domingo, 24 de janeiro de 2010

DOIS ANOS DE BLOGUINHO

O blog comemora hoje (ou ontem?) dois anos de existência! Torço para que eu possa continuar com ele por muito mais tempo, porque adoro o contato com vocês. E adoro escrever também, expor minhas ideias, fazer amigos e influenciar pessoas, ha ha. Não, sério, até agora não houve um só dia sem post. Mas, infelizmente, isso está prestes a mudar. Quando eu começar a dar aulas na UFC (torçam pra que isso aconteça, porque até agora não há nada definido!) terei muito menos tempo, lógico. Descobri que não vou dar aula de Fonética, aleluia, mas já mudaram meu calendário três vezes, e da última vez, a boa notícia foi... Inglês Técnico (algo que já é chato) na área de Estatística! Eu mal conheço a nomenclatura de Estatística em português, quanto mais em inglês. Vou precisar preparar muito as aulas. E, claro, essa é só uma das matérias. Assim que eu tiver certeza de alguma coisa relacionada ao meu trabalho compartiho com vocês.
Bom, em 2009 foram 468 posts, menos que os absurdos 645 de 2008, mas acho que foram bem mais longos. Em outubro ou novembro houve um boom no número de visitas, que alcançou a média de 1,500 visitas diárias. Aí, com as férias (e o problema técnico da Velox), caiu muito a frequência. Mas semana passada o pessoal já voltou, e agora a média está em 1400 visitas diárias. Quem quiser pode acompanhar pelo SiteMeter, que eu abri pro público faz uns meses. Quanto à questão financeira, é, não vai ser com o bloguinho que eu vou poder parar de trabalhar. Instalei o Submarino no final de novembro, e, graças ao que vocês compraram através do blog, ele rendeu R$ 136 em dezembro (que ainda não recebi, mas deve cair na minha conta no começo de fevereiro, ueba! Primeira vez que recebo dinheiro da internet!). Mas em janeiro, até agora, foi R$ 51. Eu nem reclamo, é bom ganhar alguma coisinha, mas não consigo vislumbrar blogs como uma alternativa economicamente viável, né? (e pior é que me falaram que o AdSense tá dando calote! Por isso não instalo. Por isso, e porque é feio e poluente, e porque não é realmente uma ferramenta com noção).
Deixa eu dar uma olhada nos posts mais comentados de 2009. Deve ter algum mecanismo que faça isso por mim, eu que não sei qual é, então vou ver manualmente. Ok, foram esses:

Bolsa-família, empregada e aborto (29/1), 221 comentários.
Adendo ao post sobre bichinhos que (não) comemos (17/11), 217 comentários.
Vocês não vão acreditar (24/8), 156 comentários.
Minha opinião sobre os ataques de Israel em Gaza (13/1), 128 comentários.
Quando a média se tornou o ideal (26/1), 112 comentários.
Meninas, se concentrem e se contentem (7/7), 111 comentários.
Comercial da Havaianas dá chinelada nas mulheres (20/4), 103 comentários.
O estupro de mulheres é prazeroso pra quem? (14/5), 98 comentários.
Resposta à percepção equivocada de uma leitora, e meu futuro de vida (8/1), 96 comentários.
Divagações confusas sobre o comercial do Doritos (17/3), 91 comentários.
Lolinha tem que parar de ser Lolinha pra agradar leitor (5/2), 89 comentários.
Se eu fosse um Big Mac (9/1), 89 comentários.
A vida sem carro (5/1), 88 comentários.
Dupla tragédia (20/7), 86 comentários.
Da não-feminista não-séria pra leitora que não vai voltar (23/3), 82 comentários.
Torcida pelo Brasil (19/10), 79 comentários.
Fala que eu te respondo: minha opinião sobre a vaidade (10/12), 78 comentários.
Guest post: Orgulho de ser lésbica (da Renata) (19/11), 77 comentários.
As confissões de Maria Mariana sobre maternidade e cuecas sujas (11/5), 77 comentários.
Sim, eu quero queimar sutiã (26/3), 77 comentários.
Caso Polanski: existe todo um contexto (2/10), 76 comentários.
Globo de Ouro aponta os oscarizáveis (12/1), 75 comentários.
Lolinha em crise (11/9), 74 comentários.

E os menos comentados, tadinhos:
Fala que eu te respondo: doutorado-sanduíche (15/10), 8 comentários.
Da época em que tinha fãs (19/9), 8 comentários.
Pergunta sobre pós em literatura (17/9), 8 comentários.
8) Viagem ao sul do Sul: um paraíso chamado Ibiraquera (2/5), 8 comentários.
Previsões para o Oscar – Parte 3 (principais categorias) (22/2), 8 comentários.
Previsões para o Oscar – Parte 2 (21/2), 8 comentários.
Desconectada desde quinta (23/11), 7 comentários.
Três textos de uma década atrás (15/3), 7 comentários.
Mais diálogos dementes, (30/5), 6 comentários.
Diálogos carecas (25/10), 5 comentários.
Três boas ações coletivas (2/8), 5 comentários.
Rede de intrigas (16/8), 4 comentários.
Nossa terceira viagem ao sul do Sul (7/3), 4 comentários.
Mestrado na UFSC (22/8), 3 comentários.
Halloween cortado (1/8), 3 comentários.
Previsões pro Oscar, Parte 1 (categorias técnicas), 3 comentários.
Viagem ao sul do Sul: maratonistas e salva-vidas (28/3), 1 comentários.

Não sei qual a média de comentários por post, mas ela é alta. Deve ficar entre nuns 30, chutando (se quiserem comparar com o balanço que fiz de 2008, tá aqui). E algo que eu já desisti de fazer é tentar adivinhar quais posts vão gerar um bom número de comentários e uma ótima discussão, e quais serão solenemente ignorados. Eu erro sempre! Não sei se vocês é que são imprevisíveis, ou se eu que sou uma sem-noção! (quer dizer, eu sei que posts nos fins de semana recebem menos comentários, já que são os dias com menos leitores).
Acho que em 2009 o bloguinho continuou sendo muito (e bem) comentado, sempre com contribuições riquíssimas de vocês, criando fóruns de debates muito interessantes. Claro, @s comentaristas não são @s mesm@s do início do blog (creio que, dos de 2008, só o Mario Sergio, o Giovanni, o Vitor, a Tina , a Lauren, e a Mica, de vez em quando, seguiram firmes e fortes em 09 - espero não estar esquecendo ninguém!), mas são sempre maravilhos@s. Os trolls mudam também.
Ah, ano passado parei de acompanhar o Technorati. Nem olho mais lá (alguém olha?). E instalei esse treco de seguidores, que agora tem 481. Uma leitora disse outro dia que ela foi a número 159, e que isso foi a poucos meses. Juro que não faço ideia.
É mais fácil constatar que o bloguinho cresceu pelo número de visitas diárias mesmo. Acho que fechei 2008 com 120 mil visitas. E 2009, com quase 550 mil.
Gostei muito de realizar três concursos de blogueiras até agora, porque é um jeito de divulgar blogs muito bem escritos de mulheres, e de unir blogs com interesses comuns. Aproveitando, as inscrições para o quarto concurso (sobre vaidade feminina) estão abertas. Já tenho até selinhos! Por favor, indiquem posts pra mim, pra eu poder agilizar isso (ahn, só depois que eu estiver instaladinha em Fortaleza).
Bom, gente, meu hiper obrigada a tod@s vocês! Vocês é que fazem o blog acontecer!

29 comentários:

Valéria Fernandes disse...

Parabéns pelo blog e pelo trabalho. Concordamos em muita coisa, discordamos em outras tantas, mas raramente não é um prazer ler os seus posts.

Continue - se quiser e puder - sendo uma voz feminista nessa blogosfera brasileira tão carente.

Eu continuarei visitando.

Valéria Fernandes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
L. Archilla disse...

ah, que injustiça! eu tb sou uma leitora fiel desde 2008. desde a metade de 2008, mas sou, né? ahahhaa

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog e pelo trabalho. Concordamos em muita coisa, discordamos em outras tantas, mas raramente não é um prazer ler os seus posts.

Continue - se quiser e puder - sendo uma voz feminista nessa blogosfera brasileira tão carente. [2]

E Lola, depois que eu comecei a trabalhar como tradutora e intérprete, que eu percebi o quanto nós, da área de Letras, deixamos o inglês técnico de lado. Eu acho que eu estaria muito mais bem preparada para o trabalho se eu tivesse me dedicado mais a essa matéria. Hoje eu vejo o quanto ela pode ser explorada, e o quão íntima é a relação do inglês técnico com muitos casos de tradução. Ah, se você for ficar nessa área mesmo, conte pra gente um pouco da sua experiência, como está sendo preparar as aulas e qual o seu foco, eu me interesso muito!

lola aronovich disse...

Valéria, obrigada por vir sempre aqui, contribuir com o debate com comentários inteligentes, e ainda divulgar alguns textos meus no seu twitter. Claro que discordamos em muitas coisas! Impossível concordar em tudo, né? Mas certamente temos o mesmo objetivo de viver num mundo melhor.


Lau, como pude me esquecer de vc?! Já corrigi! Deve ter um monte de gente que esqueci! Minha amiga Juliana, por exemplo, comentava aqui direto em 2008, e ainda comenta de vez em quando, mas é raro. Lau, adoro o seu ótimo humor!

SandraM disse...

E Lola, nao achei nenhum jeito de te mandar um email, ia te mandar uma imagem que fiz dos assinantes do seu Reader. Sao 881 assinantes que leem através do Google Reader cada post seu.
Parabéns,

Marlena disse...

Vim parar no seu blog por causa de um post - QUANDO A GENTE DESCOBRE QUE FOI MANIPULADA - cuja referência li em outro blog do qual já não me recordo. Virei fã instantaneamente e o visito todos os dias, mais de uma vez. Gosto do estilo informal, tipo bate-papo, e de sua generosidade e respeito.
Parabéns pelo belo trabalho. Sinceramente, quem tem mais a agradecer sou eu.
Abraços.

Roberta disse...

Lola seus textos são muitos bons,continue escrevendo assim!Se seu blog fosse um livro viraria best seller em pouco tempo!

Anônimo disse...

Lola,
não se preocupe com as aulas. 7 em cada 10 professores de inglês não sabem nada de inglês técnico. Desses, 64,67% desconhecem totalmente a área de estatística, e 21,74% vão continuar não sabendo muita coisa depois de lecionarem inglês técnico. É só uma questão de regra de três... ou não! :-)

Super parabéns pelos dois anos de blog!

Não sei onde (e se) o Blogger dá a informação sobre os posts mais comentados, procurei lá no dashboard e não vi. No WordPress a gente tem bem visível(ponto pra eles!) e eu acho bem útil.

abraço,
Mônica

L. Archilla disse...

EEEE!!! (Lauren batendo palminhas)

aiaiai disse...

Parabéns lola e continue por favor. Eu vim parar aqui por indicação do alex castro e fiquei imediatamente viciada. Venho todo dia e sempre gosto muito. até quando vc fala de coisas que eu não entendo nada como criar animais de estimação e ver BBB
kkkkkkkkkkkkkkkkk

bom humor e inteligência são excelentes formas de luta e você sabe usa-las como poucos!

Oliveira disse...

Lola:

Percebi que sem a participação do troll Santiago, os comentários das seus posts deste último ano são bem poucos. Seus outros comentarístas só concordam e não provocam debate.

Você esté longe dos grandes bloqueiros com 800 comentários por post.

Luciana disse...

Super parabéns, Lolinha. Posso afirmar que temos recebido 2 anos de maravilhosos e divertidíssimos textos. Não acompanho o blog desde o início - embora me esforce para ler os posts antigos - mas amo o que leio. E posso afirmar, também, que eu sou hoje uma pessoa melhor, mais crítica e menos machista, graças a sua influência.

Muitos beijos

Gaúcho disse...

Parabéns pelo blog. Sabe, pela quantidade de conteúdo eu não imaginava que tivesse só dois anos. Tem muito blog por aí com quase 10 anos que não tem a metade.

Eu leio desde a época daquela história sobre a mulher do Pierce Brosnan, uns amigos tavam comentando sobre isso e passaram um link. Eu abri meio contrariado esperando mais um daqueles blogs insuportáveis sobre fofoca de celebridade e foi uma boa surpresa ver que não era nada disso. Comecei a ler os outros posts e não parei mais (e também descobri aqui o link pro blog da Marjorie).

Tem blog que se destaca pela quantidade de conteúdo, outros se destacam pela qualidade, esse aqui pelas duas coisas.

Masegui disse...

Lolinha,

Pára de frescura, estatística não quer dizer nada, eu comento de acordo com meu humor, então...!!!

Escreva, Lola, escreva... porque eu vou continuar, leia, Mário, leia... o resto é besteira.

Ps.: comento eventualmente, mas visito diariamente o blog do CM.

Beijos e thanks...

Carla Mazaro disse...

Ai Ai... Ri alto com o post - Mais diálogos dementes.
Lola, espero que seu blog continue para sempre!

Patricia Daltro disse...

Parabéns Lola! Dois anos é uma vida e tanto nesse universo da internet! Principalmente com essa atividade e qualidade que você consegue manter por aqui.
Que essa nova fase de sua vida, não te tire totalmente de nós, seus fãs!

Rita disse...

Oi, Lola.

Feliz bloguiversário!

Eu adoooro seu blog, adoro a maioria dos textos, recomendo pra todo mundo e gosto muito de você também. Seu blog é supercomentado e tenho certeza de que, como eu, muitos leitores e leitoras deixam de comentar às vezes por absoluta falta de tempo. Às vezes acesso seu blog no final do expediente, no trabalho, já de saída para o almoço. Não dá tempo de comentar. Aí quando volto, alguém já falou o que eu ia dizer e aí fica assim. Outras vezes o post é bom, mas não me interessa. Mas estou sempre por aqui. Sem falar que foi através do seu concurso que fiz um monte de amizades virtuais e que meu própiro blog ganhou mais visibilidade também. Acho que vou sentir muita falta de seus posts diários, mas, como já falei, gosto também de você, então vou ficar feliz por saber que você está investindo em um momento muito especial de sua vida. Vou torcer muito e espero que Fortaleza te traga ótimas surpresas e grandes conquistas. Você é supertalentosa, tem uma cabeça brilhante e vai presentear seus alunos com interações deliciosas. E todo seu "leitorado" via estar torcendo junto, tenho certeza.

Beijo grande. Parabéns e obrigada por dividir suas impressões conosco. Concordar? Se fosse sempre, que graça teria? ;-)

Beijocas,
Rita

Rita disse...

Oi, Lola, eu de novo. Só para dizer que li agora seu post mais comentado (sobre bolsa-família, empregada doméstica e aborto) e voltei aqui só para dizer que não roubei de lá o comentário sobre dependências cubículos (que fiz no post de ontem), hehehe Só vim concordar: é o ó, né?? Não dá. Minha amiga que mora nos EUA tem uma diarista, sim. Mas ganha muito bem e vai pro trabalho de carro próprio. Bom, mas não vou me estender, esse assunto já foi beeeem debatido lá no post. Bjs.
Rita

Dai disse...

Parabéns, Lola. E obrigada, né, pelos posts, as críticas de cinema e literatura, as buscas google, os guest posts, os posts de serviço (o pergunte à Lola), as chacoalhadas no senso comum, o feminismo nosso de cada dia e as discordâncias possíveis, entre tantas coisas que este profícuo bloguinho nos traz. Eu gosto dos debates, concordando ou não, mas também aprecio esse aspecto participativo do seu blog, que faz valer a voz de quem passa por ela e nos integra mesmo, numa comunidade.
Descobri ótimos blogs e, acredito, excelentes pessoas, por aqui tb. ;)

Só um adendo: nem todos os leitores são comentadores. Eu te lia desde o lostart, quando vi seu link no blowg da Marina W.. Foi lá, também, que descobri que o site havia virado blog. Mas, comentar mesmo, só bem depois.
De qualquer forma, leitores, comentadores, seguidores, todos nós estamos no lucro. Continue escrevendo, Lola, para o nosso agrado.
Abraços!

anália disse...

Lola,
Parabéns pelo blog! É maravilhoso.
Se vc precisar de alguma ajuda com inglês técnico para estatística, é só pedir. Minha especialização é econometria, Estatística aplicada à Economia, a maioria dos textos de referência são em inglês.
Bjs,
Anália

Unknown disse...

Parabéns, Lola! Gosto muito mesmo do que você escreve, e já era sua fã desde que lia suas crônicas no jornal. Foi uma surpresa quando nos tornamos colegas de trabalho e descobri que você era THE Lola! Pena que não tínhamos muito tempo para conversar... Um beijo!

Carolina Pombo disse...

Lola, vc merece parabéns!!! Mas, também merecia ser recompensada financeiramente, né? Tem aí uma discussão sobre os "amadores" na net... gente boa que trabalha em seus sites, porque gosta de escrever... mas que não pode viver desse trabalho. Ao mesmo tempo, acho que a falta de um "patrocínio" dá uma certa liberdade aos posts, não?

Eu tb desisti do AdSense.

Torço pela sua perseverança!

Té mais!

Vivien Morgato : disse...

Lola, conheci seu blog há pouco tempo e tenho lido constantemente.
Os temas e o tratamento dados aos temas me interessam, assim como os comentaristas - cujos blogs passei a visitar.
Muita sorte na universidade, beijos.

vivi disse...

Oi Lola,
Um bolo bem gostoso com velinhas em primeiro lugar por seu bom humor! Coisa difícil hoje - gente séria e bem humorada, e capaz de falar de tudo com uma escrita tão refinada... Tomara que você não tenha que dar aulas de estatística!
Escrevi pra você comentando o texto do medo de baratas. Lá me apresentei a você e a todos que passeiam por aqui. Mas acho que escrevi numa época em que você andava muito aperreada.
Beijo,
Vivi (de Fortaleza morando em Campinas)

Iseedeadpeople disse...

Lola, te conheci através do saudoso blog da Marjorie (pede p ela voltar!!!) e tenho te lido aos pouquinhos. Cara, qto conteúdo! Em quantidade e em qualidade!

Pô, acho até q vc ganhou uma graninha boa no AdSense! Eu acho q se eu ganhasse alguns centavos, já taria bom rsrsrssr =D

Parabéns pelos 2 anos!

Lord Anderson disse...

Bem to atrasado, mas não posso deixar de lhe prestar as homenagens e lhe dar os parabens.

Tb discordo de vc em muitos pontos, mas não dá p/ ficar imune as aulas de ironia que vc dá em cada posto,

Vou aparecer por aqui por um bom tempo,


Abraços.

Anônimo disse...

Oi lola gostaria que escrevesse em seu blog sobre a traição e a intenet. Bom to desconfiada que meu marido acessa direto sites pornograficos gays, algumas vezes eu peguei umas coisas estranhas no computador porem como não entendo muito de informatica me fiz de cega, porem sempre aparecia algo. Eu perguntei se ele tava entrando em sites de sacanagem, ele ficou todo sem jeito, negou e tal. Porem a configuraçao do meu pc foi modificada, pois antes disso eu via atraves do temporary internet, cookes (nao sei direito se é isto)os sites que tinham sido vistos, De um tempo pra ca nao consiguia mais ver, pois alguem alterou a configuraçao para que não ficasse gravado no sitema os sites acessados, so pode ter sido ele . Eu pesquisei e consegui descobrir que atraves do cleaner um programa, vc consegue ver os sites que foram acessados. Dito e feito, baixei este programa e vi varios sites e blogs gays que foram acessados, lembrando que as unicas pessoas que tem acesso ao pc é somente meu marido e eu. Sabe eu to profundamente triste pois to me sentindo mal, se fosse sites pornograficos de mulheres seria menos dolorido, eu nao sei como faço pra falar isso com ele. Gostaria que postasse algo sobre isto. um abraço

Carina disse...

Parabéns pelo blog, Lola! Espero que vc continue por muito tempo nos presenteando com os seus textos.