quinta-feira, 23 de outubro de 2008

EM JOINVILLE, A DIREITA ESTÁ DE SAÍDA

As coisas estão fervendo aqui em Joinville, uma das duas únicas cidades catarinense onde haverá segundo turno (na realidade, há apenas três que têm mais de 200 mil eleitores e, portanto, estão aptas a ter um outro turno. Na terceira cidade, Blumenau, o nojentinho do DEM ganhou já no primeiro). Sei que meu relato aqui é muito regional, mas mostra o que pode estar acontecendo em várias cidades do país.
Joinville tá muito mal das pernas. Temos um prefeito super corrupto, Marco Tebaldi, que foi cria do governador Luiz Henrique. No momento ele tá filiado ao PSDB. É sério, gente, há montes de escândalos por aqui. A gente pode falar do que conhece mais de perto. O maridão, que é jogador profissional e professor de xadrez, trabalhou um tempo dando aulas pela Fundação Municipal de Esportes. Insistiam direto pra que ele (e todos que trabalhavam ligados à prefeitura) se filiasse ao PSDB, mas ele se recusou. Ele via o “desvio de verbas” sempre. No xadrez, por exemplo, o coordenador recebia dinheiro da prefeitura pra contratar jogadores de outras cidades e reforçar a equipe pros Jogos Abertos... só que ficava com a grana pra ele. Não repassava pros atletas. Isso é tão generalizado que, após uma atleta ameaçar entrar na justiça pelo calote que recebeu, e a Fundação ter que pagar novamente (porque o coordenador já havia torrado o dinheiro), o carinha ainda trabalha lá numa boa. E isso que xadrez é uma modalidade barata, com poucos recursos.
Houve um dia em que o maridão, que odeia essas politicagens, foi obrigado a ir a um jantar de confraternização. O presidente da Fundação Municipal era candidato a deputado estadual pelo PSDB, e seu filho era o articulador de sua campanha. Durante esse jantar, ele foi à mesa onde estava o maridão e falou: “Não dá pra confiar em pobre. Pobre é uma desgraça! A gente compra o voto, e eles vão e votam em outro”. Assim, pra todo mundo ouvir! Felizmente, Toninho (o Toninho Malvadeza de Joinville?) não foi eleito deputado. Em outubro último concorreu a vereador e perdeu de novo. Mas continua presidente da Fundação.
Joinville nunca, em sua história, teve um governo de esquerda. Agora finalmente pode ter. O deputado federal Carlito Merss é o candidato do PT. Na sua quinta tentativa à prefeitura, ele teve 37% dos votos no primeiro turno e agora, de acordo com as pesquisas, está com mais de 70% no segundo turno. Seu adversário é Darci de Matos, do DEM, que tem o apoio do atual prefeito, do governador, e de uma ampla aliança. Ele já não ia bem das pernas antes do último escândalo, que pipocou semana retrasada. A trama é instigante. Segundo o Ministério Público, que investiga um dos casos e conta com vários telefonemas gravados, em dezembro Darci ligou do seu celular pessoal pro então Secretário da Saúde de Joinville, Norival Silva. E disse pra Norival que precisava de dinheiro pro “nosso projeto”, já que o deputado estadual Nilson Gonçalves (PSDB) precisava liquidar uma dívida de 55 mil reais junto à prefeitura. Nilson é um podre total. Tem um programa na TV local, onde imita o Ratinho. É nesse nível. Quando eu tava nos EUA, até estranhei que Nilson não se candidataria à prefeitura. Afinal, ele é “popular”. Agora entendo por que: Darci e o atual prefeito o compraram pra que ele não fosse candidato. Poucos dias depois do tal telefonema, em janeiro, Norival teve que deixar a Secretaria. É que foi descoberto um escândalo. Ele ficava com 1 a 2% de cada pagamento feito a fornecedores. Mas, generoso, dividia a fortuna com seus aliados, entre eles o prefeito e Darci. Ele ia ser candidato a vice-prefeito do Darci! Era isso ao que o “nosso projeto” se referia. Agora está com a prisão decretada. Já admitiu que recebia dinheiro, mas disse que isso não é crime. Não, né? É o quê? Festa?
O jornal A Notícia publicou uma matéria sobre isso. Curiosamente, o título online era “Justiça eleitoral investiga Darci e Carlito”. Falava do escândalo envolvendo a gravação do telefonema do Darci pro Norival - e o nome de Carlito não era nem citado na matéria! Mas Carlito tava lá, na manchete. É que, na mesma semana, Darci decidiu entrar com uma ação contra Carlito, Kennedy Nunes (do PP, que teve 18,5% dos votos) e um outro jornal, a Gazeta de Joinville. Eu adorei a justificativa da ação: o jornal não trata Darci com imparcialidade. Segundo ele, o semanário escolhe sempre as “fotos feias” pra ilustrar as matérias, publica os escândalos, e não é imparcial. Parece familiar, né?
Desesperada, a situação pra lá de corrupta apela pro cinismo, puro e simples. Num debate, Darci implorou para que Carlito fizesse "jogo limpo" (como se Carlito tivesse algo a ver com a investigação!). No horário eleitoral desta semana, a locução do DEM dizia que "Foi tudo uma armação" e "Está tudo esclarecido" (sem que eles esclarecessem absolutamente nada). Nilson também apareceu no programa dizendo que "Tudo acabou, bola pra frente", como se eles, e não a polícia, decidissem o encerramento do inquérito. É muita cara de pau.
Até agora, Darci não conseguiu chegar a 30% das intenções de voto. Mas, andando pela cidade, é só ele que a gente vê: ruas inteiras tomadas por moças uniformizadas agitando bandeiras do 25 (porque quem precisa acompanhar partido, propostas, ficha na polícia, qualquer coisa? Basta votar num número). É legal saber que o meu dinheiro fá financiando a campanha dele. Só espero que seja a última coisa que meu dinheiro de contribuinte pague pra esses ladrões.

25 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Lola;

Recebi essa resposta à denúncia de abuso que fiz do Orkut:

"Olá, Suzana, Agradecemos sua denúncia de abuso no orkut feita em "2008-10-21". Com base em nossa análise e levando em consideração os Termos de Serviço do orkut, entendemos que esse conteúdo, no momento, está de acordo com as políticas do orkut. Se você achar que um erro foi cometido, reenvie sua queixa com informações adicionais para ajudar a nossa equipe de suporte a entender melhor suas preocupações com relação a esse conteúdo. Para obter mais informações sobre nossas políticas do orkut, consulte o link a seguir. http://help.orkut.com/support/bin/answer.py?answer=16198&hl=pt-BR
Conteúdo revisado: 'Eloá: Como até se for presunto'"

Não é show? Quem quiser reforçar a denúncia só tenho a agradecer.

Anônimo disse...

Lola,
Óia eu aqui de novo. A culpa é sua, você deixou, lembra? Então, sabe que eu também já havia pensado em reclamar no orkut, vou fazer denúncia e depois te mando a resposta.
Passei aqui para te indicar um post muito bom do Blog: O Biscoito Fino e a Massa, sobre homofobia e falsa indignação. Sei que o assunto tá meio veinho, mas, a homofobia e a perseguição que a Marta Suplicy sofre por ser mulher, ter coragem de largar o marido e ficar com outro e ainda ter poder, SENDO MULHER????? Ah, mas aí já é demais! O link é este aqui, ó: http://www.idelberavelar.com/archives/2008/10/homofobia_e_falsa_indignacao.php
Vou ver se consigo comentar mais que a Susana. Deu início à caça ao primeiro lugar! :o)
Abraços,
Paula Reis.

Anônimo disse...

Nossa, tão longe e tão perto. Joinville é alizinho e aqui em Ctba não chega nada desse enredo. Que bom que a direita vai levar uma surra. Mas vou te contar. Quando fazia reportagem de política recebia denúncias de falcatrua (infelizmente, poucas com provas que gerassem matéria mesmo) dos dois lados. Aqui no PR boa parte dos partidos de esquerda, dos grandes aos nanicos, serve de "cavalo" pra baixar aqueles espíritos de porco de sempre. Bjk

Giovanni Gouveia disse...

O DEMO, aquele partido que já mudou de nome inúmeras vezes, mas não a prática, definhou por completo. Até na Bahia, terra de ACM, em Pernambuco, terra de Marco Maciel, e em Santa Catarina terra (pero no mucho) de Bornhausen o partido degenerou. Graças a Deus não acabou, porque ganhar eleição em cima deles é muito melhor ;)

lola aronovich disse...

Oi, Su! Ótimo! Mas como assim, “o conteúdo está de acordo com as políticas do orkut”?! Pelo que sei, o site já foi tirado do ar duas vezes, mas sempre volta.


Paula, ah, essa culpa eu gosto de assumir. Gostaria que todos os meus leitores comentassem, porque é isso que faz a força e a graça de um blog, o nível dos comentadores/as. E eu sei que o nível aqui é alto!! Claro, só comenta quem acha que tem algo relevante pra dizer. Mas sempre tem, né? Legal, Paula, denuncia lá. Quanto ao artigo que vc indicou, eu já tinha lido, mas obrigada.

lola aronovich disse...

Tina, ah, mas essas coisas não são nem noticiadas pela imprensa daqui. Certamente não serão noticiadas em outros lugares! Então, sei que existe corrupção em governos de esquerda também, mas quero acreditar que é em nível muito menor. Aqui em Joinville ninguém pode acusar o PT de nada, porque nunca foi governo. E é só acompanhar as votações na câmera de vereadores pra ver quem ficou contra e a favor aumento de IPTU, aumento de passagens de ônibus, aumento do próprio salário dos vereadores... O PT convocou a população pra fazer várias manifestações contra esses aumentos. E, por incrível que pareça, eram só os vereadores do PT que eram contra.


Ah, Gio, seria bom se fosse verdade... Mas em SP, onde o DEMO nunca teve força alguma, tá prestes a ganhar a prefeitura. Mas sim, declinou na Bahia (mas sem comentários, né? Jura que um monte de gente votou no ACM Neto?! Fico feliz que ele não foi pro segundo turno) e em Pernambuco. Aqui em SC ele segue forte, eu acho. Até porque faz parte da Tríplice Aliança com o PMDB e o PSDB. Foi o PMDB que foi o maior fracassado nessas eleições municipais, pelo menos em SC. Perdeu várias prefeituras. E em Joinville, maior cidade do Estado, que tem uma tradição forte de votar no PMDB, Luiz Henrique não conseguiu emplacar seu candidato. E não está conseguindo que seu segundo candidato, o Darci, a quem apóia totalmente agora, saia dos 30%. Se for assim, será uma derrota fragorosa.

Anônimo disse...

Lola, tambpem não entendi. Principalmente porque necrofilia é vilipêndio de cadáver, crime previsto no Código Penal brasileiro. E eles fazem apologia a isso.

Assim sendo, quando falar desses perfis ponha o link. Porque aí a gente cai matando nas denúncias.
Bjs

Masegui disse...

Lola,

Aqui na minha terra o prefeito atual (PSB, coligado ao PT) não foi reeleito. É médico, honesto, batalhador, ótimo prefeito. Arrumou a cidade e acabou com muita bandalheira, mas... não é "político profissional". Foi mal assessorado e andou desagradando um pe$$oal da pe$ada. Resultado: perdeu. A cidade perdeu!
Tomara que não sejam mais 4 anos andando de ré!

João Neto disse...

Cara Lola:

Eu não acredito nesta definição de partidos de direita no Brasil. Acho que há pessoas com pensamento de direita, que é o meu caso e de outros; e pessoas com pensamento de esquerda, como é o seu caso e de outros, então dizer que a direita saiu, ou está de saida, de Joinville é bastante exagerado.

Hoje, como já disse, acho o PT bem à direita e acho que esse, no Brasil, é o único partido que foi realmente de esquerda, inclusive na prática, com o Lula e seus movimentos trabalhistas em 78/79 no ABC. Infelizmente, como se diz, "DE O PODER A UM PARTIDO DE ESQUERDA E ELE VIRA PARTIDO DE DIREITA NA HORA” e o PT e o Lula, não estavam imunes a isso.

Os outros partidos não são nem de direita nem de esquerda, nem de centro, vão aonde a conveniência os leva.

O DEM é um ectoplasma da Arena e, salvo algum caso como o do Kassab, mais graças a estupidez da Marta do que mérito dele, já que ele, o Kassab, também não vale grade coisa, é um partido extinto.

Robson disse...

Adorei o texto lola, estou contigo e não abro, preciamos de alternância no poder publico municipal, é o mesmo grupo que esta no comando da cidade há trinta anos, é muito tempo. Valeu, parabéns, o blog está muito bom!

Raiza disse...

Aqui no Rio,graças a Deus,parece que a situação vai mudar,nem sei há quanto tempo que somos governados pelo DEM na prefeitura e pelo PMDB no governo do estado(tem mais de dez anos),agora querem o PMDB na prefeitura também!do jeito que está tá um fiasco Se o Eduardo Paes ganhar então, não quero nem ver.O Eduardo Paes tá sendo apoiado por Deus e o mundo aqui,mas parece que pelo menos uma vez isso não tá adiantando.Fora isso o cara emporcalha a cidade toda (coisa que o Gabeira não faz),e a campanha dele é baseada em dizer que o Gabeira é candidato dos ricos ,sendo que o próprio Paes vive confortavelmente num condomínio da Barra da Tijuca.Quando ele não tá atacando o Gabeira ele diz que a proposta dele é trabalhar em conjunto com o governo do estado e o governo federal,agora eu me pergunto,se daqui a dois anos o Lula não vai mais ser presidente,e talvez o Sérgio Cabral não seja mais governador (Deus permita!),como ele pretende governar?ou ele só planejou governar por dois anos?cara eu odeio o Euardo Paes e odeio o PMDb.

Anônimo disse...

Oi Lola, sou de esquerda desde sempre, mas vou ter que concordar com o João Neto.
Ficar insistindo que o PT é um partido de esquerda, na minha opinião, é não querer enxergar o quanto o partido mudou.
Abs
Lúcia

André C. Trafca disse...

Lola, meus pais moram em sao bento do sul, alí pra cima da serra, pertinho de joinville. Lá, o prefeito que tentava a reeleição e era do pmdb perdeu com uma diferença de mais de 18 mil votos. Pra uma cidade com pouco mais de 70 mil habitantes é uma grande diferença. Ganhou o PP de novo, que já governa a cidade há uns 30 anos. O que é engraçado é que em cidade pequena, ideologia de partido é um negócio que não existe. A única força política de esquerda que tinha "prestígio" pra ganhar uma eleição pra prefeito em 2004, quando perdeu, acabou virando chefe de gabinete do prefeito! Que era do pmdb!! o mesmo pmdb que nunca sabe de que lado está...

lola aronovich disse...

Su, eu não gosto muito de por o link desses sites horrorosos porque é um incentivo pra que as pessoas visitem. Mas acho que terei de por da próxima vez.


Mario Sergio, que pena... Sabe que até agora não sei qual a “sua terra”? Vc já falou e eu esqueci ou vc tá escondendo o jogo?

lola aronovich disse...

João Neto, vc já reparou como é quase sempre o pessoal de direita que insiste em dizer que não existe mais direita e esquerda no mundo, que isso acabou com a queda da União Soviética, ou que no Brasil não existe esquerda, etc etc etc? O meu troll de antes vivia repetindo chavões da direita ao mesmo tempo que dizia “Eu não sou de direita!”. Às vezes ele falava que direita não existia, noutras, pra justificar, que todo mundo era de direita. Assim como os candidatos de direita geralmente têm mais votos na hora da eleição do que revelam as pesquisas (no Brasil e no mundo) - acho que é o chamado “voto envergonhado”, em que os eleitores têm vergonha de admitirem que vão votar em tal partido -, me parece que o pessoal de direita é tímido pra admitir que é de direita. Pelo menos não tem o orgulho que as pessoas de esquerda têm em dizer que são de esquerda, já notou?
Se vc se sente melhor achando que não existem partidos ideológicos no Brasil, apenas pessoas, bom, fique à vontade. Mas vc está se iludindo.
O DEM está longe de ser um partido extinto. Ideologicamente, ele é o partido brasileiro mais à direita. O PP, que também veio da Arena, tem muito mais chance de se extinguir que o DEM. Inclusive por abandonar uma plataforma conservadora pra se tornar um partido fisiológico (quer dizer, fisiológico o DEM também é, mas ele tem princípios. E só se une a outros partidos de direita).

lola aronovich disse...

Bem Amargo, quem é vc? Fui até o seu blog e vi uma fotinha cheia de gente conhecida. Vc é uma dessas pessoas? Agora fiquei curiosa! Bom, sobre as eleições, dessa vez parece que a coisa vai. Até que enfim! Espero que o Carlito faça um ótimo governo e que sirva de exemplo pra toda SC.


Princesa, a situação tá bem embolada e imprevisível aí no Rio, né? Espero que a política carioca se ajeite, é só o que eu posso desejar. E que vcs não continuem elegendo Garotinhos, Maias, bispos etc... (ok, vcs não são os únicos, mas, francamente, desde que o Brizola ficou gagá - que foi bem antes d'ele morrer - o Rio começou a votar em gente muito estranha).

lola aronovich disse...

Lúcia, o PT mudou bastante, mas não sei no quê ele deixou de ser um partido de esquerda. Certamente não é o mesmo partido de 1989, que estava muito mais à esquerda mesmo. Mas só porque ele se transformou em centro-esquerda não quer dizer que tenha virado um partido de direita. Existem grandes diferenças programáticas entre o PT e o DEM e PSDB.


André, ah, o maridão esteve em São Bento fim de semana passado, pra jogar um torneio de xadrez. Eu acho que já estive aí num Jogos Abertos ou Regionais, mas não lembro. Sério que o mesmo partido governa a cidade há 30 anos? Isso é péssimo. É, concordo contigo que, em cidade pequena, ideologia de partido não conta. Por isso vemos alianças estranhas (que nunca se repetiriam estadual ou nacionalmente) em cidades pequenas...

Anônimo disse...

Oi Lola!
Conheci o teu blog há poucos dias quando estava procurando notícias sobre o Carlito. E agora o fato de ter te "encontrado" está me causando alguns problemas: estou dormindo menos (tentando ler posts e comentários antigos), quase abandonei amizades de outros sites (tentando ler posts e comentários antigos teus), só falta parar de comer para poder "devorar" os teus post tb no horário do almoço (se bem que isso começa a me parecer vantajoso, hehe... perdendo quilinhos no corpo para aumentar quilinhos de sabedoria...). Ou seja, o problema principal é que eu viciei... e viciado volta sempre para conseguir mais.

E falando da campanha do Carlito, espero muitooo poder comemorar a vitória no domingo. Não vejo a hora da campanha acabar pq realmente estou conseguindo sentir apenas NOJO do pessoal desesperado, mentiroso e anti-ético do Darci. Não é a primeira vez na vida que participo de uma eleição, mas poucas vezes antes senti tanta revolta com a falta de noção de limite marqueteiro de um pessoal desesperado que não consegue entender que o povo já oPTou

lola aronovich disse...

Ai, Taia, que amor! Fico muito feliz que vc tenha chegado aqui sem querer e tenha se viciado. Eu já disse neste post que esse negócio de dormir não tá com nada. Quanto a parar de comer pra ficar lendo o blog, ué, eu leio enquanto como! Quer dizer, conhecendo meus hábitos alimentares (de derrubar tudo em cima de mim), eu não ouso comer em frente ao computador. E o laptop que eu trouxe dos EUA não sai do escri. Mas eu leio livros e revistas enquanto como.
Ha ha, vc não precisa ler TODOS os mil posts e sabe-se lá quantos comentários em cada post de uma vez. Eles estarão aqui quando vc voltar dessas atividades fúteis como comer e dormir. Só não estarão se o Blogger decidir deletar meu blog, mas espero que ele não faça isso.
Então, sobre o Carlito, estou muito ansiosa. Pô, é um fato histórico! Primeira vez que o PT vai governar em Joinville! E vai ganhar com uma super votação. Mas a responsabilidade será grande: terá que fazer um ótimo governo. Acho que dá, a cidade tem recursos, só falta vontade política, parar com a corrupção, e redefinir prioridades.
Apareça sempre, Taia! Obrigada pelo carinho.

João Neto disse...

Lola:

Troll não é quem ofende as pessoas, via blogs? Eu não fiz isso, e não faço isso. O tal do Pernambuco... me chamou de mentiroso e eu respondi a ele, só. Neste caso você é que está sendo troll comigo. A propósito: eu tenho orgulho de ser de direita e não vergonha; e teria vergonha de ser de esquerda. Acho que isso não é ofender, mas uma posição pessoal.

lola aronovich disse...

Desculpe, João, eu não te chamei de troll. Na hora que escrevi “meu troll de antes” notei que podia haver um mal-entendido, mas não foi isso que eu quis dizer, que o Santiago era o meu troll de antes e vc é o atual. O Santiago foi o único troll que apareceu neste blog até agora, ainda bem! Só que, como ele não está mais entre nós, o descrevi como “meu troll de antes”. E não vamos brigar, crianças. Espero que vc e o “tal do Pernambuco” (cujo nome é Giovanni, e é um ótimo comentarista) possam fazer as pazes. Não dá pra concordar em tudo, mas dá pra discutir idéias com educação.
Sei que VC, no seu caso, não tem vergonha de ser de direita. Mas, sinceramente, vc não conhece mais gente que tem orgulho em ser de esquerda que gente que tem orgulho de ser de direita?

Giovanni Gouveia disse...

Lola, desculpe-me se gerei constrangimento dentro do teu blog, que pra mim, como já vistes no meu blog, é uma cachaça diária, informação e discussão e um belo texto pra alimentar a alma...
Mas sinto-me, realmente, revoltado quando escuto/leio afirmações inverídicas ou preconceituosas. Aí as palavras fluem pelos meus dedos, unindo razão e emoção num único instante.
Dizer que "Dizem que ainda por cima, esse Lula, não tem educação, o que já é de se esperar, mas não tem nem a delicadeza do homem simples. Seus auxiliares próximos falam que ele é um sujeito arrogante, estúpido com os subalternos, que se não tiver uma máquina de café expresso, no local que ele vai estar, ali não fica! Como pode? Um ex-passa fome, cheio de vontades só porque uns coitados mal instruídos votaram nele e pensa que é um rei."
É uma mentira deslavada. Conheço bem Lula, dos tempos em que ele era "apenas um militante", e, só pra citar um exemplo, nos diversos encontros e congressos do Partido, Lula só interviu Uma vez, e ameaçou intervir outra, sabe por quê? Porque ele sabe a dimensão que uma fala dele tem
dentro do partido, aí, seja qual for a posição vencendora (por muitas vezes contrárias ao pensamento dele próprio) ele a defende com unhas e dentes, munindo-se de sua autoridade, o que é completamente diferente de autoritarismo e arrogância. Lula é uma figura que esbanja simpatia quando não está tratando de coisas sérias, porque quando a hora não é de
brincadeira o Peão consegue ser mais eficaz no xeque-mate que qualquer rainha ou cavalo(pra utilizar os elementos do xadrez).
Também é notório o preconceito de classe sobre "um ex-passafome", que não
tem direito a nada...
Não sou Lulista, sou militante do Partido dos Trabalhadores, e dentro do partido eu fui a última pessoa (de fato e de direito) a defender, dentro da chamada "esquerda partidária", que esse campo deveria lançar um pré candidato contrapondo a Lula, pois, por melhor quadro que ele seja,
transformá-lo num mito é temerário até para o próprio, mas, fundamentalmente, é temerário para uma organização de Esquerda da dimensão do PT. Não o tenho como MITO, mas sei reconhecer o merecido respeito que ele construiu em sua vida. Nâo à toa que ele tem sido reconhecido
internacionalmente como a principal liderança dos chamados Países Emergentes, pra desespero da direita, que não consegue compreender porquê "um ex passa fome, semi analfabeto (outra mentira sobre Lula) operário... consegue ser mais respeitado lá fora que qualquer outro presidente da história deste País.
Não tenho no governo Lula o governo dos meus sonhos, acho que deveríamos ousar mais à esquerda, mas, sem dúvida nenhuma, este governo, com todos os problemas e limitações, tem conseguido ser melhor que qualquer outro da história do Brasil, pois tem, finalmente, mostrado que não é necessário "fazer o bolo crescer para depois dividir", e sim que é possível crescer
promovendo alguma distribuição de renda, recuperando salários, construindo uma máquina pública que pode ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo, e jogando por terra todo corolário neo liberal.

Em tempo, a única defesa de proposta que Lula fez nos encontros nacionais do PT aconteceu no primeiro congresso do Partido, em 1991, quando defendeu a necessidade de cota de 30%, no mínimo, para mulheres nos cargos de direção do Partido.

Anônimo disse...

Lola, que vença o seu candidato!
Abraço da Fatima/Laguna

lola aronovich disse...

Fátima, obrigada!


Bom, como o Gio postou aqui o email que mandou pra mim, coloco aqui a resposta que enviei pra ele:

"Querido Gio,

Concordo totalmente com tudo isso que vc diz no seu email, e gostaria, sim, que vc o postasse no blog, se não se importa. Não acho que vc tenha gerado constrangimento, e nem acho que esse João Neto que apareceu seja um
troll. Ele fez um comentário agressivo contra o Lula e o PT, eu acho que respondi agressivamente, e não esperava mais ouvir falar dele. Mas aí ele continuou escrevendo, meio que pedindo desculpas, dizendo que foi um
desabafo e tal... Claro que o que ele falou sobre o Lula é mentira. Mas não é nem uma mentira pessoal do João contra o Lula, é só mais um
preconceito que ele tem contra o Lula. Eu nunca ouvi isso de que o Lula é arrogante e antipático, mas o que me chamou a atenção foi o contexto em que esse "fato" estava inserido no comentário do João - algo totalmente elitista, no sentido de "como que um ex-passa fome pode se sentir no direito de exigir uma máquina de café?!". Porque o coment. inteiro do João
é elitista, do começo ao fim. Ao mesmo tempo, se o João quiser continuar vindo ao blog e comentando, desde que seja de forma educada, por mim tudo
bem. Mesmo que eu discorde dele! E quero contar sempre com leitores(as) inteligentes como vc pra contestar as afirmações que esses leitores preconceituosos fazem. Embora muitos leitores(as) do blog são de esquerda, não são todos. Eu chuto que uns 40% sejam bem do outro lado. Não sei. E
talvez a gente possa fazê-los pensar um pouquinho? Ainda mais nesse ódio irracional que tem contra o Lula e o PT.
Eu também não sou lulista, sou petista. Aliás, nem sou petista, porque nunca fui filiada ao partido. Mas sempre votei no PT. Agora, tenho enorme admiração pelo Lula. Sem sombra de dúvida, ele deve ser o político mais
carismático que esse país já teve.
Só que o PT não pode ser partido de um só nome! Espero que, em 2010, a gente consiga eleger a Dilma.
Estou sem tempo nenhum pra responder comentários, ou até pra escrever posts. Tenho que entregar o próximo capítulo da minha tese (primeira versão) até sexta. E eu nem comecei...
Mas eu gosto dos comentários "públicos" porque muita gente os lê, e eles SEMPRE acrescentam alguma coisa. Não é raro que a discussão nos coment. gere algo muito mais interessante do que está no próprio post.

Abração, e muito obrigada por ser um dos meus top comentaristas!
Lola"

Unknown disse...

e como fica a corrupção do PT? as cidades com políticos corruptos do PT? acorda lola, acorda! mensaleiros, dólares na cueca, "turma do lixo" em SP no governo Marta. não estou defendendo nenhum partido mas não seja tola lola ao achar que a "esquerda" é honesta...