terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

EXPLICAÇÃO BIOLÓGICA PARA FENÔMENO CULTURAL

O ramo da ciência que mais ganha destaque na mídia desde a década de 80 (por coincidência, período em que se iniciou uma reação conservadora ao feminismo) é a psicologia evolucionista, conhecida como “culpe o homem das cavernas”, que tenta justificar todo um comportamento masculino inaceitável (como o estupro) explicando que tal comportamento é incontrolável e vem desde o tempo dos nossos antepassados. A psicologia evolucionista tem explicação pra tudo, até pra por que os homens preferem as loiras (é, eles chegaram a essa conclusão. Segundo um deles, é porque cabelos loiros estão relacionados à juventude, e quanto mais jovem a mulher, melhor procriadora ela será). O último estudo desta ciência machista revelou que 50% dos homens numa pesquisa perdoariam suas namoradas se elas os traíssem com outra mulher. Mas os psicólogos evolucionistas não pensaram, opa, óbvio, afinal, já tem mais de vinte anos que todo filme pornô hétero tem cena lésbica, e um homem com duas mulheres virou fantasia sexual masculina. Não. A conclusão deles é o “instinto básico do ciúme”, ou seja, homens não perdoariam suas parceiras se a traição fosse com homens porque isso colocaria em risco a autoria da paternidade. É tudo instintivo, natural, nada socialmente construído. A gente é pura biologia.

89 comentários:

Lord Anderson disse...

Hum, será que posso apresentar esse estudo p/ a minha namorada?

heheheh

Sinceramente, tem hora que a "ciencia" e os usos dela ficam risiveis.

Carla Farinazzi disse...

Oi Lola,

Gostei bastante do post. Com a tal psicologia evolucionista, muitos comportamentos ridículos são explicados. Assim fica fácil, né?

Beijo

Carla

Lord Anderson disse...

Falando um pouco mais serio, é sempre importante lembrar que essa mesma "ciencia" até poucas decadas atras justificava o preconceito racial, afirmando que algumas etnias eram "naturalmente" mais inteligentes, ou mais ativas, ou mais eticas.

Incrivel que esses cientistas não percebam a semelhança entre essas ideias.

Bárbara disse...

Do Estadão:
"Os homens (...) veem um caso homossexual da namorada como 'uma oportunidade de acasalar com mais de uma mulher ao mesmo tempo, satisfazendo o desejo masculino por várias parceiras sexuais'".

Porque é óbvio que as chances de a amante ser lésbica são nulas. Afinal, lésbicas não existem, são só mulheres confusas!

Roberta disse...

Quer dizer os homens perdoariam as esposas se elas fugissem com outra mulher e o deixasse sozinho com a própria mão?Bom saber

Jac disse...

É justamente sobre isso o próximo post que eu iria fazer no meu blog.

Claro que a leitura mais fácil para esse comportamento de perdoar traição com outra mulher é: "Opa, talvez eu tenha chances de pegar a outra também, fazer um threesome!"

Mas acho que aí tem mais um fator que eu chamo de Invalidação do Relacionamento Lésbico. O homem não se importa de uma traição assim pq acha que nunca uma outra mulher seria CAPAZ de "roubar" a SUA mulher.

Em contra partida, eu não conheço mulher que perdoaria uma traição com um homem (ou trataria de forma diferente pelo menos do que uma traição com mulher).

Acho que existe também toda uma cultura do falo nessa história (pq sexo só existe com pênis, né? ¬¬)

Tanize disse...

Esse tipo de pesquisa sensacionalista é um ultraje aos verdadeiros cientistas antropólogos e biólogos que passam anos em laboratório para chegar a conclusões sérias, que nunca recebem tanta mídia!!

Ághata disse...

Né, Bárbara!
E, claro, se for bissexual, com certeza, vai ficar com o namorado da outra, né? Porque é do instinto da mulher ficar com o namorado da 'amiga'. É o instinto pela busca do machinho alfa que faz as mulheres concorrerem eternamente entre si - por mais, que, aparentemente, tem sempre pra todas.


...olha, tem que dar muito malabarismo pra fazer testes tão contraditórias e sem noção assim.

Blanca disse...

Meu pai me diz uns negócios assim. Vi na Capricho, há tempos, um menino dizer que traição é instinto. HAHAHAHA

É foda, né.

aiaiai disse...

Uma amigo meu (esses amigos que a gente tem...) defendendo as mulheres ficarem em casa cuidando dos filhos enquanto o marido trabalha:

- "É assim desde os homens pré-históricos. Não sei como você não vê!"

E eu:

- "Então tá. Volta pra sua caverna e arraste sua mulher pelos cabelos, ok?"

Anônimo disse...

O mundo não é nem preto nem branco é cinza. Somos biologicos e culturais. Parte é biologia pura mas parte vem da cultura...
Engraçado que TPM é biologia e não cultura né...

Ághata disse...

Concordo, Jac.

O relacionamento lésbico não existe pra esse povo. É uma mera questão de amizade entre duas mal amadas ou só pra provocar macho mesmo.

James Figueiredo disse...

Importante notar que pouquíssimos estudos e cientistas sérios dão trela pra psicologia evolucionista, que traça conclusões e postulados a partir de dados incompletos e usando extrapolações completamente arbitrárias.

Lord Anderson disse...

Verdade James

Mas infelizmente a midia em si da muita trela.

Ághata disse...

E voltamos a arte de arquitetar uma analogia...

O que "TPM" tem a ver com "homem perdoar traição entre mulheres"...?

Meo deos...

Jéssica disse...

Eu acho interessante como esses cientistas e os homens que acreditam nessas pesquisas não percebem que elas são ofensivas aos próprios homens.

Quer dizer que parte da espécie humana são seres irracionais, que só pensam única e exclusivamente em sexo e agem por puro instinto.

Eu acho essa uma ofensa bastante grave, para ser usada só para justificar erros pessoais.

Anônimo disse...

Sim,é verdade.Eu leio e ouço essas pesquisas e conclusões científicas initerruptamente e fico bsolutamente entediada,quando não indignada.Ah,não quero citar muitos exemplos agora,são inúmeras bestialidades,mas tem opiniões até sobre mulheres que casam-se levando em consideração a conta bancária do parceiro.Porque só mulheres fazem isso ,né?Massivamente tais estudos só servem para manter as funções de gê^nero intactas.Podar os potenciais femininos.E esse papo de "na época das cavernas era assim e assado e explica blá,blá,blá,tá,tá,tá".Uaahh(bocejo).Ora ,muitas das primeiras sociedades do mundo eram matriarcais.Ninguém sabe,pois é.

ALINE

ALINE

Lilian disse...

Esse tipo de pesquisa sensacionalista é um ultraje aos verdadeiros cientistas antropólogos e biólogos que passam anos em laboratório para chegar a conclusões sérias, que nunca recebem tanta mídia!!

(2)

A questão da traição não é apenas masculina e sim claro da espécie!
A ciência não distingue gêneros.
Outra coisa: o fato da psicologia evvolucionista explicar a origem de certos comportamentos não significa que eles são certos ou necessários atualmente. Se formos utilizar psicologia evolutiva pra tudo não prenderíamos ladrões, pois roubar é natural da sociedade!Que coisa interessante não?
Certamente, devemos nos lembrar que a ciência é cartesiana e minimalista, ou seja, num estudo de psicologia evolucionista eu foco apenas aquele assunto e pronto e esqueço que existe antropologia, sociologia e um bocado de coisa.Eu como estudante universitária e cientista fico triste com essa coisa de "cada um no seu quadrado", visto que o mundo é formado por todos os quadrados juntos!

Anônimo disse...

Qando não perdoa é machista...
Quando perdoa é machista...

Jéssica disse...

Ler o simplismo desse anônimo me dá até raiva, mas dá uma preguiça de responder...

Niemi Hyyrynen disse...

Assino em baixo com tudo que a Jac disse.

:D

Anônimo disse...

Me disseram que esse blog era missandria pura...
Mas não imaginei que fosse em todos os posts...

Lord Anderson disse...

Hum,

sei que não devia, mas diz ai anonimo?

cade a misiandria?

em qual post?

só por curiosidade.

Rhael disse...

Porra! De novo?!

Lembro de já ter afirmado aqui: http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/02/psicologia-evolucionista-so-rindo.html

as palavras que pelo visto vou ter que repetir. Também podem ser atribuídas à "conclusão" que o post menciona.

"O fulano do livro citado está astronomicamente enganado, mas tomar ele e os outros que dizem asneiras como população estatística acaba com o crédito de todos os psicólogos ocupados em realmente estudar como as questões evolutivas influenciam no comportamento( Influenciam, apenas isso, elas não Determinam; e quem afirmar o contrário não deve ter muito crédito dado ao que vai dizer em seguida).

Muitas pesquisas levam anos e anos até se tornarem teorias aceitas, e durante este tempo muitas das informações delas são distorcidas pela mídia em reportagens sencacionalistas. Também, durante este tempo, muitos oportunistas publicam textos e mais textos com suas teorias (muitas vezes infundadas e recusadas pela comunidade científica séria ou até mesmo pequenos plágios com distorções da idéia original de uma pesquisa mais séria) e geram esse tipo de desinformação, que normalmente acaba em revolta justificada das pessoas que se sentem afetadas.

Muito disso, se não tudo, escrito neste livro descrito no post é condenável, e/ou exdrúxulo, mas não significa que a Psicologia Evolutiva é culpada pelas merdas que os respectivos culpados publicam.

Não se culpou a Escola de Engenharia pela mancada do Naya quando o prédio dele caiu e deixou vários desabrigados. Da mesma forma não se pode atacar a Psicologia Evolucionista que não faz(muito menos dita) nada do que vocês condenaram nos posts por aqui. Ataquem os respectivos autores!"

Anônimo disse...

Ei anônimo,responda pra mim também,onde há misandria aqui?Explique-se,quero detalhes.
ALINE

Rhael disse...

Ah também respondendo à Jéssica; Sim, parte(boa parte) da espécie humana São seres semi-irracionais, que só pensam única e exclusivamente em sexo(ou qualquer outro tipo de satisfação pessoal hedonista) e agem por puro instinto.

Anônimo disse...

Não sei o que é pior mulher machista ou homem feminista.
Então Lord seu aprendiz de Valerie Solanas, ja leu o SCUM manifesto hj?
O mundo seria um lugar bem melhor sem machismo e feminsmo.

Claudinha disse...

Ai, ai, ai... qdo as ciências inventam de taxar algo me dá urticária. Nas aulas de psicanálise eu me retorcia. Aqueles a quem a paternidade desta é creditada, acreditam como ele, que a mulher tem inveja (?) do pênis. Aff.. tem coisa mais machista q isso? E essa visão umbilical de sexualidade é o cerne de teorias que sustentam a cultura do macho pode tudo e que, infelizmente!, as mulheres perpetuam. Vou levar cada surra na profissão por repudiar isso.. ah vou! Mas q seja assim.

Carina Prates disse...

"Então Lord seu aprendiz de Valerie Solanas, ja leu o SCUM manifesto hj?"

Eu ri.

luisandro disse...

não é bem assim. não somos uma tábula rasa também. acho que há exagero das duas partes: nem tudo é biológico, como nem tudo é social. dizer que o estupro tem causas que se explicam pela biologia evolucionista não o torna um ato menos bárbaro ou justificável, negar a natureza biológica nos levará de volta à crença de que podemos corrigir o caráter das pessoas ou sua personalidade, o que é um equívoco.

Anônimo disse...

"Eu ri"2.Quero cursar Psicologia e imagino o que me aguarda.Vou deixar os professores doidos;pois há um limite para o questionamento em sala de aula.Isso já aconteceu comigo no Ensino Médio.
ALINE

Anônimo disse...

Olha só,o troll critica e ele mesmo responde kkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Roberta disse...

Mas em plena terça-feira esse povo vem encher o saco?Esses caras não trabalham/estudam não?

Anônimo disse...

Homens não gostam de mulheres feministas pelo mesmo motivo que mulheres não gostam de homens machistas.

Lord Anderson disse...

hum, vou ter que pesquisar quem é a pessoa.

mas bem, obrigado pela não resposta.

imaginei que com tantos posts preconceituosos deve ser dificil pegar só um como exemplos

rs

Anônimo disse...

Ah droga,o tiro desviou.Escrevi errado é coloca.

Lucas disse...

Alguém já descobriu o gene do estupro? Se sim, por favor me diga.

Lord Anderson disse...

Vai lá, chora p/ o papai que a grande femnista má não te deixando trollar idiotamente

hehehe

Anônimo disse...

Me deixem escrever em paz porra!Eu só quero um puco de atenção.

Anônimo disse...

O nome do blogue agora é "Apague Lola apague".

Leandro Correia disse...

Sou estudante de Ciências Biológicas, vejo como tem gente no mundo acadêmico que leva a ciência como se fosse religião, não entendem por exemplo que a ciência não é neutra. E nem tudo que se tem dito na ciência é verdade absoluta, como já muitos conceitos foram derrubados, e novas formas de entender uma situação são evidênciadas.

Anônimo disse...

eu posto como anonimo pq tenho medo de sair do armario.

Anônimo disse...

Eu ñ sou esse troll aí sou novo mas uma vez eu conheci uma garota desse movimento feminista do Paraná e ela era difícil aí eu me fazia de educado e femininsta tb pra ela fica minha amiga depois a gente fica junto.Deu certo!Eu concordo com ela e consegui bastante sexo com ela por isso.Homens vamos apoiar essas mulheres.

Anônimo disse...

Uma hora ela vai sentir fome e sono...
Somos muitos...
Diga não ao feminazismo e ao machismo também né, vamos ser justos...
Por causa do machismo eu não posso nem chorar nem usar rosa...
Sou um oprimido...
Tadinho de mim...
Vixe ta parecendo texto feminista cheio de drama...

Anônimo disse...

Anonimo vc tb deveria fingir estar do lado delas aí´se diz apaixonado e créu.

Anônimo disse...

mimimimimimimi

mãe filma eu, to na grobo

Anônimo disse...

Não sei do que dou mais risada... da psicologia evolucionista ou de alguns guris que andam cabulando aula pra postar aqui, kkkkkkkkk

Anônimo disse...

tá tirando? cabulo aula não, sou um menino do bem, posto na hora do recreio, uso meu smartphone pra isso!

mimimimi

Lis disse...

"Me deixem escrever em paz porra!Eu só quero um pouco de atenção." --> Gente, eu nunca vi um troll tão sincero.

Talvez tenha alguma teoria pseudo-científica que explique de uma forma reducionista o seu comportamento - quem sabe vocês são inseguros e impotentes e sentem a necessidade de reforçar estereótipos de gênero porque caíram de cabeça quando bebês, ou colocaram pinga na mamadeira...

Acho que esse uso sensacionalista e reducionistas de pesquisas por si só dúbias em sua utilidade (talvez, como aventou um outro leitor, seja até uma pesquisa interessante, mas deturpada e reduzida pela mídia) é um insulto tanto à ciência, que reduz-se a uma muleta para o preconceito, e a própria complexidade humana, que é praticamente ignorada nesse tipo de pesquisa. O que estamos falando - aqui é uma grande defesa do status quo, no final das contas - as relações de gênero são assim porque são naturais, o nosso sistema econômico é assim porque é o natural... Oras! Entào os pais, escolas e a mídia não tem mais culpa nenhuma do que acontece com as novas gerações: eles só seguem o que é atávico.

Um insulto à ciência e à humanidade.

Anônimo disse...

Sinceramente? não me surpreende... afinal, já usaram a ciência pra provar que negros eram menos inteligentes e menos evoluídos...

Jéssica disse...

"Ah também respondendo à Jéssica; Sim, parte(boa parte) da espécie humana São seres semi-irracionais, que só pensam única e exclusivamente em sexo(ou qualquer outro tipo de satisfação pessoal hedonista) e agem por puro instinto."

Se eu for levar o que você falou a sério e tentar pesquisar as causas disso, provavelmente chegaria a conclusões como "negros são semi irracionais", "loiras são semi-irracionais", ou então "insira-aqui-o-grupo-social-que-você-detesta são semi-irracionais".

Acreditar nisso é achar que existem seres humanos racionais e os semi-irracionais, acreditar que existe um tipo melhor de ser humano que outro.

Além de ser muito egocentrico achar que existem mesmo pessoas que pensam SÓ em sexo e agem SÓ por instinto, e você não ser um deles.

O ser humano é mais complexo do que isso.

Carina Prates disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rhael disse...

Na verdade não, não me acho melhor do que o outro grupo. Eu estou no grupo dos que sentem desejo ao ver uma mulher saudável tão espontâneamente quanto sentir fome ao perceber cheiro de comida.

Mas... como eu sempre explico, de um impulso biológico à cantada de peão tem um longo caminho totalmnte opcional. Então as pessoas não podem deixar de ser responsabilizadas pelo que fazem ou dizem.

Mesmo assim, continuo com a minha opinião de que o mundo não é racional como normalmente dizem. As pessoas que conheço com bom senso já são poucas, as que não tiram conclusões ou fazem decisões importantes baseados em impulsos também não são poucas (eu incluso, novasmente, oh, que "maníaco degenerado" que sou). E não é porque elas existem que significa que o mundo é menos hedonista, são apenas parte do desvio padrão que ocorre em qualquer curva estatística; elas sim, uma minoria.

Além disso meu termo foi irônico... ninguém pensa só em sexo(ou outra satisfação igualmente hedonista), mas se for o caso de pôr o sexo(ou outra satisfação igualmente hedonista) como parte dos seus objetivos centrais; ah isso aumenta bastante a população incluída...

Digo que as pessoas não devem se divertir para não serem consideradas hedonistas? Não. Digo que muito mais gente do que se pensa tem a tal diversão como objetivo e não como recreação. Mesmo porque hoje somos a sociedade da felicidade. Ser feliz é obrigatório para ser considerado bem sucedido,e todos queremos ser bem sucedidos,não?

Você é feliz, cidadão?

P.S. Perdão por me afatar tão kilométricamente do assunto central, mas se considerar a questão conceitual posso me imaginar ainda dentro do assunto... neste caso retiraria o pedido de perdão.

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lord Anderson disse...

"Você é feliz, cidadão?"

sempre me surpreendo qual a quantia de nerds que aparecem aqui.

hehehehehe

Anônimo disse...

Olha homens gostam de mulheres,pq ñ aceita isso?

Anônimo disse...

Pode até ser verdade, mas eu sou civilizado. Ser civilizado significa suprimir seus instintos primários.

Rhael disse...

Não, você não precisa suprimir seus instintos primários. O que você realmente não pode e não deve fazer é satisfazer eles a qualquer custo.

Anônimo disse...

Alguém poderia me responder o quer dizer macho alfa?

Rhael disse...

"Macho alfa" é um termo de gente iludida que define "o tipo de homem que todas as mulheres querem". Normalmente em notável evidência frente aos demais, seguro, atlético e "bom de lábia"...

Anônimo disse...

com certeza esse anonimo amigo do Nassif é um macho beta

Anônimo disse...

quando vocês falam do macho alfa aqui... seria bom ser um macho alfa ou é um tipo de cara machista?

Anônimo disse...

POr exemplo se é do ponto de vista do mem que as mulheres buscam, ra uma feminista o macho alfa não seria um cara que entende o feminismo?

Junior disse...

Lola, adoro o blog. Mas tenho que discordar, o único lugar na internet onde ouço falar de psicologia evolutiva é aqui no seu blog. Em qualquer outro espaço que eu frequente, essas "teorias" são sempre tratadas como o que devidamente são: piada.

Elaine Cris disse...

A gente destrói as bobagens desses "cientistas" com uma única frase boboca.
Homens preferem as loiras porque aparentam "juventude"? Sei. Incluindo homens de alguma tribo africana que não entraram em contato com a sociedade? Inclusive aqueles homens que são loucos pelas mulheres com pescoço de girafas?... E na Renascença que bonito era ser branca como papel e gordinha e hoje em dia o bonito é ter a pele bronzeada e ser sarada? Sei. Construção cultural não existe, é papo de esquerdista pseudo-intelectual... rsrs

Anônimo disse...

Não é o que vejo.

Anne disse...

http://www.humorfeminino.com.br/
lola,é a primeira vez que comento em um dos seus textos,mas a tempos adoro o seu blog e concordo com os seus pontos de vistas sob coisas que as vezes passariam despercebidas por mim.

Não sou feminista,não leio muita coisa a respeito,mas entre as coisas que eu não gosto e não apoio é a segregação que se faz de acordo com os gêneros,na maioria(senão todos)aspectos da nossa sociedade.
Sim,estou falando da velha história do rosa pra mulher e azul pra homem.
Pois bem,diversas meninas da minha timeline no twitter dão RT num tal @humorfeminino,cujas frases que eu ja achava bobas e ingenuas,senão submissas,cheias de regrinhas sobre como ou não tratar uma mulher.

Pois bem,agora a pouco,eu me deparo com o blog http://www.humorfeminino.com.br/
Voce já conhecia?Se não,dê uma olhada e me diga o que achou.
Acho que o blog tenta ser feminista,mas pra mim acaba se tornando machista,por generalizar demais e por demonstrar que o universo feminino é cheio de frescura,de emoções a flor da pele e etc


P.S: espero que tenha sido coesa e coerente,não tenho muita prática com as palavras.
Obrigada e espero que leia (:

Jiquilin disse...

Ah....
Para essas tesis biologicizantes, eu dou uma imensa gargalhada. Pq o argumento dentro da própria biologia é imensamente contestado. Veja, por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=BKMFVg_VqC0

Eduardo Marques disse...

Concordo com o Rhael, a culpa não é da ciência, é de alguns cientistas.

Eu acho que não se pode parar o estudo do comportamento humano só pq há uma ou outra prova de q homens e mulheres agem diferentemente. Diferenças existem, temos é que conviver com elas, não igualar todo mundo de maneira rasteira. Está comprovado cientificamente que mulheres têm comportamentos estranhos em determinados momentos do ciclo menstrual. Vamos tirar os direitos delas como se fossem seres irracionais incapazes de controle emocional em tempo integral então? E quem é?

Eduardo Marques disse...

Não estou ratificando nada do q dizem os cientistas do post, claro.

Bruna disse...

Ai, quanta trollagem! Só vim falar que, além do post, adorei isso daqui "Eu como estudante universitária e cientista fico triste com essa coisa de "cada um no seu quadrado", visto que o mundo é formado por todos os quadrados juntos!". Também acho que é bem assim que o pensamento se faz. :)

Madame Nada disse...

O que os homens escondem eh que esse tipo de estudo tambem justifica porque a mulher dele dah pro vizinho: aumentar a variabilidade genetica da prole e assim garantir uma melhor chance de sobrevivencia da mesma. Oops, e agora? Continuam aceitando a psicologia evolucionista ou nao?

Koppe disse...

Tanize Monnerat disse...

"Esse tipo de pesquisa sensacionalista é um ultraje aos verdadeiros cientistas antropólogos e biólogos que passam anos em laboratório para chegar a conclusões sérias, que nunca recebem tanta mídia!!"

Concordo com isso. Deve ter muitas descobertas realmente importantes sendo mantidas no esquecimento enquanto coisas assim ganham destaque. Lamentável.

EneidaMelo disse...

"o fato da psicologia evvolucionista explicar a origem de certos comportamentos não significa que eles são certos ou necessários atualmente." [2]

O que não significa que eu concorde que homens preferem louras porque parecem mais jovens ou outras idiotices do gênero.

Rhael disse...

Desisto...

O mundo prefere dar mais atenção aos trolls do que ao bom senso... deve ser por isso que o 4chan faz tanto sucesso.

Vou passar a ler sem comentar.

Anônimo disse...

O machismo está presente em toda a sociedade.
Hoje estava vendo o programa da Ana Maria Braga na globo. E vi uma matéria.
Sobre ataque de abelhas. Sabia que apenas menos de 37 por cento dos ataques de abelhas são voltados para a mulher? mais 63 por cento dos ataques são em homens.
Já não é o bastante sermos minoria na politica, nas chefias de empresas, ainda tem mais essa.

DJ PATRONIQ disse...

isso não é ciência, é charlatanismo. quanto mais - ou menos - desenvolvermos a arte, psicologia, a filosofia e muita gente se apóia em premissas "naturais", nos igualando aos animais. nem que fosse verdade! não sou um animal e tenho que me responsabilizar pelos meus atos.

Babi disse...

Acho que esse pessoal pode ate ter razao em alguns pontos, mas querer explicar tudo com base na biologia é, no mínimo, inocente... Ridículo eles ignorarem a importância do meio, do ambiente em que cada pessoa vive influenciando o que ela é. Ridículo!

Unknown disse...

Estava fazendo uma pesquisa da escola e achei isto:
"A arqueologia registra que nos períodos Paleolítico e do Neolítico houve a primeira manifestação humana de uma religião a qual baseou-se no culto à mulher [2], ao feminino e a associação desta à Natureza, ao poder de dar a vida [3]. Foram descobertas, no abrigo de rochas Cro-Magnon em Les Eyzies, conchas cauris, descritas como "o portal por onde uma criança vem ao mundo" e cobertas por um pigmento de cor ocre vermelho, que simbolizava o sangue, e que estavam intimamente ligados ao ritual de adoração às estatuetas femininas; escavações apresentaram que estas estatuetas eram encontradas muitas vezes numa posição central, em oposição aos símbolos masculinos localizados em posições perféricas ou ladeando as estatuetas femininas."
Ou seja, a psicologia evolucionista no geral é falha. Esse comportamento do "homem-das-cavernas" não justificaria o machismo do mundo atual

Daniela disse...

Quando começam com "é o instinto" ou "é assim desde que o mundo é mundo" ou "é natural ao homem", só lamento pelo cara estar sujando o brilhantismo do cérebro humano.

Mas se querem brincar de darwinismo, lembro-lhes que apenas os indivíduos com excelentes genes sobreviverão.

Anônimo disse...

ninguém tá negando a existência da genética... eu cresci sem o meu pai, e minha mãe vive dizendo q tenho trejeitos dele, comportamentos, reações... é o meu natural

e eu realmente acho q tem mta mulher q usa o argumento "tpm" como desculpa para ser grosseira e intolerante... n aprovo! é geralmente o tipo de mulher q diz q "homem tem q sofrer pra aprender a tratar as mulheres como elas merecem" (uma postura bem machista, ao meu ver)

o problema todo dessas pesquisas é a intenção, as conclusões a q elas levam... qd eles dizem "mulheres e homens são assim e assado", como se o outro gênero tb n sentisse o mesmo

"mulher gosta de dinheiro" - e homens tb! todo mundo busca um parceiro q esteja em pé de igualdade, não só economicamente, mas - PRINCIPALMENTE - culturalmente, socialmente, ideologicamente

eu realmente n vou ficar com um pé rapado q n me passa a menor segurança... eu n sou mendiga!

"homens se importam com beleza, mulheres, não" - todo mundo sabe q há, sim, um fator biológico na escolha de parceiros, na atração sexual

mas boa parte dessa "relevância" q o aspecto físico toma é graças à contrução cultural!

o "padrão" de beleza europeu é construção cultural! a gente TENDE a achar bonito aquilo q nos é familiar... mas se a tv e o cinema colocam na nossa cabeça q NÓS somos feios e q belo é o loiro de olho azul, cadê o "instinto natural"???

a visão da obesidade como algo doentio (quase contagioso!) é cultural! basta ver as esculturas das sociedades pre-colombianas, aquelas moças gordas, bem barrigudas, como símbolo da fertilidade

pq será q a pele escura é considerada feia por mtos povos? asiáticos, europeus, latinos... pq está associada à ESCRAVIDÃO! ninguém gosta de SER ou PARECER escravo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriele disse...

Lola, apesar de concordar que existem psicólogos evolucionistas que usam a ciência como tentativa de justificar padrões machistas, acho que você exagera um pouco. A psicologia evolucionista é uma ciência que traz contribuições para muitas coisas, como questões como memória, medo, fobias, violência, etc. E existem muitos psicólogos evolucionistas que lidam com ela de maneira crítica - com a visão de que ela não justifica, apenas demonstra algumas tendências que não necessariamente são rígidas. Afinal, evolução trata de modificabilidade e adaptação constante. Cuidado para não generalizar.

Anônimo disse...

Ela não está generalizando.Leia novamente.

Gabriele disse...

Li de novo e continuo achando generalização hehe.

Anônimo disse...

Já escreveram, mas vou repetir.

Só porque alguns idiotas publicam estudos machistas e rotulam isso de psicologia evolucionista, não quer dizer que toda essa área do conhecimento seja assim. O problema é que a mídia sempre dá mais atenção para esse tipo de "estudo".

Anônimo disse...


João de Deus:

A solução ou tratamento para quase todas as formas de comportamento sexual impróprio é andar pelado.
Andar pelado resolve quase todos os nossos problemas sexuais.
O índice de estupros e assédios sexuais entre índios é praticamente zero.
Contra fatos não há argumentos.

Wallace disse...

Essa mídia sensacionalista é podre! Cheia de pseudociênscia, e a propósito a preferência pelas loiras é gosto americano e não brasileiro. Eu, como a maioria dos brasileiros prefiro as morenas..

Anônimo disse...

com todo o respeito mas eu acho esse papo de evolução uma chatice, vcs já repararam que eles usam tanto a evolução pra justificar um monte de baboseira?