segunda-feira, 28 de julho de 2008

E O TROFÉU CAVALEIRO DA ESPERANÇA VAI PARA... CHRISTOPHER NOLAN

Vamos reconhecer que excelente diretor o Christopher Nolan é. Cavaleiro das Trevas é seu quinto filme. Na verdade, sexto. Mas se você conhecer alguém que viu sua estréia, The Following, me avise. Opa, agora eu vi, em dvd! Se você conhecer mais alguém que viu todos os seis filmes do Chris, me avise. Deixe-me falar um tiquinho de Following, que já tem uma década de idade. É um filminho inglês em preto e branco, com apenas uma hora e dez minutos de duração, sobre um aspirante a escritor que gosta de seguir as pessoas, e acaba conhecendo um rapaz que rouba casas. A trama tem um pouco de noir (uma cena é quase idêntica à do bar em Corpos Ardentes) e vários flashbacks, mas não é altamente satisfatória (veja o trailer aqui). Trata-se de um primeiro exercício (com a câmera manejada pelo próprio Chris) bem respeitável. Ah, uma curiosidade: na porta do segundo apartamento que os carinhas arrombam, vê-se claramente o logotipo do quê? De Batman! Isso que é premonição!
Depois de Following, Chris fez Amnésia (que eu amo de paixão), Ins
ônia (bonzinho), Batman Begins (se não fosse ótimo não teria ressuscitado uma franquia que havia sofrido muito com os dois Batman anteriores), O Grande Truque (espetacular), e agora este Cavaleiro. Christopher é inglês, jovem (37 anos), bonitinho e... casado. Na foto você pode vê-lo com sua mulher, Emma Thomas, produtora de vários de seus filmes. A esperança fica por conta de que não há muitos diretores hoje com um currículo tão promissor.

11 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nita disse...

Realmente, futuro bem promissor, eu só não assisti o primeiro, como você já poderia imaginar, os outros eu gostei bastante, só não lembro direito de Insônia.
E o último eu amei de paixão. Aliás, aproveitando, mesmo assim votei em V de Vingança, que é o típico filme que eu assisto milhares de vezes sem enjoar, adoro os diálogos e amo a cena do final em que uma multidão de mascarados "atropela" o "exército". Amo mesmo

Anônimo disse...

Oi Lola, gostei muuuito de Memento, extremamente bom bolado!

Vou ver se consigo ver os outros filmes dele.

obrigada,

Dgsantos disse...

Realmente, o rapaz tem futuro.
Amnésia sem dúvida é um baita filme. Gosto mais de Insônia e menos de O Grande Truque, mas ambos são ótimos.
Os dois Batman então, nem se fala...
E Cavaleiro é a grande prova que é sim possível ser bastante lucrativo e ter conteúdo ao mesmo tempo.
Tomara que o Nolan consiga mudar um pouco o cinemão.

Liris Tribuzzi disse...

Até agora vi 50% da obra dele e estou em vias de chegar a 63% na quarta, assim que ver o famigerado cavaleiro.
O meu preferido, sem dúvida, é 'O Grande Truque'. Posso ver várias vezes que ainda sim fico pasma com os acontecimentos. Nem a lembrança de tê-lo visto pela primeira vez na véspera da minha primeira bomba na fuvest me deixou com raiva.

Anônimo disse...

Pois é, eu vi cavaleiro ontem. Ele usou a industria do cinema melhor do que ninguém para fazer do Batman uma GRANDE HISTÓRIA. Ele não só dirigiu como também escreveu o roteiro. Tem ritmo, ótpimos diálogos, humor e o melhor joker de sempre! É ao mesmo tempo sério, impressionante, nada banal, nada daquelas coisitas estupidas de arrasa quarteirão de verão só para agradar o publico e fazer mais dinheiro. E as pessoas adoraram, teve gente na minha sessão que até bateu palmas quando o caminhão capotou!

Ok, seus outros filmes mostravam que era um bom director, mas tem muitos bons directores não é? Cavaleiro é delicioso da primeira cena até a última. Se bem que eu me pergunto, como é que o coringa consegue tantos malucos dispostos a morrerem por ele? E a queda do harvey para o duas caras não me convenceu, uma pessoa não muda tão rápido assim. Mas enfim, Batman nunca foi meu herói preferido e não vou mudar agora. Mas que Nolan fez ali algo de especial ele fez.

Vitor Ferreira disse...

Dos famosos, só não gostei de Amnésia e Insônia. Achei Amnésia interessante por ser de trás pra frente, mas a história é ruim. Insônia eu achei um sono.

Anônimo disse...

Muito bom, Amnesia e O Grande Truque (principalmente) são muito bons (10)... o primeiro eu ainda não vi, e o Insonia (até tenho mas ainda nao vi :/), quanto aos Batman's ambos excelentes...

lola aronovich disse...

Nita, também gosto muito de V de Vingança. Mas só vi uma vez até agora. Dá preguiça ver de novo... Estranho!


Isabella, também adoro Memento. É um filme cheio de camadas.

lola aronovich disse...

Daniel, vc gosta mais de Insonia que de Amnesia e O Grande Truque? Isso é novidade pra mim! Acho muito interessante que um diretor vindo do cinema independente consiga fazer grandes filmes no cinemão.


Li, não acredito que vc ainda não viu o famigerado Cavaleiro! Eu gosto pacas de Truque! Aliás, devia ter o filme em casa...

lola aronovich disse...

Cavaca, concordo: Cavaleiro é uma grande história. O ritmo é ótimo mesmo. Mas acho que algumas partes podiam ser podadas pra dar mais tempo pra transformação do Harvey Dent. Foi rápida demais!


Vitor, gosto muito da história de Amnésia. Essa é uma crítica que ouço frequentemente sobre o filme: "Só chama a atenção por ser de trás pra frente, porque a história é fraca". Não concordo! A trama tá cheia de truques. Eu já vi o filme na ordem "normal" (algum dvd deu essa opção) e me pareceu um grande filme de qualquer jeito.


Pedrinho, mas vc tem montes de filmes em dvd que não viu! Veja primeiro O Bebê de Rosemary, aí ataque Insônia. Pode ser que Insônia seja o filme menos satisfatório do Nolan (sem contar o primeiro, Following), mas ainda assim é bom.