sábado, 8 de novembro de 2008

NEM TUDO SÃO FLORES

Eleitores na Califórnia vibram por tirarem direitos dos gays.

E por falar em clima de decepção, pouca gente menciona que, no mesmo dia da vitória histórica de Obama, americanos de vários estados votaram no atraso. Na Flórida, Arizona e mesmo na liberal Califórnia, eleitores optaram por proibir o casamento gay. No Arkansas passou uma proposta proibindo que casais não-casados (o que inclui acima de tudo os gays) possam adotar crianças. Pra mim é muito difícil entender como mais de 50% dos eleitores elegeram um negro e, ao mesmo tempo, decidiram manter os homossexuais como cidadãos de segunda classe. E aquele negócio de direitos iguais pra todos?
Ao menos em Dakota do Sul e, novamente, na Califórnia, propostas que baniriam ou restringiriam o aborto foram derrotadas. Mas não me conformo com a homofobia. Não dava pra que 4 de novembro fosse um dia de comemoração pra todas as minorias? (ok, menos pras mulheres).
É aquele negócio: infelizmente, a grande maioria dos negros marcou o "sim" nessa proposta infame de restringir direitos gays. É que os negros são muito religiosos, e todas as igrejas fizeram campanha pra sepultar de vez essa pouca vergonha de homem se casando com homem e mulher com mulher. Mas não foram apenas os negros, né? O que me incomoda mais é que um grupo historicamente discriminado ajude a discriminar outro grupo.

7 comentários:

JAM disse...

infelizmente isso acontece...espero que eles consigam voltar neste processo, afinal...é retrocesso mesmo.

João Neto disse...

Lola

Eu participei de um almoço em que havia uns vinte prefeitos re-eleitos e recém-eleitos, e um deputado federal. Como você pode imaginar, já que fui convidado, eram todos de direita. Enquanto eu ouvia algumas conversas me lembrei de vários posts que você respondeu para um comentarista, acho que era o Santiago (troll), dizendo que não podia se dividir o mundo em esquerda e direita pois a coisa era mais complexa. Você tem razão. O maniqueísmo destes estereótipos faz com que nos dividamos em vez de nos unir. Dentre esses vários prefeitos e esse deputado, havia muita gente boa, responsável, com vontade de construir uma vida boa para a população, assim como muitos políticos de esquerda também querem. Te escrevi isso pra dizer que o maniqueísmo da direita monstro e da esquerda franciscana não contribui para uma sociedade melhor, mas sim leva essas duas partes a uma disputa que , as vezes, ajuda, mas, muitas vezes atrapalha e perde tempo precioso. Há ótimos políticos na direita assim como há ótimos políticos na esquerda, e ha alguns, ou muitos, que não são bons, mas podem pertencer a quaisquer dos dois lados. Doravante quando eu me referir a direita ou esquerda terei essa lembrança de hoje para ajudar a equilibrar a balança e evitar somente pensar em preto e branco.
Agradeço o despertar.

:-P disse...

Ms. Aronny, my dear ms... Vc já pensou que de repente votar no Obama não tinha nada de tão diferente assim?
O bagulho teria sido louco mesmo se o povo tivesse votado - por exemplo - no Ross Perrot.
:-P

lola aronovich disse...

Jamine, agora vai haver longas batalhas judiciais, porque a justiça determinou uma coisa, e o povo, através dessa espécie de plebiscito, outra. Pena!


João, que bom ouvir essas palavras de reconciliação! Mas não deve ter sido eu que escreveu os comentários dizendo que não podia se dividir o mundo em direita e esquerda. Certamente foram meus leitores(as), que são mais sensatos que eu. Eu ainda sou muito maniqueísta e ainda divido o mundo em direita e esquerda, se bem que tenho muitos amigos de direita que são ótimas pessoas. Mas sim, acho que deve haver gente ruim e boa de ambos os lados. Gente que quer melhorar a vida da população. Mas que bom que vc teve esse despertar, João. Espero que o meu venha em breve.

lola aronovich disse...

Malena, ah, nem vem! Claro que é novidade! Já é uma grande coisa ele ser negro. E eu gosto de ouvir os desafetos dele chamando-o de socialista. Ele será o primeiro presidente americano socialista, dizem eles. Ok, claro que não será. Pelapordedeus, Ma! Ross Perot? Só porque ele não é democrata nem republicano? Mas seria mais um branco milionário. Não, de jeito maneira: prefiro o Obama. Ralph Nader, quem sabe. Oito anos atrás...

Anônimo disse...

Se gays não podem se casar, que se dê a eles a prerrogativa de não pagarem parte dos impostos, raite?!

Anônimo disse...

Lola

Uma pena que o "povo" americano ache que evoluiram muito votando num presidente negro,evolução mesmo seria votarem num presidente gay e negro.Ceticismos á parte eles estão engatinhando e logo começaram a andar,mas pelo visto vai demorar mais umas vinte décadas.Admiro a politica da Holanda onde permitem praticamente tudo e pelo que eu pude observar ainda estão inteiros.(claro que permitir tudo depende muito de cada PAIS..NUM cONTINENTAL é praticamente impossivel de controlar).