sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

MELHORES IMAGENS DE 2009

Fã de Michael Jackson chora em Harlem, NY.

A revista Time fez montes de listas das melhores dez coisas em várias categorias. A maior parte das listas é americana demais pra prender minha atenção, mas, claro, sempre tem algo interessante. Seleciono aqui as minhas três fotos preferidas entre as dez melhores imagens de 2009, segundo a Time.Família palestina em meio aos escombros de sua casa em Gaza após ataques israelenses, em janeiro. Iranianos protestam contra o resultado das eleições em seu país.

E aí? Concorda essas listas todas? Já vou avisando que estou com preguiça demais pra entrar na discussão se a primeira década do século 21 acabou ontem ou só acaba no final de 2010. Mas , na dúvida, vou deixar pra fazer retrospectivas da década só em dezembro. Aliás, sou péssima em listas e retrospectivas. Vou precisar de ajuda. E os melhores filmes de 2009, quais foram?

13 comentários:

Elaine Cris disse...

Resisti um pouquinho a ler os posts do concurso porque confesso que maternidade não é um tema que me interessa muito.
Bom, mas li todos eles e não me arrependi (e talvez me deixou ainda com menos vontade de "padecer no paraíso").
Gostei da maioria dos posts e votei no "Aguenta que lá vem homenagem" que é bem engraçado. O "Não tenha filhos" também é ótimo e todos os que falam sobre adoção me emocionaram.
Parabéns pela iniciativa, Lola.
Abçs

Anônimo disse...

Happy New Year Lola! I wish I could read your blog because it looks fascinating. Unfortunately, or luckily as the case may be, God made me an American. Be sure to check out Nate for 12-30-09. In a gigantic scandal, Cecily was not named contributor of the year!

All the best in 2010,
Steve

Renan Lazzarin disse...

Feliz 2010, Lola! Tudo de bom para você e para aqueles que você ama e que o próximo ano seja repleto de coisas dignas e consciência :}

Por ter uma linha de pensamento um bocado difente da maioria dos americanos, sinto dificuldade em opinar sobre a maioria dessas listas. Mas, como você pediu, darei meu pitaco sobre o que sei. Abaixo segue meu Top 15 de filmes do último ano (que pode sofrer algumas mudanças até que todos os filmes de 2009 cheguem aqui):

1- Bastardos Inglórios
2- Abraços Partidos
3- Tudo Pode Dar Certo
4- (500) Dias com Ela
5- Anticristo
6- Avatar
7- Inimigos Públicos
8- Julie & Julia
9- Aconteceu em Woodstock
10- Distante Nós Vamos
11- Preciosa
12- The Damned United
13- Brüno
14- Se Beber, Não Case
15- Amantes

Aliás, achei um equívoco tremendo a Time colocar Distrito 9 e Guerra ao Terror na lista de melhores do ano. Apesar de não ter sido um ano tão produtivo em comparação aos tempos áureos do cinema, houve obras infinitamente melhores.

Abraços,
Renan

Mari disse...

Lola, querida! Mandei um email prá você pois vi você (sua foto) no meu orkut, e sem querer deletei. Foi um engano muito chato. Aí mandei dois e-mails e não recebi resposta. Puxa Lola, será que te ofendi ? Juro que foi sem querer, era tarde, de madrugada, e o sono, venceu. Desculpa, tá? Hoje é meu aniversário, e gostaria que você fizesse as pazes comigo. Pleaaaaaseee? Leio você todos os dias, e já quase acabei de ler todos seus posts, e comentários. Fala alguma coisa, vai! Felicissimo 2010. Uma mudança de cidade, feliz, suave, sem problemas. Beijos em todos.

lola aronovich disse...

Laurinha, que bom que vc gostou dos posts do concurso de maternidade. Eu acho que eles estão ótimos também. E fico feliz que o concurso tenha aproximado blogueiras e leitoras com interesses em comum. Vou continuar com os concursos em 2010, mas preciso de sugestões de temas. O concurso depende totalmente da participação das leitoras(es)!


Hi, Steve! Thank you for letting me know about Nate's post. Wow, it's such an honor to have been chosen contributor of the year. I think this was a bit undeserved, but Cecily has disappeared over the last few weeks, and maybe choosing me over her is Nate's way of saying “I miss you, former Miss Ohio”. Know what I mean? Let me tell my readers what this is all about:

Gente, o meu querido Nate, do That's Right Nate, distribuiu nos últimos dias vários Naties, ou seja, prêmios para os melhores posts, opiniões, reportagens investigativas, vídeos etc de 2009. Ele ganhou praticamente todos. Mas merecidamente, claro! E ele também escolheu a “comentarista do ano” (ou contribuinte do ano), e o prêmio foi pra mim! Fiquei muito feliz. Não acho que eu comentei tanto lá em 2009 quanto em 2008, mas procuro sempre deixar algum recado de vez em quando, porque realmente gosto muito da atmosfera do blog do Nate (o blog teve seu auge em 2008, durante a campanha política dos EUA, e a frequência caiu muito em 2009, mas o Nate não desiste. Pra todo mundo que se cansa de manter o blog, acho que o Nate é um exemplo de persistência).
O fofinho escreveu sobre mim: “The winner for contributor of the year is Lola.  She’s been with this blog from very early on and she is largely responsible for my popularity in Brazil, which I understand is daunting.  She’s always been great about linking to my columns which she finds particularly interesting.  So there you have it the 2009 Natie winners.   For those of you who didn’t win this year, now you have something to aspire to for 2010”. Ha ha, ele me agradece pela popularidade imensa que ele tem no Brasil!

lola aronovich disse...

Tá vendo, Renan? Por isso que hesito em fazer uma lista dos melhores filmes do ano! Vários desses filmes que vc menciona parecem excelentes, mas eu não vi a maioria. Por isso acho que minha lista ficaria super incompleta. Eu não incluiria nunca Se Beber Não Case em alguma lista de melhores. Pra mim, os melhores parecem ser, na ordem: Bastardos Inglórios, Avatar e Up (o desenho animado). Mas pô, não vi o último Almodovar, nem 500 Dias com Ela, que todo mundo fala bem, nem Anticristo, Inimigos Públicos, Julie&Julia, Preciosa, etc etc. Da sua lista eu vi 3 dos 15 filmes!
Claro que acho um equívoco incluir Distrito 9 numa lista demelhores, mas tenho visto essa inclusão em montes de listas. Tem muita gente que gosta do filme. Ele virou cult mesmo. Quando disse pro maridão que os críticos tal e tal acharam Distrito 9 um dos melhores do ano, ele perguntou: “Por quê? Eles não gostaram do ano?”.


Mari, imagina! Eu, brava contigo?! De jeito maneira! Eu recebi seus recados no orkut e te aceitei como amiga de novo, não? Se não, manda o convite de novo que eu aceito. Eu raramente olho o orkut, entro lá uma vez a cada dez dias... E nem sabia que dá pra responder recado do orkut por email. Daí o meu silêncio, sorry! Obrigada por todo o carinho, claro que vc é uma das comentaristas das mais frequentes. Um ótimo 2010 pra vc!

Rita disse...

Oi, Lolinha.

Cheguei hoje a João Pessoa e lembrei de você. :-)

Que saco essa história do blogspot, não? Primeiro eles somem com os comentários, agora somem com os leitores!!!

Não vi muitos filmes em 2009, mas mesmo que tivesse creio que incluiria Avatar em minha lista.

Beijos.

Dumont disse...

Lola, não sei se 2009 foi o mehhor ano de filmes, ou se eu que parei para ve-los, ou se foi porque te conheci... sei lá. Só sei que 2009 para mim foi o ano dos filmes. Nunca vi tantos como em 2009. Amei muito gostar de ve-los. Mas, estamos em 2010. Uauauaau. dia 1 de janeiro de 2010. Eu tô aqui sozinha, solitária, sem filho, sem marido, sem cachorro e sem gato (sem gato entende?). Bem, enfim, na globo está passando renato aragão. Eu não gosto dele. Não gosto mesmo e eu quase desisto de gostar de cinema (filmes). Beijos Lola.

Dumont disse...

ah.. esqueci de falar qual o filme que gostei mais. avatar não tive coragem de ver. muito longo. bastardos inglorios no final e acho que no inicio do ano, eu amo o brad... então a troca, para ficar tudo em familia.

Anônimo disse...

Não gostei de Bastardos Inglórios. Pra mim, os filmes do ano foram UP e 500 dias com ela. ^^

Gaúcho disse...

Na minha opinião, o melhor filme do ano foi Watchmen. Esperava por ele desde que li a HQ pela primeira vez lá por 2001, 2002.

Vitor Ferreira disse...

Lola, a década já acabou! A década de de 90 não começou em 1990 e terminou em 1999? Então! A de 00 começou em 2000 e terminou em 2009. Estamos na década de 10.
Eu fiz uma lista dos melhores filmes da década pra postar no meu blog. Assim que eu recolher as imagens pra ilustrar ru posto lá.
Feliz Ano Novo pra vcs e muita sorte lá em Fortaleza!!

Júlio César disse...

Minha lista temporária de 2009 está assim (ainda não vi Avatar):
1 - Moon
2 - Guerra Ao Terror
3 - Bastardos Inglórios
4 - Star Trek
5 - Precious
6 - Ponyo
7 - À Deriva
8 - Up
9 - Distrito 9 (hihihi)
10 - 500 Dias Com Ela