segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

SOBRE O MACHISMO QUE NÃO EXISTE MAIS

Quando, na minha mais tenra infância, eu lia a revista feminista Ms, a seção que eu mais gostava era a que criticava anúncios machistas. Sempre havia uma infininidade de propagandas que usavam mulheres como objetos sexuais, ou mostravam que o lugar delas era na cozinha, ou as acusavam de ser o sexo burro. Pra mim, uma das provas que o movimento feminista ainda é muito necessário é que tantos anúncios assim persistam hoje, trinta anos depois. E tô falando dos EUA. A gente sabe como é no Brasil. Aliás, quando eu voltar praí, vou tirar fotos e começar uma coluna semanal de anúncios e comerciais machistas. Indicações serão muito bem-vindas (e por falar em machismo, que tanta gente considera sepultado atualmente: numa convenção da Hillary Clinton, dois homens interromperam seu discurso gritando “Passe a minha camisa!” Porque mulher não serve pra ser presidente. Só pra cuidar da casa).
Mas não é terrível que mesmo um anúncio bem-intencionado caia no mesmo erro? Veja esta propaganda contra “statutory rape” – é considerado estupro um homem com mais de 18 anos fazer sexo com uma menina menor de idade, o que já é esquisito. Sei lá, e se a moça tiver 15, e seu namorado, 20? Não parece uma diferença de idade tão grande assim. Mas, enfim, a campanha decidiu colocar fotos de corpos femininos adultos com cabeças de crianças. O texto diz que, se você vê uma menina como algo mais, você precisa de ajuda. Tá, mas a foto em questão é a primeira a exibir a menina como um mulherão. Todos nós precisamos de ajuda? Ou só o publicitário que criou a campanha? Fora isso, o pouco que conheço sobre pedofilia me diz que homens que gostam de meninas gostam delas justamente por serem meninas. Pedófilos não gostam de mulher adulta, ué. Uma das partes mais chocantes do fabuloso Lolita do Nabokov é aquela em que seu narrador e protagonista, Humbert, planeja como eternizar sua ninfeta. Ele sabe que, quando Lolita chegar aos 15 anos, ele não a desejará mais, e pensa no que fará com ela (como a abandonará) e, se antes disso acontecer, ele pode talvez engravidá-la para que ela gere uma nova Lolita (é francamente hediondo, mas o livro é tão mais do que isso. Leia se ainda não leu!). Fico pensando no Humbert olhando esse anúncio. Desconfio que ele seria o primeiro a achá-lo de mau gosto.

8 comentários:

Andie disse...

Eu sempre penso nisso quando vejo anuncios de produtos de limpeza, e eh sempre a mulher limpando tudo, nunca um homem..
Ja reparou tambem que as propagandas romanticas de natal e dia dos namorados aqui sempre sao soh pros homens dando presente pras namoradas, e nunca o contrario? E porque toda mulher tem que querer diamantes?

Liris Tribuzzi disse...

Eu não suporto propagandas de cerveja! Principalmente as da Kaiser!!

Aliás, esse assunto me dá raiva! A sociedade disseminou tanto a idéia de mulher/casa e homem/trabalho que não há como mudar a situação. Sem contar que os trabalhos domésticos não são considerados trabalho! Não só porque alguém não recebe pelo que faz que não pode ser considerado trabalho (roubei do personagem de Seth Green em 'Kate e Leopold' - com adaptações)!.

O anuncio não deixa de ser mais uma vertente do machismo. Meu namorado tem 17 e eu, 18, quer dizer que eu sou uma estupradora? Ou só mulheres não poder fazer sexo antes dos 18? Homem não tem problema. Eles não ficam grávidos mesmo...

Unknown disse...

Concordo plenamente, e mais, digo que as mulheres são responsáveis pelos machistas. Quem criam os filhos... E o que nós pensamos de nós mesmas?? Alias, o que pensamos de uma mulher que age " como um homem"?

lola aronovich disse...

Concordo com vcs. E fico feliz em ver vcs revoltadas! Se é pra mudar a situação, vai ter que partir da gente. Se eu fosse homem nao iria querer que mudasse. Imagina, deve ser otimo chegar em casa, depois de trabalhar o dia todo, e encontrar alguem que limpa, cozinha, cuida dos filhos, e ainda trabalha pra trazer dinheiro pro lar. Quem é que gosta de jornada tripla? Infelizmente, nós mulheres somos muito responsáveis por tudo isso. A gente ainda educa menina diferente de menino, passa todos os valores patriarcais pros nossos filhos e alunos, consome tudo que vendem pra gente na ilusao de ficar linda e jovem pra sempre... Quando a gente vai querer mudar?

Anônimo disse...

Prefiro me abster de comentarios e sugiro as 3 acima a pegarem a vassoura e o aspirador, pq não vai mudar mais HEHEHEHE. Zuando.

Quanto ao anuncio, lamentavel, chega a ser medonho uma criança com tufas O_o tão grandes. Acho que só um pedofilo poderia ter uma ideia tão cabulosa, deve ser uma realização propria para o infeliz hehe.

Daniel Miyagi disse...

Nossa, que tema complicado para comentar...
O que sinto é que hoje em dia a sociedade está se vulgarizando cada vez mais. Infelizmente está ficando comum anúncios desse tipo, a exposição gratuita, a superficialidade com que nós, cidadãos lhe damos com esse tipo de situação. Ainda mais nos Estados Unidos, embora seja o avanço de saber que hoje, qual for o próximo presidente (sim porque pelo lado republicano será o mais progressista da ala) o país será administrado com pessoas mais compromissadas com a democracia e os direitos humanos e nas minorias.Mas como, disse, seja qual for o próximo peresidente, o país ainda é conservador, machista prova disso que esse tipo de anúncio é algo que tem alcance considerável em boa parte da classe média.

lola aronovich disse...

"Crianca com tufas", Pedrinho? Foi isso que vc falou?! FOI ISSO?!!
Ha ha! Dan, mulher tem sido vulgarizada faz tanto tempo... A gente eh embalada e vendida como se fosse um produto pronto pra consumo. Nao sei se o McCain seria muito melhor que o Bush. Ok, pelo menos ele eh contra a tortura, mas e o resto? Republicano eh republicano! "Republicano progressista" eh uma contradicao em termos. O unico "progresso" que eles querem eh acabar com qualquer acao social do governo!

COMENTÁRIOS E CRÔNICAS DA LÚ disse...

Eu quero q o machismo vá pra Terra do nunca e fique perdido por lá p/ sempre.Sou feminista roxa e estou educando minha filha p/ser dona de sua própria vida como eu graças á Deus;porém ela será minha dose dupla pois é mandona e super decidida.Aí vai minha frase tema:A mulher não é coadjuvante do ser masculino e sim protagonista de sua própria história.Bjs