terça-feira, 30 de junho de 2009

RESULTADO DO PRIMEIRO CONCURSO DE BLOGUEIRAS

Acho que o primeiro concurso de blogueiras foi bem positivo, numa análise, aham, nada subjetiva. 195 pessoas votaram nessas duas semanas, o que é um bom número. Espero que mais gente ainda tenha conhecido os posts dos blogs que participaram (da Bru, da Carol, da Cris, da Dani, da Donna, da Inali, da Jaque, da Malu, da Nessita, da Paula, da Somnia e da Srta T). Como eu falei num outro post, quero que o principal objetivo não seja a competição, e sim a divulgação de textos excelentes escritos por mulheres. Tanto que o concurso não tem prêmio.
Mas que foi uma disputa acirrada entre dois posts, ah, isso foi. Na minha opinião (agora posso falar, porque o concurso já acabou), o texto da Somnia, “Primeiro Vôo do Anjo”, sobre a sensação de deixar seu rebento na escola pela primeira vez, e o texto da Daniela, “Menina Vai pra Guerra”, sobre o racismo que começa pelo cabelo, foram os mais marcantes. Quer dizer, todos os doze posts eram ótimos. Mas os dois que mais me fizeram refletir foram mesmo o da Somnia e o da Dani. Ambas disputaram voto por voto e, no final, por uma margem pequena, a Somnia ganhou, com 59 votos, ou 30%, enquanto a Dani teve 52 votos, ou 26%. Só pra efeito de registro, pra gente não esquecer: 8) Imutavelmente diferente - Donna, Conjunções e Advérbios - 2 votos (1%); 7) Crueldade - Cris, Interpretar; As dores propositais - Jaque, Bom pra Você; A vida não é filme - Nessita, Diário Não Oficial; e Rasgaram a constituição - Paula, Mais um Palimpsesto, todas com 5 votos cada, ou 2%; 6) Seja benvinda - Malu, Demônio do Meio Dia - 6 votos (3%); 5) Então tá que foi D. Pedro - Carol, Menina Má; e Emails preconceituosos - Inali, Experiência Diluída , com 9 votos (4%); 4) Como todo moderno, odeio natal - Srta T, Calma que Fica Pior - 14 (7%); 3) Confissões - Bru, Verdade Inversa - 24 (12%); 2) Menina vai pra guerra - Dani, Histórias de Menina - 52 (26%); 1) Primeiro vôo do anjo - Somnia, Borboleta Pequenina na Suécia - 59 (30%). Parabéns, moças! E super obrigada pela participação de todas.
E agora vamos começar as preparações do segundo concurso, a ser realizado na segunda quinzena de julho (já estamos no segundo semestre do ano, como é que pode?!). Alguém sugeriu nos comentários que o concurso fosse dividido em categorias. Tenho que concordar que é quase tarefa impossível comparar um post sobre racismo com um sobre maternidade, e determinar qual a gente gostou mais. Eles são totalmente diferentes. Então, vamos fazer o seguinte: vamos acertar um tema para cada concurso, e vocês indiquem (de preferência aqui neste post, ou nos próximos que farei pra convocar a participação de vocês) o post que queiram sobre aquele assunto. Pra começar, vamos adotar um tema bem amplo, feminismo. Ok, sei que esse tema pode englobar praticamente qualquer coisa, mas é que eu não queria fazer um concurso em que só três textos concorressem. Mais pra frente a gente fica mais específica e lança um concurso com o tema “Como me descobri feminista”, sabe? Mas, por enquanto, feminismo tá bom. Por favor, aceito todas as sugestões possíveis para temas futuros. Eu sou muito ruim nisso de categorias.
Outra ajuda que peço é para o selinho do próximo concurso (e dos próximos! Quanto mais selinhos, melhor!). Designers consagradas e amadoras apaixonadas por design, mandem pro meu email (lolaescreva@gmail.com) suas sugestões.
Então comecem a indicar posts de blogueiras que vocês gostem (ou podem indicar seus próprios posts) sobre feminismo. Não vale indicar o blog inteiro. Escolham um post só, tá? E, de preferência, algo dos últimos seis meses. Super obrigada, e vamos continuar mostrando que montes de blogueiras querem ser ouvidas, mais do que vistas.

18 comentários:

Drixz disse...

Oba, vou ser a primeira! Eu queria antes parabenizar o concurso. Fantástico. Conheci o blog através de uma amiga que queria me indicar, mas ficou com vergonha. Eu vou me indicar pq sou pouco lida. Vou indicar o seguinte tema "Quais os preconceitos que vc já teve ou já sofreu por se assumir feminista?" Bom, vê aí se vc gosta desse.

Bjkas.

Anônimo disse...

Aiii Lola! Cada vez que penso que "agora" vou ter mais tempo sobrando me aparece vc com um "montão" de coisas interessantes para ler e ai vejo que continuo sem tempo suficiente, hehe.

A mnha garganta piorou, a minha sinusite recaiu (com direito a visitinha no PA) e continuo quase sem voz... mas ainda assim gostaria de repetir "valeuuuuu muito a pena o último domingo e caminhada da diversidade!".

E falando em visita aos PAs de Jvll fui muitooooo bem tratada quando detonei com a minha mão, nada como um governo Carlito para ajudar na cura de dódois, hehe. E tb as mais de 2 semanas com curativos diários no postinho foram "mara" quanto ao atendimento e material disponível. Perguntei se sempre tinha sido assim, com tudo o que era necessário disponível e a enfermeira gagejou, piscou e acabou respondendo que sim, mas que melhorou nos "últimos meses". Uhuuuu, minha mão melhorou e a saúde de Jvll tb.

Bjsss
Taia

Taia disse...

Aff, como que saiu anônimo no meu comentário anterior. Posso até ter os meusss "segredos", hehe, mas anônima nãoooo...
Bjsss
Taia

m. disse...

oi, lola! parabens pelo concurso, otima iniciativa. eu estou montando um blog (ja tive milhares mas sempre deleto, desisto,etc, hehe) e quem sabe no proximo eu nao participo, ein?
ah, tenho parentes nos eua, que sempre vem me visitar e trazem, sei la, roupinhas de marca, nhenhe. dessa vez resolvi nao deixar ninguem escolher meu presente, e liguei pedindo um livro...pedi o the abstinence teacher! fiquei curiosa com a sua resenha, procurei mais coisas na internet e gostei...agora, estou com o livro em maos! so esperando as ferias da facu pra ter tempo de le-lo! valeu a dica, lola!

Ju Moreira disse...

Parabéns pela iniciativa do conscurso, Lola! Somnia deve pular de alegria ao ler teu texto! ;)

Bom, Não sei se o post que tenho para indicar preenche o requisito da categoria criada, mas bom. Em março deste ano, escrevi um pequeno post sobre a questão do aborto na Suécia, onde fala que aqui o aborto é tratado com um direito humano. Bom, fica aqui o link como sugestão: http://julianamoreira.se/naterradosvikings/2009/03/a-suecia-e-a-questao-do-aborto/

abraços

Deborah disse...

Olá Lola,

Sendo feminista, escrevo muito sobre gênero.
Separei três posts, escolha um que lhe agrada mais:

Os prejuízos em nascer bonita

http://aqueladeborah.wordpress.com/2009/03/26/os-prejuizos-em-nascer-bonita/

O que que a mulata tem?

http://aqueladeborah.wordpress.com/2009/01/27/o-que-que-a-mulata-tem/

Depilar

http://aqueladeborah.wordpress.com/2008/11/14/depilar/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raiza disse...

Ai ai,é tão difícil indicar um só de cada blog...
Bom,eu indico "Da frase que mais me irrita Nessa Vida" do blog da Marjorie Rodrigues.O link é esse:
http://marjorierodrigues.wordpress.com/2009/05/11/da-frase-que-mais-me-irrita-nessa-vida/
Agora,se você me deixar ser cara de pau eu me indico também:
o post é "Marianismo",é sobre femismo misturado ao machismo.O link é esse:
http://garrafaaomar.zip.net/arch2008-12-07_2008-12-13.html#2008_12-11_11_05_24-124625543-0

Quanto ao selo,acho que não precisa de outro não,o atual já ficou muito bom.

Giovanni Gouveia disse...

Vou indicar uma conterrânea minha:


Denise Arcoverde:

http://sindromedeestocolmo.com/archives/2007/07/loreal.html/

http://sindromedeestocolmo.com/archives/2009/03/excomunhao_e_mais_um_mico_da_igreja.html/


Off topic: Lola do céu, sabe o Arcebispo da excomunhão pra todos que garantiram a vida da menina de 9 anos? Pois é, acaba de ser anunciada a sua aposentadoria.
A Arquidiocese de Olinda e Recife, finalmente, está livre...

Drixz disse...

Oi, Lola! Queria indicar esse post para o próximo concurso. http://cafevelho.blogspot.com/2009/07/feminista-vegetariana.html#links
E mais uma vez parabenizar a iniciativa.

Alessandro RC disse...

Oi, Lola, aqui chego eu para dar uma informação técnica hehe.

Ali na parte do seu blog onde diz "Comentaristas mais frequentes" percebi que não está contando os comentários direitos.

Mas eu tenho a solução (acho). Eu uso no meu blog outro script que conta melhor e é mais realista.

Confira no meu blog: http://weekale.blogspot.com/2009/07/script-que-mostra-quem-mais-comenta-no.html

Danda disse...

Oi Lola, que bom que agora vou poder votar em um post também! Pode ser mais de um?

http://marjorierodrigues.wordpress.com/2009/05/11/da-frase-que-mais-me-irrita-nessa-vida/

please, please, please coloca esse que é muito bom:

http://marjorierodrigues.wordpress.com/2009/04/15/pensamentos-soltos-sobre-a-pornografia/

http://ebompraquemgosta.wordpress.com/2009/06/29/sobre-estupro-e-nossa-maneira-de-lidar-com-ele/

Somnia Carvalho disse...

Oi Lolaaaa!

Que legal! fiquei super feliz é claro!
E fiquei feliz que acabei conhecendo a Dani e trocando figurinhas!!!

Acabei de escrever um post em agradecimento lá no meu blog e espero que as pessoas de lá participem também no próximo daqui.

Vou pensar em gente para indicar e escrevo depois!

Por hora, acho que a iniciativa foi bem legal, ao menos para mim foi super prazeroso ver que meu texto podia estar sendo lido por novas pessoas e tal...

Beijocas!

somnia.

olhodopombo disse...

Lola so vale blog que tem textos ne?
blog de fotos esta fora?
porque na imagem não existe isso de feminismo ou masculinizismo
a imagem fala por si....

lola aronovich disse...

Sim, Olho de Pombo (Fátima): só posts de texto, não de imagens. Quem sabe mais pra frente a gente faz um concurso de posts de imagens.


E eu tinha pensado no probleminha que seria se vários posts de um só blog fossem indicados, mas não tinha pensado em como resolver isso. Alguma sugestão? Pensei em contatar a pessoa do blog com vários posts indicados (por exemplo, a Marj), e pedir pra ela escolher um só post. Mas não sei...

Daniela disse...

Lola, fico feliz de ter participado do concurso e pela oportunidade de conhecer tanta mulher inteligente, tantos textos legais. Espero poder contribuir com indicações para as próximas edições.

O texto da Somnia é maravilhoso (maravilhosos foram todos os indicados, realmente) e com certeza mereceu a vitória.

Um beijo pra Somnia e para todas as demais blogueiras que - bem mais que musas - são escritoras de grande qualidade.

Abraço!!

Beth/Lilás disse...

Oi, Lola!
Parabéns, menina, pela aglutinação que tem feito na rede de blogueiros!
Você também escreve muito bem e vez ou outra passo por aqui para me atualizar com seus posts sobre cinema e variedades.

Quanto ao prêmio dado à Somnia foi mais que merecido, eu mesma votei nela e a acompanho há tempos. Ela é simplesmente maravilhosa ao exprimir seus pensamentos e sentimentos.
beijos grandes cariocas

astrocat disse...

Lola, acho que você pode pedir pra dona do blog escolher o post, sim.

Minhas indicações:
Até aqui tudo bem:
http://ateaquitudobem.blogspot.com/2009/05/do-fardo-de-sisifo.html

Cynthia Semiramis
http://cynthiasemiramis.org/?p=931

Baxt
http://www.baxt.net/blog/2009/04/15/olhando-a-nossa-volta/