG), e Silvia Waiãpi (uma indígena bolsonarista, ai ai, do PL-AP).

- O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) elegeu dois deputados federais e quatro deputados estaduais! Todos são do PT. 

- Pra deputado estadual de SP, foi um pouquinho melhor que pra federal. O grande Eduardo Suplicy (PT) foi o mais votado, seguido por dois do Psol Carlos Giannazi (PSOL) e Paula da Bancada Feminista (Psol). O PT passa a ter uma grande bancada, com 18 deputados. O número de deputadas estaduais na Alesp subiu de 19 para 25 (em 2014 eram apenas 11). Fico muito feliz por Leci Brandão (PCdoB), Monica do Movimento Pretas (Psol), várias guerreiras do PT, mas pô, o irmão da Zambelli foi o quarto mais votado! 

- Fiquei radiante com a eleição pra deputadas estaduais de duas guerreiras que conhecemos faz tempo através do Twitter: Elika Takimoto (PT-RJ) e Andrea Werner (PSB-SP)! E vou incluir o Leonel Radde (PT-RS) também!

- Carol Dartora (PT-PR), que em 2020 foi a primeira vereadora negra do Paraná, agora será a primeira deputada federal negra eleita no Paraná! Parabéns por fazer história e por tudo que fará por todas nós!

- Natalia Bonavides (PT-RN) não só foi reeleita deputada federal, mas foi a deputada mais votada do Rio Grande do Norte!

- E lembram daquela menina da ocupação das escolas no Paraná em 2016, a Ana Júlia Ribeiro (PT)? Ela foi a deputada estadual mais jovem eleita no Paraná! Um enorme futuro pela frente tem essa garota!

- Parabéns a Daiana Santos (PCdoB-RS), que com mais de 88 mil votos foi eleita a primeira deputada federal negra e sapatão do Rio Grande do Sul! Denise Pessoa (PT), também chega com ela. Ambas eram vereadoras, agora são federais

- Aliás, que bancada negra magnífica a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vai ganhar! Parabéns a Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PcdoB), e Matheus Gomes (Psol). Que o RS volte a ser um estado de esquerda!

- E olhem que volta por cima mais formidável! Renato Freitas (PT-PR) teve seu mandato de vereador injustamente cassado. Agora ele foi eleito deputado estadual! Parabéns, Renato! Bom saber q o PR tem mais que Moros, Deltans e Ratinhos!

- Praticamente todas as deputadas federais maravilhosas de esquerda foram reeleitas. Elas são imprescindíveis e continuarão fazendo um grande trabalho: Samia Bomfim (Psol-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ), Fernanda Melchionna (Psol-RS), Luiza Erundina (Psol-SP), Benedita da Silva (PT-RJ), Maria do Rosário (PT-RS), Luizianne Lins (PT-CE), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Erika Kokay (PT-DF), Lídice da Mata (PSB-BA), Jandira Feghali (PcdoB-RJ)... Quem eu esqueci?

Queria terminar este longo post lembrando que, embora a diferença de votos entre Bolso e Lula foi muito menor do que queríamos (e do que as pesquisas diziam), nós terminamos o primeiro turno com 6 milhões de votos a mais. O placar foi 48,43% a 43,20%. Com apenas 2 milhões de votos a mais, Lula volta! Então o favoritismo é todo nosso. Mas será um segundo turno difícil, sem dúvida alguma. Precisamos lutar muito para impedir um novo mandato pro Bolso, e vamos conseguir. Minha tristeza toda é constatar que o pior presidente de todos os tempos teve 51 milhões de votos! Como é que pode?

42 comentários:

avasconsil disse...

Já era meio previsível o crescimento do centrão e da extrema direita: orçamento secreto, fundo eleitoral, a PEC da compra de votos... Mas sei que ver a coisa se concretizar é bem pior do que prever. Apesar de no Nordeste o inominável ter perdido bem perdido pra Lula, ele ganhou votos em comparação a 2018 em todos os estados da região. Como mostrou Fernando Horta, de 2018 pra cá ele ganhou votos em 22 estados, inclusive nos nordestinos. Perdeu votos em comparação a 2018 só no RJ, SP, MG, DF e RS. Como os 03 primeiros são muito populosos, a perda fez diferença. Outro fator que explica é o preconceito. Só o preconceito explica a rejeição alta a Lula no Sul e Sudeste. Ele é um mestiço de origem nordestina. O inominável é nazista, mas e daí? Pelo menos ele é branco, tem olhos azuis e 1,90m de altura. No Brasil tem muita gente muito preconceituosa. A reação de parte do pessoal daqueles bandas à vitória acachapante de Lula no Nordeste mostra isso. Enfim, como a população brasileira é grande, fragmentada e heterogênea, e há muitos aspectos subjetivos e irracionais envolvidos, uma explicação só nunca vai ser suficiente. Só um feixe, um feixe de explicações, ajuda a entender um pouco o que aconteceu. Segunda-feira me senti péssimo, não consegui fazer quase nada. Só não me senti pior porque moro na região do Brasil onde felizmente o inominável perdeu feio. Feio, não, perdeu bonito. Nasci no Rio, mas minha mãe é cearense e meu pai era sergipano (graças a Deus ele morreu em 2015: um voto a menos pra "aquele"...). Elena Ferrante escreveu em algum lugar que um sofrimento compartilhado fica pela metade. Acho que foi em "A Filha Perdida". Minhas origens estão aqui no Nordeste e, por morar aqui, meu sofrimento foi um pouco dividido pelo compartilhamento. Com certeza eu teria sofrido mais se estivesse na solidão de um lugar onde o nazista foi o favorito. Já pensou um Paraná, estado que elegeu Moro e Dallagnol? Eu teria ficado mal durante bem mais que um dia. E o DF, onde tem tanto servidor público? Eles não sabem que a PEC32 é péssima pra os servidores públicos, atuais e futuros? A coisa é tão irracional que muita gente votou até contra si própria e contra o próprio bolso. E no dia 1o de novembro, um aumento de 30% no diesel e na gasolina. Não fala pra ninguém não, ninguém sabe disso, mas o reajuste da gasolina, diesel e gás de cozinha está sendo represado há alguns meses só pra ajudar na reeleição do nazista. Mas depois do dia 30 tudo vai voltar ao "normal", viu? E infelizmente quem votou no inominável não vai pagar a conta sozinho. O sofrimento vai ser compartilhado por todos os não ricos, uns 99% dos brasileiros e brasileiras.

Luise Mior disse...

Valeu Lola, também estou preocupada com votação no Bozo e o Congresso, mas não podemos esquecer que o orçamento secreto é responsável pela reeleição de tantos deputados. Precisamos fazer trabalho de base e formação política, para a população entender que presidente é limitado pelos deputados e senadores, e por isso precisamos eleger pessoas que querem colaborar com o presidente.

Anônimo disse...

Eu compreendo sua dor, Lola. Até porque eu também a sinto. A vitória de tantos capangas Bolsonaristas só prova que a maioria do nosso país concorda com as atrocidades que esses gados pregam (tortura, misoginia, racismo, elitismo e por aí vai) e isso é deveras preocupante. Para mim deixou de ser uma questão de "quem vota em Bolsonarista está agindo por influência de fake news ou por ignorância", isso não existe mais. Quem vota nesse povo concorda com o jeito de agir deles, ou seja, falta caráter. Tanto que me afastei de todos os amigxs e familiares que declarou voto nesses seres.

Cão do Mato disse...

Minha esperança é que o Lula é um político extremamente hábil e vai conseguir governar. É um cara admirado por todos, até pelos adversários. Bolsonaro é só um idiota útil que (infelizmente) foi eleito Presidente pelo povo.

Anônimo disse...

Ih, Lola, essa pesquisa hoje da Modal Mais/ Futura, dando empate técnico entre Lula e Bozo (49% x 46%) me deixou preocupada....

Anônimo disse...

E no RN? O deputado estadual mais votado e recém saído da prisão causou uma onda de violência ao dizer que no primeiro dia do seu mandato iria invadir Mãe Luiza. Wendell Lagartixa e Operação Hecatombe para quem quiser entender a respeito o que acontece desde 2013 pelo menos... o cara foi eleito :(

avasconsil disse...

Pela Brasmarket o nazista já deve estar com 60% e Lula com 40%...

avasconsil disse...

Uma coisa que aprendi é que a coordenação da campanha de cada candidato faz pesquisa estado a estado, com uma amostragem tão grande, por estado, quanto os institutos de pesquisa "oficiais" fazem pra o Brasil inteiro. E de uma forma mais capilarizada, pois essas pesquisas "particulares", feitas pelos partidos, vão até onde as pesquisas nacionais não chegam. Outra coisa que aprendi é que rola sim muito suborno pra o resultado ser maquiado. Os partidos pagam pela pesquisa "real", e também pela pesquisa "maquiada". Os partidos e seus respectivos apoiadores também. Ou seja, as "ordinary people" não têm acesso aos resultados mais fidedignos. Há uma guerra psicológica em curso. Só vamos saber quem vai ganhar mesmo na noite do dia 30 de outubro. Só sei de uma coisa, tanto o inominável como Lula têm acesso a resultados mais precisos de pesquisas, a que a "gente comum" não tem. Não só ele, os podres de ricos também. Nós só conhecemos o que é conveniente pra eles que nós conheçamos. Tanto pra Lula como pra o inominável, o resultado do dia 02 não foi uma surpresa. Eles já esperavam por aquilo.

avasconsil disse...

As informações que chegam a mim, por minha colega de trabalho, alguém cuja família está metida em política há décadas, é de que o PT espera uma disputa tipo Dilma x Aécio Neves em 2014. A família da minha colega, que tem acesso a essas pesquisas somente para VIPs, espera que Lula vai vencer. Mas por uma margem pequena, como foi a de Dilma pra Aécio em 2014. Até o dia 30, vai ser bem desgastante pra quem deseja que o inominável perca.

Anônimo disse...

Eu moro em SC. Aqui as pessoas são neonazi e sem nem saber o que é isso.

Anônimo disse...

Sim, Lula é habilidoso, mas com esse congresso nazista que se elegeu, acho que a única maneira de progredir seria fazendo uma espécie de mensalão, alguma forma que faça esses congressistas imbecis apoiarem o Lula.

museusdomundo disse...

Em 2002 a esquerda elegeu mais de 170 deputados! Quem elegeu 91 foi o PT .

Anônimo disse...

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2022/10/05/robinho-nao-podera-ser-extraditado-mas-pode-cumprir-pena-no-brasil-por-estupro-na-italia-especialistas-explicam.ghtml

Anônimo disse...

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/10/04/ex-tecnico-da-selecao-de-ginastica-artistica-e-condenado-a-109-anos-de-prisao-por-estupro-de-vulneravel.ghtml

avasconsil disse...

Nem foi diplomado e empossado e já está ameaçando o STF. Com maioria na Câmara, no Senado e no STF, será uma ditadura bolsonarista. Lula ganhando certamente não vão mexer no Supremo, pois isso aumentaria o poder dele. Pra salvar o pouco que resta da democracia no Brasil, é melhor Lula vencer.

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/10/07/eleito-senador-mourao-sugere-mudancas-no-stf-alem-do-aumento-de-cadeiras.htm

Se o inominável vencer o Brasil vai virar uma Venezuela ou um Chile de Pinochet. A Constituição Federal de 1988 vai ser implodida e o "novo" (entre aspas porque, como explica o texto, na didatura militar o STF já foi alvo das mesmas mudanças que o grupo bolsonarista pretende impor) STF vai dizer sim a tudo. Assistiremos ao fim do SUS e dos serviços públicos custeados com os tributos que pagamos , perderemos direitos e renda, continuaremos pagando uma carga tributária alta, mas que vai ser quase toda embolsado pelos Paulo Guedes e os André Esteves. E se quisermos acesso à saúde, à educação e a outros serviços públicos, ainda teremos que pagar pelo acesso, tirando dos próprios bolsos esvaziados. É incrível como o preconceito leva tanta gente a dar tiro no próprio pé, votando no inominável e no projeto de poder bolsonarista.

avasconsil disse...

O eleitor vai ter que escolher entre o pesadelo maior ou o menor. O menor é com Lula, pois gente tipo Mourão e Damares não vai querer aumentar o poder dele ampliando a quantidade de ministros. Se Lula ganhar é até capaz de proporem aumentar a idade da aposentadoria compulsória dos ministros pra 80 anos. Se o inominável ganhar o pesadelo vai ser maior, pois o grupo dele vai mandar e desmandar no legislativo e no judiciário. Mas de qualquer jeito os próximos 4 anos prometem ser um pesadelo, pois o insuportável Mourão já está mostrando a que veio esse grupo bolsonarista, antes mesmo do começo do mandato deles. No dia 02 a maioria disse sim à trava, e muitos eleitores sabiam disso. Uma gente idiota e masoquista.

Anônimo disse...

Quem votou no inominável e o congresso e senado com mesmo perfil? Pessoas que votavam em Paulo Maluf, Antônio Carlos Magalhães, Collor, etc, porém agora com um agravante, igrejas neopentecostais caça níqueis de pastores usurários mais poderosas do que nunca, essa gente agia em favelas, periferias, enquanto o poder público ignorava e continua a fazer o mesmo, onde a população não tem serviços, igrejas, milícias e tráfico fazem o papel, mal feito, mas fazem segundo os moradores. E a esquerda?Abandonou a base desde quando começou a ganhar as eleições, poucos continuaram com o povo, deveriam ter feito uma educação política e social nas bases, pois evitaríamos colher esse fruto amargo. Alianças com igrejas caça níqueis com olhar para eleições nunca deveriam ser feitas, não existe diálogo com fanáticos religiosos, fundamentalismo religiosista não merece conversa e sim ser investigado, fiscalizado para ser combatido. O alerta deveria ser sentido e feito algo sério desde quando cinemas e espaços voltados a Cultura estavam virando templos evanjegues com cara de empresa picareta. Tem o pessoal do partido Nojo e movimento benesses livres que posam de "oposição" ao inominável e prole asquerosa, mas essa gente é igual ou pior, estão do lado de especuladores, financistas que tratam o pobre ou miserável como culpado pelo mesmo, pois não se esforçaram o suficiente, enfim, aquela balela mentirocratica. É isso e a esquerda tem sim uma parcela de culpa considerável, não surpreenderia o Lula ganhar e sofrer um impeachment e o Alckmin, simpático por aquele congresso e senado cancervador ser presidente ou o inominável ganhar e sermos comandados por milícias e igrejas neopentecostais caça níqueis de pastor usurário, ou seja, Teocracia Crentelhopata do Evanjeguistão.

Anônimo disse...

Anônimo das 20:08

As conversas racistas, preconceituosas antes eram feitas no CTG, depois nas mídias sociais e agora com o Bolsoshower e prole asquerosa no poder essa gente conseguiu ter força, visibilidade, eu resido no oeste catarinense e vejo muitas camionetes com adesivos do inominável junto da bandeira dos confederados estado unidense, o centro Oeste tem os pecuaristas e latifundiários do Sul e interior de São Paulo, basta ver os nomes das cidades do interior. O interior de São Paulo também é preconceituoso, xenófobo, racista como algumas cidades do interior carioca e capixaba. Caso o Lula ganhe as eleições não duvido o movimento separatista do Sul ganhar muito mais força, apoio e adesão.

Anônimo disse...

a) Lola sou sua fã amo seu blog

b) Lola temos que nos levantar não temos tempo para chorar este segundo turno será voto a voto vamos lutar para eleger Lula pois estes reacas querem transformar o Brasil em um Talibã evangélico

avasconsil disse...

Nem sei se é uma questão de educação ou falta dela. O que vem acontecendo aqui no Brasil e noutros lugares é difícil de entender. Não é racional. É emocional, afetivo. Tive um aborrecimento aqui em casa, saí pra uma aula mas minha cabeça tava tão cheia que não fui. Continuei dirigindo sem rumo certo, acabei parando na frente de um prédio na Av. Rui Barbosa. No caminho passaram por mim vários carros com o adesivo 22 no vidro traseiro, com a foto daquele ser trevoso. Parado dentro do carro fiquei observando o entorno. Pra onde eu olhava tinha a bandeira do Brasil nas janelas dos apartamentos. É uma região da cidade de gente de classe média alta, num bairro chamado Meirelles. É um pessoal cuja maioria tem pelo menos instrução formal e condições de perceber que o inominável é mau caráter e uma pessoa péssima. Mas o problema é que eles têm afinidade com esse cara. Muitos dos eleitores o escolheram porque se sentem mesmo representados por ele. Outros porque rejeitam Lula e racionalizam, dizem que é por causa da corrupção que houve durante o governo do PT, e até acreditam nisso, mas no fundo é por puro preconceito, por Lula ser um nordestino que deu muito certo. Tem despeito, inveja, xenofobia regional, muita coisa misturada, mas nada racional. Escolha política não é uma coisa 100% cartesiana, cerebral. É algo também muito freudiano, lacaniano, junguiano... Aconteceu na Alemanha com Hitler, na Itália com Mussolini. Nesses países a maioria disse sim a esses líderes. Até gente bem instruída. O Brasil está correndo muito risco de se tornar um país dominado pelo fascismo. Pra isso acontecer só tá faltando o inominável vencer dia 30. E não vai ser só por causa dos neopentescostais não. A coisa é mais complexa. Segundo os espíritas há toda uma administração no Além sobre as reencarnações. Acho que administraram mal a coisa dessa vez, de novo. Deixaram reencarnar muito nazista de uma vez só, aqui no Brasil e noutros lugares também. Nazistas ativos, que perpetram as perversidades, e passivos, que as toleram e dizem sim a elas. Sendo com os outros, que mal tem? É horrível conseguir antever a desgraça e não poder fazer nada. Pra o Brasil cair num precipício infelizmente está faltando muito pouco. E o pior é que cairemos todos juntos, até os que estão tentando evitar.

avasconsil disse...

Já existe, chama-se orçamento secreto. Se Lula ganhar não vai poder mexer nisso. Também vai precisar fazer um ajuste fiscal mais duro contra quem precisa trabalhar pra sobreviver, servidores públicos ou não. Mais duro do que seria necessário se ele tivesse mais apoio popular. Vai ter uma reforma administrativa que vai empobrecer bastante os servidores públicos, os atuais e mais ainda os futuros, e muita gente vai ficar feliz com isso, porque o justo é o servidor público ganhar tão mal quanto os trabalhadores do setor privado. Vai ter uma reforma tributária, mas vai continuar poupando mais o bolso de quem tem muito dinheiro. Quanto mais rico, mais poupado. E os Ciro Gomes da vida vão dizer que é porque o PT é covarde e só pensa no seu "projeto de poder". Mas o real motivo também vai ser a falta de folga do apoio popular. Quanto menor o apoio popular a um governo trabalhista, menos ele pode fazer pelos trabalhadores. Mas pelo menos o STF vai continuar com o atual nível de independência. Lula nunca disse que ia fechar o Supremo. Aceitou todas as decisões do Judiciário sem nunca ter chamado algum ministro de canalha. Também vai poder indicar alguém melhor que um Aras pra chefe da PGR. A PF vai poder trabalhar com menos ingerência do executivo. Ele vai ter que fazer muito do que os "mercados" querem. Ele devia dar logo o ministério da economia pro Henrique Meirelles. Se comprometer com as reformas que os ricaços tanto querem. Ele vai ter que fazer isso tudo pra conseguir chegar ao fim do mandato. Se ganhar. Desejo muito que ganhe. Mas só vamos ter certeza na noite do dia 30.

Anônimo disse...

Só uma observação: é mais recomendável escrever "amiges", não "amigxs", porque as pessoas com deficiência visual não entenderiam o x.

Sdrawkcab disse...

"A família da minha colega, que tem acesso a essas pesquisas somente para VIPs (...)"

Aposto que ela também tem acesso aos arquivos secretos do FBI e à fórmula da Coca-Cola.

Anônimo disse...

Avasconsil

Tem a situação e atitudes mencionados por você, não envolvem fundamentalismo religioso apenas, embora ajude muito. O que você tratou em sua postagem lembrou muito alguns filmes como Die blechtrommel (O tambor ) de 1979, Concorrência Desleal, pois pessoas comuns, intelectuais, universitários passaram a aceitar, apoiar o absurdo, atualmente a Itália, Suécia estão em um percurso ruim na Europa, quanto o Brasil? Caso o inominável ganhe, a família se perpetuará no poder, o 03 é ganancioso, tirano e muito mais desumano que o pai, quer ser presidente e caso o resultado das eleições seja positivo para o lado dele isso será muito fácil concretizar. Eu quero ir morar no Uruguai, mas o mapa da América do Sul é praticamente o território brasileiro, penso se isso não se refletirá para o resto da América do Sul, afinal o portenho, chileno são tão racistas, preconceituosos como o sulista brasileiro, de qualquer modo quero ir embora do Brasil quando puder.

Anônimo disse...

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/casagrande/2022/10/09/por-que-criminosos-do-esporte-como-bruno-e-robinho-votam-em-bolsonaro.htm

avasconsil disse...

Pode apostar que ela tem (rs). Mas é lógico que quem tem muito dinheiro paga por pesquisas mais precisas. Pra quem tem muito dinheiro e faz "investimentos", a precisão é lucrativa. E os partidos com chance real de vencer também precisa dessa proximidade com o resultado real. As pessoas comuns não têm acesso a todas as informações a que as VIPs têm . Pode crer. Não é nem necessário um grande esforço intelectual pra perceber esse tipo de coisa.

avasconsil disse...

Se eu pudesse sairia do Brasil também. Gostei bastante de Buenos Aires. Do Uruguai conheci só a Colônia de Sacramento. Lá é tão bom, que exatamente por isso mesmo, morar lá custa bem caro. Fica a 1h de transporte hidroviário de Buenos Aires. Lá é super tranquilo. Lisboa e Porto também são ótimas. Mas o que eu faria em Portugal pra sobreviver? Com sorte eu conseguiria trabalhar como motorista de aplicativo num carro próprio. 12h por dia de domingo a domingo. Rezo a Deus pra nunca precisar passar por isso. Eu preciso de um pouco de tempo livre pra viver, pra usá-lo pra o que eu gosto realmente de fazer. Atualmente eu morro durante 10 das 24h dos meus dias da semana, de segunda a sexta-feira, e vivo somente no tempo que me sobra depois disso. Qualquer coisa pior que isso não me interessa.

Anônimo disse...

MITO CONTRA A FOME
Com 33 milhões de brasileiros passando fome, o Presidente Bolsonaro acaba de lançar um novo programa, depois da Picanha do Mito: o
PRESUNTO DO MITO!
Funciona assim: cada pessoa que morrer, o governo vai cortar e distribuir a carne para pessoas pobres, além da já tradicional banana. Presunto do Mito.

avasconsil disse...

https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2022/10/09/plano-de-venezuelizacao-do-brasil-foi-anunciado-cada-um-faca-sua-escolha.htm

CHICO ALVES


Plano de venezuelização do Brasil foi anunciado, cada um faça sua escolha

Chico Alves 

Colunista do UOL

09/10/2022 10h58

"Mas a principal semelhança com o regime de Nicolás Maduro ainda está por vir: o domínio do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Poder Executivo. A intenção de aumentar o número de ministros na corte foi anunciada pelo senador eleito Hamilton Mourão e confirmada pelo próprio Bolsonaro. O objetivo é criar artificialmente uma maioria aliada do governo".

Anônimo disse...

Geraldo Alkmin será presidente possivelmente em 2024

avasconsil disse...

Né por nada não, mas é melhor Alckmin que o inominável. Alckmin é de direita, mas pelo menos é um ser humano normal. Esse não é um bom motivo pra preferir o nazista a Lula.

Anônimo disse...

O assunto do canibal confesso funcionou bem.

O bozo teve que responder, e até apelou pro TSE.

Agora é não cair nas distrações inventada por lá, tipo tia lidia está tentando, para mudar o alvo. Não podemos reproduzir nem promover pautas deles.

Anônimo disse...

Terrível hipótese, mas infelizmente bem plausível... Elegemos o Lula e esse congresso totalmente nazista e direitista vai impicha-lo.... Mesmo sem motivo... Mesmo que o Lula ajude os pobres. E aí quem assume é o Alckmin que eu odeio.

Anônimo disse...

Eu tb fiquei feliz pela eleição das minhas candidatas Bruna Rodrigues e Daiana Santos. Mas ando muito preocupada que talvez sejam as últimas pois nossa democracia está por um fio.

Anônimo disse...

Tarde demais.

A mídia progressista idiota já está promovendo feiquinils da tia lidia.

Notem que nenhum jornal da imprensa corporativa dá atenção a isso.

Foco! Foco! Foco!

Anônimo disse...

https://www.uol.com.br/eleicoes/2022/07/26/zambelli-sobre-cunha-apoiar-bolsonaro-tem-muita-gente-na-palma-da-mao.amp.htm

Anônimo disse...

Foi eleito Ricardo Salles, o maior genocida do meio ambiente!!!
Depois de elegerem Salles, se espera qualquer coisa do ser-humano!!!
O ser-humano tá podre!!!

Anônimo disse...

E aí, Lola... o que fazer agora? qual seria o próximo passo?
Também estou atordoado. Mas é preciso manter o foco, como disseram lá em cima.

avasconsil disse...

O texto fala em "seguir os passos dela". Passo 01: Nasça fazendeira. Passo 02: Sempre apoie e financie o candidato mais neoliberal com chance de ganhar pra presidente, fazendo o mesmo com deputados e senadores, pra eles reduzirem ao máximo os direitos e a renda dos trabalhadores, em favor do seu bolso e da sua conta em off-shore, já bem cheios de dinheiro. Passo 3: Sonegue tributos. Com o dinheiro da sonegação, você paga um escritório de advocacia e ainda sobra um bom dinheiro. Passo 4: Faça grilagem. Invada terras no cerrado e na Amazônia, desmate e mate o pessoal que já tava lá, depois legalize com seus "aliados" a posse e a propriedade da terra, que era pública. Passo 5: Invista em marketing, tipo agro é pop, agro é tec, agro é tudo. Esqueci alguma coisa?

https://exame.com/negocios/7-bilhoes-de-onde-vem-a-fortuna-de-uma-das-mulheres-mais-ricas-do-brasil/

Anônimo disse...

Será que bozo tem chance?

Anônimo disse...

Tem sim. Infelizmente. Considerando que o instituto de pesquisas que mais se aproximou da votação real deu ontem 4pp de vantagem pró Lula, margem de erro de 2,5 pp, está tecnicamente empatado. Nosso problema é SP, ampliando vantagem a favor de Bolsonaro, MG prestes a virar. Só esses 2 sao maiores que td o Nordeste. E têm o problema de abstenção do Nordeste também, que sempre beira 30% no segundo turno. Não está nada bom pro nosso lado não...

Anônimo disse...

Os institutos não são confiáveis. Alguns estão dando a liderança para o bozo. Pra vocês verem o que o dinheiro faz.