sábado, 4 de outubro de 2008

DEMOCRACIA AMERICAN STYLE

No cartoon, o professor pergunta “O que é democracia?”, e a aluna responde: “Democracia é a liberdade de eleger nossos próprios ditadores”.

Os republicanos não parecem estar jogando muito limpo nessas eleições americanas. Dois incidentes distantes dão uma boa mostra do que tá acontecendo. Em todos os campus universitários, há esforços para que os jovens se registrem e compareçam às urnas, já que o voto não é obrigatório. Pois bem, na universidade Virginia Tech, republicanos distribuíram panfletos “explicando” como se registrar, só que dando muito mais ênfase ao que pode ocorrer com o aluno se ele fizer o registro. Segundo o panfleto, o jovem deve declarar independência dos pais (o que significa que os pais não podem mais declará-lo no imposto de renda como dependente), e pode perder a bolsa, se tiver. É tudo mentira. O panfleto só serve pra desencorajar os jovens - que são a maior base do Obama - de votar.
Em Michigan, onde morei, os republicanos se uniram com uma firma privada de advocacia especializada em execução de hipotecas (foreclosure) para impedir que, no dia da eleição
, pessoas que tenham mudado de casa, mas estejam registradas com o endereço antigo, possam votar. Michigan é um dos estados mais afetados pela recessão americana. Há muita gente que perdeu sua casa. Por coincidência, é também um estado com grande população negra. E a esmagadora maioria dos eleitores negros vota, ou votaria, no Obama. Pra completar, Michigan será um dos estados-chave nas eleições de novembro. O estado está dividido, e o resultado lá pode influenciar o total, como aconteceu com a Flórida em 2000.

Será que, se os republicanos conseguirem proibir todos os jovens e negros de votar, eles levam essa?

12 comentários:

L. Archilla disse...

Lola, posso fazer um comentário totalmente off topic? Obrigada.

Devia escrever no post de Mamma Mia, mas como já faz tempo q vc postou e eu só vi o filme ontem, vou escrever aqui... Concordo com tudo oq vc escreveu na crítica. Incrível como tinha coisas q me incomodavam e eu não sabia oq era!

Mas oq eu mais detestei, MESMO, foi a artificialidade das interpretações... eu quero acreditar q foi proposital, pq se é assim que essas atrizes interpretam normalmente eu tô indo ali tirar meu DRT e já volto. Acho q a intenção foi fazer uma coisa dellarte, kitsch, mesmo, mas isso num filme musical para adultos não colou. O clima "somos felizes" pareceu um "somos retardados"... não achou?

Anônimo disse...

Lola questão muito boa!Gostaria de dizer que eu sinceramente acreditaria que não.os republicanos não levariam esses votos.Mas ao que parece os americanos não são assim tão superiores como demonstram ser em se tratando de politica ,visto que houve toda aquela polêmica com a reileição do Bush.Táticas como essa sempre funcionam,principalmente quando influenciadas pela ignorância do povo.

:-P disse...

Êta.
o.O
Posso linkar esse post no meu blog?
Beijos

Anônimo disse...

Ai, que meda. Essa gente não tem limites.
Vou, totalmente, indicar esse teu post no meu blog, Lola.
Beijinho, Bruna =***

http://brunadj.blogspot.com/

lu disse...

qta cara de pau, distribuir esses panfletos!

DIARIOS IONAH disse...

nao creio que o Obama leve esta,
nem com todos os americanos indo as urnas....

Anônimo disse...

Eu também estou achando o mesmo que a Ionah, Obama não leva essa.
Mas espero estar errada.

lola aronovich disse...

Lauren, imagina, pode fazer comentários off-topic à vontade. Até prefiro que as pessoas comentem nos posts mais recentes tópicos mais antigos. A Naomi, a super querida do Batata Transgênica, até recomendou que eu pedisse pro blogger me avisar sempre que algum comentário fosse publicado num post meu. Isso resolveria o problema de eu não saber o que foi comentado em posts antigos, mas eu receberia montes de emails por dia (o que não quero). Portanto...
Sobre Mamma Mia, eu gostei muito mais do filme na segunda vez que o vi. Mas é tudo cafona, e acho que as interpretações são artificiais de propósito. Algumas coisas me irritaram (como a filhinha de olhos arregalados, e, por Diós!, a coreografia com os pés de pato), mas em geral gostei.

lola aronovich disse...

Lucia, se tem uma coisa em que os americanos não são superiores mesmo é na questão do voto. Eles são bem alienados... Preferem acompanhar a vida da Britney Spears que qualquer outra coisa...


Malena, a resposta tá atrasada, mas claro que pode, uai.

lola aronovich disse...

Oi, Bruninha. É muita sujeira mesmo!


Lu, total cara de pau. Má fé!

lola aronovich disse...

Vamos ver, Fátima. Com a crise econômica a vantagem do Obama aumenta. Se os EUA invadirem o Irã antes da votação, ganha o McCain.


Vai ser uma eleição super acirrada, Ashen Lady. Mas no momento o Obama tá um pouco na frente. E depende do sucesso em cada estado, mas que no cômputo geral.

:-P disse...

Linkadvs est.