segunda-feira, 28 de julho de 2008

EM BUSCA DO CÁLICE DE CREME SAGRADO

Pedi uma amostra grátis de um creme chamado De-Age. Ela veio alguns dias depois, não sem a atendente pelo telefone tentar me convencer que eu já deveria comprar todos os produtos da marca, já que eles são maravilhosos. “Seu rosto vai ficar como novo em menos de um mês”, ela me garantiu. Mas mantive o pé no chão e só fiquei com a amostra grátis mesmo. Que nem é tão grátis assim – saiu nove dólares de correio!

Aí vem uma cartinha com o produto. Primeiro, me surpreendi que a carta contém erros. Como que pode? Não tem ninguém pra corrigir o “químico farmacêutico e cosmético” que assina o papel? E não sei como tanto americano confunde “you're” com “your”. Por exemplo, na carta tá escrito “Your saying goodbye”, quando o correto seria “You're saying” (você está dizendo adeus). Perguntei pro meu orientador aqui nos EUA por que isso ocorre com tanta frequência e ele me explicou que é por falta de leitura. Se as pessoas não lêem, escrevem como falam. (isso foi porque ele, que é um amor, elogiou o meu inglês, e eu respondi com algo como “Também, estudei numa escola americana!”, no que ele disse: “E daí? Muitos americanos não falam bem inglês”).

Não é sobre isso que eu ia escrever. É sobre a carta que veio junto com o produto. Ela é representativa do que eu havia escrito aqui, sobre cremes raramente cumprirem o que prometem, e sobre como seu uso é hoje quase uma cerimônia religiosa. A tradução é minha.

Querida e valiosa cliente,

Obrigado pelo seu pedido. É com satisfação que afirmo que, após inúmeras buscas pelos melhores produtos para tratamento de pele, você finalmente encontrou produtos que realmente funcionam. Você está prestes a descobrir por que todas as nossas clientes retornam sempre.

Quero que você vá ao seu banheiro e olhe no espelho pela última vez. Você está olhando? Ótimo. Agora quero que você diga – não, grite bem alto - “Adeus!”. Do que você está se despedindo? Você está se despedindo das linhas de expressão e rugas – permanentemente, sem cirurgia ou injeções doloridas!

Todos os nossos produtos foram inicialmente formulados para uso exclusivo em clínicas médicas. Mas graças a avanços recentes na nossa tecnologia de produção, somos agora capazes de trazer esses produtos milagrosos para o mercado consumidor pela primeira vez. E quando digo milagrosos, realmente quero dizer milagrosos.

Quanto mais você aplicar esses produtos, mais eficientes eles ficarão. A cada dia que passar você perceberá uma melhora constante na sua pele, pelas rugas que começarão a desaparecer.

Não Envelheça... Des-Envelheça!

Sinceramente,

Michael Warshak”

Vamos analisar a cartinha do Michael. De fato, somos clientes muito valiosas, já que pagamos caro por produtos que não funcionam, como este senhor mesmo menciona. Quer dizer que todos esses produtos que consumimos durante todos esses anos não deram certo? É o que você sugere quando menciona que nossa busca acabou. Sim, retornamos sempre, porque a ameaça implícita é que, se deixarmos de lambuzar nossos rostos com seus produtos, as rugas vão voltar tão rapidamente quanto desapareceram.

Você nos manda ir ao banheiro e gritar “Adeus”. Gritar mesmo, como alguns cultos religiosos pedem. No começo pensamos que você quer que a gente se despeça de nós mesmas, já que os produtos parecem ser muito mais valorosos que a gente. Afinal, eles são perfeitos e sempre dão certo, enquanto nós estamos cheias de rugas e linhas de expressão (que ganhamos por rir, falar, agir, essas coisas que mulher não deveria estar fazendo, porque causam envelhecimento). E que negócio é esse de dar uma última olhada no espelho? Depois disso, não podemos mais ver nossas imagens? Mudaremos tanto que não nos reconheceremos mais? Sua linguagem é muito parecida à dos pastores evangélicos e dos gurus de auto-ajuda. Mas a gente entende. Afinal, precisamos muito de ajuda. E o seu “permanentemente” deixa transparecer que os resultados só serão permanentes se usarmos os produtos permanentemente.

A sua frase sobre os avanços da tecnologia nos lembra dos “eleitos”. Só uns poucos entrarão no reino de Deus. Seus produtos saíram do altar (as clínicas médicas) e ocuparam a igreja inteira. E sim, sabemos que quando você diz que seus produtos são milagrosos, você realmente está falando em milagres, daqueles que a Bíblia mostra.

Na sua frase seguinte, você incorre num ato falho: “Quanto mais você aplicar esses produtos, mais eficientes eles ficarão”. Pensávamos que nossa pele iria ficar eficiente, mas essa eficácia milagrosa está limitada ao produto divino. Perdão pela heresia. Mas é o seu jeito de dizer que seus produtos não perdem o efeito jamais. Pelo contrário, ficam cada vez melhores. Certo.

Você nos manda não envelhecer, e, ao invés disso, desenvelhecer (um trocadinho com o seu produto, De-Age). Não sabemos qual é mais difícil, deter um processo natural e não envelhecer, ou desenvelhecer. É voltar no tempo? Temos em mãos a fórmula da juventude, da vida eterna? Não importa. Com a graça da sua marca, vamos conseguir o impossível. Oremos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Querida Lola, esse é um assunto que eu conheço bem e garanto que só há um tipo de produto que resulta realmente: são os que contêm placenta e voce pode reconhece-los pelo preço...pode chegar a custar 500€!
Se a sua pele e a sua carteira dispensam esses tratamentos de luxo a MELHOR opção é sem dúvida o Nivea da latinha redonda e azul...o resto é tudo marketing!

Suzana Elvas disse...

Lola;

Eu fiz faculdade de biologia e uma das coisas que estudamos é a ação de químicos no organismo. Eu me lembro perfeitamente de um professor dizer: "Senhoritas, desistam: cremes - qualquer um - não acabam com as rugas. Eles só entopem os poros. E mais nada."

O que faz a pele ficar flácida e aparentar rugas é a perda de água no espaço existente entre as células e a degradação natural do colágeno, proteína básica da pele que é produzida pelo organismo (quando você "come" colágeno ele é esmigalhado e dividido em aminoácidos, como qualquer outra proteína). Tudo isso numa camada da pele que nenhum creme - com qualquer ingrediente que seja - consegue atingir. Você pode melhorar a aparência externa (a camada da pele que, na verdade, é constituída de células mortas ou em vias de) e só. Por isso, um bom creme hidratante, um filtro solar não oleoso e muita água é o que de melhor você faz pela sua pele. O resto é literalmente jogar dinheiro fora.
Bjs

lola aronovich disse...

Mary, pelo que li, mesmo esses cremes caríssimos, com placenta, não conseguem cumprir o que prometem, pois os cremes que colocamos na pele ficam muito na superfície, e não penetram em outras camadas (como a Suzana explica). Eu acho mesmo que os cremes só melhoram um pouquinho a aparência externa, mas não que tirem rugas ou algo do gênero. Se deixarem a pele mais macia, a gente já se pode dar por feliz. Mas qual é esse da latinha redonda e azul da Nivea?


Su, vc voltou! Concordo com o que vc e seu professor falam. Mas ODEIO quando falam que a camada de pele do meu rosto é constituída de células mortas ou em vias de. É como falar que nosso cabelo é um monte de célula morta! Por mais que seja verdade, DÓI ouvir isso, porque eu me sinto um cadáver ambulante. Abração!

Anônimo disse...

Lola, o creme azul da latinha é o classico de sempre, aquele que já as nossas maes e avós conheciam: o hidratante básico, sem promessas nem milagres! Quanto aos cremes de placenta, realmente eles nao fazem tudo o que dizem, mas de tudo quanto o mercado tem para a oferecer são os que ainda fazem alguma coisa porque "alimentam" a pele. Claro que o tempo nao deixa de passar e muito menos anda para trás...isso só mesmo o bisturi, mas uma pele alimentada, cuidada, limpa e hidratada faz toda a diferença...e aí é a saúde e nao a vaidade funcionando!

Mica disse...

So sei dizer uma coisa: faz uns 3 meses que não passo nada na pele além de protetor solar (acabou o din-din) e minha pele nunca esteve pior. Socorro!!!
Não acredito muito em cremes milagrosos, mas percebi que pelo menos um adstringente e um hidratante eu preciso, pq meu protetor solar é maravilhoso, mas não faz milagres :-(

***
Mudando de assunto, nesta enquete eu finalmente votei. Yeah!!!! E percebi que eu gosto de TODOS os filmes ali, com exceção de dois que eu não assisti (hellboy e ...esqueci qual é o outro). Mas não me conformo de ter colocado Constantine na lista dos piores. Eu adorei Constantine. Tudo bem que eu não lia os quadrinhos, então assisti como um filme independente, mas...

Seja como for, meu voto (posso dizer já?) foi para Batman Begins. Embora tenha achato TDK fantástico, BB fez uma mudança no gênero adaptação de quadrinhos que realmente mexeu comigo.

Ale Picoli disse...

Creme muito caro eu já não compro mesmo, gosto dos baratinhos. Estou fazendo uma experiência CIENTÍFICA comigo mesma. Estou passando, 2 vezes ao dia, cremes hidratantes em apenas um dos lados do rosto. Estou fotografando tudo. Bem, acho que não vou descobrir nada de útil, pq está calhando de ser uma semana em que estou dormindo pouco. Mas se for dar alguma diferença, deve dar pra ver, né?
A primeira semana de testes vai ser com um Nivea pra pele sensível que eu desconfio que não serve pra nada. A segunda vai ser com o de latinha azul. Depois eu não sei, já vou ter usado cremes nos dois lados do rosto e não sei como é que eu "zero" a amostra.
Tudo pela ciência! :)

Masegui disse...

Be careful with this subject... remember the eye-glass case!

Suzana Elvas disse...

Oi, querida;

Férias das meninas - acrescentei um "programadora cultural/produtora de eventos" ao escopo dos meus atributos maternos!

Enfim... Pra quem quer dicas (repasso as da minha dermatologista):

Depois dos 40 você deve esfoliar a pele uma vez ao dia, para obrigar sua pele a sempre mandar as células que estão lá embaixo para cima. Renova a pele, vão-se as manchas, cascas e outras coisas desagradáveis. Depois um adstringente (se você tiver pele oleosa) e um hidratante bem fluido com FPS 15 (mais só se você foi à praia) - um pro dia, outro pra noite. Fim. Ela me recomendou a Neutrogena, que não é carésimo mas também não é barato. Normalmente procuro muito para comprar onde acho mais barato.

Eu durante anos não passei nada. Depois foi a fase de só usar protetor solar. Agora vou no meu pacote da Neutrogena, que me sai uns R$ 100 a cada dois meses - o esfoliante Deep Clean (R$ 20) +
Hidratante Facial FPS 15 (R$ 25) e o Creme Anti-Rugas para a noite FPS 15 Healthy Skin (R$ 50). Coto os preços naqueles sites tipo "JáCotei" e "Buscapé" (o hidratante já achei preço desde R$ 19,90 a R$ 45).

Bjs

lola aronovich disse...

Nisso eu concordo, Mary, ter boa saúde ajuda muito a ter uma boa pele. Mas tem muito de genética tb. E de sorte!


Mica, sua pele nunca esteve pior? Bom, acho que os cremes ajudam um pouco (é como a Suzana falou, na camada bem na superfície, a das células mortas), mas isso de rejuvenescer é outra história...
Sobre a enquete, ah, não tem muita gente que gosta tanto assim de Constantine como vc. Aliás, não conheço ninguém! Mas também vejo pouca gente falando mal dele. É como se ele jamais tivesse existido! Batman Begins é ótimo!

lola aronovich disse...

Ale, depois quero ver os resultados da sua pesquisa científica. Será que dá pra notar a diferença da parte com e sem creme?


Mario, the "eye-glass" já tá aqui em Joinville, sã e salva! Não sei como o Silvinho conseguiu enfiá-la na mala. Mas agora tá aqui, pra ficar encostada por toda a eternidade...

lola aronovich disse...

Su, esfoliar a pele uma vez por dia?! Parece demais! Ai, eu não gosto de passar qualquer creme durante o dia. No máximo alguma coisinha anti-oleosidade, já que minha pele é bem oleosa. À noite eu uso creme e durmo, mas durante o dia eu fico me lembrando que estou com o rosto lambuzado. Mas obrigada pelas dicas e pelas cotações de preços!

Dri Monteiro disse...

Oiii!
Tô passando pra contar (se interessar, claro!!!) que posso vender por encomenda o No7 Protect & Perfect Intense Beauty Serum!Fica o Link se interessar divulgar, como indicação de cosmético: http://drimsatelie.blogspot.com/2009/08/no7-protect-intense-beauty-serum.html
Bjitos da DriM

Joana disse...

Olá
Gostei muito ler o seu artigo e de passar no seu blogue.