terça-feira, 23 de setembro de 2008

RESULTADO DA ENQUETE: CENA MAIS ASSUSTADORA DE UM TERROR (TRÊS VOTOS POR PESSOA)

Eu me identifico com o Jack Nicholson.

Vamos analisar no que deu a segunda enquete sobre a cena mais apavorante de um filme de terror americano. Como vocês devem lembrar, na primeira vez eu fui uma ditadora desprezível e só deixei votar em um. Agora podiam escolher três, pra alívio geral (vejam as cenas aqui). Daquela vez muitos chiaram, mas mais pessoas votaram (97). Nesta enquete foram apenas 82, mas eu sei porquê: porque havia uma outra enquete em cima, a de Mamma Mia!. Bom, como já comentei tudo na enquete anterior, agora vou tentar ser sucinta e apenas dar os resultados. Eu vou conseguir, vocês vão ver. Tan taran tan tan (música do Rocky). [Em retrospecto: falhei miseravelmente, de novo].
Desta vez, o único que não levou um votinho sequer foi a opção “outro”, que, estranhamente, na enquete anterior ficou em quarto lugar, com 7%. Sinal que não havia tantos revoltados agora. Ah, e a cena de abertura de Halloween também ficou boiando. Admito que essa cena não é muito assustadora, mas é ótima mesmo assim. Ela tampouco comoveu algum votante na pesquisa anterior.
Com 1%, dois filmes bem asquerosos (mas bons): A Mosca e Enigma do Outro Mundo. Talvez seja a prova de que vísceras e sangue mais enojam que assustam (ou alguém consegue se lembrar de uma só cena que assuste, não enoje, em qualquer um dos quatro Jogos Mortais? Vem vindo o quinto em outubro. Tenho zero vontade de vê-lo. É outro tipo de terror, puro sadismo apenas. Eu já disse: é como a versão ficcional de Faces da Morte, aquele documentário com clipes nojentos de mortes “originais” que os adolescentes tanto adoram assistir). Ainda com 1%, a Drew Barrymore no início de Pânico, que tá mais pra terrir.
Só uma cena ficou com 2%: a da carona no começo de O Massacre da Serra Elétrica. Tá, eu tampouco votaria nela.

Com 3%, duas cabeças decepadas: o encontro do Richard Dreyfuss com uma ex-mente brilhante em Tubarão, e o cameraman que perde a sua em A Profecia. Ambas são bastante rápidas. Eu gosto muito mais de outra cena que ficou com 3%: os dois amigos
perdidos em Lobisomem Americano em Londresque, gente, é um filmão. Vejam se vocês ainda não tiveram esse prazer. E o David Naughton foi meu símbolo sexual na época. Ele e um jogador de futebol italiano chamado Bettega (alguém se lembra?). Tadinho, o David nunca mais fez nada de destaque. Ahn, ele esteve em um episódio de Seinfeld e outro de Plantão Médico, se isso diz alguma coisa pra vocês.
Com 4%, o Donald Sutherland gritando no final do grande Invasores de Corpos. Adoro esse filme. Nunca achei o Donald
sexy. Jura que algumas de vocês já?

Com 6%, a confusão geral do começo de Madrugada dos Mortos. Gosto muito quando o marido zumbi (daqueles rápidos) deixa de perseguir a mulher pra atacar uma vítima mais a mão. Pelo jeito, marido
zumbi é tudo adúltero mesmo.
Com 7%, a
cena em que Jodie Foster descobre onde estão o serial killer e sua vítima em Silêncio dos Inocentes. É muito legal a estagiária do FBI gritando pra vítima no fundo do poço: “Você está salva”, e a pobre moça sabendo bem que não é assim, e exigindo pra ser tirada de lá naquele exato momento (alguém não reagiria dessa forma?).
Estranho, porque na outra enquete mais gente considerou a cena da Jodie mais apavorante que a da grande fuga do Anthony Hopkins. Desta vez esta com o Hannibal Canibal ficou com 9%, empatada com a do palhaço atacador de
crianças em Poltergeist, com a da Nicole atacadora de crianças cobertas com lençóis em Os Outros (quem pode culpá-la?), e com a da Mia Farrow contra o mundo em O Bebê de Rosemary. Todas essas ficaram à frente da ducha mortal de Psicose, que recebeu 8%, e que deve ser um dos momentos mais reverenciados da história do cinema. Mas concordo que não é tão aterrorizante, ainda mais depois de vê-la 3,561 vezes, em média.
Em oitavo lugar, com 10%, mais um empate: o monstrinho que sai
da pança do John Hurt em Alien, e o final sem esperança de O Nevoeiro. Pra mim, o melhor filme de terror desde O Sexto Sentido.
Outras pessoa
s aparentemente não concordam, e deram 14% pra última cena de A Bruxa de Blair. Não, gente! Não! Nem dá pra ver o que acontece direito, já que parece que o maridão é que tá filmando. Enquanto tem um ataque epiléptico. No meio de um terremoto de 7 graus. Com o Cloverfield tendo um acesso de fúria ao lado.
Em sexto lugar, com 17%, quem ficou em primeiro (com 11%) na outra enquete: a cena da mão saindo da cova em Carrie. Já falei que grito toda vez que vejo esse pedaço? Eu votei nela.
Em quinto, com 19%, um empate: a Kathy Bates
quebrando as pernas do pobre James Caan em Louca Obsessão, e a menininha cabeluda saindo da TV pra atacar um carinha não muito esperto em O Chamado (essas cenas ficaram em quarto e terceiro lugar, respectivamente, na primeira enquete).
Em quarto lugar, com 20%, a Linda Blair fazendo tudo que ela tem direito (menos a parte da sopa de ervilha) em Exorcista. Eu gosto do filme, mas ele é misógino pacas. Na outra enquete essa cena só recebeu 3% dos votos.
Em terceiro, na mesma colocação da outra pesquisa, a cena em que a Shelley Duvall encontra os escritos do seu
marido em Iluminado, com 24%. Se eu estivesse datilografando a minha tese de doutorado, ao invés de usar o computador, e o maridão tivesse a mínima curiosidade em ver o que ando escrevendo, e lesse as mesmas linhas “Só trabalho sem diversão e chocolate faz da Lolinha uma mulher maravilhosa mas triste” (variação de “All work and no play makes Jack a dull boy”) eu também apareceria com um taco de baseball. Maior invasão de privacidade! Quer dizer, se o meu orientador não tivesse se apropriado do taco antes, pra bater na minha cabecinha oca.
Em segundo, com 29%, a cena da escola de Os Pássaros (na outra enquete ela só teve 4%). Fico feliz que tanta gente viu esse grande clássico do Hitchcock. Meus gatos devem ter visto também, porque anteontem mataram (e comeram) um passarinho. Ficamos tristes quando isso acontece, mas também comemos frango.
E na primeiríssima colocação, com 34%, o menininho com três nomes indo ao banheiro no meio da noite, e vendo alguma coisa passar por ele no corredor, numa cena incrível de O Sexto Sentido que já foi copiada à exaustão. Felizmente, a única coisa que encontro quando vou ao banheiro aqui de casa no meio da noite é barata. Pensando bem, troco as baratas por qualquer fantasma zangado, fácil. Já já anuncio os resultados da outra enquete e o tema da próxima.- A Lolinha não só não consegue ser sucinta como ainda chama meu filme de misógino?! Espera só ela ir ao banheiro no meio da noite!

23 comentários:

Santiago disse...

Lola:
Estou completamente fora do assunto, mas é que me lembrei e quero dar esse presente a você e seus leitores/comentaristas. Eu sou um troll culto.


Pra quem gosta do Lula e o acha a oitava maravilha, eu aconselho a leitura de um livrinho "A Revolução dos Bichos" do George Orwel. O Lula está lá com toda a tropa do PT. Vejam como eles torcem as regras(leia-se constituição) para se perpetuar no poder.Leia o livro até o final e veja o que acontece com o cavalo; ele representa o trabalhador e eleitor. Nada como uma analogia poética para clarear as idéias.

Eu sei que você vai ficar brava, mas poderia ser pior. Eu poderia ter indicado "O País dos Petralhas" do Reinaldo Azevedo. Esse eu não li, portanto, estão salvos.

Chaves disse...

hum, hum, excelente livro. Tá na minha estante dos livros permanentes.

Tina Lopes disse...

Gente, o troll indica a Revolução dos Bichos. Ele adora ser troll. Mas essa foi a pior ofensa até agora. Achar que o Orwell é novidade pros leitores da Lola. Bem, bem, só vim aqui pra dizer que não votei na cena do primeiro lugar porque quando era criança fui ao banheiro e vi... um astronauta passando pelo corredor. Quase igual. É que dormi na privada, tadinha, tinha só uns 3 anos e assisti a um daqueles quadros do Fantástico sobre seres de outro planeta. Hahaha. Pelo menos não fiz xixi na calcinha.

Giovanni Gouveia disse...

Falando em "passar para o banheiro e encontrar algo", tem aquela famosa cena de "Três solteirões e um bebê" que até hoje me dá arrepios, e ninguém conseguiu esclarecer totalmente....

Sobre Revolução dos Bichos, indicado (com 60 anos de atraso) peloo troll aí em cima, embora se diga culto ele deveria conhecer um pouquinho a história do livro e do autor, que militou na guerra civil espanhola, e faz a crítica do stalinismo, quando se junta à direita (tão defendida por santiago) ajudando na derrota das forças populares.
Corrigindo, não é um cavalo, mas uma égua, Quitéria. E quem tem sido míope é quem não vê a clara redistribução de renda no governo Lula.

Sobre torcer as regras para se perpetuar no poder, isso ai foi FHC quem fez pra garantir a reeleição...

Suzana Elvas disse...

Lola, vou te confessar: eu nunca soube o que o JN escrevia em "O Iluminado". Sempre fechei os olhos nessa parte (em várias partes, aliás). E ia dar uma voltinha. Então é isso, é?

Por isso eu votei nessa. E no bebê da Rosemary (que tem um fim que não foi filmado - sabias, né? Vale um post de finais não filmados) e no guri cabeça-oca (ops!) no "Sexto sentido".
Bjs

Suzana Elvas disse...

Pernambuco, era um cartaz em tamanho natural de um guri que estava atrás da cortina. Vi a cena de um contra-regra tirando o dito depois que a cena foi rodada.

Giovanni Gouveia disse...

"Vi a cena de um contra-regra tirando o dito depois que a cena foi rodada."
Eu também vi, mas não me convenci...

Santiago disse...

OH! tal de Tina Lopes e Pernanbucobebendoparaomundo!

Eu indiquei o livro, a Revolução dos Bichos, logicamente, para quem não leu, ou leu e esqueceu. Quem já leu, e não entendeu, o que é o caso de vocês dois, leia de novo. Não precisam ficar ofendidinhos. Gente cabeça de bagre, basta ter lido um livro já se acha grande coisa.

Eu só fiz uma referencia ao livro o indicando, sabendo que muita gente leu e vai se lembrar de fazer uma analogia neste dias de popularidade de 80% do Sr. Molusco; quem não leu deveria ler. A propósito: os intelectuais citados acima, Tina Lopes e Pernanbucobebendoparaomundo, já devem ter lido o Anti-Cristo do Nietzsche e o Príncipe do Maquiavel, portanto não vou indicá-los. Porém, para entender a moral ocidental cristã e como funciona a cabeça do homem, uma vez que está no poder, é outra boa leitura

Tina Lopes disse...

Ai, como estou magoada. Ei, Pernambuco, eu também não me convenci daquele cartaz não. E olha que eu não acredito em fantasmas. Mas que a explicação deve ser outra, deve. Eu sou daquelas que alugou o vídeo e ficou dando pause na fita mil vezes e dava pra ver um menininho.

Anônimo disse...

Oi, Lola!

Ahahaha, tô rindo com seu inconformismo com o final a Bruxa de Blair ter ficado entre os mais votados.Engraçado ver como certas cenas tocam as pessoas de jeitos diferentes.Achei horripilante mesmo.
Já a cena da Carrie, por exemplo, não dei nem um gritinho.
Gostei do resultado, Sexto Sentido tem várias cenas que dão medo. Gosto da cena do banheiro (votei nela tbém), mas a que mais me assustou foi qdo o menino olha embaixo da cama e tem a menina fantasma lá.

Seu Troll tá se achando.
Manda ele pra casinha, ahaha.

Beijos, querida.

Giovanni Gouveia disse...

Acho que quem leu e não entendeu bulhufas do que Orwell falou foi você, Santiago, acho também que não entendeu O Principe, apesar de ser um livrinho curtinho, provavelmente sequer sabe o que significa Virtú em Nicoló Machiavelli; também deve ser daquele tipo de gente que está espumando de raiva, verde como a sopa de ervilha que a menina vomita em O Exorcista, por não aceitar que um "reles metalúrgico" seja autoridade máxima deste país, representando magnificamente o Brasil...

lola aronovich disse...

Ai, ai, gostaria de ter mais tempo, mas deveria estar trabalhando na tese...


Santiago, vc não falou que ia tirar férias de um mês? Tô aguardando.
Realmente é ofensivo vc sugerir Revolução dos Bichos, como se ninguém conhecesse o livro. E depois vc diz que é pra gente ler de novo se não o entendeu. Porque vc acredita em verdade absoluta e em interpretação única. Puxa, quem é de Letras, como eu, passa o tempo todo lendo, ouvindo e falando que existem tantas interpretações e significados possíveis como existem leitores, mas aí vem vc e diz que não. Vc, que é aquele que dá valor ao estudo, à pesquisa, e já me achou grande coisa só porque eu faço doutorado.
Revolução, ou Animal Farm, eu li no meu high school. Como estudei em escola americana, e na década de 80 ainda estávamos na Guerra Fria, era leitura obrigatória. E é um livrinho fino, minúsculo, fácil, ao contrário de 1984 (que eu prefiro, apesar de ser pesadão). Lembro de ter visto um desenho animado também. Eu já achava o troço tremendamente datado na década de 80, imagina hoje. Tem livros (e filmes) que envelhecem mal. Revolução certamente é um deles. Outro é The Crucible (como se chama em português? As Bruxas de Salem?), do Arthur Miller, que pra mim parece restrito ao macartismo.
Agora, é impressionante a sua desfaçatez, Santiago. Quem tá se perpetuando no poder? Se o Lula quisesse desrespeitar a constituição, ele usaria sua aprovação pessoal de quase 80% e aprovaria um terceiro mandato. Muitos eleitores gostariam disso. Mas ele não vai fazer isso, ao contrário do seu antecessor, que passou o primeiro mandato inteiro aprovando sua reeleição (que agora o PSDB quer voltar atrás, mui desacaradamente).

lola aronovich disse...

Tina, deve ter sido assustadora essa cena aos 3 anos...


Gio, pois é, tô com a explicação da Suzana. Não acredito nessas coisas sobrenaturais. Mas vi a edição do Fantástico que falava da cena de Três Solteirões, e é arrepiante, sim.
Obrigada por responder ao troll.

lola aronovich disse...

Su, essa é a minha cena preferida de O Iluminado. Veja de novo e mantenha os olhos abertos! Vc não viu que a Shelley vê folhas e mais folhas com a mesma coisa escrita, só que com formatação diferente? É tão legal! (eu faria isso se não estivesse escrevendo minha tese no computador).
Opa, qual o final de Bebê que não foi filmado? Ou não tô sabendo ou me esqueci!


Cabeças de bagre. Rewind. Cabeças de bagre. Rewind. Cabeças de bagre. Santiago, vc chamou os meus leitores de cabeças de bagre? Toma tento. Sério, deixa de ofender as pessoas.
Depois daquela sua mentira de que vc votava na esquerda, eu fico em dúvida se as outras coisas que vc disse também são mentiras. Às vezes custo a acreditar que vc é um adulto (com todo o respeito aos adolescentes). Vc não se envergonha nem um pouquinho de estar fazendo papel de bobo?
Santiago, se vc quiser, escreva um guest post pra este blog. Título: "por que sou assim". Explica melhor essa obsessão que vc tem em ficar comentando ofensivamente nos blogs de esquerda. Por que vc acha que está numa missão, numa cruzada? Sério. É um convite de verdade.

lola aronovich disse...

Ah, Cris, eu fico incorformada com a colocação da Bruxa de Blair. Na época, ao sair do cinema, eu até gostei. Mas hoje... Pois é, cada cena causa um efeito pra cada pessoa. Só o troll acredita que uma cena causa uma reação única pra todo mundo. É o mesmo princípio de crer que só existe uma verdade (a dele).
E sobre Sexto Sentido, é uma prova de que o Shyamalan realmente sabia o que estava fazendo. Tomara que ele volte a fazer um filme com essa qualidade.


É, Gio, o troll odeia o metalúrgico. Mas ele tem uma boa explicação pros altíssimos índices de popularidade do Lula: ele apenas copiou o FHC. Estranho que o FHC não era tão popular... Aí partimos pra segunda explicação: o povo é burro. E por aí vai.

Masegui disse...

Lolinha,

Com sua licença...

Santiago,

Você já leu O Pequeno Príncipe? Eu já...!

Juliana disse...

não votei de novo =(

Giovanni Gouveia disse...

"Obrigada por responder ao troll."

Qualquer coisa estamos aqui, em defesa da Estrela, e da ATMA... (é, estamos ficando velhos rsrsrsrs)

Suzana Elvas disse...

Estou procurando na Internet mas não achei. Não sei se é o fim do livro (o que não acredito), que eu nunca li.

Li numa entrevista (acredito que com o Ira Levin) que dizia que foi imaginado um fim mais longo. Rosemary afinal pega o darkbaby nos braços e, quando todos estão distraídos, ela sai correndo com ele nos braços para a rua.

Chove, o povo tá atrás dela, e então ela entra numa igreja - mas os outros não. Ali dentro, ela se aproxima e deposita o bebê no altar, pedindo em voz alta que Deus aceite essa alma recém-chegada. Então dá-se a catarse final, em que Lúcifer volta ao céu e o mal termina no mundo.

Enfim, nada Polanski.

Anônimo disse...

Eu achei A Bruxa de Blari um dos piores filmes que vi na vida. Só vi uma vez no cinema e não tive medo nenhum, sem nexo, sem roteiro, puro marketing. E o pior é que quando achei que tava ficando interessante, na parte que eles entram na casa, o filme acaba. Frustação. Me lembro que na época cinema era muitoooo barato e paguei R$ 3,00 a meia e ainda assim achei que joguei dinheiro fora.
http://universonosdois.wordpress.com

Chaves disse...

Lola, eu não tinha visto a discussão depois disso, então vou postar a resposta aqui, mesmo que já seja tarde:
Obrigada pela parte que me toca, mas não acho que seja questão de pensar ou não pensar concordar com o seu ponto de vista, Santiago.
A revolução dos Bichos é um ótimo livro, e mais do que "anticomunista", ele é uma denúncia ao poder instituído, seja qual a sua orientação.
A raiz do Estado está distorcida desde o contrato social, isso o que o Orwell denuncia já aconteceu desde a Rev. Francesa, que de toda a ideologia igualdade-liberdade-fraternidade também não sobrou nada, foi deturpada até virar o nosso capitalismo selvagem, onde igualdade é todos terem o direito de comprar os mesmos produtos.
Nunca votei no Lula, nem sou tiete, sou antiaborto radical, e outras posições conservadoras. Mas como não sou cega, sou forçada a admitir que as coisas estão indo bem para o lado de quem realmente importa - as massas.

Nós, a elite, não precisamos de babá - e nem queremos.
Mas não há como negar que existem milhões de pessoas que sim, PRECISAM de apoio. E isso o Lula está fazendo bem, colocando em prática, e aumentando o alcance de políticas sociais importantes.
Como conciliar idéias socialistas num mundo capitalista? O problema é tão mais profundo que a política governamental, que não dá pra se alongar aqui. Fica pra outro boteco...

Chaves disse...

onde se lê "raiz do Estado" leia-se "função do Estado".
Trata-se da justificativa para o poder.

Anônimo disse...

A cena que mais me assusta num filme de terror não está listada:
O diálogo entre o menininho com três nomes e o Bruce Willis em Sexto sentido. Aquela parte quando ele diz que "vê gente morta, todo o tempo" e depois emenda: "quando eles (os espíritos, fantasmas, whatever) se zangam faz frio".

Bem... Eu sempre tive essa tedência de sentir calafrios ao entrar ou simplesmente por estar em certos lugares (sozinha e acompanhada, independente do ambiente ser assustador ou não), mas, depois desse filme, toda vez que isso acontece, eu lembro do menininho sussurando essa frase para o Bruce Willis e o medo volta com força total.

Medo mesmo. Pavor.