terça-feira, 22 de abril de 2008

LISTINHAS DE MELHORES FILMES

Um querido leitor meu que infelizmente quase nunca comenta aqui, o Greg, me mandou um email contando que passou tantas horas indeciso na locadora em Belo Horizonte, sem saber o que pegar, que sua mulher quase pediu o divórcio. Admito que eu também sofro deste mal, ainda mais se eu deixar essas decisões traumáticas nas mãos do maridão. E sei que vou ter sérios problemas de adaptação quando voltar pra Joinville e não tiver mais a Netflix. Então aconselho a todos a fazer uma listinha. Com um sistema tipo Netflix é mais fácil, claro, mas quem não tem cão caça com gato: comece com um simples arquivo no Word. Sem fazer muito esforço, pense nos filmes que você sempre ouviu falar e nunca viu. Inclua produções recentes que parecem boas, que críticos da sua alta estima recomendam, ou que amigos insistem que você não pode perder (obviamente não é sempre que você vai concordar com eles). E siga a sua intuição: se você odeia terror ou musicais, não vai pegar O Iluminado ou Cabaret só porque a Lolinha alega serem a oitava maravilha. Agora, se você gosta muito de um diretor(a) ou roteirista, coloque na sua listinha outras obras dele(a). Ponha inclusive filmes que você gostaria de rever, pra ver se você mudou de opinião, ou porque gostou tanto que precisa ver de novo.

No fundo, no fundo, o Greg tava pedindo uma lista dos melhores filmes. Não sou grande fã de listas assim. Se já é complicado organizar uma relação dos melhores de cada ano, imagine os top top de todos os tempos? Já desconfio delas a começar pelo título. Por que não chamar logo de “Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos”, ou, pra ser mais honesto ainda, “Melhores Dramas Hollywoodianos dos Anos 80”? Quanto mais restrita a lista, mais confiável. Porque senão é um golpe na nossa auto-estima ver que, nas listas que críticos americanos organizam com os, sei lá, mil filmes imperdíveis da História, geralmente não há um só brasileiro (ou iraniano, ou australiano, ou sul-africano – japonês geralmente tá lá porque eles lembram do Kurosawa). Logicamente isso não se deve à qualidade dos nossos filmes, mas aos valores, preferências e conhecimento de cada crítico. Lembre-se que a maior parte dos críticos é homem, branco, classe média, hetero. Um crítico negro talvez inclua alguns filmes com temática negra na sua lista. Se você pedir uma lista pra Renata, ela vai indicar produções lésbicas que muitos críticos hetero nunca ouviram falar, ou não deram importância. Isso não impede que ela ame filmes mainstream também, mas uma visão diferente certamente rende uma lista diferente. Porque todas essas listas são, acima de tudo, pessoais.

O que não resolve o seu problema, Greg. Porque outra questão é se esses filmes existem nas locadoras. Numa Netflix, que tem 75 mil títulos, há muita coisa. Mas tente encontrar filmes brasileiros com mais de dez anos... Esse é um dos motivos que faz a gente ficar só com os americanos. O outro é que, com tanta lavagem cerebral, às vezes o nosso gosto passa a descartar ritmos mais lentos, com uma edição mais contida, falados em outras línguas.

Pessoalmente, fiz a minha listinha dos melhores e piores filmes falados em inglês da década de 90, com direito a várias menções honrosas. Mas o legal é que o nosso próprio gosto muda. Hoje eu incluiria Matrix entre os dez, por exemplo. Outro dia revi um clássico do Billy Wilder, Pacto Sinistro (Double Indemnity, que descobri que em Portugal se chama Pagos a Dobrar), que sempre amei, e não me pareceu tudo aquilo não. Achei que tava datado. A música insistente e a narração em off, meio óbvia, me incomodaram. Continuo amando o filme, só que nem tanto.

Bom, a pedidos, vamos começar com a lista do American Film Institute pros 100 Filmes Americanos Mais Engraçados de Todos os Tempos (que vão só até 1996, já que a lista foi feita naquele ano). Os top ten são: 1) Quanto Mais Quente Melhor (1959), 2) Tootsie (1982), 3) Dr. Fantástico (1964), 4) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977), 5) Diabo a Quatro (Duck Soup, 1933), 6) Banzé no Oeste (Blazing Saddles, 1974), 7) MASH (1970), 8) Aconteceu Naquela Noite (1934), 9) A Primeira Noite de um Homem (1967), e 10) Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu! (1980). Os 90 restantes estão aqui.

Depende demais do senso de humor e do estilo de cada pessoa, né? O que os organizadores da lista tentaram fazer foi incluir diretores respeitadíssimos do gênero, como Billy Wilder, Woody Allen, irmãos Marx, Frank Capra, e bem menos respeitado, tadinho, Mel Brooks. Eu adoro Tootsie e gosto bastante de A Primeira Noite, mas até que ponto eles realmente são engraçados? Não são mais ótimas sátiras de costumes de uma época? Dr. Fantástico tem tantas cenas clássicas (a conversa entre o presidente americano e o russo, Mandrake precisando arrombar uma máquina de Coca-Cola pra poder ligar pro presidente) que seria impossível deixá-lo de lado, apesar do tema estar mais do que datado (felizmente não temos mais Guerra Fria ou ameça constante de uma hecatombe nuclear). Ainda sobre Dr. Fantástico, não há outro diretor fora o Kubrick que consiga estar presente nas listas de melhores de tantos gêneros diferentes. Se o critério pra escolher o maior diretor de todos os tempos for a diversidade, ninguém ganha dele. É o mais eclético de todos.

Diabo a Quatro é fofo, mas dos Marx prefiro Uma Noite na Ópera. Banzé no Oeste tem ótimas sacadas, embora sofra do mal clássico do Mel Brooks, que é não conseguir segurar o ritmo. Apertem os Cintos claramente estaria na minha listinha. Difícil concorrer com ele se levar em consideração o número de gargalhadas geradas. MASH eu não gosto mesmo, e depois de detestar Nashville, tô chegando à conclusão que o Robert Altman deve ser o diretor mais superestimado de todos os tempos. Taí uma boa lista, a do diretor mais superestimado de todos os tempos. Como todas, será pessoal.

23 comentários:

Unknown disse...

Gostei, Lola.
Boa escrevedora.

Renata disse...

Poxa Lola, me senti honrada de ser mencionada no seu post... Obrigada!
Em relação à listas, eu adoro lê-las, mas detesto fazê-las... pq sempre me dá um baita branco e eu esqueço filmes que eu adoro. Por isso também detesto aquelas perguntas do tipo 'que filme ou personagem melhor definiria vc'... concordo com vc, qt mais restrita a lista melhor... mas até agora nao me animei a fazer uma pro meu blog...

Um abraço,
Renata.
www.oraculodelesbos.blogspot.com

Renata disse...

Deixei uma tarefinha pra vc lá no meu blog! nem precisa fazer... jah q [ironicamente] tb eh a ver com listas... mas tive q citar o seu blog, que eh realmente dos unicos q eu entro todo dia...
Passa lá e dá uma olhada qd puder...
um abraço,
Renata.
www.oraculodelesbos.blogspot.com

Luciano disse...

Pirei quando li o nome do tópico e vi a foto do Iluminado. Achei que você o considerava o melhor filme da história. Sempre que me perguntam qual o melhor filme de terror que eu ja vi, eu sempre respondo O Iluminado, mas eu nunca vi O Bebê de Rosemary e nem O Exorcista. Então, acho que minha opinião não é certa ainda! Mas achei bem bacana esse texto.

Unknown disse...

Também adoro listinhas. Vai ter mais?

Anônimo disse...

Bom, eu já tentei fazer lista, hoje em dia quase nao consigo fazer dos filmes que eu tenho, quanto mais dos que já assisti (fazia com cotação de 1 a 5 chegou até uns 500 e eu parei, cansei).
Acho quase impossível escolher um melhor filme, pq depende do clima, do momento e td mais.
O mais perto que posso chegar disso é os meus atuais apreciados da lista do orkut...


filmes:

[REC], Behind the Mask: The Rise of Leslie Vernen, Zodiac, SuperBad, 12 Macacos, Brilho Eterno de uma mente sem lembranças, Ponto Final, Dogville, Back to the future, Donnie Darko, Matrix, Rejeitados pelo Diabo, I ♥ Huckabees, O chamado, virgens suicidas, Fantastica Fabrica de Chocolates, Snatch, Blair Witch, Dear Wendy, Casa de areia e nevoa, o grande truque, Identidade, Kill Bill, Magnolia, Big Fish, Requiem para um sonho, todos do Dr. Hannibal, Clube da luta, Seven, Abismo do medo, Jogos Mortais, ILS, Taxi Driver, O massacre da serra eletrica, O operario, SDA, Sexto sentido, Os infiltrados, Os outros, The Hitcher, Temos Vagas, Hostel I e II...

Masegui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Masegui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Masegui disse...

Taí, gostei da sugestão. Eu sempre "garro" na hora de escolher filmes, fico horas nas locadoras. Vou fazer uma lista...
Porra, vai ser foda essa lista. Já ví que vou "garrar" de novo...

Anônimo disse...

Olá, Lola. Bom, aqui é o Harum. Lembra de mim, né?

Enfim, eu só vim aqui para pedir desculpas. Revendo minhas postagens, tenho que admitir que escrevi muita bobagem, a maioria delas infundadas. Gostaria de corrigir meu erro e pedir sinceras desculpas pelo incômodo. Certamente, aquele não era um dia bom para mim.

Sei que poderá ignorar esta mensagem, mesmo assim fica aqui o meu pedido.

Espero de verdade não ter causado nenhum mal a você. Dessa forma, podemos então encerrar essa história sem ressentimentos? (apesar de não termos começado nada)

Como diria o sábio poeta, não há coisa mais leve e cristalina do que uma consciência limpa.

A paz, finalmente.

lola aronovich disse...

É, Rê, eu também não gosto de fazer listas não. Na realidade, acho que a maior parte de nós prefere criticá-las a fazê-las! Agora, que encrenca que vc foi me arranjar, hein? Tudo bem, vou fazer. E obrigada pelo que vc disse sobre o meu blog no seu.
Luciano, é difícil dizer qual o melhor filme da história, né? Não posso comparar Iluminado e Cabaret e constatar que um é melhor do que o outro. São gêneros totalmente diferentes. Amo os dois, e tantos outros tb. Mas Iluminado certamente tá na minha lista dos melhores filmes de terror. Lá no alto. Junto com Bebê tb. Exorcista eu nunca achei tão fantástico assim. Mas o que vc tá esperando pra ver esses filmes?
Vamos fazer mais listinhas, Clau!

lola aronovich disse...

Harum, tudo bem, sem problema, sem ressentimentos. Fico feliz que vc tenha se arrependido. Acontece, a gente perde a cabeça de vez em quando. Mas é bom saber que vc não pensa daquele jeito em relação aos animais (nem a esta que vos fala). Abraço e paz.

Anônimo disse...

Cadê Monty Phyton Em Busca do Cálice Sagrado entre as melhores comédias?
Não parece ser unânime que este seja um dos filmes mais engraçados de todos os tempos?
Justamente por não serem unânimes e, quase sempre, polêmicas, é que eu adoro listas.
(mas, sei lá porquê, detestei Alta Fidelidade, citado numa das listas da Lola ainda sobre os anos 90.)
Lolinha... faz uma lista aí, faz.
"Os Dez Melhores Filmes com Animais", que acha?
Eu já tenho a minha.

lola aronovich disse...

Pedrinho, acabei de fazer as pazes com o Harum, mas acho que vou encontrar um outro inimigo: vocêzinho! Por que vc não disse que Albergue (1 E 2!!) e Jogos Mortais estavam entre os seus filmes de cabeceira?! (e espero que vc esteja falando do Hitcher original, de 86, que realmente é duca. Eu tenho o DVD em casa). Enfim, vc tem uma queda por filmes de terror ruins, né? Eu vi o Behind the Mask e odiei! Ô, Pedrinho, não é à toa que ninguém mais ouviu falar do filme e que ele foi direto pra DVD... Ele só repete todos os clichês que qualquer fã pensante de filme de terror conhece desde sempre. Mas se algum fã não conhecia, desde Scream (Pânico) não tinha mais dúvida. Sabia que o mundo acadêmico lida bastante com terror? Tem muita gente que fez análises profundas dos slasher movies já na década de 70. E continuam fazendo... São análises muito boas, se bem que é difícil falar alguma coisa nova de um gênero que segue fórmulas tão batidas. Recomendo que vc leia a Linda Williams. Análises feministas de filmes de terror são mais inteligentes que as outras. Mas me espanta que vc, que conhece o gênero, não tenha achado Behind um clichê depois do outro. É absolutamente previsível, desde o começo, quem vai ser a heroína virgem. É mais um documentário mal-escrito sobre o gênero que qualquer outra coisa. Muito fraquinho mesmo. Agora fico até com medo de ver REC. Mas, Pedrinho, fica uma dica: cuidado ao colocar filmes desconhecidos, straight-to-DVD, no topo de uma lista. Pode até ser possível "descobrir" um filme, mas em geral, se ele foi direto pra DVD, é porque teve bons motivos pra isso. E, claro, vc pode adorar um filme assim, só que não espalha muito (pelo menos não o coloque no patamar de clássicos como Silêncio dos Inocentes - se bem que vc adorou Hannibal tb!). Sei lá, outro dia fui falar com uma mulher que adora filmes. Ela e um carinha estão sempre falando de cinema, e até falam coisas inteligentes. Então ela me recomendou um filme que, pra ela, é o melhor filme da história do cinema: um tal de Citizen X. Não, não é que eu ouvi errado. É esse mesmo. Ela ainda ficou me cobrando pra ver o filme. Então eu vi. Pô, é um filme feito pra TV! Não é ruim, mas entendo perfeitamente porque um americano possa amar o filme (é só pretexto pra falar mal de comunista). Mas, sorry, mesmo que fosse um baita filme, não dá pra considerar um filme pra TV o melhor de todos os tempos! Pega mal...
Desculpe a honestidade brutal, Pedrinho, mas vc não podia esperar outra coisa de mim.

lola aronovich disse...

Mario, faz lista sim, que aí vc para de "garras" nas locadoras...
Ricardinho, vc apareceu! Cadê seu comentário sobre as comunidades do orkut?! Ai, ai, acabei de brigar com o Pedro, agora é sua vez: ODEIO o Cálice Sagrado! O maridão comprou em DVD meio sem querer, e a gente foi tentar rever e não conseguia nem ir pra frente. É o pior Monty Python! A única cena legal é o do carinha sendo desmembrado e ainda querendo brigar. Mas é pouco pra sustentar um filme de quase duas horas. Aliás, a quem interessar possa: troco meu DVD quase não-usado do Cálice por um da Vida de Brian! (pra mim o melhor M.P., disparado).
Pelo menos concordamos no nosso desdém a Alta Fidelidade (que eu deveria ver de novo, inclusive).
Ah, mostra sua lista de Melhores Filmes com Animais... Babe tá lá? Sabe que Babe é meu recorde em lágrimas de todos os tempos, né? Eu choro dos créditos iniciais até o fim, non-stop. Pergunta pro maridão (que me proibiu de rever o filme após a segunda vez, segundo dilúvio). E depois fico sem comer presunto durante um mês.

Leo disse...

Eu adoro listas! muito mesmo! Mas nunca tentei fazer a minha. Como a Renata, sofro de amnésia aguda se paro pra pensar nisso! Só lembro quando alguém fala: E aquele filme...?
Eu não vi muitos filmes dessa lista do AFI de comédia, mas dos que eu vi, não concordo muito. Como você disse, Tootsie é ótimo, mas não é tão engraçado. 1a noite não só não é engraçado, como eu não é bom... pelo menos eu não acho. Acho o filme extremamente bobo e datado.
Mas vou me esforçar pra fazer minha lista!

lola aronovich disse...

Concordo plenamente contigo sobre Primeira Noite estar datado, Leo... Tem algumas coisas legais, mas no geral já passou. E faz tempo. Mas faz umas listas sim, Leo. E compartilha com a gente.

Silvio Cunha Pereira disse...

É Pedro, agora voce vê o que eu tenho que aturar. Esse é o jeitinho suave da lolinha tratar os amigos (não que eu não concorde com a opinião dela. E para o Ricardinho, não cai na dela nào que ela quer te extorquir: agente quer se livrar daquele DVD faz um tempão. Passa em casa, pede emprestado e é só não devolver que a gente agradece.

lola aronovich disse...

Ricardinho, o maridão quer se retificar: "Na verdade, não é bem assim, porque eu preciso da caixinha do DVD...".

Anônimo disse...

Lola... Sua capinha do dvd por uma batata!
.
(Gente! Finalmente! Eu consegui encontrar um tabuleiro de ludo real EM MADEIRA!!! tipo maletinha! e é todo inca, as peçinhas são anõezinhos incas e umas mulheres bolivianas, e tem também lhama e um outro bicho que parece um ponei! Comprei de um desses caras que vendem incenso, na UFSC. A gente vai poder jogar quando vocês vierem à Floripa!)

lola aronovich disse...

E eu jogo ludo, Ricardinho? Vai comentar no post sobre minhas comunidades no orkut que vc ganha mais. Alias, sabe o que eu fiz pro maridao hoje pro almoco? Batatas. Ficaram otimas. A gente as cozinhou primeiro e depois pos no forno pra tostar. Hmmm... (quer dizer, a ideia foi do maridao e foi ele que descascou as batatas. Mas todo o resto foi meu!).

Anônimo disse...

Olá Lola... Gostei muito deste seu post sobre meu pedido da lista e obrigado por ter respondido! Vou tentar ser mais ativo e postar com mais frequencia ok? Tenho mais facilidade para somente ler os posts [risos]!
Assim como eu, percebi que existem muitos adeptos a listas por aqui, mas quase ninguém afim de cria-las. O problema é que também sofro da amnésia aguda [principalmente nas locadoras]...
Abração pra vc,

lola aronovich disse...

Realmente, Greg, acho que pessoas gostam de listas, gostam de criticas listas, mas fazer lista que é bom... Mas comente mais, apareça mais. Como tá a vida aí em BH?