sábado, 11 de outubro de 2008

OS 500 MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS, SEGUNDO OS HOMENS

O Poderoso Chefão, primeirão da lista, coincidentemente termina com uma mulher barrada.

Ai, ai. Tem tanta coisa errada com a lista da revista Empire dos 500 Melhores Filmes de Todos os Tempos que nem sei por onde começar. Bom, começo dizendo que ela foi elaborada por críticos, 10 mil leitores, e alguns cineastas importantes como Tarantino e Almodóvar, e que esse número, quinhentos melhores, realmente impressiona. Mas acho que tira a credibilidade tentar fazer uma lista tão abrangente. Por que não “os quinhentos melhores filmes americanos dos últimos 50 anos”, que seria um nome mais honesto pra lista? Ou “os quinhentos melhores filmes de ficção científica”, algo assim? Do jeito que está, eu perdi o respeito já no número 3. Primeiro, os dez melhores colocados:

1. O Poderoso Chefão (1972)
2. Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
3. Guerra nas Estrelas Episódio V: O Império Contra-ataca (1980)
4. Um Sonho de Liberdade (1994)
5. Tubarão (1975)
6. Os Bons Companheiros (1990)
7. Apocalypse Now (1979)
8. Cantando na Chuva (1952)
9. Pulp Fiction (1994)
10. Clube da Luta (1999)

O Chefão e Caçadores eu posso entender perfeitamente, mas o que um Star Wars tá fazendo em terceiro? E repare que nem é o primeiro da saga intergalática, o clássico de 77, é uma sequência! E sim, eu adoro Sonho, mas acho que até o Darabont admitiria que quarto melhor filme de todos os tempos é um pouco demais. Concordo plenamente com Cantando na Chuva, discordo radicalmente da inclusão de Clube da Luta, que não entraria nem numa lista minha de melhores 500,000 filmes de todos os tempos. Quem votou nessa relação? Só homens? Tirando Cantando e talvez Pulp, oito desses dez primeiros colocados são filmes em que as personagens femininas mal existem. É bem fantasia masculina mesmo, como a de Tubarão: três machões se lançam ao mar pra caçar um peixe grandão e aprender sobre as amizades que realmente importam (aquelas que excluem mulheres). Por esse ângulo, é até interessante que o primeiro colocado seja o Chefão, que por coincidência termina com a imagem da Diane Keaton sendo literalmente deixada de fora, barrada na porta, pelo marido e demais mafiosos. É a imagem que me vem à mente ao pensar nessa lista dos 500.Continuando:
11. Touro Indomável (1980)
12. Se Meu Apartamento Falasse (1960)
13. Chinatown (1974)
14. Era uma Vez no Oeste (1968; foto)
15. Cavaleiro das Trevas (2008)
16. 2001, Uma Odisséia no Espaço (1968)
17. Taxi Driver (1976)
18. Casablanca (1942)
19. O Poderoso Chefão 2 (1974)
20. Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982)

Pô, eles gostam mesmo do Scorsese, né? A lista mal começou e o sujeito já emplacou três filmes, contra três do Coppola, dois do Spielberg, um do Kubrick, e zero do Hitchcock. E o número 12 não é, nem de longe, o melhor filme do grande Billy Wilder. E o Cavaleiro das Trevas foi lançado há três meses e já tá aí em cima? Embora seja um grande filme, ainda precisa comer muito feijão com arroz pra ficar acima de 2001 e Chefão 2, na minha opinião. Mas é nessa terceira leva que eu fico revoltada mesmo:

21. O Terceiro Homem (1949)
22. Guerra nas Estrelas Episódio IV (1977)
23. De Volta para o Futuro (1985)
24. Senhor dos Anéis (2001)
25. Três Homens em Conflito (The Good, the Bad, and the Ugly, 1967)
26. Dr. Fantástico (1964)
27. Quanto mais Quente Melhor (1959)
28. Cidadão Kane (1941)
29. Duro de Matar (1988)
30. Aliens (1986)

Hã? Com todo o respeito, em qual universo alternativo De Volta para o Futuro é melhor que Cidadão Kane (foto)? O Terceiro Homem tudo bem - ele é considerado o melhor filme britânico de todos os tempos - , mas não preciso declarar que Senhor dos Anéis não serve nem pra limpar o chão em que Dr. Fantástico pisa. E, apesar de eu sempre ter achado Aliens, a sequência, muito superior a Alien, O Oitavo Passageiro (que é um dos meus soníferos oficiais, junto com o dos elfos à procura de um anel), não creio que ele teria lugar numa lista minha.
Não vou continuar (você pode ver a lista completa aqui, com fotos legais), mas sinta o drama: E o Vento Levou é lembrado em apenas 31o lugar, e, pior ainda, Laranja Mecânica, em 37o. Alguém se lembra que existiu um tal de Hitchcock só lá pela quadragésima colocação, quando Um Corpo que Cai aparece. ET só telefona pra casa num longínquo 47o. Nascido para Matar, que pra mim tá no mesmo nível de Apocalypse como o melhor filme sobre o Vietnã, tá em 457o. Sabe, quase caindo pelas tabelas? Incrível! Um dos maiores clássicos dos anos 70, Um Dia de Cão, só é citado na 443a posição. Tipo assim, bem depois de Cloverfield (394o), 300 (337o) e Transformers (309a). Mesmo Sexto Sentido é um filmaço, certo? Pros votantes da lista, nem tanto: 332a colocação. E sinto muito, mas qualquer lista que põe Cabaret em 367o e A Malvada em 347o não pode ser séria.
Fico feliz que estejam presentes Psicopata Americano (na 435a colocação), Men in Black (409a), Irresistível Paixão (326a), O Doce Sabor do Sucesso (314a), Requiém para um Sonho (238a), Jackie Brown (215a), e Harry e Sally (90a). São filmes tidos como “menores”, que não surgem em todas as listas. Mas como colocar o melhor Spike Lee, Faça a Coisa Certa, em 403o? E Pulp Fiction é realmente tão mais maravilhoso que Kill Bill Volume I (em 325o)?
E o que é isso? Glória Feita de Sangue apenas em 185o? O “nosso” Cidade de Deus em 177o? Silêncio dos Inocentes em 124o? A Marca da Maldade em 100o? O Iluminado em 52o? Eles realmente podem considerar Uma Noite Alucinante (Evil Dead) o melhor terror de todos os tempos? Assim, na cara dura? Sem passar vergonha? E tudo bem, eu amei This is Spinal Tap, mas não o incluiria como o 48o melhor de todos os tempos nem a pau.
Ah sim, e se você precisava de um argumento final pra desconfiar da lista, saiba que Superman, o Retorno, aquele que muita gente considera um dos piores filmes de super-heróis, ficou em 496o. E o último Indiana Jones, que deixou um gosto amargo (ainda mais depois que Cavaleiro chegou pra mostrar como se faz uma grande sequência), tá em 453o. Campo dos Sonhos em 260o, e Rambo em 253o, são a prova de que esta é uma lista feita por homens. Um clube do Bolinha, onde mulheres não são nada bem-vindas.
E a porta se fecha para Kay. Lá dentro fica o mundo dos homens, distante e inacessível.

45 comentários:

André Gonçalves disse...

em geral, até concordo com suas opiniões. 500 filmes é algo muuuuito extenso, complica.mas, olha... clube da luta é, sim, um dos grandes filmes. vai por mim. beijo.

Serge Renine disse...

Aronovich:

Você tem toda razão, e eu colocaria, sem nenhum ufanismo, Cidade de Deus entre os primeiros dez.

Pobre povo americano: o candidato preferido deles tem nome mulçumano, a ponto de em uma cédula, numa cidade do estado de Nova York, estar grafado erroneamente, talvez sem querer, talvez de propósito, Barack Osama, o nome do seu maior algoz. Será castigo pela arrogância de listas como estas dos 500 maiores filmes?

Anônimo disse...

olha que sorte a minha,entrei para ver se o blog tinha alguma coisa sobre my fair lady,e dei com um post novo.
my fair lady ta nessa lista,por falar nisso?

eu adoro listas.adoro.tipo alta fidelidade mesmo.mas,essa realmente nao pode ser levada a serio.é ate meio iconoclosta colocar coisas tao recentes, e que ainda nao ganharam contornos de classico (e talvez nem tenham as "qualidades" necessárias para se tornarem),em posições tão boas,em detrimento de personalidades (e filmaços) como hitchcok e kubrick. acho que ate o Christopher Nolan deve se sentir um tanto envergonhado de estar tão bem cotado. e,sinceramente,depois de clube da luta ali nas primeiras posições,nao é necessario ir muito mais longe,para descobrir que se trata de uma lista feita por alguem de gosto discutivel. e transformes e cloverfiel vem para provar isso (nao vou falar de senhor dos aneis,porque eu sou uma daquelas fãs complicadas). eu gosto muito da entrada de filmes com: harry e sally,requiem,ghost world,sideways e as virgens suicidas que normalmente nao entrariam em outras listas (apesar das péssimas colocações). mas existem coisas absurdas: paris,texas (392) ao lado de cloverfield,mad max melhor colocado do que ran,gladiador na frente de tootsie e crepusculo dos deuses em 63º,me deixou particularmente incomodada

talvez o problema seja os 10.000 leitores.um numero astronomico em relação aos 200 "profissionais" do cinema. se os votos não tiverem "pesos" diferentes,essa lista absurda é facilmente explicada.

agora,as fotos estão legais.mesmo.ja roubei um monte.

Anônimo disse...

Horrível, horrível, horrível! Eu gosto muito de Clube da Luta, mas, o décimo melhor filme da história? O que é isso! Transformers? Faça-me o favor! O Iluminado la embaixo? E pra mim Rosemary ficaria bem mais acima! Psicose então, nem sei se incluiram.

Anônimo disse...

Horrível, horrível, horrível! Eu gosto muito de Clube da Luta, mas, o décimo melhor filme da história? O que é isso! Transformers? Faça-me o favor! O Iluminado la embaixo? E pra mim Rosemary ficaria bem mais acima! Psicose então, nem sei se incluiram.

Dea disse...

meu problema ficou com Faça a coisa certa, do the right thing, do spike lee. que é um dos meus 100 filmes favoritos, que tem uma da minhas 10 cenas de aberturas favoritas. e, acho eu, é um filme revolucionário. em n aspectos. e tá em 400º e alguma coisa. e se contar os outros filmes com contextos raciais que realmente tenha gente negra. na lista, eu só lembro daquele com o edward norton. ond estão os filmes do sidney portier? ou até mesmo os do denzel washington? será que nem malcom x pode nos salvar?

Anônimo disse...

kd edwar mãos de tesoura?!?!?
:C

XD

Bom... Como sempre... Não é pq a maioria gosta que esses filmes são os melhores....

Qualidade nunca envolveu quantidade! Uma lista desse gênero só é perda de tempo!
^^

L. Archilla disse...

ainda não tinha visto essa lista!!

enquanto ia lendo, pensei em exclamar: "JESUS!!!"

mas aí lembrei que não se deve usar o nome de Deus em vão (e põe em vão nisso). então deixo aqui minhas reticências...

Anônimo disse...

Agora eu vi Psicose na lista. Merecia um lugar melhor!

L. Archilla disse...

ah, por falar em listas... comprei num sebo, há alguns anos, um livrinho chamado "Folha conta 100 anos de cinema", q deve ter vindo de brinde pros assinantes do jornal. é bem fácil de encontrar.

são 18 críticas dos melhores filmes de todos os tempos - segundo o organizador do livro (hehe). só o fato de serem críticas, e não simplesmente listas, já é um ponto positivo. além disso, constam filmes como Deus e o diabo na terra do sol, Laranja Mecânica, Cidadão Kane, etc.

se um dia encontrá-lo por aí dando sopa num sebo por alguma ninharia, acho q vale a pena.

Leo disse...

Ai Lola... nem essa lista nem merece muito comentário, né? 500 é uma loucura! E por mais que eu ache o Star Wars 5o o melhor de todos, acho que SE entrasse em uma lista, seria beeeem lá atrás!
Não entendi porque você mudou o nome de Cavaleiro das Trevas pra Cavaleiro Negro?

lola aronovich disse...

André, acho que Clube da Luta pode até ser um grande filme... pros homens. Pras mulheres, taí um filme que nos exclui totalmente. Conheço algumas moças que adoram o filme, mas são bem poucas.


Serge, eu adoro Cidade de Deus, mas não o colocaria entre os dez melhores de todos os tempos. Aliás, seria dificílimo elencar os meus favoritos. Mas é esse negócio mesmo: não dá pra falar de cinema americano como se fosse mundial, o único. Acho que Cidade é o único filme sul-americano a aparecer nessa lista, né? Cadê os outros? E o mesmo se pode dizer do cinema europeu, asiático, iraniano... Totalmente excluído da lista. É muita arrogância sim fingir que só existe cinema americano.

lola aronovich disse...

Pam, não lembro de ter visto My Fair Lady na lista. Espero que vc encontre, porque eu não tenho mais vontade de ficar vendo os 500 títulos da lista... Não sou muito chegada a listas. Concordo contigo que, pra um filme se tornar um clássico, precisa de um pouquinho de tempo. Acho o Christopher Nolan um grande diretor, mas vai demorar um pouco pra ele chegar a um nível de um Hitchcock ou Kubrick. Não sei como foi o peso dado a cada categoria que votava. Imagino que cineastas e críticos tiveram mais voz que os leitores. E isso de Cloverfield, Transformers, e 300 estarem na lista, só posso atribuir a votos de leitores (jovens!).
Mas as fotos são ótimas mesmo...

lola aronovich disse...

Luciano, pois é, a lista tá cheia de injustiças... Evil Dead foi o terror mais bem colocado, o que pra mim é inexplicável.


Dea, Faça a Coisa Certa ter ficado tão lá embaixo é um problemão pra mim também, porque adoro o filme e acho que ele é um dos mais importantes da década de 80. É um filme polêmico, inteligente, divertido, impactante. Ou seja, como vc bem definiu, revolucionário. Dá pra ver que a lista foi feita por homens... brancos. Mas aí fica esse negócio de “culpa branca” e eles incluem um filme insignificante como “Killer of Sheep” (que vi em Detroit ano passado) na lista... É o tipo de filme (feito por um negro) que ninguém viu. Não tem a menor importância. E o filme é fraco.

lola aronovich disse...

Bobby, acho que Edward Mãos de Tesoura tá lá na lista em algum lugar. Esse é o seu favorito?


Lauren, é surpreendente mesmo, né? “Jesus” é uma boa palavra pra definir essa lista.


Luciano, concordo. Beeem melhor...

lola aronovich disse...

Lauren, eu tenho esse livrinho da Folha. Tá em algum lugar na minha estante. Tem algumas críticas boas. Mas se eu não me engano é só homem branco escrevendo, não?


Leo, por que eu mudei o nome de Cavaleiro das Trevas? Porque sou uma burra, ué! Não sei porquê nem quando decidi que Dark Knight era Cavaleiro Negro! Agora já mudei, obrigada por avisar.
Sabe qual seria uma lista interessante? Os PIORES 500 filmes americanos de todos os tempos. Tá, 500 é demais. Que tal 100? E aí não valeria votar em filminho desconhecido ou independente. Chutar cachorro morto não tem graça! Algum dia eu me animo a bolar uma lista dessas.

Anônimo disse...

Lola, acho que o Poderoso Chefão tem um primeiro lugar merecido.
Mas sou suspeita pra falar, pq sou muito fã do livro e da trilogia.
Tbém gosto de SW, mas "Cidadão Kane" e "Laranja Mecânica" mereciam uma melhor colocação.
Mas qual é o critério, afinal, para uma lista de melhores? Essas listas são baseadas no que cada pessoa gosta, então ná dá pra dizer que seja imparcial.
Se eu fizess uma listinha e alguém fosse prestar atenção, ela seria apedrejada, eheh, pq só tem blockbustres, incluindo aí Poderoso Chefão, SW, LOTR. Tbém colocaria "Laranja Mecânica" (gosto muito desse filme e já esrtudei bastante sua simbologia por causa do serviço), "Tempo de Matar" (vc leu o livro, Lola???, é um show), só pra citar exemplos.
Enfim, essas listas de "melhor qualquer coisa", eu acho que representam só a lista d emelhor pra quem faz mesmo, não tem um critério como mensagem, bilheteria, fãs-clubes ou qq coisa assim.
beijão

Anônimo disse...

E Cidade de Dewus é um dos melhores de todos os tempos, na minha listinha.
Sabe que eu caho que críticos maericanos não mencionam esse filme simplesmente porque não assistiram.
Beijos

Daniel Pearl Bezerra disse...

LOLA, agradeço sua visita ao blog Desabafo Brasil. Gosto muito de cinema e um dos melhores filmes na minha opinião é "ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE". Depois vem BEM-HUR, O RESGATE DO SOLDADO RYAN, A MARCA DO ZORRO - com Tyrone Power, DEJAVU - com Denzel Wasington, A LISTA DE SCHINDLER, A COR PÚRPURA e o GLADIADOR. Já gravei mais de 1.400 filmes em DVD. Um abração, Daniel.

Tina Lopes disse...

Eu detesto jogo (nunca quero ganhar) e listas (nunca consigo ranquear preferidos ou odiados). Mas nem de longe tenho qualquer problema com a Fay levando a porta na cara, mesmo. Sexismo me incomoda mas não tanto a ponto de desclassificar uma grande obra por conta disso. Já Clube da Luta eu acho o único filme em que o canastra do Brad Pitt faz sentido, porque é lindo, maravilhoso e serve de projeção (ele tentando ser normal/louco/qualquer coisa não funciona).

Tina Lopes disse...

Aliás, vc viu que o cara da Trip desmentiu a história toda? Só tenho uma palavra pra isso, TRUCO!

Paula disse...

Já eu adoro listas, mas nessa a cada page view eu pensava como a L. Arquilla. MEO DEOS! Cidadão Kane lá embaixo, em que planeta?

lu disse...

lola, eu não entendo nada de cinema, por isso comento pouco seus posts sobre o assunto, mas se perguntarem a minha opinião, quem sabe mais sobre o assunto e escreve os melhores textos é de longe vc!
(e também discordo enormemente da lista...)

Anônimo disse...

Lola, eu discordo da lista tb, em vários casos. e tinha muita vontade de saber sobre os seus 10, 20, 30 mais. De vez em quando, vindo aqui eu pensava isso, quais serão os filmes top da Lola? Porque eu adoro listinhas assim, sempre me divirto. Mas ó, eu AMO AMO Clube da Luta, mesmo sendo um filme de menino. Beijos

Vitor Ferreira disse...

Listas normalmente sao feitas para encontrar pessoas que discordem. Colocar em ordem so queima o filme. Era melhor cita-los em ordem alfabetica, nao? Seu eu fosse fazer uma lista dos meus hollywoodianos favoritos, ela teria que ter Um sonho de liberdade, Lacos de ternura, Bonequinha de luxo, Beleza americana, Kramer vs. Kramer, Gente como a gente, Hair, Os Infiltrados. Tem varios que eu nao to lembrando agora e nao vou me perdoar de ter deixado de fora. Digam o que quiserem. Gosto muito do Cidade de Deus, mas acho nao acho que chegue aos pes de Central do Brasil. Esse sim, uma historia realmente tocante.

Vitor Ferreira disse...

Lola, adorei sua ideia dos 100 piores filmes. Posso roubar pro meu blog? Posso, posso, posso???

Lolla disse...

naaaada a ver com a hora do brasil (ou esse post), mas você já viu isso aqui?

http://blogdosakamoto.blig.ig.com.br/2008/10/19196853.html

http://revistatrip.uol.com.br/coluna/conteudo.php?i=25613#comments


p.s.: clube da luta é uma m... mesmo. depois volto e comento isso aqui com calma.

p.s.2: eu também não aguento mais aquele fundo de bolinhas pretas. tô tentando mudá-lo. :)

lola aronovich disse...

Cris, eu também adoro a trilogia do Chefão. Bom, pelo menos os dois primeiros. O terceiro beeem menos. Não existe lista imparcial, né, Cris? Aliás, não existe imparcialidade. É tudo baseado na opinião de cada um. E acho válida a lista dos 500, só queria que a Empire publicasse um perfil dos 10,000 leitores (são homens brancos jovens, através de uma enquete), e também dos críticos e cineastas que votaram, e qual foi o peso de cada um. Enfim, deixar claro os critérios. Laranja Mecânica sempre estaria em qualquer lista minha dos dez melhores filmes de todos os tempos... Tempo de Matar não. Não, não li o livro.
Cidade de Deus tá na lista. Acho que é o único sul-americano no meio dos 500! O que por si só já é uma enorme injustiça... Chama a lista de 500 melhores filmes feitos nos EUA e pronto!


Daniel, que bom que vc leu meus comentários. Insisto: não caia nessa de falar mal do Kassab baseado na orientação sexual dele. Isso é homofobia. E gente de esquerda tem que ser contra todos os preconceitos, não acha?
Desses filmes que vc citou nenhum está entre os meus favoritos. Acho que eu não sou grande fã dos épicos. E Glória Feita de Sangue, vc viu? Esse eu amo!

lola aronovich disse...

Tina, eu adoro jogos, adoro, adoro, adoro. Mas não gosto de listas. E não estou desclassificando o grande filme que é o Chefão por acabar com a porta na cara da Kay. Adoro o Chefão, embora reconheça que é um filme conservador (tanto na história quanto cinematograficamente falando). Assim que tiver tempo vou escrever mais sobre isso. Ah, e eu gosto pacas do Brad Pitt, e acho inclusive que ele tá bem em Clube da Luta. Só acho um filme fascista, que não me envolveu em momento algum.
Não entendi sua colocação sobre o nojentão da Trip. Vc quer dizer que ele tá mentindo?


Paula, estranho mesmo, né, Cidadão Kane lá embaixo... Sinal que os clássicos vão morrendo com o tempo...

lola aronovich disse...

Lu, ai que amor! Obrigada pelo elogio! Eu vi outro dia que vc pôs um post sobre clássicos que não morrem (algo sobre alguma atriz pornô), e eu só pude pensar: ah, morrem sim...


Nalu, eu não sou muito de listas, mas vc tem razão, tenho que continuar fazendo o que já fiz com os musicais (que eu escrevi quais os meus preferidos), e, de certa forma, com os filmes de terror. Se ao menos eu falar dos dvds que tenho em casa em cada gênero, fica mais fácil entender minhas preferências. Só preciso arranjar tempo pra isso!

lola aronovich disse...

Vitor, é, listas são tão pessoais, né? Concordo com isso de ordem alfabética, até porque é dificílimo comparar (e elencar) filmes tão diferentes como Hair, Cidade de Deus e Laranja Mecânica. A única coisa que eles têm em comum é estarem no mesmo meio (cinema) e serem contra o sistema. Até pra decidir qual é o melhor entre Hair e Cabaret eu já sofreria. E eu adoro Central do Brasil também, apesar de não vê-lo faz tempo.


Lolla, eu vi sim, fiquei chocada, e escrevi um texto sobre isso na sexta. Vou publicá-lo amanhã.
Eu só vi Clube da Luta uma vez, e não gostei nada. Faz tempo que quero revê-lo, pra ver se fico mais conivente.
Ah, e que bom ouvir que o fundo com bolinhas pretas não faz parte de uma campanha sórdida pra deixar a Lolinha cega!

Tina Lopes disse...

Ah, é Kay, não é Fay... rsrsrs. Sobre o nojentão da Trip, sim, acho que ele está mentindo, assim como a Trip - o troço todo foi autobiográfico mesmo, ele se achando grande coisa por confessar uma maldade feita aos 14, coisa pouca, e agora que a repercussão foi mais que péssima, eles inventam que foi ficção. Pra se livrar até juridicamente, acredito. Acredito mesmo.

Antigravidade disse...

Bem, só queria comentar que:

1) Como leitor da Empire, votei no Caçadores e fico feliz de ter ficado no segundo lugar.

2) Mas não dizem que a voz do povo é a voz de Deus? :-) Então a lista deve estar corretíssima! Heh!

3) Quem fala que Superman - O Retorno é um dos piores filmes de super-heróis... bem, não entende de filmes de super-heróis.

4) A Empire é uma revista inglesa, não americana. Então não venha culpar os filhos de Tio Sam por esta lista.

Abraço!

Julio Cesar disse...

O problema é querer vender uma lista dessas como a bíblia do cinema. A credibilidade dela acabou pra mim já no top 3. Lista dos piores sempre é mais divertida, se tiver Coração Valente, está ótima! :-)

lola aronovich disse...

Bom, Tina, não deixe de passar aqui amanhã (como se eu precisasse convidar!). Opa, já é hoje! Quero ouvir vc nessa discussão.


Julio Cesar, quando eu tiver tempo eu organizo uma lista dos piores. Mas eu não colocaria Coração Valente no meio. Não sou grande fã do filme, mas não o colocaria entre os piores... Aceito sugestões, tá?
E Vitor, desculpe, eu pulei o seu comentário: pode organizar a sua lista dos piores também, claro!

lola aronovich disse...

Mau-mau, vc votou na pesquisa?! Vc foi um dos dez mil?! E vc votou em Caçadores? Surpreendente! Então, meu maior problema com a lista é que a revista não fala dos critérios nem detalha quem votou. E também eu acho injusto dizer “500 melhores filmes”. Seria mais honesto se dissessem “500 melhores filmes americanos”. Apesar da revista ser britânica... Imagino que boa parte dos votantes (críticos, cineastas e leitores) tenha sido americana.
Ah, pois é, eu até gosto de Superman - O retorno. Mas já ouvi muita gente falar mal.

Giovanni Gouveia disse...

Lola, nem por homens nem por mulheres, essa lista foi feita por quem não entende absolutamente nada de Cinema...

Giovanni Gouveia disse...

Uma lista de top do cinema deveria ter:
Antonioni,
Bergman,
Chaplin,
Felini,
Godard,
Hitchcok,
Kulbrick,
Polanski,
Sica,
Welles...
(não necessariamente nessa ordem)

Nita disse...

Lola, eu vou ter que admitir que não conheço muitos dos filmes citados aí, preciso começar a assistir clássicos, mas entendi o que você quis dizer quando li "Rambo".
Jura que incluíram Rambo na lista de 500 melhores filmes do mundo?

Anônimo disse...

Lola, eu acho que 500 filmes é muita coisa para deixar tanta gente importante de fora e tão mal-colocada.
Cadê Chaplin? Cadê Antonioni? Cadê o Lelouch?

:s

Beijos

Anônimo disse...

Tentei ver a lista inteira, mas não deu, é muito filme, hehehe.

Só espero que Woody Allen tenha sido melhor colocado. O primeiro que eu vi dele 'Zelig' entre os 400 últimos.

E fiquei inconformado por 'Full Metal Jacket' estar em 457º.

Castilho Nunes disse...

Olha...Você falou do Clube da Luta, que não entraria nem entre os 500 mil melhores filmes em sua opinião. Bom, na boa, você tem a sua opinião, mas com certeza você não entendeu o Clube da Luta. É um filme genial e talvez um dos melhores da história. Assista de novo e tente entender a história dele, pois é um filme sensacional com uma dura crítica ao consumismo e ao capitalismo. Não é um filme sobre brigas, é um filme com grande fundamento. Assista de novo e, se tiver dificuldade de entendê-lo, procure na internet críticas que você entenderá, e mudará esse seu pensamento sobre ele. Clube da luta estaria em primeiríssimo lugar em minha lista de filmes.

lola aronovich disse...

Castilho, revi Clube da Luta e escrevi dois posts a respeito. Aqui e aqui. Sinto dizer que continuo detestando o filme. Acho que o entendo até bem demais...

Jefferson Reis disse...

Eu gosto MUITO de ficção científica e fantasia.

Anônimo disse...

Por que Clube da Luta em décimo ? Quem votou foram homens ? Você já parou para pensar em quantas mulheres também gostam de Clube da Luta ? Se você não entendeu o filme , a luta é só uma forma de mascarar e ''descarregar'' , uma forma de nos sentimos livres , sem o consumismo , que só faz os ricos ficarem ainda mais ricos . Clube da Luta está na lista porque 98% das pessoas que assistem gostam . 1 % não entende e 1% é radicalmente feminista e lunática e acha que tudo é feito contra as mulheres...sinceramente , você criticou a maioria dos filmes que estão ali , beleza . E era pra colocar o que então ? Filmes de comédia romântica ? Faça-me o favor , né . Daqui a pouco vai dizer que o melhor filme de todos os tempos é Quero matar meu chefe 2...cruzes