segunda-feira, 27 de outubro de 2008

BALANÇO DAS ELEIÇÕES 2008

Como eu adoro política e democracia, vou fazer um balancê.
Se a gente vê por cima o resultado das eleições, fica a impressão que o PT perdeu. Mas não é verdade. No primeiro turno ele foi o partido que mais conquistou capitais (seis). Tudo bem que nenhuma é capital importante, mas se a medição é essa, número de capitais, o PT ganhou. No segundo turno foi o partido que mais venceu a disputa, junto com o PMDB (oito vitórias cada). Em geral, o PT foi o partido que mais cresceu no país. Aumentou seu número de prefeitos em 36%. Não é pouca coisa. É a mesma porcentagem que o DEM (que só fez uma capital, São Paulo) encolheu.
Fico chateada com o resultado em várias capitais. São Paulo, óbvio, é uma delas. Mas era uma derrota anunciada. O voto anti-PT é muito forte, e a esquerda sempre tem problemas num segundo turno paulista (tanto na capital como no estado). O pessoal costuma esquecer, mas eu, com minha memória e corpitcho de elefante (adoro elefantes), lembro: a Erundina só ganhou a capital em 1988 porque na época não existia segundo turno. Ela fez 23% e foi eleita, e foi surpresa pra todo mundo. Quanto ela teria num segundo turno, se isso existisse então? 35%, no máximo? Pode apostar.
Em Porto Alegre era impossível ganhar também, porque o atual prefeito, Fogaça (PMDB), teve 40% já no primeiro turno. Faltava apenas 10% pra ele se reeleger. E no segundo turno todo mundo cresce, porque recebe apoios, porque eleitores de outros candidatos migram pra um dos dois finalistas. O único caso de “O Incrível Político que Encolheu” que eu me lembro na história foi o do Alckmin, na última eleição presidencial. Ele teve mais votos no primeiro turno que no segundo, um caso inédito (corrijam-me se eu estiver errada).
Se eu votasse em Floripa, teria que a
nular o voto, então torcia contra os dois. O mesmo, devo admitir, aconteceria se eu tivesse que votar nesse estado politicamente esquizofrênico que é o Rio. Ainda que eu admire o Gabeira como pessoa, o Partido Verde é mais do que insignificante: está se transformando num partido fisiológico, que apóia quem lhe oferecer mais vantagens, sem se preocupar com questões ideológicas. E o vice do Gabeira era do PSDB, pelamordedeus! Eu não teria como votar em alguém que tivesse esses apoios. Pra vocês terem uma idéia, uns dias atrás eu entrei, sem querer, num blog de extrema direita. É de um jornalista de Floripa que publicou livro sobre o nazismo e é membro do “O Sul é meu país” (movimento separatista asqueroso). Sacaram o nível? O cara imita o Reinaldo Azevedo e chama petistas de petralhas, além de mandar que abram fogo em cima da gente. Ou seja, evidentemente o nojentão é um fascista. Aí ele escreve que fica feliz porque, aparentemente, Kassab vai ganhar em SP e Gabeira no Rio. E eu penso: opa, Kassab e Gabeira na mesma frase? Sem exagero, um sujeito de extrema direita e eu não podemos concordar em nenhum ponto, exceto, talvez, alguma afirmação óbvia, tipo “Tá chovendo”. De resto, é como diz o Gershwin, “you like /puteitou/, I like /putato/”, sabe? E tem mais uma coisinha. Foi meio inegável que o Gabeira era o candidato dos ricos, e o Paes, dos pobres. Eu sempre fico com o pé atrás de votar em candidato dos ricos. A única vez que fiz isso foi quando fiz campanha pro Fernando Henrique Cardoso. Calma! Foi em 1985, pra prefeito de São Paulo, quando não havia segundo turno, então era ele ou o Jânio (o Jânio ganhou). E eu era uma criança, tinha 17 anos, e o FHC ainda não havia apodrecido. E mesmo assim eu me arrependo... Mas lembro até hoje que foi a única vez que ganhei alguma coisa pra fazer boca de urna (camiseta e sanduíche). Depois, todas as vezes que fiz boca de urna pro PT (e considera-se que boca de urna de uma militância aguerrida e altamente ideológica como a do PT conseguia aumentar entre 1% a 2% dos votos no dia da eleição - ou por que vocês acham que ela foi proibida?), eu tinha que comprar a camiseta. Ah, o maridão foi fiscal ontem, e recebeu um sanduíche e uma camiseta. Mas fiscal é diferente.
Por falar nesse assunto desagradável que é FHC, notaram que toda declaração que ele dá é contra o Lula? Ô velhinho ressentido! Ontem foi a vez d'ele dizer que apoio do Lula não significava vitória. Ué, precisa ser sociólogo pra constatar isso? Mas digamos que apoio do Lula vale mais que apoio do FHC, né? Anyway, pra mim, se eu tiver que apontar um só nome, o grande vitorioso desta eleição foi o Serra. Não só porque ele conseguiu fazer seu sucessor, um fantoche irrisório como o Kassab, mas principalmente porque ele enterrou o Alckmin, que ainda tinha esperança em disputar a presidência pelo PSDB em 2010. Aécio Neves também foi bem-sucedido em eleger seu candidato em Belo Horizonte, mas com o apoio do prefeito do PT, e perdendo no primeiro turno. Aposto que o Serra será o candidato que a Dilma terá que derrotar em 2010. Aécio é muito novo ainda, e Serra, que terá 69 anos na próxima eleição, seguramente estará concorrendo pela última vez (sou Dilma desde criancinha, ok?).Mas o que me deixou pulando de alegria foi a vitória do Carlito aqui em Joinville. Primeira vez na história que o PT ganha na maior cidade catarinense. Fiquei emocionada ao votar, derramei uma lagriminha, acariciei a urna eletrônica, e saí com um sorriso de orelha a orelha. A diferença não foi tão gigantesca como as pesquisas indicavam - 62 a 38%. Ainda assim é considerável. Tenho até explicação pra que candidato de direita sempre tenha mais votos nas urnas que declarados em pesquisa: é o eleitor enrustido, que tem vergonha de assumir em público que vai votar num candidato desses. É por isso, sério, que nos EUA as pesquisas sempre erram os votos pros republicanos. Nas urnas, eles sempre recebem mais. Por isso, se o Obama só está 5% na frente do McCain nas pesquisas, minha única palavra é ihhhhhhh...

28 comentários:

Anônimo disse...

É, eu não o que faria se votasse no RJ. Entre o Paes, um jovem que usa o métodos mais antigos de politicagem p/ chegar ao poder e o Gabeira, que quer ser esquerda, mas se alia à direita, tava bem difícil.

Olha essa da Rosinha Garotinho:
- Além de poder ser a primeira prefeita de Campos, eu sou a primeira mulher eleita governadora do estado do Rio de Janeiro. Me permito até uma previsão para o futuro: quem sabe um dia não serei a primeira mulher presidente do Brasil.

Que os deuses nos protejam.

Renata disse...

Oi Lola, adorei saber sua opinião sobre as eleições, ainda que não concorde com tudo, admiro as pessoas que ainda tem algum idealismo.
Eu fiquei sem votar por muito tempo, só justificando e anulando. Porque depois que descobri como as coisas funcionam na vida (não falo nem na administração pública, porque sei que na iniciativa privada tb tem muita s*canag#m), e de ver o Lula sendo eleito mas "vendendo a alma" para tanto (embora não ache que ele seja corrupto nem chefe de quadrilha, acredite que o governo dele seja anos-luz melhor que o anterior e tenha adorado ver a mídia e as grandes corporações fazendo de tudo pra que ele não fosse reeleito e dando com os burros n'água), passei a não acreditar em ninguem e sentir vontade de vomitar a cada vez que escuto um político fazendo promessas e promessas, e falando de ética e honestidade.
Mesmo no primeiro turno aqui no Rio não votei. Mas no segundo não deu, Lola. O Eduardo Paes é o típico político de carteirinha, quando ele abre a boca vc pensa que é o Cesar Maia que está falando, já passou por tudo quanto é partido e, pra completar, vende até a mãe pelos seus objetivos políticos. Votei no Gabeira - sem muita conviccção, pois sinceramente não sei se ele seria um bom prefeito - basicamente porque ele cumpriu o que prometeu ao lançar sua candidatura: não sujou a cidade, fez uma camapanha barata, sem marqueteiros e acima de tudo não vendeu a alma. Só aceitou apoio de quem não impunha condições e sem prometer cargos ou outros benefícios. Sem contar que seu discurso, pra mim, imprimia muito mais verdade do que de qq político que já ouvi discursando por aí (parênteses: meu pai, que é como vc, sempre vota PT, anulou, por conta dos apoios do Gabeira. Não concordo pois não vi esses apoios da mesma forma como vi nos outros candidatos. Sem contar que não acredito mais em ideologia partidária, vc acredita?)
Acho que os políticos, os cientistas políticos e os marqueteiros tem um case aqui. Me deixou feliz foi ver que a minha cidade quase elegeu um cara nessas condições, mostrando que já estamos cansados da política do jeito que ela é feita. Foi isso que essa eleição aqui no Rio representou pra mim e por isso, depois de muitos anos, voltei a ter alguma esperança.
Ah, tnre Serra e Dilma tb torço por ela.
Beijo
Renata

Renata disse...

Lola, esqeuci de colocar o link para meu post sobre a eleição. É esse aqui: http://acontecedentro.blogspot.com/2008/10/cidade-partida.html
Se puder leia...só não falo pra vc dizer o que achou pq eu já sei o que vc acha...rs
Beijo!

Serge Renine disse...

Aronovich:

Você tem toda razão. O PT cresceu no país. No caso de São Paulo, a culpa no foi do partido mas exclusivamente da Marta, que já não é a Marta de antes, e, graças as boquirrotisse (essa palavra existe? se não existe inventei) disse o que não deve no episódio do caos aéreo (relaxa e goza) ofendendo os parentes das vítimas; insinuou que o Kassab tem um vida sexual não muito ortodoxa, e mais um vez errou feio. Resultado, ficamos com um péssimo prefeito, e ela chamuscou de forma irrecuperável, sua reputação de mulher, sensível, liberada e extremamente tolerante para com as diferenças e preferências de outra pessoas. O Lula, graças a sua enorme popularidade e carisma, vai sobreviver, mas, a campanha de 2010 não será um vôo em céu de brigadeiro sem a prefeitura de São Paulo.
Dizem que o peixe morre pela boca. Pelo jeito, políticos e campanhas também.

Serge Renine disse...

Desculpe! Correção :
graças a SUA boquirrotisse...

Anônimo disse...

"E o vice do Gabeira era do PSDB, pelamordedeus! Eu não teria como votar em alguém que tivesse esses apoios." mas se o proprio PT faz aliança com PSDB(oh céus!, em BH,né?)o que nos resta?O PMDB é uma bosta de um partidinho de situação( tenho nojo) mas o PT ,fazendo essas alianças parece não estar tão preocupado com suas questões ideologicas.Cadê a contra hegemonia? Antonio Gramsci tá se revirando lá no caixão.

lola aronovich disse...

Puxa, Lila, antes de ver os resultados das eleições, eu nem sabia que a Rosinha Garotinho tava concorrendo em Campos. Pensei que o casal Garotinho tivesse sido enterrado no Rio! Estão vendo porque eu digo que o Rio é uma aberração eleitoral, né?


Obrigada pelo seu comentário, Renata. Fui no seu blog e deixei lá um comentário, ok? Sei que muita gente que votou no Gabeira esperava uma grande mudança pro Rio. Posso entender isso. Mas acho que as pessoas se esquecem que um político não governa sozinho. O PV, um partido pequeno, certamente iria depender de quadros vindos de políticos mais “experientes” pra governar. Mas não tenho dúvidas que sua campanha foi mais limpa (tanto moral quanto literalmente) que a do Paes.

lola aronovich disse...

Serge, acho complicado falar em culpa num caso como o de SP. Seria mesmo possível alguém do PT (qualquer um - e a Marta certamente é a petista mais conhecida por lá) ser eleito em SP? Como? E ainda por cima com índices de aprovação ao governo Kassab lá em cima? Sei que os índices de rejeição a Marta são altos. Quanto ao “vôo em céu de brigadeiro”, ha ha, vc deve estar brincando, certo?! Ninguém em sã consciência achava que a disputa em 2010 seria fácil. Muito pelo contrário. SP é um desses estados que NUNCA elegeria o Lula presidente. Não é? O Lula não ganhou lá em nenhuma das quatro vezes em que concorreu. Não vai ser diferente com a Dilma. E com ou sem a prefeitura da cidade, não seria diferente. Não acha? Sério: me diga como o PT faz pra ganhar em SP.


Antitã, concordo contigo. Acho que o PT vai pagar por ter feito aliança com o PSDB em BH (mas de uma forma diferente; afinal, o candidato era do PSB). E acho que nunca deveria ter apoiado o Paes no Rio. Mas o partido tá rachado nessas duas capitais, e já faz um tempinho. Eu também acho o PMDB uma b***a. Não consigo me lembrar de um só PMDBista que eu goste. Claro que, entre MDB e Arena, eu sou mais MDB. Mas não consigo ver diferenças entre um Amin, por exemplo (PP, ex-Arena), e um Luiz Henrique (ex-MDB, atual PMDB). Não voto neles. Mas essa sou eu. O PT vai precisar compor alianças se quiser ganhar em 2010. Assim como precisou fazer (péssimas!) alianças pra garantir governabilidade (PMDB, PP!). Eu realmente gostaria que o PT se mantivesse “puro” ideologicamente. Mas isso não é possível. Hoje mesmo o Tarso Genro deu uma declaração defendendo uma coligação estilo “centrão” pra 2010. Eu não quero isso não! Por outro lado, quero que a Dilma ganhe. E a direita não tem o menor pudor em se coligar com quem quiser.

Masegui disse...

Piuqueparuta!, cada dia fico mais seu fã, Lolinha. E sem considerar o companheiro maridão que é enxadrista que nem eu... he he he.
Dá-lhe Dona Dolores!
(acho que hoje passei da conta)

L. Archilla disse...

fiquei hiper decepcionada com o resultado das eleições no Rio... eu realmente achava q o Gabeira ia ganhar...

oq me consola é isso q vc falou, mesmo... ele, sozinho, não mudaria absolutamente nada na cidade. o PV, então... pfff... o verde da sigla deve vir do chuchu...

Serge Renine disse...

Sabe Aronovich: há correntes de direita que dizem que o Lula para sobreviver aos inúmeros escândalos do PT foi queimando os amigos e podem ter alguma razão. Se foram: José Dirceu, que era o pior, mas, também se foram, Palocci, Genoino, a até a mais distante, mas conhecida e muito séria, Heloisa Helena. A Marta enlouqueceu. Quem sobrou? Mercadante? Suplicy? Esses dois já mostraram, que apesar do alto padrão moral, não tem força para arrecadar voto. Você tem razão. Assim, como ganhar em São Paulo? Me da certo desespero. Se a Marta estivesse na prefeitura ajudaria muito.

Anônimo disse...

Olha, eu sou do Rio e até sexta não sabia o que fazer, meu projeto, se pudesse, era pular fora da escolha e anular, só que sou totalmente contra voto nulo. Tive que ponderar muito até chegar a uma opinião.

A verdade é que o Rio está insatisfeito com o que está ai, isso ficou visível pela quantidade de abstenções (quase 1 milhão de pessoas não votaram!), somando isso aos votos nulos e brancos, quem ganhou, levou, mas não venceu de verdade, já que o recado passado nas urnas é de que, quem mora por aqui, não aguenta mais, só não temos opções de mudanças. Os grupos politicos aqui se resumem a: opção A - quadrilha garotinho, da qual o candidato vitorioso, meio que escondido, também faz parte; Opção B - Os "radicalóides" - que de tão esquerda, tão esquerda, acabam se encontrando com a direita - vide o candidato derrotado, opção C - uns poucos candidatos sérios, que embora tentem muito melhorar a política local, são derrotados pela política de alianças feitas pelo seu partido, nesse caso, a candidata que votei no primeiro turno, Jandira Feghali.
Fora isso, agora é seguir em frente, lutando para que os próximos quatro anos passem bem rápido.

Anônimo disse...

Lola, li todo o teu post, mas o meu coração no momento Joinvillense só conseguiu captar bem as partes que falavam daqui e do Carlito. Desculpa a falta de compostura... mas... uuuuhhhuuuuu... Eu ainda estou comemorando! Fui com as minhas filhas ontem na festa da vitória no Sítio Novo e foi muitoooo emocionante.

Mas estar lá foi esquisito tb, pois de repente me vi lá comemorando com 2 filhas sob a minha responsabilidade e percebi que a euforia com o PT não mudou com o passar dos anos (e com as frustrações por causa da coligações absurdas), mas comemorar com elas me deu uma noção clara de quanto o tempo passou. Eu "envelheci" oPTando, mas a esperança rejuveneceu vendo tanta gente feliz gritando CARLITOOOO, CARLITOOOO.
Bjsss e até... Taia.

Milena F. disse...

"O único caso de “O Incrível Político que Encolheu” que eu me lembro na história foi o do Alckmin, na última eleição presidencial. Ele teve mais votos no primeiro turno que no segundo, um caso inédito (corrijam-me se eu estiver errada)"

Aconteceu aqui na minha cidade, Bauru - SP, o candidato que "venceu" o primeiro turno perdeu o segundo com quase 18 mil votos de diferença.

Milena F. disse...

PS: Comparação "indigna" entre presidente x prefeito.

Ou sei lá se conta! (Mas eu gostei do resultado, o candidato que perdeu é do tipo que tenta ser "pobre e humilde" mas não convence)

elenmateus disse...

Ah Lola, minha lagriminha veio depois da apuração das urnas, e foi de raiva: quem venceu aqui em São Luís foi o candidato do PSDB, o tucano João Castelo, que já foi governador do Maranhão e roubou mais que a muléstia. Que já faliu a empresa de administração portuária daqui. Que tá doido pra levantar os negócios da família dele q tão falindo. Que ganhou a eleição às custas de propagação de mentiras e promessas de pão e circo, uma demagogia só precisa ver. Aff.

Anônimo disse...

Oi Lola, sou de Floripa e acho uma grande pena o Dário ter ganho aqui, vendeu a cidade para os empresários destruir e implantar o "progresso" (vide caso moeda verde). O candidato do PT aqui era de morrer ... de rir. Mas fico muito contente com a vitoria do Carlito no curral do LHS, acho ele um politico sério, espero qe tenha uma grande administração, o PT necessita de novos nomes para o cenario estadual. Fico triste pelo Gabeira, mesmo com o apoio do PSDB não acho o Paes nem um pouco alinhado com os pensamento do PT.

Mas independente de opiniões, vejo com grande decepção a morte dos partidos, das ideologias. Era tão mas gostoso ir a urna para defender um pensamento, uma vontade coletiva.

lola aronovich disse...

Dona Dolores, Mario Sergio?! É, passou da conta mesmo! Obrigada pelo elogio, querido.


Lauren, pois é, sei que muita gente ficou decepcionada. Mas, na realidade, eu não acho o Gabeira um político tão pouco tradicional assim. Claro que menos que o Paes, mas...

lola aronovich disse...

Serge, o que vc quer dizer com “a Marta enloqueceu?”. É como eu já falei, Serge: não consigo imaginar alguém do PT ganhando em SP (capital e estado). Mesmo o Genoino no seu auge, quando ele era super respeitado, não conseguiu muitos votos. E o Suplicy - todo mundo gosta dele, mas pro legislativo. Enquanto isso, a direita lança um zé-ninguém como o Kassab e ganha! Até parece que não é voto anti-PT...


Patricia, eu também não gosto de anular voto, mas o sistema de dois turnos (que sou a favor) nos força a isso, muitas vezes. Bom, concordo que as opções políticas aí no Rio sejam um caos. É preciso uma renovação já.

lola aronovich disse...

Ai, Taia, eu queria muito ter ido à festa da vitória do Carlito! Mas era longe demais, e pra gente, que tá sem carro, seria impossível (nem sei como chegar lá, perto do aeroporto, de ônibus. E ônibus num domingo à noite... impossível! Mas eu também tava super ocupada por aqui). A minha euforia tb não passou. Ah, aqui em Joinville, como não ficar eufórico? Eu lembro quando cheguei aqui em 93. O PT mal existia. Tinha dois vereadores, e um deles era o Carlito. 15 anos depois (que é um tempão), ele finalmente chega à prefeitura... depois de 4 tentativas!
Que legal que vc levou suas filhas, Taia. Isso é marcante pra todo mundo, ainda mais pros jovens.


Milena, o candidato teve 18 mil votos a menos no segundo turno que teve no primeiro? Porque não quis dizer que seja inédito um candidato vencer no primeiro turno e perder no segundo. Isso acontece. O que é uma raridade é a votação ENCOLHER no segundo, como aconteceu com o Alckmin em 2004.

lola aronovich disse...

Ah, que droga, Elen! Aí no Maranhão vcs parecem ter péssimos políticos, né? Pena! São Luis é uma bela cidade...


Marcelo, nem sei quem era o candidato do PT aí. Mas o PT nunca ganhou em Floripa. O máximo que conseguiu foi compor o governo com o Grando, né? Concordo que o Paes não esteja nem um pouco alinhado com a ideologia do PT. O PT precisa urgentemente se reconstruir no Rio (e, pelo jeito, aí em Floripa tb). Mas não acho que os partidos ou as ideologias morreram.

Giovanni Gouveia disse...

Parabéns Joinvile, Carlito é Marssa ;)
Sobre Gabeira, além do vice do PSDB, as construções que ele fez foram a negação da história política dele, ir construir apoios com, por exemplo, o Clube Militar, onde se concentram aqueles de "pijamas e coturnos", demonstrou a nova coloração do PV, Verde Oliva... Por outro lado, Paes, que protagonizou os maiores ataque ao Governo Lula, era o candidato da base aliada. Em BH o candidato preferido da base aliada era apoiado, também, pelo governador do maior partido de oposição. Fácil mesmo só em São Paulo, quer dizer, fácil não, a candidata de esquerda começou a campanha com questionamentos sobre a moral do candidato da direita...
Depois dizem que a nossa tarefa, cientistas políticos, é fácil...
Esse segundo turno ainda vai dar muito o que falar e estudar.
Enquanto isso vou pensando em migrar para outras profissões mais fáceis de estudar, talvez física quântica ou genética, ou, quem sabe, gramática avançada de mandarim...

Serge Renine disse...

Aronovich:

A Marta enlouqueceu quer dizer: perdeu o bom senso político.

No caso do Kassab, você tem razão, porém, temos que reconhecer que a eleição da Erundina, também foi contra a alguém da direita. Então, essas coisas acontecem. Pena que durem no mínimo quatro anos.
Estou muito preocupado com a falta de nomes com alta representatividade no PT, coisa que o PSDB tem de sobra: podem não ser bons, mas são muito conhecidos.
Eu adoro o PT e a esquerda, mas sou muito realista e pragmático.


Obrigado pela respostas.

Anônimo disse...

Lembrei de uma coisa. Ontem estava conversando com meu namorado, que trabalhou durante 10h no domingo e não vai ganhar um tostão de hora extra porque a empresa dele tem banco de horas, criada no governo Éfe Agá - as horas extras são convertidas em folgas que só podem ser tiradas quando e se a empresa quiser.
Da última vez que tirou férias, ele ainda tinha um monte de folgas atrasadas, que tiveram que ser tiradas às pressas, p/ os patrões fingirem que não bularam a lei.
Mais uma vez, nós dois concordamos que: trabalhador tem que votar na esquerda, a direita governa p/ os empresários.
E a imensa maioria dos brasileiros definitivamente não é composta por empresários.
E ainda tem gente que diz que não há diferença nos estilos de governar. Pff

lola aronovich disse...

Gio, pois é, achei estranhíssimo ver gente que diz que não votaria na Dilma de jeito nenhum por ela ter sido “terrorista” durante a ditadura abraçar o Gabeira... Gente fascista mesmo, que sempre foi de direita, que sente saudade da ditadura e chama o Golpe de 64 de Revolução, votou no Gabeira. Mas acho que o PT também não podia apoiar o Paes. Não sei, não tem jeito do PT começar a existir no Rio? Ah, se quiser escrever um guest post como cientista político analisando o quadro eleitoral (talvez imaginando o que será a campanha de 2010), fique à vontade. Eu gostaria muito.

lola aronovich disse...

Serge, vc acha que o PSDB tem muitos nomes representativos? Ué, quem? Além do Serra, do Alckmin (conhecidos nacionalmente apenas porque concorrerram a uma eleição presidencial), e do Aécio? Aliás, tá cheio de gente fora de Minas que nunca ouviu falar no Aécio. O Lula já era muito conhecido, inclusive internacionalmente, antes de concorrer pela primeira vez, em 89. Mas sem dúvida sua fama foi crescendo a cada eleição concorrida. Bom, espero que a Dilma cresça muito durante as eleições de 2010. A cada pesquisa ela vem crescendo um pouquinho, o que é incrível pra uma ministra...


Bem lembrado, Lila. Isso de banco de horas... Eu nunca recebi, porque estou longe de empresas faz tempo, mas já tive montes de alunos que ODIAVAM isso. E hoje em dia boa parte das empresas adota esse estelionato. Bom, se o pessoal votasse ideologicamente, não haveria dúvida: trabalhador vota na esquerda, empresariado vota na direita. Eu acho bem simples.

Anônimo disse...

Olá Lola!
Sobre o post, algumas considerações:
1) discordo em atribuir o fisiologismo ao PV, ora de que partido mesmo é o vice do Presidente? Daí alguém pode dizer mas foi uma aliaça pró-governabilidade. Sei não, fica parecendo aquela história de dois pesos e duas medidas.
2) colocar o PT como grande vencedor. Isso só ocorre se for somado o desempenho do PMDB, o que também não me cheira bem, com todo respeito. Só pra lembrar Sarney, Renan e outros nomes que de lembrar já provocam arrepios de MEDA.
3)e pra finalizar, você fala muito em direita em esquerda. Não é uma crítica. Mas, isso me fez refletir sobre minha orientação espacial-política. Sabe, até os 24 anos eu era com toda convicção de esquerda. Porém, daí em diante, a realidade suplantou a teoria, e o que eu vi, de todo coração, me deu raiva, nojo e um profundo desencanto com a cena de esquerda. Mas, também não sou de direita, esse papo de cada um por si e Deus por todos, pra mim é desculpa pro Estado ficar à toa e a sociedade fingir que um monte de coisas erradas que acontecem não é com ela. Pra mim, não cola, que mercado se regula sozinho, que trabalhando todo mundo se vira, mas será que se vira a contento e os que não conseguem se virar? Acho que meu coração no fundo ainda é de esquerda, mas meu cérebro rejeita essa idéia veementemente. Sei lá, acho que sou politicamente bipolar.
Bjo
Roberta.

Renata disse...

Adorei a definição da Roberta, acho que tb posso me considerar bipolar em matéria de política...rs
O debate aqui tá ótimo, Lola!
O post do Idelber sobre as eleições tá bem bacana, cheguei a comentar e deixar o link pro seu lá.
beijo!