quarta-feira, 16 de abril de 2008

CRI-CRÍTICA DE TRAILER: BLINDNESS (ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA)

Leia mais sobre Ensaio sobre a Cegueira aqui, aqui e aqui.

É quase um teaser, porque dura um minuto e meio, e a gente so vê algumas carinhas conhecidas, como a do Gael Garcia Bernal e Danny Glover. O próprio Mark Ruffalo, que faz o marido da protagonista, aparece pouco. Mas olha o prestígio do Fernando Meirelles! Quando colocam “do mesmo diretor de Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel”, é porque o sujeito é importante. E quando antes mesmo do filme estrear (no segundo semestre aqui nos EUA) já falam em indicação ao Oscar pra Julianne Moore, é porque o negócio é sério mesmo. O trailer/teaser começa com uma música irônica, “É um bom dia pra cantar” - por coincidência, é também o mesmo dia em que seu esposo acorda cego. Não só isso. Parece que, sem explicação, 90% da população é atingida pela “doença branca”. Apavorante mesmo. Pessoalmente, adoro filmes sobre epidemias, e pra mim não precisa ter explicação ou solução. Lembro bem quando houve uma epidemia de conjuntivite em Joinville, acho que seis ou sete anos atrás. O maridão pegou, provavelmente de algum aluno (porque é fácil: imagina, o aluno tá com o vírus, toca no olho, toca na peça de xadrez, aí o maridão toca na peça, põe a mão no olho, e pronto). Tenho duas crônicas da época, que editei pra juntar:


Tá a maior epidemia de conjuntivite aqui em Joinville! Dããã, dirá você, agora que eu notei, depois de mais de 20 mil casos? Pois é, foi só ontem que me dei conta da gravidade da situação. O que aconteceu pra eu acordar pra esta terrível realidade? O maridão pegou! É verdade. No momento que eu escrevo esta crônica de imensa utilidade pública, ele se encontra deitado na cama, roncando, com uma gata preta em cima da barriga e um chumaço de algodão cheio de água boricada num dos olhos. Já avisei que, se ele me contagiar, eu entro com um pedido de divórcio no ato. Eu sou assim, solidária. Mas sério, só porque o maridão tá dodói isso significa que eu vou adoecer também? Quer dizer, a conjuntivite é tão contagiosa assim? Preciso de mais informação!
Pelo que entendi, o grande problema é não fazer aquilo que todos nós fazemos o tempo todo: colocar a mão no olho. Não é impressionante que um simples gesto seja tão difícil de evitar? Eu e o maridão já combinamos que nenhum dos dois vai aproximar nem um dedinho do olho. Só que eu ouvi um oftalmologista na TV falar que devemos evitar todo tipo de secreção. Ahn, TODO tipo de secreção? Não estou preocupada com o teor sexual da frase, já que esse tipo de secreção anda em falta aqui em casa mesmo (coitadinho, o maridão estirado na cama e eu tirando sarro da cara dele), mas eu tenho inúmeras dúvidas. Por exemplo, saliva é secreção, né? Não, não estou falando de beijos apaixonados entre eu e o maridão – se você visse a atual cara dele, entenderia que desejo não é um dos sentimentos mais prováveis. Não, o que eu quero dizer com saliva é assim: se o meu cachorrinho lamber a pálpebra do maridão e depois me lamber perto do olho, eu estou condenada ao surto de conjuntivite que Joinville espalhou pelo Brasil? O cãozinho pode pegar também?
Fui com o maridão ao supermercado no auge dos seus olhos vermelhos, mas o avisei antes: “Ó, amor, tem uma coisa que você não pode fazer de jeito nenhum na vida: coçar o olho. Tá, também tem outras coisinhas que as convenções sociais jamais permitiriam, como matar, roubar e tirar os óculos escuros”. Lá estávamos nós dois no super. O inconsequente agarra uma lata pra descobrir o preço, e não há etiqueta. O que ele fez? O natural: chama um atendente. Eu só olhava e me lembrava do filme Epidemia. Sabe aquela aventura bem legal com o Dustin Hoffman sobre um vírus fatal? Então. Câmera lenta. Close da mão do maridão na lata. Close do vírus microscópico passando da mão pra lata. Close do atendente pegando a lata. Close do carinha esfregando o olho. Na realidade, essa última parte não aconteceu porque eu o adverti: “Cuidado! Ele está com conjuntivite! Esses óculos escuros à noite são mais que um sinal de esquizofrenia. Vá lavar as mãos já!”. Mas o rapaz fez cara de quem tava acostumado com a situação, de quem tava escapando da 25a epidemia seguida.
Observei o pessoal no super e constatei que havia dois grupos de gente: o que estava de óculos escuros, tal qual o maridão, e o que estava com os olhos marejados, abertamente contagiados. Bom, tinha o meu grupo também, o Bloco dos que Escaparam Por Enquanto. Este meu bloco olhava pros outros dois grupos com extrema desconfiança, fugia das latas e caixas manuseadas pelos grupos rivais, e imaginava cenas de Epidemia.

Se uma epidemia de conjuntivite já assusta todo mundo, pensa numa de cegueira! Acho que nem a idéia de ser mordido e virar zumbi consegue causar tanto pânico. Por isso, voltando ao trailer, o clima de terror é tão evidente. Me contagiou totalmente. E a fala final, “A única coisa mais aterrorizante que a cegueira é ser a única que pode ver”, abre um monte de possibilidades filosóficas (e note que vou me identificar com o personagem da Julianne, que escapou da epidemia, como eu). O que pode ser melhor que um filme com clima de terror sobre epidemia feito com atores de primeira por um diretor conceituado baseado num autor consagrado e de esquerda? Olha, tirando o Gael Garcia nu, servido de bandeja e coberto de chocolate, pouca coisa. Nota 4. Agora é correr pra ler o livro do Saramago.

30 comentários:

Alice ] disse...

e vc vai fer o Gael pelado sim, mas acho q não da melhor maneira. Já conhece o blog do filme?
blogdeblindness.blogspot.com/
Divirta-se

lola aronovich disse...

Ele tá coberto de chocolate na cena? Senão não quero. Mas obrigada pela dica.

Juliana disse...

Adorei o trailer, estou louca pra ver esse filme. "Ensaio sobre a cegueira" é meu livro preferido há quase uns 10 anos, desde a primeira vez que o li. Quer dizer, nunca me convenço se gosto mais do "Ensaio" ou do "Auto da Compadecida" do Suassuna (que já li mais vezes e há mais tempo), mas agora que os 2 viraram filme, não posso mais me sentir pseudo-especial por gostar de coisas que nem todos conhecem. Ou posso? Hum... Tá na hora de arranjar outros livros e autores preferidos, só não vale ser Shakespeare, porque aí eu cheguei tarde... O cara já era mega venerado desde muito antes de eu ler qualquer coisa dele, quer dizer, desde muito antes de eu sonhar em nascer.


Bem que era uma boa reler o "Ensaio" antes de ver o filme, mas tá emprestado... troquei pelo "Evangelho Segundo Jesus Cristo" que, aliás, ainda não li, tsc, tsc.

Suzana Elvas disse...

Lola, sempre que me perguntam qual livro se deve ler para ser apresentada à obra de Saramago eu indico o "Ensaio sobre a cegueira"; porque a história é tudo, menos uma história de terror.

Nesse ponto eu vou ser muito chata, como venho sendo desde que soube desse filme: por que chamar o filme de "Blindess" se o livro é de autor português, escrito originalmente em português? Aqui ninguém chamou "O jardineiro fiel" de "The constant gardener" apesar de o autor ser inglês, o livro também e a produção ser internacional. Por mim, que trabalho em mercado editorial, chamar o filme somente de "Blindess" (Cegueira) é desvirtuar o cerne do livro do Saramago, que é realmente um "Ensaio sobre a cegueira" e não apenas uma história sobre cegos. Tem gente aqui que chega ao cúmulo de dizer que filmar o livro "Blindness" de Saramago foi um achado!

Outra coisa: o tema não é inédito. "Escuridão", noveleta clássica escrita em 1963 por André Carneiro, conta como toda forma de luz desaparece do mundo e somente os cegos sobrevivem à nova realidade. A luta pela sobrevivência, o verdadeiro "eu" das pessoas que vem à tona, está tudo lá (essa novela, de 1963 - anterior ao "Ensaio" - foi publicada em "Páginas de sombra: Contos fantásticos brasileiros").

Bjs

lola aronovich disse...

Ju, vc gosta tanto assim de Auto da Compadecida? Eu li isso quando era adolescente, e achei engraçado, legal e tal, mas livro preferido?! Nem sei se tenho um. Mas um livro que adorei ler na minha adolescência foi O Cortiço! Era tão imoral...
Su, concordo totalmente contigo. O diretor é brasileiro, o autor do livro é português, e o filme vai se chamar Blindness? Mas imagino que aqui no Brasil se chamará Cegueira, não? Colocar "Ensaio sobre qualquer coisa" é muito literário, e acho que afastaria o público. Imagina americano vendo um filme chamado "An Essay about Blindness"? De ensaio eles querem distância. E que bom vc compartilhar isso sobre "Escuridão" com a gente. Só uma editora pra saber essas coisas!

Suzana Elvas disse...

Acredito que chamar em português "Ensaio sobreá cegueira" aqui no Brasil seria o correto, até porque foi o livro mais badalado do Saramago da primeira vez em que ele veio ao Brasil, na Bienal do Rio.

Concordo com você sobre o título em inglês. Mas acho ridículo brasileiro chamando o filme (e o livro!) de "Blindness".

Bjs

lola aronovich disse...

Entendo o lado comercial deles. "Ensaio" pode afastar público. Acho que todo mundo que leu o livro vai saber, quando chegar a hora (setembro) que o filme é uma adaptação de "Ensaio sobre a Cegueira". Mas um filme tem que atingir muito mais gente que apenas os leitores do livro, independente de ter sido um bestseller. E um filme sempre gera muitos novos leitores pro livro. Suponho que isso de todo mundo estar chamando o filme de "Blindness" é porque é um filme americano, e talvez ainda não tenha título definido no Brasil, só data, final de setembro. Espero que seja esse o motivo.

Leo disse...

"Ensaio sobre a cegueira" foi um dos melhores, señão O melhor livro que já li. A minha expectativa no filme é grande. Isso é um problema.
Não amei o trailler. Gostei. Da fotografia, principalmente. Mas a frase final em off da Julianne me pareceu... sei lá... boba! A questão é colocada no livro dezenas de vezes. Realmente abre uma discussão filosófica profunda, que é justamente a base do livro. Mas me pareceu mesmo uma coisa de terror barato essa frase em off.
Mas mantenho a esperança. É apenas um teaser, acredito que o filme seja bem melhor do que isso.

Anônimo disse...

Oi Lolinha, bela analise gostei de você ter se desviado do teaser para um tema mais interessante hahaha sinistro falar isso se referindo a algo de Joinville né ?
O teaser eu achei legal, poderia ser melhor, para teaser ainda preferia só sons e tela preta, com o Blindness no final. Acho que isso chegou a ser cogitado, não lembro.


Quanto a pergunta que vc fez um topico o qual não mais responderia por você estar ignorando meus pedidos "trailersticos", sim, eu sempre arranjo filmes para terror e suspense haha, a Maira conseguiu me viciar em Boston Legal, eu comecei a ver a segunda temporada, e hoje acabei de comprar a primeira e a terceira tomara que cheguem antes do feriado. Achei interessante e engraçada. Denny Krane...

Assisti um filme sensacional, o espanhol REC, já ouviu falar ? Não deixe de ver essa prop http://br.youtube.com/watch?v=nfgZlMYj_NU
Acho foda quando os estudios fazem isso para divulgar os filmes.
O filme é mto tenso, gostei dele por completo e sinceramente acho que você apreciaria, que tal tentar baixar antes que chegue o re-make americano ?

Boa nova para você, fique emocionada, acho que esse FDS vejo THE MIST ou seja, pode ser que role uma outra enquete para você se tratando de um filme de Stephen King hahahaha zuando, eu devo gostar...

Abr

lola aronovich disse...

Leo, concordo contigo que é um problema ir cheio de expectativas ver um filme. A decepção vem fácil. Como eu ainda não li o livro, minha grande expectativa vem com relação ao tema, ao elenco e ao diretor. Tudo aponta que será um filme "importante".
Pedrinho, ó o pessoal da cidade grande (Salvador) sendo desrespeitoso com o pessoal da cidade média (Joinville)! Sinistro ter acontecido algo de interessante em Joinville?! Tomara que Salvador seja acometida por uma epidemia de conjuntivite! (ó, brincadeira. Só rogo essa praga pros descendentes do ACM. Vcs continuam com essa palhaçada de chamar o homi de Paizinho?).

lola aronovich disse...

Pê, tem algum lugar onde eu já pego os trailers com legenda em português? Por exemplo, o de Mamma Mia? Tô querendo ser mais amigável com meus leitores que não dominam o inglês.
Vi o promo, muito legal. E vi o trailer tb. Um terror espanhol com zumbis? Massa. Procurei no Netflix, nunca ouviram falar. Onde vc baixou? (em compensação - isso é pra Su - encontrei Soylent Green no "watch instantly". Vou ver!).
Eu devo ficar emocionada porque depois de CINCO MESES vc finalmente vai ver THE MIST?! Sempre me disseram que esse povo baiano é meio devagar...

Anônimo disse...

concordo com leo, aquela voz em off ficou bobinha, e também tive uma certa urticária na abertura comercial de margarina... mas o resto dá muita vontade de ver o filme sim. apesar de que eu estou quase boicotando dado o elevado teor de cenas pesadas (vide o blog do fernando). parece que ele cortou muita coisa, mas não sei se conseguirei ver o filme sem sair no meio.

Anônimo disse...

Hahaha nem preciso dizer que estava zuando né ? Sou do interior e gosto de cidade pequena. Talvez não voltaria a morar em uma, mas gosto.
Quanto a ACM deixo isso http://www.youtube.com/watch?v=t4gmsuTPLMo
Não e nem conheco ngm que chame ele assim, aqui pelos menos esclarecidos afirmaçoes como "Ele roubou mas fez" são costumeiras, e é incrivel a situação do Brasil para levar pessoas a pensarem assim, os politicos aí roubam mto ou apenas querem verbas para guerras ? Nao me lembro de ter visto escandalos como os de roubo daqui do Brasil.

Lolinha, o de Mamma Mia - http://www.youtube.com/watch?v=TIUYEgD-j_Q
O de Hulk - http://www.youtube.com/watch?v=JYT1TMQyPus

Foi simples, fica a dica apenas digitei trailer legendado no youtube, ou por exemplo "mamma mia legendado".

Vai estrear no cine ainda por aí Lolinha, REC é legal, mas eu achei melhor por assistir sem saber do que se tratava, não sei para que tnata curiosidade hahaha eu mandei o link da propaganda e vc já correu para o trailer. É tenso o filme, tomei um susto que até chutei o ar AHEUEAHUE.

Lolinha este é o forum que eu uso, vou lhe mandar o user e senha por e-mail já que não se pode mais cadastrar news. Lá tem opção de baixar por html, ED2K e Torrent (sempre vou por esse, mas sei lá né). Qualquer duvida só perguntar.

http://www.brazukas.org/index.php?showtopic=71025&hl=REC

Paula disse...

Estou esperando por esse filme desde que soube que o Meirelles ia dirigir. Tem toda uma coincidência louca por trás, que ele conta em dos priemiros posts do blog do filme. Há uns 10 anos ele tentou filmar Ensaio sobre a cegueira e o Saramago não quis, dai no ao passado o roteiro veio parar na mãe dele graças ao acaso.
Sempre fico com um pé atrás frente a filmes que vem de bons livros - e Ensaio sobre a cegueira é um livrão, corre ler mulher! (na verdade, quase todos os livros do Saramago são muito bons) -, mas confio no Meirelles. Ainda mais depois de Jardineiro.

lola aronovich disse...

Aninha, tô evitando entrar no blog do Meirelles pra não saber demais sobre o filme antes de vê-lo. Muitas cenas pesadas mesmo?
Pedro, obrigada pela dica. Recebi seu email e vou tentar usar a senha que vc me passou. A gente vem tendo problemas pra download filmes. Até que o processo é rápido, mas depois sempre falta baixar algum arquivo pra conseguir visualizar. Sempre falta alguma coisa!
Sabe, acho que existe corrupção em todo lugar do mundo, até na Suécia, e certamente aqui nos EUA. Mas me parece que, em muitos casos, a corrupção está mais enraizada no Brasil, e obviamente não apenas entre os políticos, e sim entre toda a população. Esse negócio do "jeitinho brasileiro" é muito nocivo pra todo mundo.

lola aronovich disse...

Paula, acho que uma adaptação do livro do Saramago criaria enorme expectativa com qualquer diretor. Mas é ótimo que o Meirelles esteja no leme! Ele realmente vem de dois ótimos filmes, que repercutiram muito bem aqui nos EUA, Cidade e Jardineiro. Uma maravilha que ele esteja com esse prestígio todo. Ai, tenho que ler o livro. O problema é que só o encontrei até agora (ou melhor, o Pedrinho encontrou pra mim) na internet. E ler um livro inteiro na internet é ruim, né?

Suzana Elvas disse...

Lola, experimenta usar o Booklet Creator:

http://bookletcreator.com/

Se o arquivo estiver em PDF, ele faz a paginação e o tranforma num "livro", que você pode depois imprimir e grampear.

Bjs

Anônimo disse...

(Eu gostei tanto do blog que li um monte de arquivos. Assim, sem parar.)
Agora, esse início do teaser com musiquinha be-happy me pareceu tão cliché que fiquei meio em choque. Eu realmente esperava alguma coisa parecida com a angústia do livro. Acho que não vai rolar.

lola aronovich disse...

Su, eu sou chata: imprimir? Matar árvores? (fora que não tenho impressora por aqui). Vai ter que ser na internet mesmo. Ainda preciso aprender a usar o laptop em cima de mim, deitada na cama (melhor posição pra ler livro, na minha opinião). Opa, reclamei de impressão de papel com uma editora, vai dar xabu...
Yallah, apareça sempre! E aposto como vc ainda não teve tempo de ler os 650 posts. Fui ao seu blog rapidinho, e gostei! Deixei dois comentários. Eu sempre quis fazer dança de ventre, só que sou toda dura. Acho que eu seria a pior dançarina na face da Terra "y sus arrededores", como dizia meu papi.
Sabe, eu gosto da musiquinha e da abertura de comercial de margarina no trailer. Cria ironia e torna o que vem a seguir mais terrível.

Suzana Elvas disse...

Flor, a maior parte da indústria de livros usa madeira de reflorestamento. Se você foi pensar em tudo o que mata para viver não come nem pé de alface, não é?

E você pode usar papel reciclado ou imprimir em papel de rascunho. O arquivo que você tem é em PDF?

Me manda seu endereço por e-mail (suzana.elvas@gmail.com) que eu vou ver se tenho lá em casa um "Ensaio" sobrando - eu sempre acabo ou ganhando ou comprando ou recebendo livros e um dia descobro que tenho 3, 4 exemplares de cada título. Quem sabe, né?
Bjs

lola aronovich disse...

Opa, ganhar livro de graça?! Só se for agora! Tô mandando. E quanto a comer alface, vc não tem com que se preocupar comigo. Ô alimento mais sem gosto!

Anônimo disse...

Lolinha vc deve estar precisando instalar os codecs para poder reproduzir os videos, vou lhe enviar um link para vc baixar e instalar o codec mais comum e que aceita a maioria dos formatos de videos da net.

Abr

lola aronovich disse...

Bárbaro, Pedrinho! Manda sim. Mas manda explicadinho, porque quem mexe com essa parte tecnológica toda é o maridão, que entende quase tanto do assunto quanto eu.

Anônimo disse...

pois é Lola, parace que tem, ou tinha, não sei como ficou mas a discussão no blog dele é sobre a necessidade de cortes por conta disso.

eu também evito detalhes, mas vou esperar um pouco a reação das pessoas antes de decidir se assisto ou não... ;)

Anônimo disse...

Lola e Suzana

Li os comentários e concordo com ambas. Se por um lado o filme desvirtua o autor e o original, por outro "an essay about blindennes" nem eu iria ver. É uma questão sempre dificil de gerir mas sei que o Saramago acompanhou de perto as filmagens e que esteve sempre presente nas decisões do realizador. Agora é esperar para ver!
O Ensaio sobre a cegueira é talvez o que mais gostei do Saramago mas recomendo que incie a sua abordagem com o Memorial do Convento e deixe esse para a sobremesa ;)

lola aronovich disse...

Tenho que correr atrás do prejuízo, Mary! Cegueira já estréia em setembro...

Anônimo disse...

Gostaria de assistir o filme, quero ver principalmente como é apresentado o cão, sempre os cães nos romances de Saramago têm uma significaçao muito especial.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

I want to get an unlocked AT&T phone and the Vu is much cheaper what are the differences and which is better. I want a phone like the iPhone so any other suggestions are great too.
[url=http://unlockiphone22.com]unlock iphone[/url]

Anônimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
I will be happy to get any assistance at the beginning.
Thanks and good luck everyone! ;)