quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

RESULTADO DO TERCEIRO CONCURSO DE BLOGUEIRAS

O terceiro concurso de blogueiras foi um que demorou pra sair, mas o resultado acabou sendo ótimo. Primeiro, em relação ao critério de votação recorde até aqui, 379 votos. Muito obrigada a todas vocês que divulgaram o concurso em posts nos seus blogs e no twitter. Outro critério pra avaliar o resultado positivo é que a qualidade dos textos participantes foi muito boa, na minha opinião. Mas o principal motivo pelo qual o concurso foi um sucesso foi a interação que vi nas caixas de comentários de vários dos blogs participantes. Muita gente trocando ideias, se conhecendo, descobrindo pontos em comum, fazendo novas amizades... Alguns dos blogs, por tratarem do mesmo tema, maternidade, já se conheciam e se linkavam. Mas, pra mim, a maior parte foi novidade. E uma excelente novidade, mesmo pra uma mulher que, já faz um tempão, tomou a decisão de não ser mãe. Li montes de posts inteligentes e reflexivos. E, assim como não suporto o preconceito de pessoas que pensam que a missão divina de toda mulher na face da Terra é procriar (e, consequentemente, abandonar a carreira pra cuidar dos filhos), tampouco gosto do preconceito que existe, e é bem forte, contra mulheres que decidem ficar em casa pra dar atenção integral aos filhos. Sinceramente? Eu provavelmente faria a mesma coisa se tivesse filhos e condições financeiras de não ter que trabalhar. O feminismo é todo referente a dar a mulher o direito de fazer as escolhas que quiser (em relação ao seu corpo, a sua sexualidade, a sua vida, enfim) e a respeitar essas escolhas. Claro que isso afeta os homens. Claro que eu gostaria de viver num mundo em que os pais também pudessem largar a carreira para ficar em casa criando os filhos. Acho que temos que lutar para que os gêneros tenham condições iguais, e para que as diferenças de gênero sejam entendidas não como algo natural (do tipo eu nasci gostando de rosa e brincando de boneca porque sou mulher), mas construído e, portanto, passível de mudança. Por enquanto, pra variar, as críticas caem sempre em cima das escolhas da mulher. Se ela deixa o emprego pra virar mãe em tempo integral, ela é fútil, e sua vida não faz sentido; se ela não deixa o emprego, ela é egoísta, prioriza o trabalho, e não o bebê. E lógico que essas críticas não recaem sobre os pais, apenas sobre as mães.
Considero que, de um jeito ou de outro, todos os 25 posts do concurso lidaram com essas questões. Vamos ao resultado:

18o lugar) O brincar é algo que também se aprende – Sam, A Vida Como a Vida Quer – 0 votos
Filhos do coração – Luzia, Materna Japão – 0

17o) Monstrinho do leite e mamãe vão às compras – Bibi, Still Thought Moving Body – 1 voto, 0%
No limite ou algo pior – Alena, A Vida em Palavras – 1 voto, 0%

16o) Hércules que nada! Sou mãe! - Iaiá, A Moça do Sonho – 2 votos, 0%
Mães com filhos e mães sem filhos – Srta. Bia, Groselha News – 2 votos, 0%

15o) O segundo filho – Ana, Pensatriz - 3 votos, 0%
Mães nunca desistem – Oncinha, Calcinhas na Rede – 3 votos, 0%

14o) Mãe – Chris, Chris Frenzel et all – 5 votos, 1%

13o) Adultos tolhem as crianças? - Livia, Mammys Blogs - 6 votos, ou 1%

12o) Os filhos – Bau, Conto um Conto – 7 votos, 1%
Vamos fazer um filme? - Laura, Não Tem Pão Francês na França – 7 votos, 1%

11o) Mães xiitas?! - Pérola, Mamãe Antenada – 11 votos, 2%
Eu, o marido e as babás – Lu, Lu Brasil – 11 votos, 2%

10o) Respeitem o meu risoto – Taís, Ombudsmãe – 13 votos, 3%

9o ) Não tenha filhos – Ana Claudia, Futuro do Presente – 14 votos, 3%
O caso do ser ou não ser (mãe) – Lud, Ludmilismos – 14 votos, 3%

8o) Filhos, tê-los ou não tê-los – Luciana, Daqui e de Lá – 17 votos, 4%

7o) Nove porteiras: o longo caminho até o paraíso das mães – Somnia, Borboleta Pequenina na Suécia – 19 votos, 5%

6o) O parto prazeroso existe - Inali, Experiência Diluída – 24 votos, 6%

5o) Duas histórias sobre ser e ter criança – Isabella, Manhê...Abaixa o som! - 25 votos, 6%

4o) Mãe é mãe, paca é paca – Dannah5, Devaneios de Mãe – 30 votos, 7%

3o) Amamentar, se der – Rita, Estrada Anil – 45 votos, 11%

2o) O que muda com a maternidade? - Mari, Pequeno Guia Prático para Mães sem Prática – 59 votos, 15%

1o lugar) Aguenta que lá vem homenagem ou: meu coração peludo – Tina, Pergunte ao Pixel – 60 votos, 15%

Como vocês podem ver, a disputa pelo primeiro lugar foi apertadísima! Tanto a Mari quanto a Tina tiveram 15% do total, mas a Tina ganhou por um votinho. Parabéns, Tina! Seu post realmente é hilário. E parabéns a Mari e a todas também. Eu sinceramente adorei todos os posts, e vou incluir no mínimo o blog da Mari no meu blogroll (vários já estão lá).
Como falei várias vezes, o objetivo do concurso não é competição, mas integração. Acho que isso foi bem alcançado.
Recebi algumas sugestões valiosas, a maior parte vindas da Somnia. Ela crê, e eu concordo, que 25 posts é post demais pra ler de uma só vez. E sugere que, pro próximo concurso, haja uma espécie de pré-seleção feita por vocês, leitoras e leitores, através de votação. Assim, um só concurso teria três ou cinco fases, dependendo do número de textos inscritos. Durante uma semana ou dez dias, vocês votariam no melhor entre cinco posts. Na outra semana, outros cinco posts. Até que haveria uma enquete final com os cinco ou seis posts mais votados. E aí, o que vocês acham?
Outra sugestão é que os posts concorrentes precisam estar ao lado da enquete. Isso é mais complicado, porque as enquetes do Blogspot não permitem links. Mas vou tentar resolver isso, nem que seja colocando um link abaixo da enquete (tá confuso, né? Nem me fale).
E agora vamos aquecer a bateria pro próximo concurso de blogueiras. Uma leitora sugeriu o ótimo tema da sexualidade, que definitivamente será tema de um concurso próximo. Outro que eu estive pensando é algo mais pessoal, nas linhas “como descobri meu feminismo?”, ou “minha relação com o feminismo”. Mas pra este próximo concurso, decidi, já que esses dias falamos sobre vaidade feminina, e isso acirrou bem os ânimos, enfocar esse tema. De acordo? Então este é o tema pro novo concurso, vaidade. O tema é amplo, entra muita coisa. Desde a relação de vocês com a cobrança pela aparência a, sei lá, dicas sobre como (e, principalmente, pra quê) ficar bonita. Pode entrar mudanças de percepção, descobertas, reações de pessoas próximas quando vocês deixaram de sair maquiadas, ou quando vocês capricharam na produção. Algo mais reflexivo. Minha opinião sobre vaidade eu já expus aqui. Mas o meu convite é para ouvir outras visões sobre o mesmo tema.
Por favor, indiquem seus posts favoritos. Peço para que não indiquem um blog, mas escolham um post específico. Deixem de modéstia: podem indicar posts que vocês mesmo escreveram. Pediria apenas que fossem mais recentes, tipo de janeiro de 2009 pra cá, e de blogs em atividade. Se vocês têm posts mais antigos, deem uma recauchutada neles, acrescentem novidades, e republiquem. Vale também escrever um post especificamente pro concurso, claro. Coloquem aqui suas sugestões ou mandem pro meu email, lolaescreva@gmail.com. Prefiro que vocês coloquem aqui mesmo nos comentários para que outras leitoras já possam dar início à leitura dos posts.
E já vou começar a mendigar entre minhas talentosas leitoras que são artistas plásticas um selinho pro concurso, pode ser?
Super obrigada a todas pela participação e pelo entusiasmo em se entrosar com novas blogueiras (o que, convenhamos, não é esforço nenhum).

30 comentários:

Tina Lopes disse...

Eba, ganhei! *dancinha, dancinha*
Obrigada Lola, pela oportunidade de conhecer tanta gente legal - esse post foi disparado o mais comentado da minha vidinha blogueira. Valeu, pessoal. Ah, eu adorei o post da Mari - "traí o movimento" é ótimo! Bjks.

Paula ZZT disse...

Lola, adorei o tema do feminismo. Mais que da sexualidade...
Parabéns a todas as blogueiras.
Bjoks
Paula

Andrea disse...

Huuuuuu... parabéns parabéns parabéns a todas. E vamos para o próximo, ainda vou me animar e escrever. Beijos.

Devathai disse...

Parabéns pelo concurso, Lola, os textos são todos ótimos e eu estou muuuuuito feliz por ver o meu voto no texto campeão =D

Tina Lopes disse...

Off-topic, vc viu os links que deixei no comentário do post anterior?

Rita disse...

Oi, Lola.

Muito obrigada pela seleção de meu texto para o concurso, pela oportunidade deliciosa de conhecer tanto blog bom, de fazer novas amizades virtuais... adorei participar e espero fazê-lo novamente em outros concursos.

Fiquei superfeliz com o terceiro lugar, mas principalmente com os diálogos que aconteceram lá no Estrada no post sobre amamentação. Não parece, para quem nunca teve problemas com isso, mas esse é um tema espinhoso para muitas mulheres que são vistas como fracassadas quando, por alguma razão, decidem complementar a amamentação de seus filhos. Então o seu concurso me deu a chance de trocar ideias com várias leitoras que ainda não conheciam o Estrada Anil e me mostrou, mais uma vez, que a coisa acontece mais do que a gente pensa. Muito obrigada, mesmo! Adorei.

E parabéns, Tina e Mari, que disputaram voto a voto a liderança - seus textos são ótimos!

Valeu, Lola. Ah, devo assistir Filho do Brasil amanhã e aí te conto o que achei. Beijos!

Rita(De volta a Floripa)

Ronise Vilela disse...

oi Lola! Já venho acompanhando você pelos commnets do blog da Tina, pessoa a qual tive o prazer de conhecer pessoalmente no ano passado, depois de já trocarmos figrinhas (via twitter).
Parabéns pela iniciativa, achei o máximo. Não sabia do concurso, porque também tenho um blog "maternal" o MÃE SÓ MUDA DE ENDEREÇO, além desse que está na assinatura desse comentário.
Agora já coloquei o link do seu blog, porque esse espaço é uma delícia e para Tina, salve! salve!

La Mamacita disse...

Parabens pras meninas que participaram! Foi bem difícil votar, muitos eram textos maravilhosos. Um grande beijo para a Tina Lópes, e pra Ciça, que elas merecem. La Mamacita

Oliveira disse...

Lola:

Veja a coisas que eu falo e as coisas que você fala e me diga quem tem alguma inteligência. Eu falei inteligência, capacidade de raciocínio, não inteligência para falar inglês; isso qualquer americano caipira do meio oeste faz. Ah, Ah, Ah,.. até o Bush fala inglês.

Oliveira disse...

Liana:

Você é inteligente e vê as coisas com clareza. Parabéns!

Oliveira disse...

Maségui:

Por que você não se interna num hospital de retardados?


Babão!

Bárbara disse...

Parabéns, Tina! Estava torcendo por você.

Agora off-topic: Lola, você viu isso?
http://www.botecosujo.com/2009/12/carne-e-pedra.html

Livia Luzete disse...

Parabéns a Tina. E parabéns a todas. Eu realmente fiquei muito em dúvida em qual texto votar.
Agora o que valeu mesmo foi a participação e a oportunidade da troca que foi feita. Conheci outros blogs (cheguei aqui pelo Devaneios de mãe da Dannah5) e já tem outros tantos adicionados. Inclusive o seu que agora virou fonte para rir, me emocionar, refletir, me informar.
Também acho legal a idéia de fazer pré-seleção até chegar nos mais votados...ou algo assim.
E vamos ao próximo concurso.
Beijoka.

Bau disse...

Obrigada por me escolher para o concurso, Lola, foi tão bom ler todos os textos, adorei, achei os textos muito bons! Gostei demais de entrar em contato com várias das blogueiras e espero que a gente continue lendo umas às outras e comentando! Beijos!

Oliveira disse...

Lola:

Estou vendo na televisão que até a Flórida!!! está debaixo do gelo.

Isso é aquecimento global?

Será que nem a esquerda ecológica consegue ser minimamente honesta?

L. Archilla disse...

Parabéns, Tina, votei em vc! :)

Patrick disse...

"Claro que eu gostaria de viver num mundo em que os pais também pudessem largar a carreira para ficar em casa criando os filhos."

Lola, creio que nos países nórdicos, ou ao menos na Suécia, a licença maternidade tem duração de 1 ano e é compartilhada pelo casal, que decide como usá-la. Por exemplo: a mãe pode usufruí-la por inteiro, ou ser dividida ao meio (6 meses para o pai, 6 meses para a mãe) ou de qualquer outra forma (9 meses para o pai, 3 meses para a mãe, etc). Só não podem estar de licença simultaneamente.

Desta forma, as empresas não tem como discriminar as mulheres na contratação, pois os homens estão sujeitos a sairem de licença maternidade tanto quanto as mulheres.

Mari Moscou disse...

Aaaai!!! Quero participar desta vezzzz... posso indicar meu último resultado do meu dia mundial da auto-estima? hehehe

Está neste post: http://desafiomulhermoderna.blogspot.com/2010/01/day-176-bye-bye-otavio.html

mas o post fala de varios desdobramentos disso... serve?

beijo!

Mari Moscou disse...

Olha, mais um! Achei! http://blogmelhordequatro.blogspot.com/2009/12/aboboras-e-carruagens.html

Nadia disse...

Muito boa a iniciativa de apresentar tantos textos interessantes! Votei na Tina, mas li todos e adorei a oportunidade de conhecer outros blogs e pessoas/opiniões. (Sou uma pessoa estranha... adoro ler blogs, mas não tenho um...)

Lud disse...

Oi, Lolinha!
Adorei participar do concurso. Conheci um monte de blogues e blogueiras legalíssimos. Valeu!
Beijos

Lud disse...

Ah, e a idéia da pré-seleção de posts é ótima!

Liana disse...

Oliveira,

como eu disse em outro coment, não sou de esquerda e muito menos de direita. Obrigada pelo elogio, mas... tipo, leia relatórios do IPCC e de institutos sérios antes de acusar os esquerdistas de propagar mentiras sobre aquecimento global.

Minha área de trabalho é política internacional ambiental (mudança climática em particular). Isso é sério. Informe-se ok. Bom começo são os relatórios do IPCC.

Liana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caso me esqueçam disse...

ja que você pediu, lah vai uma sugestao:

acho que essa de varias votações vai ficar meio confuso, não? por que voce mesma nao escolhe os posts que devem participar do concurso? ao inves de 25 posts (realmente foi cansativo), por que voce nao escolhe 15? acho um numero razoavel e tambem confio muito no seu bom senso.

outra coisa, que tal colocar somente o nome do post no quadro de votacao? o nome da autora, blog, post e etc fica muito grande e dai aparece a barrinha de rolagem e voce ja nao sabe mais em quem tah votando. acho que o nome do post basta, quem clicar nele vai saber quem escreveu e quando. e alias, as informacoes todas ja estao no post em que você apresenta os blogs. entao, acho que na barra ao lado soh basta o nome dos posts.

bom, adorei o tema! alias, adoro os temas. ainda nao tive coragem pra particiar, quem sabe sobre o tema da sexualidade, coisa que gosto muito de falar! :)

ah, vou te mandar um email pedindo uma coisinha, espero que voce tenha tempo de ler/responder. hihi

beijo!

Mari disse...

Opa! Segundinha, que chique!
Valeu Lola e todos que votaram no concurso, e parabéns Tina! Já comecei a me preparar pros chapéus de coração e dancinhas duvidosas nas festinhas da escola, acho que esse ano não escapo dessa bonita iniciação dos nossos filhos ao universo do mau gosto. "padecer no paraíso", bem que nós fomos avisadas...
beijos!

Somnia Carvalho disse...

Lolissima, parei aqui um pouquinho, no meio das ferias, para dar um oi e agradecer pelo concurso!

Parabens para a molerada mais pontuada! e para a Tina vencedora.

De fato eu ja conheci outras pessoas bem legais mesmo so com esse urrtimo concurso! demais!

mas tive que aguentar do marido que o setimo lugar era ruim demais...rs...

ele disse que se e para participar tem que ficar pelo menos entre os primeiros... achoq que ate nisso mulheres sao meio diferentes de homens, embora eu adore ganhar eu tambem acho de coracao que competir ja e muito bacana.

beijocas! passo com calma daqui uns dias quando voltar a minha gelida suecia, porque por enquanto so consigo um computadorzinho de vez em nunca.

beijocas a todas

Carolina Pombo disse...

Olha, já que tá liberado indicar um post escrito por nós... lá vai: http://enquanto-esperamos.blogspot.com/2009/12/liberdade-de-ir-e-vir-inclusive-sem.html

Acho que tem à ver com o tema da vaidade, e também com o feminismo. Vou garimpar mais uns textos em blogs que acompanho e volto para sugerir!

Bjs a todas!

iaiá disse...

lola, adorei participar do concurso. adorei vc ter escolhido meu post. acho mesmo válida a idéia de diminuir o número de posts do próximo concurso, fazendo uma pré-seleção, fica mais fácil de le e escolher, não tive mesm como ler todos.
ando passando pouco por aqui, não comentei os outros posts mas coloquei a leitura do seu blog, que eu adoro, em dia. bj

Larissa Gomes disse...

Oi!
Lola, não sou blogueira mas ler seu blog virou um hábito de todo dia!
Quero indicar um post muito bom que li por acaso: http://elainegaspareto.blogspot.com/2009/04/as-novas-amelias.html
Concordei com o texto e acho que ele se encaixa no seu concurso.
Beijocas.