domingo, 31 de janeiro de 2010

OS QUEIJOS ÁRABES QUE NUNCA FIZ

Gente, essas são as últimas receitas do nosso curso de fabricação de queijos caseiros, que fizemos no século passado. Pelo nome, suponho que todos esses três queijos devem ser árabes. Eu nunca tentei fazê-los, não que eu me lembre, pelo menos. Naquela época, eu tinha acabado de descobrir o que era o condimento sírio zahtar, mas foi em outro curso, num de salgadinhos (acho que o condimento ia nas esfihas de carne, só pode). Bom, se vocês conhecem esses queijos, ou se tentarem fazê-los e ficarem bons, me avisem.

QUEIJO TIPO CHANCLICH

Ingredientes:
2 litros de leite (tipo C, em saquinho)
2 colheres de sopa de vinagre branco (1 colher para cada litro de leite)
Pimenta vermelha, sal, coloral, zahtar (condimento sírio)

Material:
1 vasilha para deixar coagulando
1 fralda de pano (bem permeável)

Preparo:
Despejar o leite na vasilha
Acrescentar duas colheres de sopa de vinagre branco
Deixar coagular por mais ou menos 2 dias fora da geladeira
Por a qualhada sobre a fralda (dentro de uma vasilha grande)
Deixe escorrer o soro, e torça a fralda para acelerar o processo
Deixe a vasilha com o queijo e a fralda na geladeira por um dia após jogar fora o soro.
Retire da geladeira e faça bolos com o queijo, mais o sal e a pimenta, e passe-o no zahtar.
Deixe na geladeira.

QUEIJO LEBEN

Igual ao anterior até tirar a massa da geladeira.
Juntar o sal à massa.
Preparar um vidro de conserva com óleo de milho ou girassol, mais uma colher de sopa de azeite OU 5 azeitonas.
Fazer bolinhas com a massa, colocando-as dentro do vidro.
Guardar e comer como aperitivo.

QUEIJO TIPO BOURSIN

Preparo igual ao anterior até tirar a massa da geladeira
Modele a massa na mão ou em forminhas.
Passe a massa em um condimento (pimenta do reino, salsa desidratada, alecrim etc), cobrindo todo o queijo.
Embrulhe em papel celofane transparente, e deixe na geladeira.
Observação: A durabilidade desse queijo é de aproximadamente uma semana.

8 comentários:

Camila disse...

Lolinha, dos primeiros dois queijos eu nao sei, mas Boursin é francês. (E uma delícia, já experimentei os de alho, cebolinha e figo com nozes - aprovadíssimos!).

Camila disse...

Esqueci de mandar um link pra Wikipedia, sobre o Boursin:
http://en.wikipedia.org/wiki/Boursin_%28cheese%29

E aqui sobre Chancliche:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chancliche

Sobre o outro queijo nao encontrei nada na Wiki...

Bruna disse...

Eu sou LOUCA por Chanclich!
Tentarei essa receita definitivamente ;)

Pérola disse...

Como boa descendente de armênios,adoro o chanclich! Recomendo! Delícia!!!
Beijo grande!
Ps. Quem não quiser se aventurar, no Mercadão Municipal de Sampa, custa 2,50 a bolinha! =)

Bobby disse...

Lolinhaaaaaaa!
Entrei no blog certo?! Acho que vim parar no blog da ana Maria! rsrs
Saudade! Voltei a ativa na internet! Vou debulhar todos os seus textos jájá! :)
Voltei com o meu blog reformulado tbm, lola, se quiser passar lá será bem-vindissima (existe esse termo?)!
Beijo!

Anônimo disse...

Não faz isso comigo! Hahaha!

Mas, olha... TUDO o que eu queria agora era uma boa fatia de mussarela! Maldade :~

Débora disse...

Pra quem é de SP, tem uma ruazinha (não sei o nome) na região da 25 de março que tem uma mercearia árabe quem tem vários temperos e condimentos.
Uma vez quase levei uma caixa de tabaco aromatizado pensando que era chá.
Vou lá buscar esse tal de zahtar e vou fazer o chanclich que é uma delícia.

Denise disse...

Olá perola.vc guarda o chanclich na geladeira? Poxa, aqui no Rio custa R$4,00