quinta-feira, 2 de outubro de 2008

GANHE NA LOTERIA: PARE DE JOGAR

Quer enriquecer? Pergunte-me como.

O New York Times publicou uma matéria não muito inspirada, na minha opinião, sobre um carinha que gasta 30 mil dólares por ano na loteria. Pai de dois filhos, o sujeito, que recebe apenas 40 mil por ano como superintendente de obras e sonha em largar Nova York para voltar pra Porto Rico, viu, por ironia do destino, um vizinho seu ganhar 5 milhões. Segundo o jornal, esse vizinho, um porteiro, gastava “só” 30 dólares por semana. Só? Deixa eu ver, trinta vezes quatro... o cidadão torrava 120 dólares por mês em raspadinha?!
Nessas horas eu tendo a concordar com aquela frase, “loterias são o imposto dos idiotas”. Se bem que a culpa não é tanto dos deslumbrados que jogam religiosamente, e sim do sistema. Acho que loteria é uma estratégia do capitalismo pras pessoas associarem forturna com destino e se conformarem. Cada vez mais, o pessal sabe que não vai ficar rico trabalhando. E isso poderia revoltar quem labuta dez horas por dia num emprego detestável recebendo uma mixaria. A loteria funciona como se fosse uma chupeta, um “não chore, neném”, porque ela reduz tudo a uma questão de sorte. Se você tem que ralhar muito num emprego ingrato, é apenas porque ainda não teve sorte. Mas, se insistir, vai ser abençoado por Deus. Você e as outras centenas de milhões de pessoas que acreditam nisso.
E, lógico, ninguém fala das estatísticas. Uma vez li que as chances de cair um avião em cima da minha casa são maiores que as de eu ganhar na loteria. E isso numa rota em que não passam aviões! Ok, eu não jogo, mas esse é o problema: minhas chances de ganhar se eu jogasse aumentariam bem pouquinho.
Outra coisa que detesto sobre loterias é que elas incentivam a péssima distribuição de renda. Todo mundo quer ganhar 20 milhões de reais. Mas eu preferiria que não existissem nem miseráveis nem milionários. Gostaria que, ao invés de um prêmio de 20 mi, fossem duzentos prêmios de cem mil. Cem mil é uma fortuna que mudaria a vida de 99% dos brasileiros.
Mas, praquele sujeito que gasta 30 mil por ano, 100 mil não é nada. Ele acha que trabalhar é pra trouxas. Meu cunhado, irmão do maridão, também é assim. Até hoje não sei do que ele vive. Não trabalha, porque pensa que trabalho é coisa de pobre. Seu sonho é ficar rico. E, pra isso, só jogando. Uma vez, quando ele soube que eu e o maridão éramos virgens nisso de loteria, entusiasmou-se e pediu que fizéssemos uma fezinha, e foi lá apostar, todo animado. Obviamente não deu certo.
Meu amado pai era viciado em jogo. Não é força de expressão: ele era viciado mesmo. Perdeu tudo que tinha nos cassinos do Uruguai e da Argentina. Mas não desistiu. Só se endireitou quando teve filhos, mas sempre continuou acreditando em ficar rico sem esforço, jogando na loteca. A cada semana a família inteira apostava na loteria esportiva. Um cartão por pessoa. Eu me lembro de ver o Fantástico só pra anotar os resultados da zebrinha. Nunca ganhamos nada, ou se ganhamos foi uma miséria. Mas ele seguiu jogando até morrer.
Num dos maiores sites americanos de finanças pessoais, o autor declara que a maneira mais fácil de ganhar na loteria é não jogar. Se o superintendente guardasse os 30 mil por ano num fundo conservador, numa década teria 350 mil, o que seria suficiente pra que ele voltasse pra Porto Rico. Porém, não é necessário rasgar dólares como ele para juntar uma graninha. Minha sugestão? Pegue esses 50 reais por mês que você joga na loteria. Aproveite e pare de fumar, e guarde mais esses 200 num fundo de previdência. Invista esses R$ 250 que você está poupando por mês durante trinta anos. Com um rendimento de 8% ao ano, você se aposenta aos 65 com uma renda vitalícia de R$ 1.220 (se você não fuma, maravilha. Mas atrapalha os meus cálculos: guardando apenas R$ 50 durante trinta anos, o montante seria de R$ 67 mil). Tá, não é muito, mas você não ia jogar esse dinheiro fora mesmo?

17 comentários:

Chaves disse...

Também não gosto de jogar na loteria, acho estupidez. Só que muito de vez em quando, quando a situação aperta de verdade, bate o desespero e eu faço um joguinho. E todas as vezes eu me arrependi, me senti a maior idiota do mundo por pensar, ainda que por um instante, que os problemas podem se resolver assim, caindo do céu. É bom pra eu aprender...

Giovanni Gouveia disse...

Impressão minha ou esse post é quase essa letra :D

"Vai trabalhar, vagabundo
Vai trabalhar, criatura
Deus permite a todo mundo
Um loucura
Passa o domingo em família
Segunda-feira beleza
Embarca com alegria
Na correnteza

Prepara o teu documento
Carimba o teu coração
Não perde nem um momento
Perde a razão
Pode esquecer a mulata
Pode esquecer o bilhar
Pode apertar a gravata
Vai te enforcar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai trabalhar

Vê se não dorme no ponto
Reúne as economias
Perde os três contos no conto
Da loteria
Passa o domingo no mangue
Segunda-feira vazia
Ganha no banco de sangue
Pra mais um dia
Cuidado com o viaduto
Cuidado com o avião
Não perde mais um minuto
Perde a questão
Tenta pensar no futuro
No escuro tenta pensar
Vai renovar teu seguro
Vai caducar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai trabalhar

Passa o domingo sozinho
Segunda-feira a desgraça
Sem pai nem mãe, sem vizinho
Em plena praça
Vai terminar moribundo
Com um pouco de paciência
No fim da fila do fundo
Da previdência
Parte tranqüilo, ó irmão
Descansa na paz de Deus
Deixaste casa e pensão
Só para os teus
A criançada chorando
Tua mulher vai suar
Pra botar outro malandro
No teu lugar
Vai te entregar
Vai te estragar
Vai te enforcar
Vai caducar
Vai trabalhar
Vai trabalhar
Vai trabalhar
Vagabundo"

Raiza disse...

Meu pai joga na loteria,não tão freqüentemente que o prejuízo seja grande,mas ele deve jogar há uns 40anos,e sempre nos mesmos números!
Não preciso dizer que ele nunca ganhou nada né?
E o pior é que ele já teve dinheiro (pros nossos padrões),mas foi gastando,gastando.
Não vou mentir não Lola,eu quero ficar rica.Não pra sair por aí torrando em roupa de marca,ferrari e essas futilidades todas,mas pra eu saber que sempre vou ter aquele dinheirinho,se eu quiser fazer uma viagem,ou virar profissional liberal e talz,mas eu sei que não vou conseguir esse dinheiro jogando na loteria.Me lembro de ter apostao só uma vez,dois reais numa raspadinha dupla,ganhei...dois reais!pelo menos não fiquei no prejuízo.
www.garrafaaomar.zip.net

Kaká disse...

Eu só jogo na loteria quando vou pagar alguma conta na lotérica, que é quase nunca nessa era de débito automático. Eu devo gastar 5 reais por ano na loteria. hahaha!

Eu já joguei no bicho (momento ilegal) e ganhei. Tinha um ponto do lado de fora da escola e um dia eu resolvi testar, apostei o dinheiro do lanche e ganhei o suficiente para comprar um tênis. Conclui que a minha sorte naquele jogo já tinha sido usada e nunca mais joguei.

Anônimo disse...

Meu pai também sempre joga na loteria, nunca ganhou mas não desiste. E nem adianta falar algo contra, nada abala a fé de que um dia ele vai ganhar.
Eu não jogo (e nem aposto em nada), assim como a Camomila acho estupidez também, nem no desespero.
Princesa, acho que a gente quer o dinheiro pela segurança, mas a maioria quer pelo status mesmo, então pra eles não justifica trabalhar para isso, só sorte.

Anônimo disse...

Meu avô trabalhou com jogo por muito tempo.
Ele contou que já viu gente vender a casa pra apostar em jogo acumulado, e perder tudo. E que a maioria dos que ele conheceu, que ganhou, era gente que jogou uma vez, o jogo mínimo, por acaso.
Ele mesmo nunca ganhou nada,ou melhor, alguns prêmios bem pequenos mas não era viciado em jogo também.
Já minha tia é viciada em bingo, já ganhou dois carros e vários prêmios.Mas pensa que ele está rica? Não, porque cada vez aposta mais e mais.
Como Kaká disse, acho que tem uma cota de sorte, é bom não abusar.
Jogo pouco, de vez em quando, mas lendo agora acho que devia mesmo colocar na poupança.
bjo

Anônimo disse...

Eu brinco de vez em quando na loteria, não a levo muito a sério mas se existe uma possibilidade de ganhar... Por que não? Essa gente que gasta tanta dinheiro já apanhou o vicio do jogo.

Masegui disse...

Este post é pra mim, é? loteria, cigarro...
Tá, eu jogo pouco mas jogo toda semana. A chance de eu ganhar alguma coisa é quase a mesma de a Juliana Paes se apaixonar por mim... mas vamos que dê a louca na menina, né mesmo?

Juntar dinheiro? cê besta, eu quero fazer tudo agora, não daqui a 30 anos. Vou estar morto ou velhinho e caduco. Ah, lembrei, velhinho a gente fica quando faz 51, né?

Tina Lopes disse...

Eu só joguei uma vez. Porque era um bolão do jornal em que trabalhava e todo mundo tava jogando, era uma super-ultra-mega-sena, sei lá. Sei que paguei R$ 5 pela minha parte no bolão. Os outros deram R$ 10. Quando cheguei no domingo pra trabalhar - nem lembrava do bolão - tinha um cartaz na entrada: "SÓ FALTOU O 18!" Então uns 40 idiotas fizeram cada um sua fezinha e ninguém apostou no 18. Ficamos com a quina. E olha que era uma boa grana, ainda. Dividindo por todos - até pessoal da gráfica, limpeza, portaria - recebemos partes de R% 600 (há 5 anos) por cada R$ 5 apostados. A maior parte do pessoal ficou com R$ 1200. Eu fiquei com os R$ 600 e comprei uma cama nova tipo box. Quer dizer, paguei metade por ela e a outra metade em prestações. Nunca mais joguei nem jogarei. Imagina se faltar só uma dezena de novo.

:-P disse...

Cara, eu jogo na Mega, Loto Fácil e Lotomania. Mas é tipo 4 reais por mês.

Agora, bingo e cassino é foda. Tenho dois viciados na família e é difudê. Um tá controlado e o outro...bem...o outro...

É, né? :-/

S. disse...

Eu nunca gostei muito de comprar bilhete de loteria, pelo menos nao da mega sena e variantes. Nunca lembro de conferir depois se ganhei!

No entanto volta e meia eu compro uma raspadinha, uma vez por mes mais ou menos. E' uma midia mais adequada ao meu "attention spam"... Meu pai joga na loteria regularmente e volta e meia ganha uns 200/300 reais, deve servir pra compensar um pouco do prejuizo que ele leva fazendo as apostas. Mas como ele se diverte e' melhor deixar quieto, ele nao gasta dinheiro a toa alem disso.

lola aronovich disse...

Camomila, sei lá, gastar uns 2 reais POR MÊS pra poder sonhar acordado eu não acho o fim do mundo. Quer dizer, eu prefiro pensar “o que faria se ganhasse 2 milhões de reais” sem precisar jogar. Aliás, raramente penso nisso. Meus sonhos geralmente se limitam a “o que eu faria se ganhasse salário de rico” (que, pra mim, seria 5 mil reais).


É parecido, né, Gio? Jogar na loteria serve pra atenuar os conflitos sociais, sem dúvida.

lola aronovich disse...

Princesa, “ficar rica” é muito variado. Pra maior parte da população ter 100 mil de patrimônio seria equivalente a “ficar rico”. Pra gente que é classe média seria preciso mais, mas quanto? Eu ainda vou escrever mais posts sobre isso...


Uau, Kaká, vc já ganhou no bicho?! Lembro de quando meu pai acordava “inspirado” por ter tido algum sonho estranho e jogava em tudo, inclusive no bicho. Nunca ganhava...

lola aronovich disse...

Ashen Lady, é, tem muita gente que quer ter dinheiro pelo status. Mas voltamos à questão: o que é ser rico? Quanto dinheiro é necessário? Depende do padrão de vida que a pessoa estabelece pra si.


Cris, querida, acho que jogar pouco, de vez em quando, não é tão ruim. Melhor que ser viciada em bingo! Como tem mulher viciada em bingo, né? Geralmente velhinhas. Muito estranho. Sabe, elas podem arranjar atividades mais divertidas sem gastar nada. Jogar xadrez, por exemplo.

lola aronovich disse...

Cavaca, a possibilidade de ganhar na loteria é quase inexistente. Mas pra muita gente esse é o único jeito de sonhar. Então é isso: jogando na loteca, a pessoa tá pagando pra sonhar!


Mario Sergio, o seu caso não conta. Vc já é aposentado! Vai continuar recebendo o que precisa pra viver até o final da vida. Não tem por que juntar dinheiro, a menos que seja pra fazer um programa especial (viajar com a patroa, por exemplo). Mas a maioria das pessoas precisa guardar dinheiro se algum dia quiser ter uma aposentadoria decente. Eu e o maridão, quando nos aposentarmos, provavelmente será por idade e com um salário mínimo. Se a gente quiser viver com mais de 830 reais por mês, só guardando dinheiro, porque ninguém vai dá-lo pra gente. Quer dizer... Aceitamos doações de aposentados precoces!

lola aronovich disse...

Puxa, Tina, vc só jogou uma vez e ganhou 600 reais?! Que maravilha! A maior parte das pessoas teria investido esse dinheiro na esperança de ganhar mais. E perderia tudo. Que bom que vc foi comedida.


Viciado em jogo é fogo, Malena. Eu não consigo nem imaginar. Meu amado pai foi viciado, mas isso antes de eu nascer.


Cereja, vc aponta um lado interessante, que é o de jogar como lazer. O único lazer do seu pai é apostar na loteria. Acho que tem tanta coisa mais legal que ele poderia fazer pra passar o tempo, mas se ele se sente bem jogando, why not?

Patty Kirsche disse...

É raro eu jogar, mas quando tento, eu faço jogos combinados desdobrando os números, uns esquemas matemáticos pra fazer apostas baratas com maior probabilidade de acerto. Mas não penso em ficar milionária, não. Só gostaria de poder investir num negócio próprio e talvez um dia ajudar mulheres vítimas de violência sexual e/ou doméstica... Meus pais jogaram a vida inteira. Minha mãe acertou um terno uma vez, o que paga algo em torno de R$70,00. Hoje em dia, as únicas distrações de meu pai são TV e loteria. Ele deve gastar uns R$50,00/semana. Nem sei em quê ele iria usar o dinheiro dum prêmio... rs... E concordo com vc, a loteria é o atestado do quanto não é possível todo mundo enriquecer trabalhando.