quarta-feira, 5 de novembro de 2008

VIVA OBAMA!

Eu pareço até estar de ressaca eleitoral. Ontem fui dormir às 4 da matina só pra ver uns pedacinhos do discurso do Obama no seu mega-comício em Chicago. Estou muito, muito feliz com o resultado. É um alívio saber que os americanos não deram continuidade ao governo medonho que foi este do Bush (e John McCain concordava com o atual governo nuns 90% - se isso não seria continuidade, não sei o que é).
Ainda vou escrever muito mais sobre as eleições. Agorinha mesmo o jornal ligou pedindo uma matéria gigantesca (até pros meus padrões!) sobre a vitória do Obama pra um caderno especial. Tenho que pensar sobre o que vou escrever. No momento não estou me sentindo em condições de escrever um parágrafo, quanto mais 8 mil caracteres. Mas vocês me conhecem. Meu estilo prolixo nunca me deixou na mão.Enquanto digiro as idéias e ponho a vida em ordem - os últimos dias foram hiper corridos, por causa de mais um capítulo da tese e mais um trabalhinho, além de todas as outras coisas - deixo aqui umas fotos que pesquei por aí e que refletem indiretamente o clima nos EUA. Pessoal fazendo concurso de decoração de abóboras de Halloween com motivos obamianos, donos de gatos tentando, em vão, tirar fotos dos seus bichanos mostrando o menor entusiasmo por uma eleição, essas manhas. Acredite, fazer um gato se entusiasmar com algo que não faça parte do universo deles é mais difícil que esculpir a cara do Obama numa abóbora.

55 comentários:

Babs disse...

Nossa, a vitória do Obama parece um pouco surreal né? Mesmo sabendo que a possibilidade dele vencer era grande. Talvez porque o Obama seja um pouco surreal, é uma amálgama de valores muito interessantes e bastante esperança.
Tomara que dê certo!
Bjs

Anônimo disse...

Acho ótima a vitória, iria ficar decepcionadíssima se o Mccain ganhasse.

Mas confesso que estou assustada com o tamanho da expectativa do povo, no mundo todo. Acho que é impossível ele atender a tantas expectativas. Quando se espera tanto assim, um pouco de decepção acaba sendo inevitável...

Sheryda Lopes disse...

Entendo que a eleição nos EUA e tudo que está acontecendo é muito histórico, afinal, é o fim da era Bush. Mas acho que mandar os âncoras pra lá, fazer plantão nas filas, etc... Isso já é exagero. Vendo os jornais ontem à noite e pela manhã, parecia até que as eleições eram aqui.

Esta semana passou uma matéria muito boa no Jornal do SBT, pela manhã. O repórter fez uma simulação nas ruas de São Paulo com urna e tudo(Obama venceu) e depois o jornalista foi conversar com um Relações Exteriores(acho que era isso) para saber quem seria melhor que vencesse para o Brasil. A matéria ficou ótima, bem num tom de explicar o-que-que-eu-tenho-a-ver-com-isso.

Vitor Ferreira disse...

E eu que achava que de negro pra presidente americano, a gente só ia ver o Morgan Freeman em filme... Tava mais que na hora daquele povo ter noção de mundo e de realidade e saber fazer melhor suas escolhas. Mas os estados conservadores (ridículos) do sul todos votaram no outro lá... Enfim! O que seria dos oprimidos sem os opressores?

Juliana disse...

yeswecarve.com foi ótimo...

eu também fiquei até de madrugada vendo os discursos (tanto do McCain -- que foi muito bonito, na minha opinião) quanto o de Obama (chorei e tudo, haha). Achei o máximo ver a Oprah lá no meio da galera ouvindo o Obama falar. É muito surreal isso, acordei sem meuito acreditar que isso tinha mesmo acontecido. Agora é esperar pra ver. O meu medo é as pessoas se decepcionarem (o que muitas vão) por estarem esperando um Messias no Obama, mas certamente é um momento histórico maravilhoso de estar vendo e presenciando.

João Neto disse...

Eu havia publicado no post errado.

Lola:

Eu sei que me chamar de Santiago é um eufemismo pra dizer que sou um troll, mas você está enganada a meu respeito.
1) Eu sou de direita é sempre vou ser porque acredito que o mundo é de direita. A esquerda é uma anomalia criada pela incompetência da direita em atender certos setores da sociedade.
2) Eu não sou contra a esquerda, uma vez que a acho necessária como um fator moderador dos possíveis abusos da direita, assim como a igreja, mesmo com seus erros, como no caso da camisinha, anticoncepcionais, etc., serve para que os cientistas não saiam da linha e cometam aberrações, ou seja; é um freio. Freio esse que se o governo tivesse utilizado, não teria o mercado cometido os abusos que cometeu e causado a tragédia econômica que causou.
3) Um vez que deixei claro que não sou contra a esquerda, mas só não estou com ela, digo que: sou contra é o PT, que não é esquerda nem aqui nem em lugar
algum, mas sim um partido de desclassificados querendo se locupletar com o poder. No PT quando o partidário é honesto é um mongolóide como o Suplicy, que nem falar consegue mais, ou um anódino, como o Mercadante, que não sabe a que veio neste mundo. O resto é incompetência e má intenção.
Então Lola, eu, absolutamente, não estou contra você ou as pessoas honestas de esquerda que tem uma grande missão na sociedade, mas contra essa "esquerda" anteriormente citada.

Abração e bons estudos!

PS. O Obama tem muito de PT, e, apesar de eu e ele sermos de direita, eu não o engulo.

Anônimo disse...

Affe, desculpa, Lola, mas vou ter que tomar a liberdade de dizer: que cara mais chato esse João!!

João, você fala como se todo mundo se importasse se vc é de esquerda ou direita. Humildade, moço! Você não é a última bolacha do pacote.

É que, na internet, a gente pode ficar aporrinhando os outros o quanto quiser. Mas, na vida real, duvido que alguém te daria ouvidos com essa atitude cricri. Simplesmente te deixariam falando sozinho.

Então, se me permite o conselho, sai do computador e vai viver a vida, que ela é muito mais do que apenas uma guerrinha direita X esquerda. Você não ganha nada aporrinhando a Lola (ou qualquer outro blogueiro) com isso. O mundo não vai ficar do jeito que você quer só porque você "não engole" certas coisas. Vai ter que "engolir" o Obama, uai, afinal a maioria dos norte-americanos o escolheu. A mesma coisa com o Lula. A maioria dos brasileiros o escolheu e está contente com o seu governo. Quem não votou nele (como eu, que votei nulo) tem de aceitar e pronto, a não ser que ele abuse do posto de presidente ou faça algo inconstitucional. Democracia é isso. Fim de papo.

Já que vc acha que a vida é produzir-produzir-produzir, tire as nádegas da frente do computador e vá fazer alguma coisa, oras! Melhor pra você e pra todo mundo.

Abracinho.

Anônimo disse...

Oi Lola,
algo off topic (mais ou menos): vc já viu (ou melhor, perdeu tempo vendo) os comentários de leitores do blog mídia sem máscara?
eu ri pra caramba... mas acho que era pra chorar.
a gente critica muito o conservadorismo da direita gringa, mas encontramos muitos pensamentos retrógrados no Brasil tb.
afffeeeee.
abraços,
thais

Anônimo disse...

me permito copiar aqui um comentário (se nao puder, apague, por favor):

"Hoje eu ia dormir cedo, não consegui. Sabia eu, no fundo da minha alma que nesta madrugada de quarta-feira decidia-se não somente as eleições estadunidenses, mas também, arrisco dizer, o destino espiritual temporário da humanidade.

Nessa madrugada venceu Obama. Venceu o anticristianismo; venceu o islã; venceu o terrorismo; venceram as ditaduras que estão espalhadas pelo mundo; venceu a retórica da raça; venceu o discurso genocida mascarado pela polidez (pró-abortismo)…" o comentário continua, mas o trechinho aí já foi digno de pena...
medo, muito medo de encontrar com uma pessoa que pense assim.

Anônimo disse...

Clap, clap, clap. Apóio tudo que a Marjorie disse.
E tem mais: 1.sr. João pare de defender seus pensamentos com se fosse uma cruzada messianista, em que nós fóssemos os infiéis a sermos convertidos.
2. Se vc discorda de tudo que a Lola diz, porque continua frequentando este blog? Não foi vc mesmo que disse em outro coment "viva e deixe viver"?
3. Se vc tem tanta certeza que as pessoas estão interessadas no que tem a dizer, faça seu próprio blog, ué. Acho que já deu pra perceber que a maioria dos leitores da Lola, não está interessado em vc.
PS.: O dia em que Míriam Leitão, Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabour, Diogo Mainard, Veja, Globo, Folha, Estadão passarem a elogiar Lula e o PT acreditarei que o PT é de direita ou que não existem diferenças entre direita e esquerda.

Anônimo disse...

Foi emocionante o discurso de Obama. Ele compreende a questão a racial dos dois lados da moeda, porque ele é multiracial. E comprende muitas coisas mais...se dizem que ele ganhou devido a crise...tanto melhor...acho que ele pode. Se dizem que ele não tem expêriencia...tanto melhor...deve ter aprendido com todos os erros do Bush em oito anos. As tarefas que ele tem pela frente são desafiadoras, mas ele tem força. Até agora vimos muitos Obamas, e vamos ver qual deles é que será o Presidente. E como disse Oprah, " A América fez a coisa certa."

Chaves disse...

Seja bem-vinda a mudança. Fico feliz por Obama, embora com um pouco de pena, porque ele vai passar a maior parte do governo tentando arrumar o caos econômico que está estourando na mão dele. E se duvidar, ainda é capaz de levar a culpa daqui a alguns anos. Mas é uma grande coisa que ele tenha ganhado, uma quebra de padrão muito salutar.
Desejo o melhor para os norte-americanos.

Raiza disse...

Eu soube da vitória do Obama agora há pouco na fila do banco,fico bem feliz,mas não sei se pra nós brasileiros vai mudar alguma coisa.

Anônimo disse...

Filha amada,
Estou com você e com seus leitores, absurdamente feliz com a vitória do Obama. Eu tinha meus medos, -tantas coisas horríveis que as pessoas escreveram nos jornais americanos e nos blogs- mas não. É tempo de esperanças de novo. Tempo de poder dizer sem vergonha que a gente ama muitas coisas da cultura americana como o jazz, a literatura, o cinema, a Broadway, o New Yorker, o MET, e um monte de amigos americanos, ainda que abomine a política. Tempo de ficar feliz e se alegrar com a época de reconstrução que começa.
Eu entendo sua ressaca, filha. Estou igual. Acho que tem a ver com não dormir o suficiente mais que nada. Porque beber, eu só tomei café e água.
Mas Lulu, a outra coisa que me deixa feliz, feliz, feliz, é o carinho que você conseguiu despertar no pessoal que freqüenta teu blog. A babs, a Marjorie, o masegui, o Giovanni pernambuco, a divina lolla moon, a paula reis, a Fátima de Laguna, a Lúcia, meu amado cavaca, minha ídola a suzana elvas, e morro de medo de deixar alguém que identifico sem mencionar, são tantas as pessoas lindas, amorosas, brilhantes, que escrevem no teu blog. Pessoas que t6ambem se sentem feridas quando alguém te ofende. Lolô, seu pai e eu sempre quisemos que nossos filhos além de inteligentes, estudiosos, etc, tivessem boas maneiras. Eu me surpreendo sim, nem tanto com sua tolerância, que isso você sempre teve, mas com suas proper manners que te levam a responder educadamente mesmo quando algumas coisas são bem inconvenientes, como quando aquele moço te mandou voltar pra Argentina. Good girl.
Mas justiça poética ou não, a Marjorie disse tudo. Que os céus te protejam, Marjorie, eu te amo. Caso eu tenha pulado um monte de pessoas, por favor, me perdoem que eu vou me redimir mais na frente. Pra o Sergio renine eu vou escrever na outra semana, que ele expôs uma coisa bem interessante. Lulu, por ser que nunca tinha escrito antes, acho que foi demais, não foi?
La Mamacita

Ju Ribeiro disse...

só o fato da possibilidade da sarah palin ser presidente dos EUA caso o "johnny" morresse ser anulada, já me deixa feliz!

João Neto disse...

Marjorierodrigues:

Parafraseando Nelson Rodrigues, "toda maioria é burra". O Nelson disse: "toda unanimidade é burra" mas pra você, use a que lhe convier.

João Neto disse...

Lila:

Se você pode puxar o saco da Lola, eu posso discordar dela, afinal, estou no blog da Lola, não no seu.

Anônimo disse...

Nossa, Lola...
por uns bons minutos achei que haveria a roubalheira que tirou a presidência do Al Gore, mas não, deu tudo certo.
Engraçado que também acompanhei muito mais intensamente as eleições nos EUA do que as Tupiniquins.
A expectativa criada em torno do que ele irá fazer está enorme e isso me assusta.
Enfim, que Deus nos proteja...

Beijos

Anônimo disse...

Sim, João Neto, o blog é da Lola, nunca disse que era meu. E eu admiro muito a Lola pela paciência que tem com vc.
Mas um blog não é formado apenas pelo dono, mas também pelos leitores, senão não seria blog, sim veículo da mídia tradicional.
E a maioria dos comentaristas aqui já demonstrou que acha vc é mto chato.
E eu não sou puxa saco da Lola não, é que ao contrário de vc, costumo frequentar blogs de pessoas e idéias com as quais me identifico.
Não tenho a menor paciência de ir no "blog" do Reinaldo Azevedo por exemplo, lá não há NADA com o que me identifique.
Mas vai em frente,continue tentando converter a Lola e todos a nós a esses pensamentos.
Quem sabe um dia vc cansa?

João Neto disse...

Lila:

O fato de eu discordar não me torna um chato, talvez inconveniente, mas não chato. Chato é o que provoca o tédio. Você conhece algo que da mais tédio do que gente sem opinião e que concorda com tudo? Isso é chato. É por isso que eu gosto do blog da Lola. Por que aqui eu não tenho, que concordar com tudo. Nos blogs do Reinaldo Azevedo ou do Diogo Mainardi, por exemplo, eu teria, por afinidade de opinião, concordar com tudo e isso não exercita a mente. Deu pra entender?

Ju Ribeiro disse...

joão, diogo mainardi é chato pacaraio!

vc gosta mesmo de se comparar a ele?

ai lola....ontem vi "174"...que ódio do bruno barreto!

Rosangela disse...

Parabéns, mamacita, pela grande mulher que você gerou! Uma mulher inteligente, delicada e generosa. Que mais posso dizer sobre Lola, que está com uma tarefa hercúlea para cumprir - a sua tese de Doutorado - mas mesmo assim não descuida de seus leitores, que esperam ansiosamente pelo post de cada dia. Tem coisa mais linda do que Lola se emocionando com a vitória histórica de Obama, desconstruindo padrões estéticos vigentes ou comprando um cheeseburguer para o jantar? Tem não!
Beijo,
Rosangela Cavalcanti

Babs disse...

Caro João Neto,

Não me dirigi à sua pessoa antes, por pura falta de assunto. Mas, se puder, me permita uma discordância à respeito do seu último comentário. Você escreveu:

"Você conhece algo que da mais tédio do que gente sem opinião e que concorda com tudo? "

São dois conceitos diferentes. Posso até concordar com a primeira parte, porque realmente me parece que alguém sem opinião é também alguém sem algo a oferecer de interessante, portanto causaria tédio.

Mas devo discordar, gente que concorda com tudo nem sempre causa tédio, e é justamente o caso desse blog. Porque mesmo com diversas pessoas concordando em muitos assuntos isso não torna a discussão um tédio, pois cada um acrescenta com seu ponto de vista, ainda que visando o mesmo alvo. Além de também oferecer mais motivos para reforçar alguma argumentação.

Eu pessoalmente não tenho nada contra sua presença aqui. Primeiro porque adoro as respostas que a Lola te dá, o que talvez indique um certo sadismo da minha parte.

Segundo que sei que, infelizmente, existe uma parcela representativa da sociedade que pensa como o senhor. Portanto a cada resposta que a Lola te dá eu tenho a possibilidade de ler mais argumentos, e bem articulados, contra o seu tipo de mentalidade.

Sendo assim, eu como leitora assídua desse blog, me manifesto a favor da sua constante permanência aqui, mesmo que você não tenha manifestado a mínima vontade de deixar de vir. Só para deixar registrada a minha opinião desse que parece ser mais um assunto polêmico do blog.

E é só.

:-P disse...

Hum. Achei legal, escrevi sobre isso, mas...

Hum...Sei não.

lola aronovich disse...

Babs, parece surreal sim. E concordo, dá muita esperança.


Pois é, Marjorie, imagina a decepção no mundo todo se o McCain ganhasse. Seria pior que em 2004, quando o Bush foi reeleito! Bom, de fato, não tem como o Obama atender todas as expectativas mesmo. Claro que haverá decepções, até porque ele estará pegando um país em estado deplorável. Mas pode ter certeza que ele será presidente pelos próximos 8 anos (se não houver algum louco que... melhor virar essa boca pra lá).

lola aronovich disse...

Sheryda, acho normal. Eles são o país mais poderoso do mundo. Qualquer eleição por lá desperta muita atenção. E não só eleição. Qualquer coisa que acontece lá. Furacão e terremoto lá recebe muito mais cobertura que em qualquer outro lugar. E quando teve o 11 de Setembro, não pareceu que foi aqui tb? Ah, não vi essa matéria que vc falou. Até gostaria de ver. Apareça sempre!


Vitor, eu tava pensando nisso tb. Alguém me descola uma lista de atores negros que já interpretaram presidentes americanos? (serve presidente mulher tb). Ou uma lista de filmes/séries em que o presidente é negro? De cabeça, lembro de Impacto Profundo, 24 Horas, e onde que a Geena Davis foi a presidenta? Será que essas representações fictícias ajudaram a realidade? Vale um post!
Ah, os estados do sul sempre votam na direita. Lembra que teve a Guerra da Secessão, né?

lola aronovich disse...

Ju B, tá cheio de “yes we c...”, tem yes we carve, yes we cats, yes we qualquer coisa. Ah, é inevitável alguma decepção, inclusive porque não tem como ele fazer um grande governo com o caos que taí. Mas é uma ducha de esperança. E o Nick? O que ele conta? Ele votou no McCain mesmo?


João, não, achar que vc é o Santiago não é um eufemismo pra te chamar de troll. É uma dúvida curiosa. Tô até pra escrever um post sobre isso. Mas puxa, é muita arrogância da direita dizer que “a esquerda é uma anomalia criada pela incompetência da direita”. Quer dizer que a direita inventou a esquerda? E do jeito que vc faz fica muito fácil: vc odeia tudo que é de esquerda, mas aí diz que não é contra a esquerda. É o Lula, PT, Fidel, Chávez, Evo, etc etc etc que não são de esquerda! E outra: apesar do Obama não ser de esquerda, ele não é de maneira alguma de direita. Vc não “o engole” porque ele não tem absolutamente nada a ver com vc.

lola aronovich disse...

Marjorie, então, por isso que eu acho que João e Santiago são a mesma pessoa. Muita energia nessa “missão” que eles têm de atacar quem é de esquerda. O que eu acho legal é que eles não defendem coisa alguma. Eles só atacam. Não tem ideais, só ódio contra os ideais alheios. Mas é isso mesmo: a gente tá numa democracia, ainda bem, e tem que respeitar as decisões da maioria.


Thais, não vi não, obrigada por me avisar. Pena que esteja sem tempo, mas valeu pelo comentário que vc copiou. Conservador é muito parecido em todo lugar. É uma gente muito estranha, movida apenas pelo ódio. Isso vai estar em algum dos meus próximos posts.

lola aronovich disse...

Lila, exatamente: se não existe mais direita e esquerda, como é que alguns se aliam tão facilmente com um lado (sempre o mesmo), e outros do outro? Tanto o João quanto o Santiago gastam muito tempo da vida deles atacando a esquerda em vários blogs. Eu sei que eu gasto muito tempo da minha vida respondendo...


Cavaca, também gostei do discurso do Obama. Sem dúvida, a América “did the right thing”. Até que enfim!

lola aronovich disse...

Camomila, não vai ser fácil a vida do Obama, nem dos EUA, nem do mundo, com o tamanho dessa crise. Mas tenho certeza que os EUA estarão melhor nas mãos dele que de mais um republicano...


Princesa, acho que pra gente não vai mudar muito mesmo. Mas como tudo que acontece lá tem consequências em todo lugar, é bom saber que eles terão um presidente muito mais capaz que o Bush (e o McCain. E a Palin).

lola aronovich disse...

Mãe, que comentário longo e carinhoso que vc fez! E claro, concordo contigo sobre a renovação da nossa esperança nos EUA. Gostei muito desse carinho todo que vc demonstrou pelos comentaristas deste blog. Tá cheio de gente boa por aqui. Viu só? E no começo do blog, em janeiro, vc dizia que não lia blog e muito menos comentário de blog e que jamais escreveria um comentário... Agora vc vê que a enorme maioria dos comentaristas (e dos leitores silenciosos também, tenho certeza) é de gente inteligente e querida. E não só aqui no meu blog, óbvio. Mas aqui faço questão de cultivar um diálogo com esse pessoal, porque aprendo muito com todo mundo.
Agora, mãe, eu sempre fui educada. Tanto na internet quanto na “vida real”. Tolerante eu não sou muito não, mas sou democrática. Anyway, obrigada por elogiar todos o pessoal que anda por aqui!


Ju R, pois é, já pensou? Sarah Palin presidente? Que coisa. Ainda bem que escapamos desse cenário de filme de terror...

lola aronovich disse...

João, acho o cúmulo vc achar que quem concorda comigo está puxando o meu saco. Ninguém puxa o saco de ninguém por aqui. Aliás, acho uma tristeza que vc chame um elogio de “puxa-saquismo”. Na sua vida lá fora vc nunca elogia ninguém? Mas ninguém nem me elogiou neste post. Por favor, pare de ofender meus leitores. Chamar alguém de puxa-saco é um insulto, sim, não acha?


Chris, eu não tinha medo de roubalheira, mas tinha medo de eleitores que podiam ter vergonha de declarar voto no McCain nas pesquisas, e aí chegariam nas urnas e votariam nele. Mas o voto popular foi muito mais apertado do que será o voto no colégio eleitoral. Incrível que, mesmo numa crise terrível, mais de 47% dos eleitores votem nos republicanos... Isso mostra como tem americano conservador (e sem noção).

Babs disse...

Lola, o site que te falei:
http://www.palinaspresident.us/never/index.html

O original colocaram uma homenagem bem legal ao Obama.

Nesse aí de cima, tem que fuçar em tudo, tá cheio de referências tragicômicas... É divertido. E lembra de clicar nas coisas mais de uma vez.
Bjs

lola aronovich disse...

Lila, concordo plenamente. Meu bloguinho não teria o valor que tem (e pra mim tem muito valor, porque eu adoro escrever nele) se não fossem os comentários. De vez em quando eu vejo alguns posts antigos, que recebiam poucos comentários, e vejo como o blog melhorou. Por causa disso. Agora, uma das diferenças entre um blog como o meu e os blogs de direita é que aqui gente que discorda totalmente de mim pode comentar (e eu ainda respondo!). Nem que vc e eu quiséssemos, Lila, a gente poderia fazer uma campanha anti-direita nesses blogs de direita como a que o João faz aqui contra a esquerda.


João, quando vc se torna repetitivo, monotemático, vc fica chato e tedioso, sim. Eu não concordo em nada com os blogs do R. A., D. M. e afins, e geralmente não vou lá. Justamente porque os acho tremendamente tediosos. Lá só tem UMA opinião, porque qualquer comentarista que não concorde sumariamente com eles é cortado. E João, lá sim tem puxa-saco. Monte de gente chamado o Reinaldo de “meu Rei”, pelamordedeus...

lola aronovich disse...

Ju R, por que esse ódio ao Bruno Barreto? Eu vi 174 duas semanas atrás e não tive tempo de escrever sobre o filme...


Rosangela, nossa! Desse jeito o João vai te chamar de puxa-saco! Mas acho que pra ser puxa-saco precisa elogiar tendo algum interesse por trás, e não sei qual poderia ser o seu. A menos que o seu interesse seja me motivar a escrever ainda mais. Aí vc acertou! Obrigada pelo carinho, Rô. Abração!

lola aronovich disse...

Babs, há há, adorei a parte em que vc diz “Eu pessoalmente não tenho nada contra sua presença aqui. Primeiro porque adoro as respostas que a Lola te dá, o que talvez indique um certo sadismo da minha parte”. Só não sei se seu sadismo tá em ver o João sofrer ou EU sofrer!
O João não entende que concordar com alguém não equivale a puxar saco ou escrever coisas desinteressantes. Eu geralmente escrevo comentários em blogs de outras pessoas CONCORDANDO com elas, mas tentando acrescentar alguma coisa, compartilhar alguma experiência. Eu não acho meus comentários tediosos. E 99% dos coments. que aparecem aqui são muito, muito bons. Somam alguma coisa. Abrem outras discussões. Indicam caminhos que eu não tinha pensado. Outra coisa que o João não entende é que muita gente por aqui NÃO concorda comigo. Tem comentarista de direita por aqui. E, no entanto, eles/as são inteligentes e educados, e não vêm aqui só pra repetir o que apareceu na Veja da semana.


Malena querida, tentei postar este coment. no seu blog: estava pensando nisso hoje tb, dessa influência que a vitória do Obama pode ter na vida de muita gente (principalmente dos negros americanos). Até já escrevi um post sobre isso pra publicar amanhã. Mas eu fico pensando se essa euforia toda por ter um primeiro presidente negro também não pode gerar uma vontade de ter, no Brasil, uma primeira presidente mulher em 2010. TOMARA!
Opa, agora consegui. A internet tá péssima. Tá tendo a maior tempestade.

Babs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

mas... cadê o texto legal que um leitor escreveu e você comentou?
aquele sobre o eterno estudante, a classe média, a atualização do seu blog... ? tava muito bom, viu?
: D

Babs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Babs disse...

Ô Lola, é lógico que não é você que eu gosto de ver sofrer...
Se o João entendesse ele não seria o João...
Pode-se concordar e acrescentar ao mesmo tempo.
Tanto é que o blog é tão bom que eu não saio daqui...:P

Serge Renine disse...

Aronovich:

Viva o Barack. Tomara que não seja um novo Kennedy, charmoso, mas sem conteúdo e possa levar os EUA de volta aos trilhos, mas com mais humanidade que, acho, é o que quer a maioria do seu grande povo. Confesso que, o Obama não é o meu ideal, seria a Hilary, mas é, talvez, um novo caminho. Que seja o iluminado, no caminho de uma nova era.
Sobre um comentarista: O João Neto, é um tanto radical, mas não está atacando ninguém e sim expressando suas opiniões de direita e como esse bolg é a mais pura expressão da liberdade, acho que deveríamos deixa-lo como contra-ponto a nós. Em democracia isso é muito saudável. Se não me engano o Juscelino era assim (tinha muita paciência com os adversários) e foi um dos nossos mais amados presidentes.

Anônimo disse...

Serge, respeito seu ponto de vista, seus coments são, em geral, bem sensatos. Quero deixar claro: não sou contra comentaristas de direita. Não gosto é do jeito que o João escreve, considero ofensivo: "anomalia da esquerda", "se volte p/ a Argentina", "a maioria é burra", vcs são um bando de puxa saco, coisas desse tipo.
Aposto que ele não achava que a maioria é burra qdo elegeu duas vezes o FHC ou qdo elege o Serra ou Kassab.
Não gosto é dois pesos e duas medidas, e tom messiânico dele (que parece que sabe a Verdade sobre todas as coisas, a vida, o universo e tudo mais) e todos os que discordam dele estão errados, não gosto é desse maniqueísmo.

Vitor Ferreira disse...

A Geena foi presidenta no seriado Commander in Chief, algo assim... Eu nunca assisti...

Raquel disse...

Oi Lola!
Ontem também não resisti e fiquei acordada até poder ver o discurso do Obama. O entusiasmo que eu senti me fez lembrar o que senti quando o Lula foi eleito pela primeira vez. Aquela sensação de que o povão chegou lá...
Eu acreditava que o Obama tinha grandes chances, mas quando a vitória foi confirmada, foi mesmo surreal. Bom demais pra ser verdade.
O que me marcou ontem foi a total e completa ausência de negros (me corrijam se eu estiver errada) no discurso de derrota do McCain, e em contrapartida, a presença multicolorida, multirracial, multisexual, ou o que quer que seja, no discurso do Obama.
Ninguém sabe como o mundo vai ser daqui pra frente, mas a simples existência do dia de ontem já valeu muito a pena.
Abraço!

Anônimo disse...

Lola, adorei a vitória do Obama e sou uma otimista quanto à mudanças. Quero escrever sobre isso em breve. Hoje escrevi sobre eleição municipal.

PS.: Serge, nem sei porque me direcionei a você, porque vc não me citou, acho que porque vc foi o último que comentou, espero que não se chateie, só quis deixar clara a minha opinião. Credite isso à minha noite mal dormida ontem e o cansaço acumulado de meses estudando para concursos.

Anônimo disse...

João Neto, Santiago, ou sei lá o que... a vida parece ser mesmo um pouco complicada, mas faz o seguinte: não tá gostando das postagens, então não leia, simples assim.

Viva Obama!
Os EUA se tornaram um pouco mais cosmopolita!!!

Lola, desculpa qq coisa...

lola aronovich disse...

Anônimo, o texto sobre utilidade tá aqui. Que bom que vc gostou!


Babs, eu sabia que o seu sadismo não era pra mim, brincadeirinha. E aí, já decidiu o que vai me mandar de chocolate no Natal? Sugiro contratar o comboio de caminhões agora.

lola aronovich disse...

Serge, estranho, eu não consigo ver nada do Kennedy no Obama. Até porque eu nunca gostei do Kennedy. Acho que ele tem conteúdo, sim. Pelo menos todas suas votações no Senado foram contundentes. Eu também gostava da Hillary, mas, depois que ela saiu da disputa, uma amiga, a Ju B, recomendou um teste pra ver com quem a gente tem mais afinidades políticas. E pra mim deu o Obama! Sobre o João Neto, este blog é um espaço democrático, então ele pode opinar. Mas também deve respeitar algumas regras. Insultar meus leitores não pode. E chamar de puxa saco é insulto! Outra coisa é que, se ele for o Santiago, gostaria que ele falasse. Odeio mentira.


Lila, bom, não há dúvida que o João já disse bastante coisa agressiva. E isso não tem nada a ver com concordar ou discordar. Dá pra discordar sendo educado, assim como dá pra concordar sendo rude. Mas Lila, o “dois pesos e duas medidas” é importante pra direita. Se o Lula quisesse modificar a constituição pra lutar por um terceiro mandado (coisa que ele nunca cogitou fazer), seria um golpista. Quando o FHC passou todo seu primeiro mandato fazendo acordo e comprando voto pra conseguir um segundo mandato, era um estadista.

lola aronovich disse...

Vitor, é, eu também nunca vi. Será que não tem na internet uma listinha com todos os filmes/séries em que o presidente era negro ou mulher?


Raquel, pessoalmente, não posso comparar a emoção que senti com a primeira vitória do Lula com esta do Obama. Mas estou muito feliz. E fico me emocionando à toa. Qualquer imagem de gente comemorando e chorando já me faz chorar. A total ausência de negros eu reparava em TODAS as fotos de comícios do McCain. Milhares de pessoas lá e nenhum negro. Quer dizer, tinha: eram os guarda-costas. Um contraste enorme com o pessoal que vota no Obama. O lado muito triste é que ontem também passaram leis que restringem e tiram direitos de homossexuais... Muita gente que votou no Obama (afinal, ele ganhou fácil na Califórnia e difícil na Flórida) votou contra os gays. Terrível!

lola aronovich disse...

Lila, avise quando escrever sobre o Obama. Quero ler, sim. Ai, nem me fale em cansaço acumulado. Dois dias seguidos indo dormir às 3:30 da manhã e acordando às 8 acabam com qualquer um. Eu quero minhas férias!


Luiz, mas acho que ele gosta das postagens! Ou pelo menos de falar mal dos meus ideais.
Pois é, viva Obama! Tô muito feliz. Ué, desculpa por que? Não entendi. Apareça sempre, Luiz!

Tina Lopes disse...

Ahhhh... eu tinha feito um comentário daqueles aqui e sumiu! Foi pro universo paralelo dos coments e guarda-chuvas. Deixa pra lá. Eu era hillarysta convicta e tudo, mas o Obama me conquistou (assisti a todos os debates e o que mais pude acompanhar). Só estou frustrada de ter dormido, literalmente, no ponto. Perdi o discurso e tudo. Mas a semana foi ganha. Aprendi a passar camisas (rsrs, Amélia hein) e o Obama ganhou. Uau.

Masegui disse...

Mamacita,

Thanks pela parte que me toca. Quanto à Lolita, it´s your fault,
você fez um good job! Beijão.

CALL,

Isso mesmo, senta a púa! Não vamos levar desaforo pra casa. Bateu, levou. Não sabe brincar, não desce pro Play, he he he... (adoro clichês e jargões)
Ps: CALL = Cambada de Amigos Leitores da Lola

Jão do Chile,

Puxa-saco da Lola? Vindo de você considero um elogio!
Aliás, você tá parecendo pau-mandado...

Anônimo disse...

Lola!
Tbém fiquei emocionada com a vitória do Obama.
E li partes do discurso dele, dái chorei mesmo.
Um presidente dos EUA, negro, é um sinal de que podemos ser otimistas, de que o mundo pode melhorar, com menos racismo e mais chances para todos.
E senti orgulho tbém da organização das nossas eleições. Vi na tv que teve uns locais que as urnas eletrônicas deram pau, dái voltaram pro papel.
Fico orgulhosa por nossas eleiçoes serem modelo para o mundo, sem filas quilométricas e tal.

Adorei o comentário da sua Mamacita, que lindo!

Tbém acho vc muito educada com suas respostas a esses "guerrilheiros virtuais manés" da direita, que ficam vindo aqui encher o saco. E, como já te disse, acho que Santiago e seus cupinchas são todos a mesma pessoa.
Eita gente babaca.

Joâo Neto:
Seus comentários são ridículos, superficiais e causam tédio.

lola aronovich disse...

Tina, como assim, o comentário sumiu? Eu recomendo sempre copiar o comentário antes de mandar publicá-lo. Eu também já perdi vários. Ultimamente tô respondendo comentários no Word, e aí eu colo. Fica mais rápido do que ter que descer a página até o coment. Passar camisas, Amélia? Argh! Não dá pra comparar isso com a vitória do Obama! Eu quero que as camisas passadinhas e esticadas morram!

lola aronovich disse...

Mario Sergio, obrigada pela parte que me toca. O CALL é fofinho. E chamar o João de “Jão do Chile” também. Tá, agora ele vai me dizer que tô sendo puxa-saco sua!


Cris, ah, sem dúvida! Quando a gente vê que as eleições no país mais rico e poderoso do mundo são aquela zona e a apuração dos votos leva dias, e aí a gente compara com as nossas eleições... Não tem nem comparação! Obrigada por todo o carinho, Cris.